Pra ser um Guitarrista que entre pra história

    Autor Mensagem
    DuLopes
    Veterano
    # set/12


    é fundamental compor ?
    pq vejo vários guitarristas que tocam muito,mas não são tão lembrados como ícones,afinal talvez não valha muito ter um excelente domínio de todas as técnicas,ser um exímio guitarrista se não criar algo que entre pra história certo?

    ALF is back
    Veterano
    # set/12
    · votar


    DuLopes
    nao tenho duvidas de q é fundamental compor e compor BEM!
    acho q entra um conceito aí:

    se vc tem tecnica mas nao sabe compor, nao deve ter muitas expectativas cm a musica...
    se vc nao tem tecnica mas sabe compor (bem), pode começar a sonhar mais!

    ou seja, se tem tecnica e sabe compor, ainda tem chances de nao fazer sucesso, infelizmente...o mercado nao tem lugar pra todos...temos muitos guitarristas excelentes, com tecnica absurda e que sabem compor monstruosamente bem, mas q nao fazem sucesso (ou nao fazem ainda)! é triste, mas é uma realidade!

    sr. das caravelas
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Para mim quem não compõe nem deveria ser considerado músico, salvo algumas raras exceções(?).
    Trabalho autoral é fundamental sempre.

    ALF is back
    Veterano
    # set/12
    · votar


    tantos guitarristas fizeram historia apenas sabendo compor....sem tecnica! claro, hj o mundo é outro...mas compor sempre será importante...Michael Jackson nao tocava nenhuma instrumento e compunha muito bem, tudo com a boca! rs

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    DuLopes

    Nada a ver com composição. Muito grande instrumentista é ou foi interprete. Claro, se compor, melhor.

    O que acontece, amigo, é que maioria desses guitarristas que você diz que não são lembrados não são artistas.

    Isso, sim é uma coisa complicada de se entender hoje em dia.

    Músico, expert, virtuose, brilhante e etc....é uma coisa!

    Arte, é outra!

    O cara pode ser artista e ser alguma ou todas as coisas citadas acima, ou mesmo nenhuma delas.

    Existe um fator inexplicável, imponderável e oculto que faz e continuará fazendo com que alguns entrem para história e outros não.

    Não estou falando em fama.... estou falando entrar para história pela importância de um trabalho.

    DuLopes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    é vdd,mas o Michael Jackson era cantor,ele usava a voz mesmo como instrumento e convenhamos q o cara cantava pra cara*** =)
    mas realmente hoje tem muitos cantores e até bandas que não compõem
    Backstreet Boys era um exemplo onde nenhum de sues integrantes compunham,claro ao meu ver não entraram pra história,mas fizeram um sucesso considerável....ah sim,fiquei curioso sobre uma coisa,o Michael Jackson fazia como pra criar as batidas melodias de suas músicas ? hahaha

    DuLopes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig

    entendi seu ponto de vista,mas vou citar como exemplo meu grande ídolo da guitarra Eddie Van Halen ,por exemplo acho que se ele não compusesse ele não teria entrado pra história,mesmo tendo uma técnica incrível,afinal oq fez dele ser um grande ícone foram suas composições(ao meu ver) claro que sua técnica tbm teve grande importância

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pra ser um Guitarrista que entre pra história
    Tem q passar no vestibular de história! rs... zuera...

    Falando sério, compor eh fundamental sim, uma vez eu li uma entrevista do Blackmore falando que compor um riff simples e inteligente [Smoke On The Water (tido como o maior riff da historia) ] é mais dificil do que fazer um riff tecnicamente complicado... acho q a criatividade de um Blackmore, Angus, Iommi e afins estão acima da tecnica... o q transformaram esses caras em lendas...

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    DuLopes

    Você entendeu, mas não entendeu...rs

    Eddie Van Halen ficou famoso por conta do Van Halen banda como todo. O que eles fizeram, juntos, no momento que fizeram...

    Fizeram bem feito e estavam no lugar certo na hora certa.

    Se VH fizesse parte de outra banda, talvez não entrasse para história, mesmo que fosse reconhecido como um grande guitarrista.

    Sua técnica influiu, sua música influiu, seus companheiros de banda influiram... principalmente David Lee Roth que compos boa parte das letras no período que o VH prestava.

    Eis o "fator inexplicável, imponderável e oculto" que citei acima!

    Bob Dylan é famoso por suas composições.

    Jimi Hendrix é pelo que fez as canções, incluindo o grande número de covers! Assim como B.B King e tantos outros.

