arycarlos_ufop Veterano |
# ago/12 · Editado por: arycarlos_ufop
Olá pessoal.
Resolvi fazer esse tópico sobre mais exercícios para aquecimento, dessa vez abordando cada um deles de um ponto de vista mais fisiológico.
A mão possui uma série de músculos e, assim como qualquer músculo que será submetido a um esforço repetitivo e constante, é de grande importância aquecê-la com exercícios direcionados, em primeiro lugar, antes de começar a percorrer o braço da guitarra em busca de solos, arpeggios e etc. Se você algum dia, durante algum exercício de abertura dos dedos (imagine as três primeiras notas do modo jônio, na sexta corda) ou cromatismos (vide Steve Morse), sentiu alguma dor na parte lateral/posterior da mão, ou uma fisgada no antebraço indo do pulso até quase no cotovelo, saiba que a falta de aquecimento pode ter sido a razão dessa dor, e que o esforço constante sem aquecimento pode provocar lesões. Essa dor, chamada de fadiga muscular, é a resposta bioquímica do músculo quando exposto a um esforço além de sua capacidade. O músculo libera uma substância, o ácido lático, que, no organismo, provoca a sensação de ardência no músculo. Para que eventos como esse não ocorram enquanto o guitarrista estiver mandando lá seu solo ou seu fraseado, sugiro alguns exercícios de cromatismos, os quais pratico SEMPRE que vou tocar guitarra, mesmo que já tenha praticado uma ou duas vezes no dia. Lembre-se que, sempre que você decidir empunhar sua guitarra, o exercício de aquecimento deverá OBRIGATORIAMENTE preceder qualquer outro. O msmo raciocínio pode ser levado para o futebol: repare que um jogador reserva, antes de entrar no jogo, aquece SEMPRE antes de entrar. Ele pode aquecer, voltar para o banco, e aquecer de novo. O exercício não é apenas necessário: é fundamental.
1. Cromatismos favorecendo a palhetada alternada
Execute a sequência: (61.62.63.64) 2x (51.52.53.54) 2x . . . (11.12.13.14) 2x
Faça o exercício agora partindo da corda 1 até a corda 6. Em seguida, ao invés de executar 2x antes da troca de corda, execute apenas uma para ganhar mais dinâmica.
2. Cromatismos com saltos de cordas
Fundamental para favorecer a abertura dos dedos e seu posterior aquecimento.
(61.62.63.64) (41.42.43.44) (51.52.53.54) (31.32.33.34) . . . (11.12.13.14)
Em seguida, faça o exercício no sentido oposto.
Alguns guitarristas possuem mais facilidade para cromatismos ascendentes (ou seja, subindo - o meu caso -), outros possuem mais facilidade para cromatismos descendentes (descendo). Execute os exercícios em ambos os sentidos, até que consiga executá-los no mesmo BPM e com clareza. Lembre-se que o cromatismo é uma das melhores técnicas para o desenvolvimento da velocidade e de uma boa resposta muscular.
Espero ter ajudado! [/b]Abraços!
|
arycarlos_ufop Veterano |
# ago/12 · Editado por: arycarlos_ufop
· votar
Jm7
Talvez o problema possa ser o próprio instrumento. Geralmente guitarras com o braço mais espesso do que a mão do guitarrista pode suportar, e cordas com ação alta (ou cordas muito pesadas, 0.11, 0.12), podem ser um problema. Na guitarra, felizmente, a pestana pode ser substituída pelo power chord (tônica + 5a.) em boa parte das ocasiões, o que simplifica de certa forma a execução de uma música. Recomendo que você experimente guitarras com o braço mais fino e ação de cordas mais baixa. Em último caso, leve em um luthier de confiança para afinar o braço do instrumento.
|