Troca de Captador P90

Autor Mensagem
DevilLub
Veterano
# ago/12


Pessoal, uns tempos atras eu comprei uma Vintage LP, que vem com captadores p90 wilkinson, cerâmicos.. E tem o som bastante fechado, gravezão, e nao me agrada nos drives, por que eu tenho que colocar um cry baby pra poder ter um som mais brilhante, mas as vezes o cry baby nao serve para o que eu estou tocando, e acabo não gostando do som fechado em si, eu pretendo comprar um P94T, que é o p90 da gibson, mas gostaria de consultar vocês para me ajudarem nesse quesito, pois p90 sao captadores mais raros de encontrar, e eu nao quero sair do ruim pro pior, que captador seria melhor pra mim agora ? ( Pretendo trocar só para ponte ).

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


DevilLub


Também tenho pesquisado porque vou aos EUA e pretendo comprar um Pup P-90 para trocar o original do braço de uma Gibs que eu tenho.

Tanto Seymour quanto Dimarzio têm opções desses captadores, dependendo da sonoridade que você espera ter...

Dá uma olhada na Amazon. com para ter uma ideia. Digite "Soap bar pickup" que vai aparecer um monte, inclusive originais Gibson, mas por experiência lhe digo que talvez não seja a melhor opção. Eu mesmo vou pegar um Seymour de alto ganho.

Abraço

gucrispim
Veterano
# ago/12 · Editado por: gucrispim
· votar


DevilLub
P94 é um P90 em formato de captador humbucker. Não vai caber na sua guita.
Você pode colocar um minihumbucker (há venda de moldura para colocar na cavidade de P90) ou então buscar os P100 (P90 stack), ou simplesmente buscar um P90 hot de alnico.

DevilLub
Veterano
# ago/12
· votar


Apesar desse nome ter impacto nesse forum, terei que citar.. Slash!
Eu toco muito nao so Guns, mas todas as musicas no estilo dele.. Um som meio vintage. Nao conheco praticamente nada sobre captadores, e quero saber se existem caps p90 que dao conta do recado pra esse estilo, e quais sao.. Eu achei que pelo P94T ser da Gibson, seria uma boa, ja que ele tambem nao eh tao barato assim.. Eu nao ligo pra som FIELMENTE P90zado, qualquer captador(que seja top) que de pra ¨socar¨ no buraco feito pra P90, ta valendo. Mas tem que dar conta do recado.

Spect
Veterano
# ago/12 · Editado por: Spect
· votar


DevilLub
e quero saber se existem caps p90 que dao conta do recado pra esse estilo, e quais sao..



Bote aos 5:12 e veja se isso responde sua pergunta.

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


vintagentleman
DevilLub

Esquece o P-94, não recomendo. Nem a Gibson tem usado eles (ainda fazem?).

Querem um P-90 realmente diferenciado? O nome é Lindy Fralin, em especial o Hum-Cancelling P-90. Outra opção é o Joe Barden, também tem hum cancelling e som bacana. Não conheço os P-90 mas os captadores Grosh e Lollar são muito bons. Para P-90 mesmo, não vejo graça nos Seymour nem DiMarzio. Tem um colega aqui do fórum que está vendendo os Gibson P-100 dele, não sei se já foram, mas acho que ele não curtiu muito.

DevilLub
Veterano
# ago/12
· votar


Spect
Aaah amigo, essa lespa origi de 69` deve ser mais caro que minha casa, assim sendo os captadores dela..

MMI
Gostei bastante do visual dos Joe Barden, o som deve ser mais lindo ainda. Acho que finalzinho do ano vou pegar um desses. Obrigado pela ajuda!

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


MMI

Caralho! Como é que você descobre essas coisas?

Então, você chegou a testar ou conhece alguém que testou esses Joe Barden aí? Quais seriam os diferenciais do produto?

Porque desses tem nas Sam Ash e fica mais fácil de eu achar na terra do Uncle Sam...

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


DevilLub

Amigo, nõa leve a mal não... Vai pelo som, o visual é secundário.

vintagentleman

Caralho! Como é que você descobre essas coisas?

Eu sou mais vintage que você, apesar do seu nick. kkkkkkk

Isso é fruto de alguns bons anos lendo, pesquisando, testando, convivendo com excelentes luthiers daqui, conversando e conhecendo luthiers dos EUA, conversando com guitarristas dos EUA que vivem trazendo coisas novas... Nisso a gente aprende alguma coisa.

