Dica para a galera improvisar pensando em acorde e tensão ao mesmo tempo

    Autor Mensagem
    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/12


    Dica para a galera improvisar pensando em acorde e tensão ao mesmo tempo.

    Primeiro vamos pegar o campo harmonico

    C Dm Em F G Am Bø

    Agora vamos pegar uma sequencia bem simples

    | C | C | Dm | G7 |

    Agora na hora de improvisar pensa nos arpegios de C Dm G7

    Até aí tudo bem

    Agora vamos substituir os arpegios de G7 pelo arpegio de C#7, ou seja, o arpegio do Dominante Substituto ( SubV )

    As notas da tétrade de C#7 são

    Tonica - C#
    3 Maior - E# (F) ( a terça de C sempre é E, independente de como ela esteja configurada )
    5 Justa - Ab
    7 Menor - B

    Agora analisando as notas da tétrade de C#7 em relação ao acorde de G7 temos

    C# é a 4#/11# de G
    F é a 7 de G
    Ab é a 2b de G
    B é a 3 de G

    Acho assim uma forma pratica de pensar nas tensões de um acorde pensando em outro acorde com desenhos de tétrades já bastantes conhecidos.

    Se quiser tensionar o acorde de G7 com uma 2b e uma 11#, ao invés de pensar no próprio G7 (11#,9b), você simplesmente pensa em outra tétrade que lhe dê essas mesmas tensões, nesse caso a tétrade de C#7.

    Isso se aplica para qualquer outro acorde, é só ir analisando os acordes e suas relações.

    Espero que essa dica seja proveitosa.

    Abraço!!

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Richard Guitar

    Muito legal a dica!

    eo.
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Preciosa a dica hein, rápida e muito prática, ja ganhamos mtas possibilidades com esse pensamento.

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Opa, valeu LeandroP


    Isso eo., costumo usar bastante essa forma para improvisar, acho bem legal e prático!!

    Grande abraço!!!

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # ago/12
    · votar


    Richard Guitar
    Bacana a dica, é interessante pensar dessa forma, a galera q curte usar tensões vai gostar do som.

    sidguitar1
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Richard Guitar
    a sobreposiçao de arpejos e de escalas e a melhor soluçao pra se usar de maneira correta ate os modos gregos,no caso de tensoes os da m.melodica e harmonica vao bem, parabens pelas dicas pra galera,abraçao e up

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Valeu brunoepronto !!
    É legal que abre novos horizontes!!

    Valeu sidguitar1
    Com certeza, fica até mais dificil de errar, pelo menos eu acho muito mais fácil !!

    Abraço !!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dica para a galera improvisar pensando em acorde e tensão ao mesmo tempo