Gosto mesmo é de Rock, mas o João Bosco e o Raimundo Fagner

Autor Mensagem
vintagentleman
Veterano
# ago/12


...são uns caras muito fodásticos mesmo!

Eu sempre gostei de MPB também, embora aceite a crítica de que de popular não tem quase nada o estilo. Aliás é musicalmente muito sofisticado com acordes que eu considero muito difíceis, sem contar o ritmo e o feeling únicos do brasileiro (eu não tenho, rsrsrsrs).

Sempre fui fã desses dois caras, mas vi o Bosco no programa Sarau do xarope do Chico Pinheiro, e eu me lembrei do talento gigantesco do cara ao violão... A filha dele também canta tanto quanto o pai (gosto dele no vocal também).

Aliás alguém poderia falar sobre o guitarrista da banda dele, que é o mesmo há séculos (tão bom que até dói), ele toca com uma semi e tem um estilo jazzístico impecável...

Outra coisa, se puderem aproveitem e já falem do guitarrista do Fagner do fim dos anos 70, se alguém souber, tenho interesse em saber mais porque o cara era do caraio também, tipo naquela música do Gonzaguinha, Guerreiro menino...

Abraços

edumartins
Veterano
# ago/12
· votar


Nessas eu nao posso ajudar, mas posso sugerir alguns outros dessa área:

Um cara que tem uma banda sensacional tambem é o Ivan Lins. Só craque. Não sei se o guitarrista dele ainda é o Leonardo Amuedo, um cara que manda demais, e é super seguro ao vivo.

O primeiro disco do Edu Krieger tem um trabalho de guitarra maravilhoso feito pelo irmão dele, o Fabiano. Um dos trabalhos com guitarra que mais gosto, ainda mais por fugir completamente do tradicional e do feijão com arroz. é basicamente um trabalho de texturas e timbres do que um trabalho de acompanhamento.

Outro guitarrista de MPB que gosto muito é o Fernando Caneca. Tem um trabalho bem legal, mas tradicional.

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


edumartins

Tá aí, legal, vamos expandir o tópico para grandes guitarristas da MPB, sem esquecer que eu preciso saber sobre os caras que eu citei...

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


blza...vou ficar acompanhando o topico entao pq nao sei nada sobre nosso rico cenario de guitarristas mpb!

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


Lembrei de outro cara que manda ou mandava bem na guitarra solo, que era ou é guitarrista do Djavan, Vocês já ouviram o solo de Cigano? Se não, não sabem o que estão perdendo... Coisa de louco, muita técnica e criatividade e um timbre lindo...

pOkiz
Veterano
# ago/12
· votar


Cara, sou do rock, mas digo, pqp o Fagner é um mito, muita qualidade mesmo.

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


vintagentleman

O guitarrista do Fagner no final dos anos 70 era ninguém menos que Robertinho do Recife, talvez o primeiro Shredder brasileiro.




Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


O guitarrista que estava com João Bosco, não sei se esta ainda é o Nelson Faria.




Obs: Apesar de minha prai também ser o Rock´n´Roll, acompanhei um cantor de MPB por muitos anos. Conheço "um pouquinho" a respeito e tenho muito respeito e gratidão a esse gênero musical.

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Apavorou cara! Sabia que os caras só podiam ser fod0es. Eu não sei tocar mas reconheço a qualidade quando ouço... rsrsrs

E o do Djavan, alguém sabe?

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Mas o do Bosco que eu tava pensando é um de cabeça branca e não careca... Embora o careca apavore também... e muito!

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Do Djavan é o João Castilho. Aqui mostrando que "manja" de Blues.





LeandroP
Moderador
# ago/12
· votar


vintagentleman
Vocês já ouviram o solo de Cigano?
... E o do Djavan, alguém sabe?

Essa guitarra é do Celso Fonseca.

Lindo solo!!!

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


vintagentleman

Quem tocou com João Bosco é o Ricardo Silveira, um grande guitarrista, fez a direção musical do Cd dele de 2009.
Mas talvez você esteja falando do Nelson Faria que faz shows com o João Bosco também. É algum desses?

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Ainda que você curta rock, se tiver a oportunidade de tocar com caras bons da MPB, não desperdice. A MPB me proporcionou conhecer e tocar com muita gente boa. Grandes brothers e grandes músicos.

Entre eles, o Marcos Ferr, este baterista com a qual toquei por mais de 3 anos...





Aqui, mandando ver num fusiom, mas acreditem ele é fã de Kiss...kkk

"Aí Marcão, saudades...manda notícias viadu!"