O melhor, para mim, é o Lindy Fralin Hum-Cancelling. Ele é um stack de bobinas assimétricas, então é muito próximo do som dos P-90 mas sem hum. O J.Barden já é um humbucker mesmo, de bobinas paralelas, mas tem cara que diz que o Joe Barden é especialista em P-90. Esse captador tem som de P-90 sim, mas já vai mais para o som de um humbucker, se é que você me entende.

Mas esquece, na SamAsh e Guitar Center você não vai achar esses captadores de boutique, eles não tem produção para fabricar e abastecer tantas lojas. Normalmente você escreve para o cara ou liga lá para conversar e explicar o que você quer e o que procura. Nisso o cara te faz o captador. Algumas raríssimas lojas, como a Rudy`s Music em NYC tem para pronta entrega alguns captadores desse tipo, como os Lindy por exemplo - mas vai de sorte, melhor conversar com eles antes. Vale muito a pena uma visita por lá, ver as guitarras Pensa (extraordinárias) e bater papo com o Rudy em pessoa ou mesmo com o luthier da loja dele, muito fera. Se você fala bem inglês e for para NYC, reserve uma hora para ficar lá, conversar, aprender com os caras, explicar sua guitarra e o que quer dela, certeza que vão te vender ou indicar um captador sensacional. Pelo menos foi assim comigo.

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


MMI

Nisso a gente aprende alguma coisa.

Tá... Percebe-se, rsrsrs

Seu nível de exigência, eu suponho, é "um pouco" maior que o meu rsrsrs

E para ser honesto, estou mais para Florida do que NY, se é que você me entende rsrsrs

Mas você mandou bem... Obrigado!

Abraço

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


vintagentleman

Seu nível de exigência, eu suponho, é "um pouco" maior que o meu rsrsrs

Nada... Minha guitarra com P-90 eu nem vou vou mexer em captação, estou contente com o original de fábrica! Eu que sou exigente? kkkkkk

Eu imaginei, mesmo porque eu mesmo prefiro muito mais a Florida do que NY. Mas também faz tempo que não vou e nem tenho planos para ir à Florida. Porem concordo que é muito legal lá.

Se quiser, procure o colega Nichendrix aqui do fórum (ele está de mudança, está meio sumido, mas acaba respondendo). Ele adora e já teve alguns P-90 Lindy, ele te explica melhor porque estes são excelentes P-90. E não são nada que você não possa encomendar e pedir para entregar no seu hotel lá.

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


MMI

Não é uma questão de exigência não, cara...

Na verdade talvez eu tenha um problema com essa minha guitarra, o que até já foi discutido nesse tópico

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/289614/

E como já foi dito, não posso confiar em "luthier" por estas bandas...

E sabe, depois de um tempo eu comecei a questionar se a guitarra tem mesmo um defeito e fiquei confuso porque não lembro ao certo como era no começo, porque quando a comprei era muito, mas muito novato e provavelmente não sabia avaliar.

Eu gosto do timbre desse captador do braço, só implico com o volume...

Quando eu mudo o seletor do grave e da posição intermediária para o agudo, dá uma diferença que faz necessário aumentar o volume do ampli.

Daí que o luthier que eu iria procurar em Manaus não respondeu às tentativas prévias de contato, e eu acabei não levando a guita. E foi até bom porque o carro voltou muito cheio das encomendas da minha cunhada.

Então eu pesquisei em reviews estrangeiros e concluí que o tal Seymor Soap Bar N2 pode ser uma boa... Para garantir já vou trazer também um potenciômetro e um switch sobressalente.

Claro que vou considerar suas dicas também. São boas opções e você manja muito. Quando vi que o Arlen Roth usa um desses Joe aí...

Acho que eu mesmo vou ter que resolver o problema, que ou é defeito ou é inadequação do captador para meu gosto atual.

Quanto à questão Florida X NY, meu itinerário é mais pessoal do que racional. Acho que "de cabeça" até preferia a Big Apple, só que tenho uma irmã radicada nos EUA há muitos anos e vou ficar lá na dela, com todo o conforto. E ela mora em Naples.

Hotel é para fracos... rsrsrsrs

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


vintagentleman

Mas você está achando que é fácil assim? Não é não! Se você for de Joe Barden, vai ter que me pagar uma taxa pela dica... Não vai ser fácil assim, tá achando que é de graça?

Você vai ter que fazer uma gravação, mostrar para a galera o som dele porque ninguém conhece aqui, é muito raro! kkkkk

Abç!

(Se você tem até endereço nos EUA, fica fácil mandar entregar lá!)

