Perguntas sobre modos gregos

    Autor Mensagem
    HardRokr
    Veterano
    # set/12


    Fala galera do FCC, recentemente eu ando estudando os modos gregos e eu tenho algumas dúvidas no assunto ainda, então eu queria fazer umas perguntinhas pra tirar essas dúvidas.

    1- Os Modos Maiores (Lídio, Mixo) só podem ser usados em Escalas Maiores (Jônio)? E os Modos Menores (Frígio, Dórico,...) só podem ser usados nas Escalas Menores (Eólio) ????

    2- Se a Escala Maior de C é C D E F G A B C então o Modo Mixolídio de C seria C D E F G A Bb C ???? E na Escala de Am, se eu aplicasse o Modo Frígio ela seria A Bb C D E F G A ????

    São só essas duas questões que eu tenho dúvida. Abraços! \m/

    ............................................

    EDITADO PELO MODERADOR


    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Obrigado.

    ALF is back
    Veterano
    # set/12
    · votar


    HardRokr
    cara...vc precisa estudar os modos tudo de novo...está bem perdido...rs
    vc tem q entender o conceito primeiro...os modos nao são apenas escalas q vc decora e usa como é com a pentatonica...mas respondendo as perguntas:

    1Os Modos Maiores (Lídio, Mixo) só podem ser usados em Escalas Maiores (Jônio)? E os Modos Menores (Frígio, Dórico,...) só podem ser usados nas Escalas Menores (Eólio) ????

    os modos maiores são: Jonio, Lidio e Mixlidio e eles podem ser usados em qualquer situação dependendo da sua intenção e da harmonia...são independentes...o lidio e o mixo nao dependem do jonio...cada um é um e pode (na realidade, deve!) ser usado independente de outro...o mesmo vale pros menores Dorico, Frigio Eolio e Locrio...cada um é um...ngm depende do Eólio ou só pode ser usado no eólio...se o frigio só pode ser usado no eolio, por exemplo, vc estara usando eólio e nao frigio...rs...um nao cabe dentro do outro!

    Se a Escala Maior de C é C D E F G A B C então o Modo Mixolídio de C seria C D E F G A Bb C ???? E na Escala de Am, se eu aplicasse o Modo Frígio ela seria A Bb C D E F G A ????

    não!
    se a escala maior de C é C D E F G A B (nos modos, são as mesmas notas do Jonio), entao o modo Mixolidio começa no quinto grau da escala maior, que é G e fica: G A B C D E F....repare q são as mesmas notas, mas começadas em G...o C mixolidio ja cai em outro tom...seria o mixolidio começando em C, entao o C seria o quinto grau da escala em questão q seria F (maior)

    apenas entenda o conceito...os modos dependem totalmente da harmonia...sem harmonia, um modo grego é apenas uma escala com notas jogadas...veja no exemplo do G mixolidio, onde as notas são as mesmas do C jonio (e do A eólio, e do B Lócrio, e etc), mas são dispostas de forma diferente...isso tem um porque...ao improvisar num G mixolidio, por exemplo, vc vai pensar no G como tonica, e nao em C, q seria o tom da musica
    abraço!

    HardRokr
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Valeu! Acho que agora estou começando a entender, mas só uma questãozinha: Eu vi uma tabela dizendo que uma escala no modo Mixolídio tem o 7º grau diminuído em 1/2 tom, e no modo Lídio, o 4º grau sobe 1/2 tom, já que no Mixolídio vc pega o 5º grau de uma escala, como essa mudança ocorre?

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # set/12
    · votar


    HardRokr

    Vamos ver o G mixolídio...

    G A B C D E F

    Agora comparando com a escala maior de G (ou jônio, eu acho)

    G A B C D E F#



    Veja a 7ª, na escala maior ela é meio tom a mais do que no mixolídio. Provavelmente a diferença citada é essa.

    Alguém me corrija se falei besteira.

    HardRokr
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Ah, agora sim eu entendi ! Vou exercitar isso aqui no papel xD

    Valeu!

    ALF is back
    Veterano
    # set/12
    · votar


    HardRokr
    to no trampo agora, fica dificil te ajudar assim, mas eu fiz um topico sobre isso e na pagina 2 tem um link de uma apostila q o Thyago_Trajano compilou...basicamente ali ele resumiu o q foi discutido no topico e tem uma tabela mto legal nessa apostila postada por nosso amigo iR0N_M4N q vai te ajudar...ela fala sobre os acidentes de cada modo...da uma conferida...la tem o link pra download da apostila!
    abraço!

    PS: ops...o link é esse:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/285937/p2
    ja ta na pagina 2...procura ai o link do Thyago!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Perguntas sobre modos gregos