Trocar ou não trocar?

    Autor Mensagem
    LucasBKuhn
    Veterano
    # ago/12


    Esse é um tópico complicado, e eu garanto à vocês, moderadores, que não há tópico semelhante. Provavelmente o texto será grande, pois há muito a se considerar.

    Eu sou um guitarrista de nível quase intermediário. Comecei no violão, tocando coisas simples, e perdi o interesse, foi quando eu conheci o thrash metal, e então comecei a tocar guitarra, mais ou menos há 10 meses atrás.

    Comprei uma strato básica com humbucker (strinberg egs 267 eu acho), e treinei muito motorhead no começo, muito iron maiden, e alguma coisa de metallica. Resolvi comprar uma Les Paul porque, nas três bandas, o que me impressionava eram os solos dos guitarristas que usavam esse tipo de guitarra: Phil Campbell, Adrian Smith e James Hetfield. Coloquei cordas 010 de início, acabei trocando por 11 para experimentar e gostei.
    Entretanto, conheci o Megadeth, e foi quando tudo virou pra mim.

    Bases mais complicadas do que os solos que eu aprendi antes, solos mais complicados do que qualquer coisa que eu tinha visto, eu entrei em um novo padrão de aprendizagem, em uma semana, tocando The Trooper, na outra aprendendo Tornado of Souls. Entretanto, mesmo com tudo progredindo, eu sentia alguma dor na minha mão esquerda, e sentia alguma limitação da própria guitarra em relação ao estilo do que eu tentava tocar, e acabei associando isso como culpa da guitarra. Portanto troquei, por uma super strato com floyd, braço fino, escala fina, ágil, cordas leves.

    Não fiquei muito melhor, tive algumas dificuldades em me adaptar aos bends em uma ação baixa, entretanto, tocava por períodos mais longos com menos pausas, e com mais prazer devido à facilidade que o instrumento me proporcionou.
    Eventualmente acabei me arrependendo, por conta de todos os distúrbios que passei quando tive que trocar o diâmetro das cordas e regular a guitarra por completo por conta própra: apenas uma loja de música na cidade, sem o encordoamento que eu tinha regulado, sem nenhum luthier e com uma corda quebrada, ou seja guitarra inutilizável. Troquei de volta por uma Les Paul, e coloquei meus encordoamentos e tal sem nenhum problema, entretanto a dor voltou, e denovo sinto alguma dificuldade em atingir os solos (acabo conseguindo em tentativas), canso e faço algumas pausas entre músicas...

    Agora eu tenho uma oferta para trocar a minha Les Paul por uma Cort KX5FR, ambas praticamente novas, claro que há fatores a considerar - o braço e a escala são bem mais semelhantes aos de les paul, o que pode facilitar os bends, tem o problema da floyd rose e o medo de cometer o mesmo erro da vez anterior e me arrepender depois.

    Minhas opções:
    1) Les Paul SX Custom, cordas 011, ação alta.
    2) Cort KX5FR, codas 09, ação mais baixa, 24 trastes e floyd.

    O que eu não farei de maneira alguma:
    1) Levar minha guitarra num luthier (pois não há um em minha cidade) para abaixar as cordas (qual o motivo de ter uma les paul com ação baixa? perde a única coisa que é o timbre lindo que ela tem nos bends)
    2) Trocar cordas por cordas mais leves, isso seria, denovo, sacrificar o único benefício da guitarra, que é o timbre pesado e lindo.



    Essa é uma gravação de eu tocando com a Les Paul o solo da Tornado of Souls, só pra se ter uma idéia do ponto onde eu estou.
    Tive várias tentativas pra chegar nisso, e há algumas partes que estão erradas ou fora de sincronia, enquanto na strato que eu tinha, eu também não 'zerava' o solo, mas todas as minhas tentativas ficavam mais ou menos no mesmo nível, ou seja, a guitarra não era uma resistência, era como se fosse parte do meu corpo.

    O que eu faço??

    maspn
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    cara, chega uma época que floyd rose se torna necessidade pra quem estuda muita técnica, o meu irmao fazia vibrato e diabo a4 no braço, quase quebrou a guitarra, pegou uma ibanez usa, muito boa.
    tem que ter opinião.

    abçs.

    DogMan
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Tente um jogo de cordas híbrido 0.009/0.010 em sua Lespa. Se não me engano a NIG e a Earnie Ball distribuem jogos onde as cordas E, B e G são 0.009 e D, A, E são 0.010.

    Sem luthier na sua cidade eu fugiria de Floyd...

    Outra coisa, como está buscando conforto e SAÚDE, sugiro que jamais troque a sua guitarra por outra que não possa testar.

    monteiro.rj
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: monteiro.rj
    · votar


    LucasBKuhn

    vc precisa de cordas mais finas certo?
    sem, luthier eu não me arriscaria a trocar as cordas da lp que são .11
    você pode pesquisar por outras guitarras, se não houver opção MESMO pega a cort, a merda é que ela tem micro afinação, e a menos que vc manje vc ta enrolado..
    Aquelas com ponte tremolo não ajudariam? Acho que é um meio termo.

    Chines da Padaria
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LucasBKuhn

    Uma coisa eh fato:
    Guitarra TEM que ser confortavel...facilidade de execução so se da com mto treino mesmo, mas um bom instrumento ajuda e mto e fluir as coisas...
    Vc citou 3 pontos que precisam ser esclarecidos antes de qualquer decisão:
    1- Ação das cordas
    2- Floyd
    3- Ergonomia do proprio instrumento
    -Uma les paul e uma super strato são guitarras MTO diferentes...
    - Ação mais alta dificulta mais as tecnicas..mas ação das cordas eh algo ao meu ver, mto pessoal, e deve ser definido somente depois da escolha do instrumento...
    - Um bom Floyd n vai te dar dor de cabeça.. basta fazer a troca de cordas corretamente apos a mesma estar regulada.
    E independente de qual vc escolher, vai ter que levar em algum Luthier para regulagem...
    Pense um pouco mais nestes fatores, pense no quanto vale a pena ter ou n um floyd..se vc prefere mais as possibilidades de uso dele ou a estabilidade de uma ponte fixa de Les Paul..
    Eu n consigo tocar de jeito nenhum em Les Paul...justamente pq a ergonomia da guitarra não se encaixa comigo...
    Alem de que, gosto de Floyd...

    LucasBKuhn
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu tinha uma ESP M-100FM com floyd, e eu devo dizer, até que me saí bem regulando ela, eu troquei de 10 pra 11 e subi a ação, por conta própria, e não trastejou nada, mas levei umas 5 horas.
    Eu não vou descer o diametro das cordas, se não for pra ser pesada a les paul ela não tem nenhum benefício mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocar ou não trocar?