Guitarra ou Baixo?

    Autor Mensagem
    rvrn
    Veterano
    # ago/12


    Olá! Bem, não sabia se postava aqui na área de Baixo mas vamos lá... tomara que vocês possam me ajudar!

    Eu cresci ouvindo Rock e Metal, e sempre tive uma grande vontade de ser guitarrista profíssional, mas sempre achei que fosse muito difícil, falavam que eu tinha que fazer aulas, mas odeio aulas, queria aprender sózinho. Então resolvi comprar uma guitarra... Comprei uma Tagima Memphis MG22 para tentar, maaas vi que sou uma negação, nem tenho idéia de como começar... Não entendo nada de cordas, pedais nem nada disso... tentei ver uns vídeos aqui do cifraclub mas ainda assim não consegui. Imagino que o único jeito seria fazer aulas mesmo, eu estáva quase me matriculando quando comecei á me questionar "será que é tocar guitarra mesmo que quero aprender?". Pois os meus maiores ídolos são baixistas(Cliff Burton e Steve Harris), e eu curto muito o som de baixo. E então, eu gostaria de saber, como "sei" o instrumento que combina mais comigo? Tenho 16 anos e não gostaria de aprender á tocar um para depois ter que mudar... Queria me dedicar a um só e ser bom naquilo... mas tenho medo de me arrepender e ser "tarde" demais. As vezes penso que não deveria nem tentar pois acho que não vou conseguir ser um guitarrista ou baixista profíssional, mas minha vontade realmente é fazer parte de uma banda e "ganhar a vida com isso"... e agora? Vocês podem me ajudar?
    Obrigado!

    sebber
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Cara, você tem 16 e já acha que daqui a pouco pode ser tarde demais pra fazer alguma coisa?... Calma aí, relaxa.

    Já pensou em tocar guitarra numa banda e baixo noutra? Ou então os dois instrumentos alternados na mesma banda, sei lá.

    Com certeza em algum momento você vai perceber que um dos dois te dá mais vontade de seguir carreira, daí você aposta nele, mas não esqueça os outros. Às vezes ajuda tocar teclado, bateria e outros também, mesmo que não seja pra ser bom, só pra ter um leque maior de, digamos, influências.

    RuanbestXx
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    sebber
    Já pensou em tocar guitarra numa banda e baixo noutra?

    O Jack White faz isso , em uma banda ele toca bateria e faz Back Vocal , em outra ele toca guitarra e canta , sem falar que ele tem a carreira solo dele hehe .

    rvrn
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Poxa, mas já acho difícil eu aprender á tocar e entrar em uma banda com um, quem dirá 2!

    E sobre o "pode ser tarde", é por que a maioria das pessoas começam á tocar com 13~15 anos e com 16~18 já estão em bandas e tal... Estou errado?


    Obrigado!

    lolinhotiago
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu começei a aprender a tocar com 11 anos

    Matheus Ultra
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu comecei com guitarra, com 15 anos, e em mais ou menos um ano fui para o baixo.

    Por que? Porque vi que quase todo mundo tocava guitarra. Sem falar que sou apaixonado pelo timbre do baixo, acho realmente foda.

    Eu ainda preservo minha guitarra, pra quando eu quiser tocar ritmos como hardcore/punk (pq tocar sozinho esses ritmos no baixo geralmente n tem muita graça), mas me considero um baixista já.

    GuitarSyn
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Minha dica é pra você fazer oque gosta,seja tocar os dois ou um só.

    "ah mais se eu acho difícil um imagina dois"

    Man,tu tem que ter determinação,se tu tem vontade,vai ter determinação.Ás vezes você pode até cansar,mas se continuar,verá depois que tudo valeu à pena.
    E ter um professor do seu lado é muito bom,bem melhor que a net ( claro dependendo do seu professor ) . Eu tenho uma guitarra,ainda estou aprendendo,mas já sei bastantinha coisa,e por incrível que pareça,a maioria das coisas que sei aprendi na net,vendo shows ou outra pessoa tocando ou com ajuda dos meus amigos,por que minha aula é só 2 hrs por semana,e eu passo cerca de 4,5,6 hrs com minha guitarra plugada no PC.