    Composição têm peso, mas existem e existiram centenas de interpretes famosos que entraram para história.

    juninholiveira
    Veterano
    # set/12
    · votar


    no fundo no fundo, se vc tiver uma banda foda, vai ficar mais fácil entrar pra história, claro se vc for foda tb junto com sua banda. Agora, se vc é foda, e sua banda uma bosta, aí amigo, acho dificil.

    Por isso é dificil fazer sucesso, acontecer um encontro de jovens fodas que resolvem criar uma badna e que fazem sucesso, as vezes é um ou outro que aparece que acaba se perdendo. O caminho é mais dificil quando se está sozinho.

    Esse é o meu pensamento.

    ALF is back
    Veterano
    # set/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Cassia Eller é exemplo de uma interprete q nunca compos e entrou pra historia do pop rock nacional...mas são poucos q conseguem isso!

    o Michael Jackson era tudo na base do beat box! kkk
    o cara era bom mesmo!

    Rush é exemplo de uma banda cujo guitarrista é relativamente pobre em tecnica, mas na composição os caras destroem!

    sobre o Blackmore, nao tem o q falar...é outro exemplo de um guitarrista com um "poder" de composição fantastico...certamente, um dos maiores compositores q um guitarrista consegue se lembrar! pode por o Page nessa tbm!

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # set/12
    · votar


    juninholiveira

    Ah cara... eu acho q hj em dia as coisas são muito diferentes... analizando friamente...a ultima grande banda de sucesso comercial q apareceu foi o nirvana... e isso nos anos 90

    eu acho q o Dream Theater tem crescido, o credcard hall ja nao comporta mais um show dos caras... mas msm assim ja tem 20 do Images and Words

    E nos ultimos 10 anos?... quem apareceu que virou lenda?

    Filippo14
    Veterano
    # set/12
    · votar


    sr. das caravelas
    Concordo totalmente com vc.

    Deram o exemplo da Cassia Eller e do Michael Jackson. Pelo que eu vejo, a grande maioria das músicas que a Cassia Eller tocou foram feitas para ela tocar, não eram versões então de certa forma ela se tornou uma interprete de músicas dela, é uma situação diferente, não a considero uma musicista, michael jackson tambem, porem essas pessoas tocam musicas "proprias". O que eu considero um interprete total seriam pessoas que apenas tocam musicas de outras pessoas/ bandas, ai sim, a pessoa não compos nada. Uma dúvida, a Cassia Eller recebia as letras e punha harmonia e melodia ou apenas tocava o que ja estava pronto? Porque ai ja muda a situação dela aos meus olhos

    DuLopes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    juninholiveira

    isso q vc disse me fez pensar em uma coisa,oq é mais fácil acontecer,um cara foda salvar uma banda ruim ou uma banda ruim ferrar com um cara foda ? rsrs

    DuLopes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    ALF is back

    é tem sim isso de interpretes bons,mas eu acho o seguinte,interpretar apenas ñ que seja uma coisa fácil que qualquer um faça perfeitamente,mas tipo,o que diferenciaria a Cassia Eller de um outro bom cantor(a) cantando a mesma música que ela ? agora um exemplo um outro grande guitarrista tocando Smoke On The Water ñ seria a mesma coisa q o Blackmore tocando,embora a música fosse a mesma pesaria o fato dele ter criado ..entendeu oq quis dizer ? rs talvez ñ faça muito sentido,mas é o q acho né

    sr. das caravelas
    Veterano
    # set/12
    · votar


    DuLopes
    Claro que uma banda ruim ferrar com 'um cara foda', hahaha!
    Banda é um compromisso de todos, tem de estar em sintônia, ninguém faz nada sozinho. É bom esse cara foda cair fora... hahaha!

    Plank
    Veterano
    # set/12
    · votar




    justamente o guitarrista mais idolatrado de todos os tempos tocou e regravou muitas musicas de artistas já consagrados.

    claro que ser um bom compositor é importante, mas isso não significa compor musicas com harmonias complexas e solos técnicos. no caso diria que a musicalidade é o mais essencial.

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Para se ser um guitarrista que entre pra história:

    Não pense nisso. Simples, deixa a vida te levar, e toque pelo prazer de tocar, seja ela composta por você ou seja apenas uma versão. SRV foi uma das provas de que se pode mistrurar versões de músicas conhecidas com composições.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra ser um Guitarrista que entre pra história