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


MMI

É o Ricardo Silveira mesmo, mas o outro também é o máximo. Aliás nossos guitarristas profissas não devem nada aos mestres estrangeiros.

Ruim é que eu me dou conta do tanto que eu não sei...rsrsrs

pOkiz
Veterano
# ago/12
· votar


É uma pena ver as músicas boas do Brasil, como a MPB sumindo sem mais nem menos...

Após morrer Caetano Veloso, Oswaldo Montenegro, Fagner, Peninha etc... oque nos vai restar de MPB? :/

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


vintagentleman

Ah... Mas esses caras a gente tem que ter como meta de um dia chegar perto, se for comparar eu paro hoje mesmo, não dá nem graça.

Uma história engraçada: uma vez eu estava numa loja de instrumentos com amigos (os donos da loja) e eis que surge o grande Torquato Mariano. O cara é muito gente boa, papo vai, papo vem, o cara pega umas guitarras e começa a tocar. Ficou coisa como 1 hora tocando, experimemntando guitarras, papeando até que de repente dá um estalo no cara e ele me fala: "porra, só eu fico tocando, pega a guitarra e toca aqui senão monopolizo!". Velho, a vontade foi de sair correndo para casa e me esconder debaixo da cama, por isso fui logo falando: "eu não, eu tenho vergonha na cara de tirar a guitarra da sua mão e tocar!".

Um cara novo que tem arrebentado, fazendo muito sucesso lá fora e tocando com o que há de melhor é o Chico Pinheiro. Esse cara é muito bom. Ele fez um show onde foi chamado pelo Anthony Wilson (o cara que tocou no último CD do Paul McCartney, guitarrista da Diana Krall) e mais dois caras numa exposição em NYC sobre guitarras archtops ultra-sofisticadas. O resultado foi impressionante, meio difícil de entender e de ouvir, mas fenomenal. E mostra que o Chico não deve nada para ninguém.



vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


pOkiz

Cara, nem pense nisso...

Esses caras ainda têm muita lenha para queimar...

Se bem que agora fiquei preocupado, já pensou se acontece com a MPB o mesmo que ocorreu com o rock nacional?

É moçada, quando (re) ouvimos bandas como Civil e Zero é que vemos o que foi perdido e não será recuperado. Nessa época o rock era a principal música do Brasil, inclusive comercialmente (no bom sentido). Mas agora, me desculpem, mas é tudo horrível...

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


MMI

Também não arriscaria uma JAM assim, não!!! Rsrsrsrs...

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


vintagentleman

"Se bem que agora fiquei preocupado, já pensou se acontece com a MPB o mesmo que ocorreu com o rock nacional?"

Cara, o maior problema que ocorreu com essa música brasileira de qualidade foi a ignorância e preconceito do público.

Eu sou rockeiro, mas vamos ser sincero, rockeiro quando não é músico só fala bosta. Os rockeiros nunca deram valor ao Rock 80 brazuca. Para eles, só o Rock Internacional possui músicos bons. Vivem discutindo essas criancices de que fulano é melhor que beltrano e etc.

Quem já teve a oportunidade de ver Lulú Santos, por exemplo, tocando coisas diferentes de seu trabalho, sabe que ele é um guitarrista bastante competente.

Então porque ele não bota um solo, estilo fulano na música dele? Simples, porque o trabalho dele não pede este tipo de execução. O rock brazuca, influenciado pelo pós punk e new wave, somado a jovem guarda e anos 60, fazia Pop Rock, sem espaço para virtuosismos, ainda que alguns toquem muito bem.

Ah, mas o Dado da Legão toca mal prá caralho!! E o Kurt Cobain? por um acaso tocava bem?

Percebe? O preconceito impera!

Eu não tô falando de "gostar" ou "não gostar"... isso é outra conversa.

Estou apenas dizendo, que analisar música com cabeça de metaleiro tapado... é foda!

Se você mostrar um trabalho do Armandinho Macedo prá um destes caras ele vai rir, vai dizer que o "Malmsteen" toca mais.

Só que quando ele souber que o Steve Vai tem todos os CDs do Armandinho Macedo ele faz cara de ku.



MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

O Armandinho é phoda! O que ele faz com essa guitarra baiana é impressiona, até o timbre ele tira com os dedos. Vai tocar para ver, sai tudo agudo e feio, mas na mão do cara fica demais. O cara é mestre, muito gringo reverencia o cara mais que a gente daqui, onde os metaleiros tapados falam até que ele é do axé. Nem dou conversa para uns caras desses...

