'' Como tirar o melhor timbre da sua guitarra ''

Autor Mensagem
Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


Jinkxs

Concordo com você, mas seguindo a ideia, é que vc (Jinkxs)... tire um timbre melhor de um valvulado e uma guita top, que um amplizinho e um guita qualquer... mas identidade sua vai estar em qualquer equipamento...

Por isso que quando um cara que ta iniciando pergunta para um experiente que guitarra comprar, que ampli comprar, eles falam, "pegam tua grana e vai fazer aulas e estudar" e depois pensar em equipo.....

O legal é uma guitarra que deixe confortavel, e um ampli bacana, e estudar muuuito, e assim se descobrindo e ir testando as coisas e ir "criando o próprio timbre".... mas eu mesmo sou apressado :P

Mensonstratosx
Veterano
# ago/12
· votar


mas eu mesmo sou apressado :P
A frase q Fod* com tudo

Frankie
Veterano
# ago/12
· votar


Jeff.gomes

Cara, guitarrista "top", como você diz, usa muita coisa. 90% das coisas são racks! Mas é normal, quanto mais dinheiro se tem, mas investem na parada.
Agora, se tratando de PEDAIS no chão, pra você ver guitarrista pisando e etc, aí sim são poucos que usam muitos, Steve Vai por exemplo.

Sobre teu amigo aí, sei não, hein? Qualquer guitarrista que saiba tocar toca bem em qualquer guitarra. Sempre tem aquele instrumento que ele se sai melhor e gosta mais, óbvio, mas não é algo lá que dê pra se perceber ouvindo, só o cara tocando sabe se tá ruim pra ele.
Experimenta dar uma Stratocaster da Memphis pro Zakk Wylde pra você ver, haha.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


Acho muito poético dizer que "quem sabe timbra em qualquer equipamento" mas na pratica tudo tem limite. Uma vez toquei em uma caixa multi uso que nem nome tinha, toda estragada e sem drive. não tive muito tempo então deixei tosco. na plateia tava todo mundo bêbado mesmo.
E uma vez que fui tocar junto com a banda de um amigo e peguei o equipamento deles, uma guitarrinha no nivel de tonante com corda alta,dura, empenada e ponte podre de enferrujada. com um rato empalhado pendurado no braço. o amp era um ciclotrom com falante rasgado. Poxa ai tenha clemencia em tirar um timbre ruim.
Não sei nem se isso pode ser chamado de equipamento, acho que vocês estão certos huahuahuahuahuahauh

Drinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Drinho
· votar


essa discussao é eterna...

legal o videozinho do satriani

não achei ruim não... meio digitalzinho né vamos ser honestos.. estridente pra caramba, naturalmente soa satriani.. é ele quem ta tocando uai...

mas ficou legal

tem quem goste e quem nao goste...

acho que precisamos parar de tentar provar pro outro que tal coisa é melhor ou pior... cada um tem uma preferencia.. se o fulano se da bem com um pedaleirinha da digitech bom pra ele e azar do sujeito que tem que gastar uma fortuna em sistema de racks porque gosta mais...

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


Frankie

Experimenta dar uma Stratocaster da Memphis pro Zakk Wylde pra você ver, haha.

Acho que ele quebraria ela na cabeça do cara que desse uma pra ele, hehehehe. Nesse caso dele tocar com uma Memphins Strat o som saíria bem diferente do habitual dele, não? Nem pelo fato de ser Memphins, mas sim de ser strat. Na minha humilde opinião, o timbre seria bem diferente da Gibson com EMG que ele usa. Daria pra identificar que é ele pela pegada, mas soaria bem diferente de qualquer maneira.

Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12
· votar


Vish...discussão, discussão, discussão. Discutir timbres, guitarristas e equipamentos é algo complicado haushaus.
O que eu acho é o seguinte, tudo o que foi falado tem uma lógica e vários pontos a se considerar. Creio que os equipamentos são GRANDE parte da formação do músico, com certeza um equipamento ruim vai limitar vários aspectos em uma execução musical, mas tem a outra parte maior e mais importante...que é a técnica, a habilidade que se desenvolve de uma só forma, TREINANDO e ESTUDANDO !

Frankie
Veterano
# ago/12
· votar


renatocaster

Quando citei o Zakk com Memphis, tava me referindo a outra coisa.
Ele disse que o amigo dele toca pra caralho com a Strato e com a Lespa se caga todo, daí eu dei exemplo, rs.

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12 · Editado por: Jeff.gomes
· votar


Falando do meu amigo....

Obvio que ele tirou um timbrão da guitarra e tocou bem... com a mesma pegada. Mas não foi nem perto do que ele costuma tirar, tipo ele curte um som, e tentou impor a pegada, estilo, timbre, numa guitarra diferente e ficou legal, mas nao ficou tão como a strato dele... sakas?

