'' Como tirar o melhor timbre da sua guitarra ''

Autor Mensagem
Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12 · Editado por: Strateiro Pedreiro


Pessoal, achei uma matéria interessante com umas dicas pra quem quiser melhorar o timbre de suas guitarras e a pegada. Resume muita coisa postada em vários tópicos do fórum em uma matéria só. Créditos à ''Mateus Manfredini, técnico em produtos de cordas da Sonotec''

http://www.sonotec.com.br/blog/dicas-timbre-guitarra/

Esqueci de postar junto e estou editando, se alguém já viu esse site...ele mostra diferentes guitarristas e seus equipamentos de palco em determinada época:

http://vintage.guitargeek.com/toprigs.php

O equipamento do meu ídolo em 1984, dia 27 vão fazer 22 anos que o mestre SRV se foi:

http://vintage.guitargeek.com/rigview/308/

Abraço !

Frankie
Veterano
# ago/12
· votar


Se você sabe realmente timbrar, você timbra bem em qualquer guitarra.

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


Marcando pra ler depois. No momento esse é o assunto que mais me interessa.

Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12
· votar


Frankie

Existem vários meios pra timbrar uma guitarra, que muitos não sabem ou ignoram. A matéria mostra alguns deles, aposto que vc nem leu antes de comentar. Vai falar que vc nunca recolheu informações sobre formas de timbrar antes de saber regular seu instrumento. Toco desde 2004 e a matéria acrescentou algo no pouco que sei.

Abraço !

Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12
· votar


sebber

A matéria é bem interessante, pode ajudar sim.

Abraço !

Emogotic
Veterano
# ago/12
· votar


Eu já tinha visto essa matéria, é interessante e me ajudou também.

Arimoxinga
Veterano
# ago/12
· votar


gostei da dica sobre usar um amp limpo e outro distorcido! vou testar! as outras dicas também são ótimas

Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12
· votar


Emogotic

Pois é...


Arimoxinga

Vários guitarristas usam 2 ou mais amplificadores. Talves esse seja o segredo de alguns timbres misteriosos kkkkk. O Eric Johnson por exemplo tira aquele timbre maravilhoso da mistura de Fenders com Marshalls.

Arimoxinga
Veterano
# ago/12
· votar


Strateiro Pedreiro

é já vi vários fazerem isso! porém nunca imaginei que a possibilidade de usar o clean e o distorcido ao mesmo tempo! hehehehe.... só pensava na possibilidade de dar mais volume ao som, ou usar o A/B box para usar o limpo em algum momento sei lá tudo menos isso =D

cantrell
Veterano
# ago/12
· votar


muito legal a dica dos dois amps agora kero testa

Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12 · Editado por: Strateiro Pedreiro
· votar


Arimoxinga
cantrell

Entendi kkkk. Se tiver a possibilidade é interessante testar mesmo. Vou fazer uns ajustes também quando arrumar outro amp.

Frankie
Veterano
# ago/12
· votar


Strateiro Pedreiro

E daí?

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


Bem interessante, dei uma olhada nos setup dos guitas tbm... todos eles ou a maioria dos Setup "dos melhor guitas" são sempre simples, com poucos pedais, dando enfase ao amplificador e à guitarra, são raras exceções que tem varias guitarras e pedais.... mas normalmente maior parte do som vem do ampli.....

A questão de usar dois amplis para finalidades diferentes e ao mesmo tempo, eu não sabia achei muito louco, se alguem quer mt granho fica estranho usar um ampli clean sempre, talvez deve ser na hora do solos, e nao totalmente clean. mas com ganho bem moderado que limpe e definada na hora de palhetar no solo....

Vou fazer um teste... usar dois amplis deve ser massa tbm exemplo dois amplis com timbres diferentes para criar um único, mas sai meio caro =]

Frankie
Veterano
# ago/12 · Editado por: Frankie
· votar


Jeff.gomes

Cara, o que você não vê no palco está atrás dele. É totalmente o contrário. A maioria deles tem um setup enorme de guitarras e RACKS. O único cara que usa realmente pouca coisa que EU LEMBRE, é o Jack White.

Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12
· votar


Jeff.gomes

Pois é...essa dica dos amps quando surgir uma oportunidade testarei também.

Eu também percebi isso nos setups postados, acho que a descrição dos equipamentos desse site ficou bem true. Um cara que usa racks pra caralho por exemplo é o Tony Iommi. Lembrando que eles pegaram o equimento usado em determinado ano, esse do Tony foi em 2001. Dá uma olhada:

http://vintage.guitargeek.com/rigview/476/

Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12
· votar


Frankie
É cara, vc não deve precisar de informação nenhuma mesmo...deve ser um expert em tirar timbres e ter uma pegada única, mas deixa eu perguntar...se nada disso te interessa o que vc ainda está fazendo aqui mesmo ? kkkk.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


Gostei da matéria, as dicas de molas e regular oitavas, não abusar de distorção eu aprendi na raça, comparando.. Mas ter 2 amp ou tocar com volume máximo já é inviável pra muita gente

Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Com certeza ligar 2 amps assim, principalmente se forem valvulados, fica inviável, tanto em questão financeira quanto em nível de volume. Vou esperar a opurtunidade de um colega meu trazer um valvulado, pra juntar com meu Giannini em um estúdio e fazer uns testes loucos hehehe.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


Strateiro Pedreiro
É inviável mesmo, na verdade isso é só para os faraós da musica, produtores e estúdios, ou gente rica que pode gastar. Publico médio não rola.
Eu só me dei o luxo de pegar uma fender, meu amp é um crate GX-15 e um hi-octane que montei. brinco aqui com 6w sem grave nenhum huueh. Gostar de parede de amp eu gosto mas não é só preço. é volume, espaço físico e o mais triste é falta de necessidade real. não vou tocar onde pede equipamento assim... :(

Paulo Heineken
Veterano
# ago/12
· votar


ótimas dicas!

Frankie
Veterano
# ago/12
· votar


Strateiro Pedreiro

Fórum é livre, companheiro.
Queria eu ser expert na timbragem.

Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12
· votar


Frankie

É livre, mas/''E Daí'' infelizmente tem pessoas que preferem tratar o assunto superficialmente antes mesmo de ler o conteúdo, não pensam que podem ajudar outras pessoas, que acredito que seja o principal objetivo do fórum.
Mas está certo, na boa, respeito sua posição...

Obrigado à todos que responderam, espero que acrescente em algo.

Frankie
Veterano
# ago/12
· votar


Strateiro Pedreiro

Cara, peloamor.
Eu só quis acrescentar lá que independentemente de truques, dicas, etc, se o cara sabe timbrar, vai saber timbrar em qualquer guitarra. Tenta compreender também.

E antes de qualquer coisa, o que não falta é post meu por aqui tentando ajudar com timbres em VST.
Abraço.

Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12
· votar


Frankie

Pelo seu post e o ''e daí'' me deu a entender que não era relevante,
vc falou uma verdade que entendi como desafio hehehe.
É mesmo, quem aprende a timbrar com certeza timbra bem em qualquer equipamento, uma vez vi aqui no fórum um vídeo do Satriani tocando em um equimento bem amador, e de cara pela pagada vc já saca que é ele tocando, vou até postar o link do tópico aqui.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/208452/

Forte abraço !

Frankie
Veterano
# ago/12
· votar


Strateiro Pedreiro

Já vi isso. A pergunta que você tem que se fazer é: "Se SRV pegasse meu equipamento, como ele soaria?"

Claro que com a diferença ali e aqui por conta do equipo, mas a essência toda vai estar lá. O mesmo pra Van Halen, Zakk Wylde, etc.

O foda é que iniciante sempre acha que a gente mente ou tá falando algum absurdo, euheuehue. Eu já fui iniciante e já passei por isso, rs.

Strateiro Pedreiro
Veterano
# ago/12
· votar


hehehe, pura verdade, a essência vai estar lá independente do equipamento. Acho que todos passam ou passaram por isso, eu também, achava que o equipamento por si só ia fazer mágica, kkk.

renatocaster
Moderador
# ago/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Strateiro Pedreiro

É mesmo, quem aprende a timbrar com certeza timbra bem em qualquer equipamento, uma vez vi aqui no fórum um vídeo do Satriani tocando em um equimento bem amador, e de cara pela pagada vc já saca que é ele tocando, vou até postar o link do tópico aqui.

Olha, não me levem a mal não. Mas como já disseram aqui, isso é um forum, cada um emite sua opinião, baseada nas suas convicções e gostos pessoais, principalmente.

Com o perdão da palavra, mas eu me incomodo toda vez que eu vejo alguém elogiando o timbre do Satriani nesse vídeo aí. Está uma bela duma porcaria, isso sim. Está muito, mais muito aquém da sonoridade que ele consegue tirar com o equipamento que ele usa nos shows, gravações, etc.

Dá pra perceber claramente em vários momentos nesse vídeo que ele não consegue imprimir sua pegada e seu timbre peculiar com total desenvoltura porque o equipamento em questão não lhe permitiu isso. Claro, tocou bem, é o Satriani né. Mas está longe de ser o ideal e do normal dele. Também parece que foi uma coisa muito inusitada, ele deve ter chegado, plugado e tocado, nem deve ter feito alguma regulagem antes.

O princípio de tudo é o cara saber tocar bem, na minha opinião. Isso elimina qualquer julgamento relacionado à timbres ou coisas do tipo. Quer ver uma coisa? Eu curto muito o Malmsteen, acho que é um puta guitarrista. Mas aquele timbre dele é horrível, na minha opinião. Só que eu nem me incomodo com isso, no caso dele acho que é algo totalmente secundário para se avaliar.

Enfim, resolvi postar pelo título do tópico. Desculpa se nada acrescentei. Todavia, achei os artigos que vc postou aqui interessantes. Há que se levar em consideração alguns pontos que foram citados, com certeza :)

Abs

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


Frankie
Velho, tem gente que usa muita coisa sim, mas tem gente que usa pouca....
Mas de qualquer forma acho engraçado, como tem guitarristas que procuram imitar timbre, é impossivel, tem muita coisa jogada nisso, a tecnica e pegada no guitarrista tbm gera um timbre diferente...