LeandroP
Moderador
# ago/12
· votar


Site muito legal:

http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/indice.htm

edumartins
Veterano
# ago/12 · Editado por: edumartins
· votar


Após morrer Caetano Veloso, Oswaldo Montenegro, Fagner, Peninha etc... oque nos vai restar de MPB? :/

Tem muita coisa boa surgindo e acontecendo ainda no campo da MPB. Infelizmente nem sempre chega ao grande público, ou por falta de divulgação, ou por preconceito, ou até por preço, como é o caso do catálogo da Biscoito Fino, que é maravilhoso, mas lamentavelmente tem o produto mais caro do mercado.

Alguns nomes que posso sugerir, se alguém tiver curiosidade: Roberta Nistra (violão e cavaco - MPB/Samba), Rodrigo Maranhão (violão e cavaco - MPB), Edu Krieger (violão de 7 e 8 cordas - MPB/Pop), Marcelo Caldi (sanfona - forró, MPB), Nikolas Krassic (violino - samba, mpb), Raphael Gemal (violão - MPB), Bondesom (Jazz, Latino, MPB - instrumental), PC Castilho (percussão, violão - MPB), Julio Dain (MPB). Todos do Rio.

Obviamente nem todos eles tem guitarra, mas os medalhões do gênero nem sempre usam guitarra também... Na verdade, desses que listei aí em cima, só o Edu Krieger (que é aula de violão e tem guitarra pacas no disco) e o Bondesom tem guitarras mais em evidência. O resto foi só pra exemplificar uma galera bem legal daqui do estado e continuar o bate papo. :-)

Olha o arregaço:
http://www.youtube.com/watch?v=w85c6TLvwTw

edumartins
Veterano
# ago/12
· votar


Dos antigos ninguém pode esquecer do Pepeu, que é mais pop, mas foi do Novos Baianos, e o trio elétrico Dodô e Osmar, que é um arregaço.

edumartins
Veterano
# ago/12
· votar


Leonardo Amuedo, guitarrista do Ivan Lins:
http://www.youtube.com/watch?v=wFy8k7-eufU

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig,

Que guitarra é aquela do Armandinho? É daquelas travel guitars?

Quanto ao Lulu quem tem o mínimo de noção sabe que o cara já era um baita guitarrista no começo dos anos oitenta...

edumartins,

Pois é, cara, a MPB se sofistica e se elitiza cada vez mais. O Biscoito Fino é para iniciados... Nunca vai chegar ao povão, mas quem sabe seja até uma vantagem, porque a idiotice da massa está cada vez maior com os tchus e tchas da vida e o nhem nhem nehm... O pessoal agora está até desaprendendo o falar mais básico...

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


vintagentleman

Aquilo é uma guitarra baiana, projeto e invenção nacional. Quem se destaca na fabricação delas é o luthier Elifas Santana, que é quem faz as do Armandinho.

Rednef2
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Além disso, Steve Vai curte Robertinho de Recife.

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


Pessoal,

Aliás, se não me engano, o Robertinho do Recife ficou em primeiro lugar das paradas diárias das rádios tocando o Hino Nacional em versão guitarrística e instrumental...

Nossa, lembro de ligar o rádio na Transamérica e o locutor falar que em primeiro lugar da parada estava o Hino Nacional do Robertinho e eu pensei "What a f...!!!" Daí eu ouvi o som e era absolutamente incrível a versão, bem rápida. Surreal...

E me desculpem, não é porque eu sou brasileiro não, mas acho melhor que a versão do Hendrix de Star Spangled Banner, pelo menos em relação a qualidade da execução...

Alguém talvez possa dar mais detalhes...

flavio guitar
Veterano
# ago/12
· votar


vintagentleman

Cara, sinceramente MEUS PARABÈNS !!!

A poucas pessoas principalmente os caras que gostam de Metal e Rock, que são meio Abilotalados ... sabe aquelas coisas de Ouvir só Rock e Metal e blá, blá blá ...

Músico tem que ouvir de TUDO, eu sou do partido do B.B King qu diz:

- Música não tem estilo, apenas existe musica boa e música ruim ...

EXCELENTE Gosto você tem ... ótimas referencias MESMO ! os caras que tu citou, principalmente o João Bosco, são FENOMENAIS !!! Muito TOP mesmo, mas INFELIZMENTE nem pelas pessoas "NORMAIS" nem pelos MÙSICOS tem o reconhecimento que deveria ...

Isso cara !! Nota 1000

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gosto mesmo é de Rock, mas o João Bosco e o Raimundo Fagner