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


MMI

Combinado cara! Se calhar o tal Joe vou fazer meu primeiro review no FCC, mesmo que tenha que emprestar minha guita pra um guitarrista "de verdade" demonstrar rsrsrs

Obrigado de novo, cara...

Abraço

gabriel_atc
Veterano
# set/12
· votar


vintagentleman
DevilLub

Esquece o P-94, não recomendo. Nem a Gibson tem usado eles (ainda fazem?).


Porque vc falou pra esquecer deles? Não são bons ou no caso da semi-acústica é diferente?

Estou interessado numa Epiphone semi-acústica Riviera, que vem com 2 caps p-94, da Gibson. Quero tocar blues, jazz e rock clássico com ela.
Será que é boa essa guita ou seria melhor uma Shareton II?

MMI
Veterano
# set/12
· votar


gabriel_atc

Fui eu que disse isso... Só acho que os caras tem uma guitarra com P-90, trocar por P-94 vai precisar abrir mais espaço na guitarra (o P-94 é do tamanho de humbucker) e não acho que compensaria. Se eles iriam trocar o P-90 deles, que trocassem por captadores bons de verdade, que fazem mais diferença.

A Riviera e a Sheraton são boas guitarras da Epi, vai um pouco de gosto.

vintagentleman

Os mais legais eu já falei... Mas olha outros handmades de captadores:

SD pickups
TTS Pickups
Porter Pickups
Klein Pickups

Eu acabei me invocando com os Gibson P-90 e acabei encomendando um set Lindy Fralin para mim, ele dá opção de under/overwound, cor e fio que vai usar. Muito legal.

gabriel_atc
Veterano
# set/12
· votar


Hum... entendi.
Na verdade sou músico iniciante. Tenho uma Epi LP Standard e uma Fender Strato Standard Mexicana com caps Texas Special.
No caso da Riviera, se eu comprar ela não pertendia trocar os caps. Não de início, pelo menos. Você acha um bom conjunto essa Riviera com os P-94? eu ia na Casino, mas me falaram que dá microfonia porque ela é totalmente oca.

MMI
Veterano
# set/12
· votar


gabriel_atc

Em maior ou menor grau, ambas vão dar microfonia porque é uma característica da contrução de ambas. Tem a questão dos P-90 x humbuckers, na minha opinião é a principal diferença entre elas. Eu gosto de P-90 mas tem quem não goste, principalmente uns caras que nunca tocaram com um e acham esteticamente feios, por isso falam mal.

vintagentleman
Veterano
# set/12
· votar


MMI

ele dá opção de under/overwound, cor e fio que vai usar. Muito legal.

Que trem é esse?

Ah, em relação às opções bacanas que você sugeriu, acho que vou ficar com os JBE mesmo, inclusive andei pesquisando e acredito que dê para achar até em grandes lojas tipo Music123 etc.

Menos de um mês para viajar e já tenho uma listona... rsrsrs

MMI
Veterano
# set/12
· votar


vintagentleman

A cor é simples, pode ser preto ou creme, no caso dos P-90s. Com overwound ou underwound, significa a quantidade de voltas de fio no captador. Com isso muda a força do captador e o timbre, quanto mais voltas mais forte e tende a ser mais grave o captador. Quanto menos voltas, mais claro e brilhante fica, mas fica um pouco mais fraco. O tipo de fio usado também altera bastante o som final. Por isso uma boa conversa é necessária para comprar e acertar um captador com o Lindy, se bem que os "stock" já são muito legais.

Dica: no caso dos JBE, se você se decidir sobre eles, tenha alguns cuidados. Ligue ou mande um email para o hotel perguntando se eles recebem pacotes para hóspedes sem cobrar taxas (não é seu caso, né? Mas fica para quem ler). Algo muito específico como um P-90 deste é bem capaz de não ter na loja um set, então se assegure de comprar e pegar na loja ou mandar entregar no seu endereço de lá. Caso contrário é capaz de você voltar sem o captador planejado. Fique atento!

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


MMI

Eu gosto de P-90 mas tem quem não goste, principalmente uns caras que nunca tocaram com um e acham esteticamente feios, por isso falam mal.

Isso é que mata. O camarada nunca tocou, e julga o captador simplesmente pela aparência. Já vi gente aqui dizendo que nunca colocaria um P-90 na guitarra porque ele parece um dominó.

Pobres mortais, definitivamente não sabem o que falam...