Exemplo: Tem um amigo meu, que é o melhor guitarrista que já toquei lado a lado assim, o cara virou uma de minhas influencias junto com outros guitarristas tops ai, o cara nunca estudou e tal, somente sozinho, não sabe nem ler partituras, mas toca um "buzina" e ele sabe a nota, isso sim é ouvido absoluto atraves de DOM, e dai ele usa uma strato feita por um luthier... em alder creio eu... e tocar mt, mas quanto tocou na minha Lespa, o cara se matou, a pegada dele, nao saia e tal, nao tirou um timbre bacana, ele odeia lespa e tal...
Dai eu pude ver que cara um tem um estilo e timbre...

outros guitas, servem de influencias, e não copiar, ......

É muito foda copiar alguem.... como disseram, tem muita coisa envolvida, captadores, guitarras, amplificadores regulados de diversas formas, falantes, cabos, pedais, e parafernárias....

A dica: tem um padrão para regular tudo isso, foi postado, quem ta começando deve seguir ele, e depois começar a se aventurar em testes e tudo mais... talvez com sorte, "um dia", um guitarrista pare e fale, encontrei meu timbre, tomara que amanhã ele não descubra que tem um melhor e comece a busca infernal atrás de um timbre denovo....kkkkkk

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


renatocaster
Strateiro Pedreiro
Frankie

Galera... eu ando percebendo que o timbre tem mais a ver com a pegada do guitarrista do que com equipamento em si.

Óbvio que um timbre clean jamais vai ser transformado em uma distorção hi-gain só pela pegada do guitarrista, assim como um drive de TS vai contrinuar sendo um drive de TS independentemente do guitarrista que esteja tocando.

Estou falando de diferenças mais sutís, mas que interferem significativamente no resultado aos nossos ouvidos, e que são provocados estritamente pela forma com que o músico executa uma composição.

Um Exemplo: Se o Vai tocar "For the Love of God" com uma strato plugada num Blues Jr., mesmo com o timbre totalmente clean, a pegada do Vai vai dar identidade à música, muito mais do que o timbre em sí. Provavelmente seja isso que o renatocaster vê no Malmsteen, apesar do timbre xexelento do homi.

Agora, se eu pego o equipo do Vai, todinho regulado por ele.... e tocar "For the love of God", mesmo que eu consiga tocar toda a musica, certinha, sem erros de execução, não vou conseguir impor uma identidade pra ela, e os desavisados (sem saber em que equipo estou tocando) podem falar.... "Putz, o timbre do cara tá uma porcaria!!!!

Outra coisa pra exemplificar meu ponto de vista, é imaginar como seria o Petrucci tocando Texas Flood com o equipo do SRV todo regulado pelo SRV. Será que a identidade que a interpretação do Petrucci (muito provavelmente beeemmm diferente da do SRV) vai dar à música irá se sobrepor ao timbre gerado pela cadeia de equipos???? O resultado vai ter "cara" de Petrucci ou de SRV??? E se ele tocasse Octavarium??? O equipo vai conseguir "estragar" a interpretação do Petrucci???

Equipamentos não tocam sozinhos. A cadeia sempre começa com uma pessoa, um músico. Se trocarmos a pessoa, mesmo mantendo todo o resto, o resultado sai diferente. É praticamente a mesma coisa que trocar um pedal!!!

Se eu tenho uma cadeia assim:

Jinkxs => Crybaby => TS => Delay => Blues Jr.

e troco o Drive:

Jinkxs => Crybaby => Rat => Delay => Blues Jr.

O timbre vai mudar bastante....

Mas e se faço uma troca diferente???

Jinkxs => Crybaby => TS => Delay => Blues Jr.

e troco o Músico:

renatocaster => Crybaby => TS => Delay => Blues Jr.

O timbre pode até não mudar, mas o resultado final, tenham certeza, vai mudar muito mais na segunda do que na primeira experiência. O timbre, na verdade, se torna um mero detalhe.

Em suma... a identidade musical é um somatório de diversos fatores, "hardware" e "peopleware", que geram um resultado específico. É muito mais do que apenas timbre, na verdade, se sobrepõe ao timbre, subjulga o timbre.

Por isso, com certeza absoluta, o melhor investimento, é o investimento feito no músico (em você que está lendo!!!)... na técnica, na interpretação, no conhecimento musical. Esse investimento dá MUITO mais resultados do que a simples troca de um SS por um Valvulado, ou de uma Epiphone por uma Gibson, ou de caps genéricos por Seymours, ou a troca de uma Vamp por um pedalboard cheio de latinhas de boutique. Isso tudo, no fundo é perfumaria.

Pronto, falei!!!

Mensonstratosx
Veterano
# ago/12
· votar


curtir

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a '' Como tirar o melhor timbre da sua guitarra ''