Como Regular Guitarra - Vídeo Explicativo

Autor Mensagem
rockbluesjazz
Veterano
# set/12
· votar


Mensonstratosx

Veja bem, sou apenas um curioso, mas acho que voce resolveria isso verificando os parafusos na cavidade traseira....O video do nosso amigo mostra isso....Mas espera a opiniao de mais alguem....Abs.

Ps. Qualquer coisa, pergunte ao nosso mestre, o Bertola...

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


Mensonstratosx

Sua ponte é floyd rose ou tremolo?

Vc tem que apertar as molas, para que elas puxem a ponte para baixo, de maneira que ela fique parelela ao corpo. Vai desafinar tudo, aí tu vai repetindo o processo, afinando, até a ponte ficar equilibrada e as cordas afinadas.

rockbluesjazz
Veterano
# set/12
· votar


Mensonstratosx

é isso aí....nosso amigo confirmou.....voce aperta as molas com os parafusos na cavidade traseira...A pressao das mola vai abaixar a sua ponte e depois voce afina de novo....Mas antes solte um pouco as cordas...

Mensonstratosx
Veterano
# set/12
· votar


rockbluesjazz
então eu tenho q apertar os parafusos? saquei...

é tremolo XD, não gosto de floyd...

rockbluesjazz
Veterano
# set/12
· votar


É isso aí.....mas solte um pouco as cordas antes para evitar a pressao....Quantas molas voce usa na ponte ? Provavelmente a ação das suas cordas vai baixar.....Depois regule a altura pelos parafusos acima dos carrinhos....Caso precise, é claro....Abs.

Cardan.Avelar
Veterano
# set/12 · Editado por: Cardan.Avelar
· votar


Mensonstratosx

Camarada, neste caso a tensão da corda está maior que a tensão das molas, e temos que equilibrar isso para que a base da ponte enconste na madeira (e isso no caso da strato é bom pq pega o timbre da madeira)
Vc vai apertar os parafusos por igual e ir afinando as cordas. (as cordas vão subir de afinação, aí vc vai afinar corrigindo para baixo...) Se mesmo assim não resolver, ou seja, apertou o parafuso todo e não deu jeito, sua mola pode estar já desgastada e precisa ser trocada. Ou ainda se vc usa um calibre muito alto de corda tipo 0.12 com afinação padrão, pode ser o caso de usar 3 molas ao invés de 2.

Ajudei? tenta lá e diz como ficou para agente.

Cardan.Avelar
Veterano
# set/12
· votar


Em relação à minha mizinha acabou de estourar... nao pretendo tocar ainda hoje... talvez só semana q vem.... então tenho uma divida ....

deixo as outras cordas do jeito q estão ( afinadas) ou afrouxo elas?


Deixa do jeito que está e troque logo a corda, pouco tempo não tem problema, mas muito tempo sem 1 corda tb não pode.

Cardan.Avelar
Veterano
# set/12
· votar


Mas nunca tive coragem em fazer isso com minhas Gibsons ou Fenders...rss..Fiz numas SXs, Condor e Vintage

É mais fácil vc estragar essas guitarras baratas mexendo na regulagem do que as fender e gibson.

Mas quando digo "fácil" é maneira de dizer. É raro estragar com regulagem, só quem é um cavalo para dar voltas e voltas no tensor por exemplo...

rockbluesjazz
Veterano
# set/12
· votar


Cardan.Avelar

A regulagem basica eu já faço em todas.....Na verdade meu laboratorio foram as guitarras mais simples....Sinceramente, já faço tudo o que um luthier faz, troco pontes, tarraxas, limpeza e hidratação de escala, troca de captadores, parte eletrica, etc.... Mas quebrei muito a cabeça....Como tenho mais de uma guitarra, nao tem problema....Se tivesse só uma, talvez nao tentaria aprender na "marra"... O seu video foi interessante para mim, pois tirei algumas duvidas e ratifiquei alguns conhecimentos que já tinha....Abs.

Cardan.Avelar
Veterano
# set/12
· votar


rockbluesjazz

valeu amigo. add o canal lá para dar um moral. kkk
quem dera eu ter em casa uma fender e uma gibson! kkk

Mensonstratosx
Veterano
# set/12
· votar


Cardan.Avelar
eu já uso tres molas com afinação padrão em calibre .010...
vou fazer o ajuste no parafuso xd, agr só amanhã, to cansado, tava estudando microbiologia po IF, adiantando o assunto pa cair matando nas provas hehe, boa noite

Vida longa e prospera

rockbluesjazz
Veterano
# set/12
· votar


Cardan.Avelar

Infelizmente sofro de G.A.S....rsss......Nem posso falar as loucuras que fiz....rss

Cardan.Avelar
Veterano
# set/12
· votar


rockbluesjazz

Cuidado com essa G.A.S.
Eu tenho isso com guitarra barata, mas com Fender e Gibson é coisa séria! kkk

rockbluesjazz
Veterano
# set/12
· votar


Cardan.Avelar

Pois é.....rss....Mas estou quase curado....rs.....estou ate vendendo algumas...

Cardan.Avelar
Veterano
# set/12
· votar


rockbluesjazz

Opa! Anuncia aí algumas na promoção para mim!

Ramsay
Veterano
# set/12
· votar


Cardan.Avelar

Aonde comprar esse calibre para se ajustar o tensor??