O equipamento bom, tem duas finalidades, uma dar o "timbres gostoso". que ajuda desenvolver, e os ouvintes curtirem com qualidade... aquela coisa que larga o braço e fica curtindo o som, isso ajuda muito o guitarrista, que esta começando e mesmo o que toca a muito tempo... A música é uma arte, e esta arte é expressada, por nós guitarristas, atravez de uma guitarra, esta guitarra, "deve", esta timbrada ao nosso gosto, amplificador, pedais, guitarras, e tudo o que influencia no timbre para colocar e expor o que sentimos atras da musicas, a questão "timbragem", é ampla, ela tem varias, e varias formas de timbres, e cada um curte um, o que pode ser feito e dar dicar, varias e varias formas de dicas... existem esta e esta forma de timbres, existe este e este equipamento, o "forum" para mim, é uma troca de ideias, nada é verdade e mentira, são informações que serão analisadas e ver se me cabe a usar elas... este tópico, trouxe dicas muitos boas, mas nenhuma dela é Verdade.

No caso de strato, les paul, teleca, e etc... cada uma é sim para um som,.. fica melhor num som.. mas "pode" ser inserida em varios estilos, cade o gosto do fregues. entendam que a musica deve sim ter rituais e dilamas quebrados, mas é certo ou o ideal é seguir o básico, qualquer guita para tal estilo, e etc...e tecnicas e ir descobrindo o que te cabe melhor, qual tecnica é mais facil de fazer, vou usar ela... tipo, eu sou canhoto e toco numa guitarra para destros, palhetada alternada, nunca fiz exercicios, isso fluiu de mim, tapping tbm... mas tem tecnicas facieis que me ferro...

Quem toca bem numa strato, toca bem em lespa, teleca e vice-versa, quem toca bem com marshall, toca bem em qualquer ampli, a pegada é a mesma, mas o som não é o mesmo, o tesão de tocar numa guitarra boa, nao é o mesmo de tocar numa ruim...

Foi como eu disse... estudar é mt importante, eu estudo pouco, passo mais tempo vendo e ouvindo... é uma forma mais facil para mim, e depois em pouco tempo eu pego a musica... se fazer como a galera faz que é pegar a guitarra e ficar horas, eu nao aprendo.... eu fico 2 horas estudando e parece que to o dia todo... mas eu to sempre ouvindo musica e pesquisando...

Cada um tem seu jeito,.... o foda é se conhecer e ver o que é melhor para nós mesmo, para isso tem os amigos do forum, para tentar a ajudar uns aos outros.

abraço, e desculpe pelo texto, esperem que entendam minha ideia.

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


Frankie

Quando citei o Zakk com Memphis, tava me referindo a outra coisa.
Ele disse que o amigo dele toca pra caralho com a Strato e com a Lespa se caga todo, daí eu dei exemplo, rs.


Hum, entendi. Então assim sim :)

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


marquei aqui!

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


Strateiro Pedreiro
O Eric Johnson por exemplo tira aquele timbre maravilhoso da mistura de Fenders com Marshalls.
Na verdade ele usa 2 fenders twins pro clean cristalino em stereo, marshall plexi no talo pra ter aquele drive comprimido dele e um outro handmade pra ter uma base cruch... são 3 amplis hehehehe

aqui:


Drinho
Veterano
# ago/12
· votar


Deco_ufrj

o som limpo dele é inexplicavel

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


Drinho
podicrê

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


'' Como tirar o melhor timbre da sua guitarra ''

Simples: pluga ela no MELHOR amplificador...

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12
· votar


Drinho
o som limpo dele é inexplicavel
acho q parte do som vem desse pedalboard bagunçado... rsrsrsrsrs os fios embolados melhoram o som...

Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12
· votar


Deco_ufrj

Nossa cara, nunca tinha visto esse vídeo. Lindo timbre, esse cara tem mãos mágicas, são realmente 3 amplificadores...mas acho que o Marshall ali não é um JCM 800 não, parece um Plexi, ou estou errado ?!

vintagentleman

Esse é nome da matéria mas não é bem essa a ideia, são dicas simples que podem ajudar a melhorar a eficiência do seu som. Kurt Cobain é a prova de que nem todo guitarrista tira bons timbres em equipamentos tops de linha hehehe. Não sei se era proposital, tipo Grunge na veia, foda-se tudo. Mas ao vivo era ruim de mais kkkk.

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


Strateiro Pedreiro

Veja bem, se o timbre é para ser o da guitarra, o melhor possível é o obtido ligando ela no melhor ampli possível. Se começar a ligar efeitos aí já "contamina" o som, entende? Já não dá para dizer "esse é o verdadeiro som dessa guitarra"...
Mas eu entendi o que você disse...

