O que fazer para não improvisar sempre o mesmo? - Já usei a busca

    Autor Mensagem
    IgorGabriel41
    Veterano
    # jun/11


    Desde que comecei a improvisar percebi que progredi mas não é a cada improviso, são de mutos em muitos, e tá demorando pra melhorar de novo ehuehueh
    As vezes eu percebia que começava a usar mais o bend, mais um lick, etc, só que ultimamente, e faz tempo, toco só a mesma coisa: os mesmos licks (fico subindo e descendo pelas escalas do mesmo jeito), quando vou ver não sai de uma forma de escala, toco em poucas formas, etc
    Desde que comecei a improvisar parei com exercicios e treino improvisando, mas sai sempre a mesma coisa ehueh

    Talvez sejam só exercicios que eu preciso, então peço que me receitem alguns (sites, pdfs) ou qualquer coisa que ajude

    brendonmetal
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    pera ai anota isso q pode virar solo

    Rednef2
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Creio que nao é falta de exercicio, deve ser pq vc ta muito preso a escala.
    Um boa coisa a se fazer é vc imaginar na sua cabeça uma frase musical e tentar passar pra guitarra, deve ajudar.

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    IgorGabriel41
    Aprenda novas musicas, ouça backing tracks e tente fazer solinhos com a boca, tente imaginar um solo, depois tente passar isso para a guitarra.

    gucas_gabriel
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O jeito é você não ficar ligado em apenas um ou dois tipos de digitação da escala, tente mapear todo o braço c/ a escala.
    Mas proucara no google, tem um montão de informações de licks na net.
    Mas não tem jeito não, vc tem que ter feeling.

    LucasBM
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Se você está só subindo e descendo escalas não está improvisando.
    Se é improviso nunca será igual.
    Tem que ver isso ae.

    theblackstrat
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    improvise..

    IgorGabriel41
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    não é que é 100% igual, dizer que está igual é um comentário meio pessimista na verdade

    mas acho que a solução não tá na guitarra mesmo, vou começar a treinar solar na cabeça depois passar pra guita

    VLW!

    Mr. Danniel
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Poo usa outras escalas em diferentes regiões e que começe por outras notas vaii ter q sair algo diferente. Como o povo do andar de cima ja falou, imagina um lick e tenta tirar ele na guitar, pega mais solos e começa a assimilar o raciocinio do guitarrista.
    Boa sorte ae ^^

    Vagabond
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    memoriza escalas, com o tempo você vai saber exatamente o som que vai fazer se tocar tal sequencia de notas da escala, ou seja, vai acabar por solfejar as notas do solo na sua cabeça e vai tocar elas na guita, exatamente como imaginou, deu pra entender?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    IgorGabriel41

    Velho, "vocabulário" (licks dos "grandes da guitarra"), estudo e criatividade/feeling. Só isso tudo ! hehe

    Abs

    GuitarEmer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    todas as dicas que foram dadas são legais, principalmente de vc criar um solinho na cabeça (e cantá-lo) antes de tocar na guitarra (as vezes o guitarrista sai digitando as escalas "pra ver no que vai dar"... quando o correto seria saber as notas que ele quer alcançar, usando a base como referencia).
    sobre as escalas em si, ao invés de simplesmente subir e descer, treina alguns padrões melódicos em divisões de tempo diferentes. Outro lance legal é usar fragmentos da escala ao invés dela toda.
    E o principal, por mais que vc ache que estacionou, quanto mais vc toca (e improvisa) mais vc progride (mesmo que ainda esteja imperceptível). Abs

    Insomniac_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Ouça vários guitarristas diferentes, estude os solos que você tira, analisando os acordes e a relação das notas com eles. Experimente criar licks com as escalas que você conhece, saindo um pouco do padrão. \o/

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # jun/11
    · votar


    IgorGabriel41
    Estude harmonia.

    qew
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O que fazer para não improvisar sempre o mesmo?

    Usar outro?

    Nego quer receita até pra isso..

    IgorGabriel41
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Olha só, voltei no mesmo tópico depois de um ano e vejo que mudei bastante, sim!

    Pra quem quiser saber o que aconteceu: na verdade meu conhecimento sobre teoria músical não mudou nada, continuo usando as mesmas cinco notas de sempre. O que mudou foi o meu gosto e a minha visão sobre a arte. Me lembro como estava conturbado com alguns assuntos naquela época (vestibular, trabalho e todas essas p*rras), e por ser um cara bem pensador, realmente acho que essas coisas estavam me atrapalhando. Naquele tempo estava descobrindo ideias (música, livros, arte em geral) que só agora posso dizer que realmente entendo. Quanto melhor aprendemos sobre a vida, melhor sabemos falar sobre ela (fazendo música, é claro).

    Tem muito ignorante aqui, mas tem muita gente que vai entender... só pra deixar meu relato aí hahahah.

    Abraço, e obrigado pra todo mundo que tentou ajudar.

    tt_tecnology
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Hum legal. Se quiser enriquecer seu vocábulario musical, estude música clássica, como Bach(acho que é assim), explore os pedal points, tente tirar os licks de Bach e tals, mesmo que seja música clássica, enriquece o vocábulário bastante(estou esperando minha técnica melhorar para começar a tirar os malditos licks), abrçs.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    Um conselho diferente, mas que funciona se estiver afim de experimentar?