Cardan.Avelar
Veterano
# set/12
· votar


Ramsay

Aonde comprar esse calibre para se ajustar o tensor??

Opa, acho q entendeu errado...
O calibre que falo no vídeo é a espessura da corda. Calibre 0.09 ou 0.10 por exemplo.

O que ajusta o tensor é uma chave alen em formato de L
Geralmente acompanha a guitarra, mas qq loja de ferramentas deve ter.

Mensonstratosx
Veterano
# set/12
· votar


Cardan.Avelar
jaja vou fazer o aperto hehe, me desejem sorte XD

Mensonstratosx
Veterano
# set/12
· votar


Consegui resolver aquele problema!!" valew galera, fiquem com Deus.

Vida longa e prospera

rockbluesjazz
Veterano
# set/12
· votar


Cardan.Avelar

Opa! Anuncia aí algumas na promoção para mim!

Assim passo o G.A.S para voce....rss

Guinervauscko
Veterano
# set/12
· votar


Deveriam deixar esse tópico fixo. Foi o primeiro vídeo que fez eu desencanar sobre mexer no tensor.

Cardan.Avelar
Veterano
# set/12
· votar


Foi o primeiro vídeo que fez eu desencanar sobre mexer no tensor.


Que bom! Meu objetivo é esse mesmo!

ALF is back
Veterano
# set/12
· votar


Cardan.Avelar
cara parabens pelo video (topicos, videos, iniciativa...enfim)
eu ja regulo minhas guitarras...confesso q sofro bem menos...tenho uma strato e uma les paul...nada de floyd! ja sofri muito com isso! kkkk
mesmo assim aprendi bastante coisa com seus videos...cliquei no gostei nos 6!
só uma consideração q acho valido fazer, quanto a altura dos captadores, vc menciona q quanto mais longe das cordas, pior o som...entendo o q quer dizer, mas nem tudo é ruim assim...os caps mais distantes da corda proporcionam mais sustain, ja q a ação magnetica dos imas é menor...entao basicamente, ou vc tem um timbre mais brilhante com menos sustain, ou um timbre mais "fosco" (nossa...boa hein?) com mais sustain....gosto de deixar o cap do braço da les paul quase socado la no buraco...o sustain daquilo é infinito!
o problema é q essa distancia tbm diminui o ganho e o volume....ai ao alternar os caps, pode haver um "choque" de volume...rs
enfim...é tudo questão pra se balancear e regular ao gosto do fregues...
mas reforço os parabens pelos videos!
abraço!

Cardan.Avelar
Veterano
# set/12
· votar


ALF is back

É, altura de captador é questão de gosto mesmo. Eu uso o OD3 da boss que tem um sustain violento, por isso nem preciso apelar para mexer na altura dos caps. Deixo o OD3 no ganho mínimo o tempo todo, e regulo o som limpo e sujo na dinâmica da mão e volume da guitarra. Então tenho um som brilhante e com bastante sustain.

Valeu por ter visto os vídeos e boa sorte!

Cardan.Avelar
Veterano
# set/12
· votar


Mensonstratosx

Veja o vídeo que vc vai ver pq sua ponte fica inclinada.

MusicDan
Veterano
# set/12 · Editado por: MusicDan
· votar


Cardan.Avelar
SIMPLESMENTE FANTÁSTICO

SENHORES MODERADORES, SUGIRO COLOCAR ESTE TÓPICO COM FIXO

Mensonstratosx
mas tem pouco material, pesquisei durante uma semana como regular uma ponte tremolo, e não achei, nem aqui no forum e nem no google, ai complica...

Realmente. Não tem nada em portugês também procurei, bem daí Assisti vários videos e prestei bastante atenção, e fuçando comecei a pegar alguns conceitos. boa sorte

Guinervauscko
Veterano
# set/12
· votar


Eu também recomendo aos moderadores que deixem esse tópico como fixo.
E aprovetiando gostaria de fazer umas perguntas ao Cardan ou a qualquer um que saiba responder.

Ontem eu comprei a tal da Lâmina de Calibre. Ela veio numa capinha plástica e toda encharcada de óleo. A sua veio assim cheia de óleo? Será que pra guardá-la é preciso deixar no óleo desse jeito? Até que faz sentido por causa do atrito de uma lâmina na outra e tal. mas será que é realmente necessário?

Cardan.Avelar
Veterano
# set/12
· votar


Guinervauscko

Quando eu comprei a minha lâmina, ela veio cheia de óleo, e eu pensando ser esperto, tirei o óleo e em 2 dias começou a querer oxidar... kkk
Resumindo, coloquei óleo denovo.
O que dá para fazer é deixar com pouco óleo, mas não deixe seco de jeito nenhum.

Rednef2
Veterano
# set/12
· votar


Vou dar uma olhada no video mais tarde.

Mas ja adiantando: Valeu pela contribuição cara!!

Guinervauscko
Veterano
# set/12
· votar


Nossa, valeu aí Cardan eu já ia tirar o óleo. Acho que só vou passar um pano nela quando eu for regular mesmo depois vou ter que roubar um pouco do óleo de máquina de costura da minha mãe hahahaha.

Foi como eu pensei, a lógica diz tudo. Algo feito desse material sempre tendo um pouco de atrito mesmo guardado, deve mesmo precisar de óleo por mais simples que pareça. De qualquer forma sua resposta confirmou a minha suspeita, mais uma vez obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Regular Guitarra - Vídeo Explicativo