Quanto ao Cobain, eu sou suspeito, adorava o som dele, pelo menos no estúdio. Ao vivo era bom às vezes, chegava a empolgar, mas muitas vezes o cara tava tão chapado que não prestava. Acho que no show do Brasil ele tava num desses dias péssimos, Cheguei a ficar tempo sem ouvir de tanta raiva rsrsrs

Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12
· votar


vintagentleman

Entendi hehe.

Já ouvi bastante Nirvana, o cara era doidasso mesmo kkkk...mas o timbre dele ao vivo nunca me agradou, opinião própria mesmo...gosto por timbres é pessoal.

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12
· votar


Strateiro Pedreiro
parece um Plexi, ou estou errado ?!
acho que está certo, ele diz que é um "Marshall 69"... acho que é plexi mesmo... e tem outro video que ele fala que é um "Plexi Reissue"



tuia_1
Veterano
# ago/12 · Editado por: tuia_1
· votar


Jinkxs
Sem querer polemizar, concordo.

Bons equipamento fazem diferença sim. Mas não toda. Concordo plenamente que a questão maior é o músico e não seu equipo, isso é complementar.

Permitam-me filosofar, kkkk. Música é uma forma de arte, e, óbvio que arte é algo feito pelo ser humano. Picasso seria ele mesmo com qualquer pincel, cartier bresson com qualquer máquina fotográfica, Django com qualquer violão, elvis com qualquer microfone.

Na minha opinião, equipamento algum irá fazer um músico bom, ele ajuda vc a mostrar a tua qualidade musical. Acho que é exatamente isso que fica claro no vídeo do satriani tocando em um equipamento mediano. Não sou fã do cara mas não há como negar a sua gigantesca qualidade e musicalidade, e isso não ficou fora da sua execução naquele momento. Agora é óbvio que em seu show, sendo ele um grande artista tem toda uma parafernalha (no bom sentido) que o auxilia.

Outra rápida analogia. Ayrton Senna ganhou corridas com uma Lotus, e atualmente schumacher, em uma equipe mediana não deixa de ser um grande piloto, mesmo não tendo a melhor dos carros.

Acho que o post colocado sobre como timbrar está muito mais ligado a estudo e conhecimento do instrumento guitarra do que necessidade de aquisição de bons equipamento. A maioria das dicas no blog mostram que devemos estudar e trabalhar com diferentes possibilidades no instrumentos para ganharmos mais qualidade, tocabilidade, técnica, conhecimento, etc, seja em uma tontante ou gibson.

Se me permitem, pra finalizar deixo umas dicas. antes de sair comprando um monte de coisa e falar que precisa disso ou daquilo, gastar fortunas, etc, faça o seguinte:

1- conheça o seu instrumento, estilo e propósito musical.

2- pergunte-se se o seu equipamento está te limitando, ou se você está culpando seu equipo por falta de estudo. (Se sua escala está soando mal em um ampezinho de 10 watts transistorizado imagine como vai soar em um JCM 800).

3- crie uma personalidade e busque o necessário para isso, tanto em equipo quanto em estudo.

4- independente do que vc queira tocar, vc tem que tocar. Estude sempre e estude muito. é isso que te vai fazer um bom músico, não uma coleção de gibson, fender, um pedalboard gigante, etc. e para estudo um bom violão tonante basta. Se vc conseguir ser limpo, claro e definido em um violão velho que soa mal, imagine o que você vai fazer quando ligar uma bela LP em um valvulado a la marshall?

Ou seja, vamos primeiro aprender como superar as dificuldades e criar qualidade musical em nós mesmos, para depois podermos tirar o melhor proveito de bons equipamentos.

Ou será que se satriani tivesse tido sempre os melhores equipos ele se sairia tão bem como se saiu naquele vídeo?

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Aposto 10 mil doláres com qualquer um, que se você der a pior guitarra do mundo para o David Gilmour, por exemplo, e a melhor do mundo prá mim, o Gilmour vai tirar um som melhor que o meu.

Simples assim...

Tomaz.
Veterano
# ago/12
· votar


Eu tenho minha opinião muito particular de que timbre é a cor do som. Portanto, os mesmos equipamentos regulados da mesma forma tem o mesmo timbre, seja na minha mão ou na do SRV.

É como dar um lápis-de-cor vermelho pra um desenhista profissional e pra um leigo. O vermelho é o mesmo... só que o profissional vai fazer traçados mais fortes por vezes, dando a impressão de que o vermelho mudou, por outras mais suaves, deixando quase um rosa, vai fazer sombreamentos... coisas que um leigo não faz.

O mesmo serve na guitarra... Um profissional vai ter variações dinâmicas, vai saber atacar uma nota de forma diferente, de modo a evidenciar mais um agudo, um grave, um som mais estalado. Mas no final, o timbre é igual pra todos que tiverem os mesmos equipamentos regulados da mesma forma... bom, essa é só a minha visão.

joao b.
Veterano
# ago/12
· votar


Santo Google!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a '' Como tirar o melhor timbre da sua guitarra ''