Valotao
Veterano
# set/12
· votar


Dominó foi foda, ri alto aqui....!
Esses caps de boutique devem ser muito tesão... quem arrumar depois coloca uns samples pra galera sentir o drama!
Eu tenho p-90 na minha guitarra e acho o som simplesmente sensacional... nao vou trocar nunca. O único problema foi a diferença de volume entre os caps... depois de muito pesquisar na net, e depois de medir a resistencia de outros p-90 gibson com meu luthier, e comparar com os meus, concluímos que eles vem desse jeito mesmo (o que é MUITO bizarro...). Mas foi só colocar um calço debaixo do captador e o som ficou animal.... Nao dá nem pra ver, e resolveu meu problema.

gabriel_atc
Veterano
# set/12
· votar


Valeu pela dica da Riviera.
Abraço.

DevilLub
Veterano
# set/12
· votar


renatocaster
Kkkkkkkkk, cara ri muito dessa historia do dominó.
E eu concordo plenamente, essas pessoas não tem noção do que falam, eu ja troquei a guitarra com p90 que me fez criar esse topico, por uma clp2, quando eu fui na casa da pessoa que realizei a troca, o som limpo da minha ex-vintage(p90) era completamente superior ao da clp2, algo que voce escuta e diz ' nossa, que clean lindo ', porem o som bastante aveludado, nao me agradava, a guitarra era bem pra jazz, e "nao" aquele bom e velho hard rock. Mas os p90 wilkinson stack dela, eram maravilhosos.

vintagentleman
Veterano
# set/12
· votar


Valotao


A minha tem essa diferença de volume também, entre o cap do braço e o da ponte, que é muito mais alto. Cheguei até a abrir um tópico para discutir, mas cheguei à conclusão de que é normal mesmo, daí eu querer trocar o bicho...

Valotao
Veterano
# set/12
· votar


vintagentleman

Então cara...meu problema era exatamente o mesmo! E minha reação foi exatamente a mesma: "esse captador tá bichado"... pq a diferença é gritante mesmo. Fiquei encucadaço, pesquisei pra caramba, não sabia se era problema de jack, de solda fria, ou interno do captador, etc etc... Acontece que comparando com outros p-90 que meu luthier tinha, deu exatamente na mesma... e outra, na net achei vários casos iguais... fóruns gringos, etc. Vê só o video desse cara com uma es-330 (a irmã rica da casino)... o som do cara "some" quando ele muda pro captador do braço:

http://www.youtube.com/watch?v=Hh8AooPOLIM

Enfim, desde que eu mudei a altura do cap da ponte tudo ficou certo... o som tá do caralho e eu não penso mais em mexer na guitarra. Eu acho que esses caps vem assim mesmo... sei lá por que diabo!! A gibson devia fazer algo a respeito, pq é bem frustrante quando não se sabe sobre esse problema...

vintagentleman
Veterano
# set/12
· votar


Valotao

História idêntica...

vintagentleman
Veterano
# set/12
· votar


MMI


Seguindo seu conselho já comprei no site e mandei pra casa da mana este set aqui ó:

http://www.joebarden.com/main.php?section=Products&pageID=JBESoapbars

na cor creme.

Andei vendo uns vídeos e é exatamente o som que eu procuro, e vai ser um baita up na minha Gibs.

Só de ver a lista dos caras que usam os JBE, tipo os caras dos Stones e do Aerosmith, Eagles etc... Nossa!

Foi mais caro do que eu pensava em gastar em captadores, mas pra mim foi uma compra racional porque eu ia pegar uma Fender daquelas MSP, mas não tenho nem onde por mais guitarra, sendo que ainda continuaria insatisfeito com o som da Gibson.

Valeu a dica. Quando instalar os novos pups na guita farei meu primeiro review conforme combinado. Mas vou tocar coisinha simples só pro pessoal ter noção de como ficou o equipamento rsrsrs

Abraço

MMI
Veterano
# set/12
· votar


vintagentleman

Aí sim, hein? Parabéns pela aquisição.

Abç

vintagentleman
Veterano
# set/12
· votar


MMI


E foi bom você avisar que não estaria disponível para pronta entrega...

Os caras acabaram de me avisar que o envio demorará uma semana a mais para ocorrer.

Se eu fosse esperar para comprar lá o atraso se somaria ao prazo normal e não daria tempo de receber a encomenda.

Obrigado novamente. Seu conhecimento é muito útil nesse fórum onde muitos dão opiniões sem fundamentar, ou então sobre assuntos que desconhecem completamente, submetendo os demais a "achismos". Coloquei mais um pontinho lá em cima para sua coleção rsrsrs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Troca de Captador P90