    Ouça um pouco de saxofonistas, flautistas, trompetistas...e comece a tirar os solos deles.

    Eles usam outra linguagem, fazem outra leitura, possuem outra comunicação...tirar solos de saxofonistas na guitarra, propiciou desenhos inusitados e me abriu muito a cabeça.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Ouça um pouco de saxofonistas, flautistas, trompetistas...e comece a tirar os solos deles.

    Eles precisam respirar, e por isso valorizam muito as pausas, que é uma forma inteligente de ligar uma nota à outra. Nem tudo se faz com notas. Não haveria som se não houvesse o silêncio.

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    O negócio eh variar as cadências pra treinar nas mais diferentes situaçoes e sentir a música eh claro. Tmb to com esse problema, sinto que tenho que enxugar o solo, quando vc sabe a escala acaba entregando as tensoes de graça, ficando óbvil. Tem que saber segurar as vezes.

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Darkjazz
    · votar


    LeandroP
    Eh bem por ai cara, respiraçao entre as frases, dinamica sempre acaba dando uma dica do que tocar.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Darkjazz
    Tem que saber segurar as vezes. +1

    Impor algumas limitações físicas se for o caso, como improvisar usando apenas dois dedos... Naturalmente acaba tendo que pensar mais e tocar menos, porém de forma mais inteligente.

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    IgorGabriel41
    alem das dicas ja citadas, pense q o seu solo é sempre o mesmo, mas a base q ta tocando nao é sempre a mesma...matematica facil essa..se vc quer mudar o q está sempre se repetindo, tem q se deixar levar mais pelo q está variando...sinta mais a base...vc pode nao ter uma ideia, mas tem uma intenção com aquele solo q vai fazer...o q vc quer causar com ele? é isso q a improvisação pede...uma intenção...vc tem uma intenção...ouça a base sem tocar e crie intenções...role a base de novo, mas agora escolhendo algumas notas de repouso pra gerar essas intenções...nao escolha as notas aleatoriamente, preso no desenho da escala...simplesmente imagine a nota e busque ela no braço...as vezes ela vai cair fora da escala...isso é interessante...
    claro, somado a isso, vc terá q estudar harmonia, como o brunoepronto falou, enriquecer seu vocabulario, pois sem ele vc nao consegue escrever nada,
    o Lelo Mig deu uma dica legal e diferente...saxofonistas, trompetistas, gaitistas e etc, nao enxergam o seu instrumento com desenhos...se coloque no lugar de um saxofonistas...ele tem pra onde olhar pra buscar notas? nao...simplesmente improvisam baseado na harmonia e intervalos, somado ao feeling, do q esta buscando e do q achou...vc precisara treinar um pouco seu ouvido pra isso tbm...mas isso é consequencia do estudo!

    ROo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Veja todos os vídeos dessa vídeo aula, do Mestre.


    Ele não fala muuuuito de teoria, mas ouça bastante esse cara. As tabs e partitura da pra achar em PDF.

    IgorGabriel41
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: IgorGabriel41
    · votar


    Galera, acho que não entenderam... eu melhorei! hehehe

    Lelo Mig
    Um conselho diferente, mas que funciona se estiver afim de experimentar?

    Ouça um pouco de saxofonistas, flautistas, trompetistas...e comece a tirar os solos deles.

    Eles usam outra linguagem, fazem outra leitura, possuem outra comunicação...tirar solos de saxofonistas na guitarra, propiciou desenhos inusitados e me abriu muito a cabeça.


    Isso é uma das coisas que comecei a fazer nesse ultimo ano... ouvir jazz. Não só musicalmente mas também filosoficamente, o jazz te abre muito a cabeça. Ainda que não me considero um entendedor do estilo pois tenho muito a aprender.
    Só uma coisa que tu falou, nunca tinha me ligado e achei muito legal: tirar solos de outros instrumentistas. Farei isso com certeza.

    Outra coisa que me interessou muito nesse último ano foi o rock do final dos anos 60 (psicodélico, acid, blues (não o blues em si, mas muita inspiração nele)... todas as variações da mesma ideia, a ideia da revolução social que estava acontecendo na época). Hendrix, Pink Floyd e companhia são menos entendidos do que conhecidos.


    LeandroP
    Impor algumas limitações físicas se for o caso, como improvisar usando apenas dois dedos... Naturalmente acaba tendo que pensar mais e tocar menos, porém de forma mais inteligente.

    Outra ótima dica! Pode parecer idiota, mas faz sentido, sim.

    Uns dias atrás eu toquei, talvez, o melhor solo que já improvisei. Era um blues lentinho, uma backing track que se acha no youtube, mas o que me motivou foi pensar em, digamos, uma exata situação de blues, hahahah.
    É como um professor de literatura (também escritos e músico) disse uma vez: temos a arte pra fugir da realidade da vida e ao mesmo tempo usamos a arte para retratá-la; ao mesmo tempo nos afastamos, nos aproximamos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que fazer para não improvisar sempre o mesmo? - Já usei a busca