    é isso ai cara,faça oque tu gosta e seja determinado !

    Plank
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    como já foi dito, toque apenas um no começo, pois se for pra fazer alguma coisa, faça bem feito.

    quando vc ouve uma musica, vc se sente mais atraído pelo solo da guitarra ou pela linha de baixo ?

    tá na duvida ainda? recomendo que escolha guitarra (era logico que iria receber essa resposta no forum de guitarra). digo isso porque a transição da guitarra para o baixo é mais simples do que a transição de baixo para guitarra (só ver a quantidade de baixistas famosos que já foram guitarristas). sempre gosto de dar uma brincada no baixo durante os ensaios da minha banda, é divertido e não me parece muito dificil (musicas simples).

    enfim, escolha pela sua opinião, e não pela opinião de outros.

    rvrn
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    [quote]quando vc ouve uma musica, vc se sente mais atraído pelo solo da guitarra ou pela linha de baixo ? [/quote]

    Depende da música, mas em geral prefiro mais o som da guitarra... Porém quando escuto alguns soslos do cliff(tipo anesthesia) ou músicas como For Whom The Bell Tolls ou The Trooper tenho vontade de tocar baixo... ~~'

    Vou começar á fazer aulas de guitarra(até porque já tenho uma) e, se não gostar, vou mudar para baixo como o amigo a cima aconselhou.
    Muito obrigado á todos! Porém tenho mais algumas dúvidas...

    É muito difícil aprender a parte "técnica"? Tipo, sobre pedais, cordas, efeitos e afins? Tenho impressão que é muito complicado.

    E, com um bom professor, em quanto tempo mais ou menos eu poderia fazer parte de uma banda "profissional"? (Com muita dedicação)

    Eu sou canhoto, se o professor for destro vou ter mais dificuldade para aprender?


    Obrigado novamente

    cantrell
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    É muito difícil aprender a parte "técnica"? Tipo, sobre pedais, cordas, efeitos e afins? Tenho impressão que é muito complicado.
    É nada parece ser dificil no inicio mas naum é naum e coisa super natural q q vc vai aprendendo com o tempo e com pesquisa e estudo.

    E, com um bom professor, em quanto tempo mais ou menos eu poderia fazer parte de uma banda "profissional"? (Com muita dedicação)
    Naum sei naum kra nunca tive aula mas acredito q com uns dois anos dee pra fazer um barulho numa banda, naum profissional mas dá pra fazer alguma coisa.

    Eu sou canhoto, se o professor for destro vou ter mais dificuldade para aprender?
    acredito q naum.

    vintagentleman
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: vintagentleman
    · votar


    Tem algo errado num cara que vem num fórum de guitarra perguntar se ele deve tocar baixo...

    Neeemm vou lá no fórum de baixo ver se ele perguntou se deve tocar guitarra rsrsrsrs

    Será que ele espera que eu seja neutro e imparcial???

    Melhor ainda, faz assim, começa tocando guitarra e se depois você achar que não é chegado, você "sai do armário" e vira baixista rsrsrs

    kiki
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    rvrn
    E sobre o "pode ser tarde", é por que a maioria das pessoas começam á tocar com 13~15 anos e com 16~18 já estão em bandas e tal... Estou errado?

    redondamente.

    conheço gente que começou a tocar com 18, 25, varias idades.

    aprenda um pouco dos dois. voce é bem jovem.
    eu acho que se voce curte baixo, deve se dedicar a ele. mas saber tocar guitarra e/ou violao te ajuda a tocar baixo.
    essa decisao nao é pra vida toda, voce pode trocar de instrumento depois.

    se voce ta achando tudo muito confuso, talvez seja bom procurar aulas sim. mas nao tenha bloqueios, dá pra aprender bastante coisa por conta, mas nao pode ter medo de procurar e de errar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra ou Baixo?