Para que serve um Fórum de Guitarra?

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# ago/12


Pessoal...
Sei que nunca compartilhei com vocês, mas gosto de escrever sobre variadas coisas e hoje de manhã fiz um artigo de mim pra mim mesmo, sobre essa "coiseiraiada" aqui... hehehe!
O assunto é uma visão geral deste Fórum, é longo e poderia guardar pra mim, uma vez que sendo uma opinião, nem se dá a debater.
Fiz pra cá e nem ia postar aqui, mas como o assunto é pertinente...
Posto aqui o conteúdo para análise e possíveis críticas:
Eis o texto:


“Para que serve um Fórum de Guitarra ?
Noite passada, deitei pensando nesse assunto.
Não pense você colega, que foi o dia arregimentado em afazeres ou os problemas corriqueiros da expectativa pela segunda-feira nascente que me fez dormir assim.
Não!
Foi uma pergunta com que fui presenteado no domingo à tarde que me deixou reflexivo sobre essa questão.
Quando minha filha de dez anos de idade, com uma indagação provocou o seguinte diálogo:
“Pai, o que é esse site que o Senhor fica tanto?”
“É um Fórum de música, de guitarra, filha”
“Pra que serve? Pro senhor conversar com os outros? Usa o MSN.”
“Não filha, aqui a gente só conversa sobre assuntos que o pessoal escreve, sobre guitarra e tal”
“Ah, ta”.

Sei que na sua pouca idade e experiência essa resposta a satisfez, mas não sei por que, aquela simples resposta não estava coerente pra mim, ela se afastou e a pergunta continuou fazendo morada no meu cérebro! Que coisa batuta!

Na verdade, após análise mais profunda, essa visão inicial que eu tinha quando me cadastrei neste fórum de guitarra, acabou sendo um tanto quanto ilusória. Tentarei explanar:

Quando se faz cadastro neste Fórum, a princípio, ele nos parece uma grande sala de bate-papo com assuntos programados (e se olharmos sistemática e friamente, isso é o que realmente é), mas se olharmos com visão mais apurada, percebemos detalhes que ao longo do tempo acabam se inserindo em nós e sem notar ganham peso.
Desta forma, não podemos ignorar alguns fatores que são quase mágicos aqui e que em nenhum outro lugar haveria se não fosse pelo benefício que a Internet nos trouxe.
Aqui se reúnem profissionais de diversas áreas, que possuem hábitos diários totalmente diferentes, de classes sociais por vezes distintas e com objetivos diversos, mas todos movidos por uma única paixão: a música.

Então, ao longo da convivência com companheiros aqui, o usuário “X”, que inicialmente eram apenas letras num monitor, passa a ter personalidade, e simplesmente pelas suas atitudes na escrita, começa a tomar forma e caráter.
Assim, as impressões que temos de cada um começa a transcender a distância, e de repente, o FCC passa a ser uma grande família, cada qual com sua atitude e papel dentro do Fórum.
Aqui conheci companheiros que talvez nunca encontrarei fisicamente, mas que já estimo, aprecio e admiro.

Então, a observação inicial que fiz a mim mesmo quando deitei:
“Pra que realmente serve esse bendito Fórum em que me meti? Que perda de tempo terrível!...”
Começou a dar lugar às coisas que aqui vi e vejo...

... Vejo nosso amigo moderador, sempre fiscalizando, colaborando para a ordem geral, sendo implacável com assuntos que pesam sem acrescentar.
... Vejo iniciantes, com dúvidas comuns, dizendo as palavras proibidas: “Usei a busca”.
... Vejo nosso companheiro que toca muito e sempre em tópicos interessantes esbanja técnica, sendo um espelho pra nós.
... Vejo nossos amigos profissionais, nos trazendo reviews e detalhes dos equipamentos que precisamos conhecer.
... Vejo nossos queridos luthiers que de boa vontade dividem seu conhecimento conosco, curiosos.
... Vejo também o quanto fui e fomos beneficiados e o quanto aprendemos com pessoas de diversas regiões do Brasil e que de boa vontade compartilham o mesmo gosto que nós...

Então, a minha observação, amigão, começa a ter outra resposta:
Esse fórum é composto de sonhadores e lutadores, cada qual em um nível, mas todos galgando a mesma escada.
Cada qual indo pra um caminho, mas todos na mesma luta.
Uns poderão ficar famosos e obterem o reconhecimento de uma vida de estudo no instrumento, outros continuarão nos seus quartos, ainda enquanto velhos, compartilhando e aprendendo... ... mas todos estarão em uma só escalada.

Ora, se você ainda não entendeu, preste atenção!
Não viu o membro novato, que na ânsia de comprar uma equipamento para o filho, foi presenteado com uma guitarra por outro usuário?
Fala pra ele que isso aqui não vale e que as pessoas pensam só em si! E ele vai te responder que ele fez uma nova amizade aqui e esse fórum é mais do que parece!
Não viu nosso amigo que se tornou endorsee de uma marca conhecida após muito labutar, sempre com perseverança, postando vídeos pra galera e dividindo com humildade seus conhecimentos, muitas vezes com uma Dolphin na mão?
Diga pra ele que não compensa estar aqui! E verá que ele mesmo tornou-se modelo de quem sempre acreditou nesse Fórum e creu que um dia tudo pode dar certo!

Acordemos!
Aqui não lidamos com letras, aqui conversamos com pessoas reais, isso aqui que muitas vezes desprezamos, é remédio, é hospital, é combustível e o lugar dos sonhadores.
Faça amigos aqui, ignore as distâncias, elas só existem na sua cabeça, reconheça o trabalho alheio e apresente o seu com humildade.
Não divida, some!
Faça esse Fórum ser mais do que uma página branca e azul onde você joga suas opiniões...
Veja o que realmente ele é: Um lugar de encontrarmos refúgio pra problemas e lutas, um lugar onde nos unimos a quem nunca vimos.
Assim, teremos um legado a deixar aos que aqui entrarem.
Sei que esse texto não acrescenta muito e é até cansativo, mas ao menos você já tem algo mais a ensinar, quando um dia porventura, um filho seu lhe perguntar o que isso representa!
Aos moderadores, se esse texto estiver sendo usado de maneira impeertinente e quiserem fechá-lo, vou entender, esse artigo não fala só de guitarra mesmo...

... Fala também de esperança, de perseverança, de respeito... e hombridade!”

Um bom início de semana a todos nós!

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Parabéns pelo texto, muito bom e "cheio de bends feelingzentos"...heheh

Também sou amigo das "letras" gosto de escrever..e parodiando Titãs:

Eu não sei tocar, mas eu toco!
Eu não sei escrever, mas escrevo!

Sabe, amigo, por motivos pessoais, fiquei mais de 12 anos sem tocar e, acredite, 10 deles sem colocar a mão num instrumento!

Voltei à pouco, por conta de um filho de 11 anos...rs, que tá tocando bateria prá caramba!

Nessa ordem:

- Ressuscitei minha guitarra (Há 12 anos dentro de um case)
- Entrei pro FCC
- Comprei um ampli, que chega no final do mês.
- Mandei minha guita prá um Luthier (voltou hoje!!)
- E assim volto a tocar, como iniciante, aos 50 anos, com um batera de 12!

Mais feliz que "vira lata no lixão"!!

Parabéns!!

Leomju
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Mais feliz que "vira lata no lixão"!!
Hahaha... com certeza, sabe, a música não tem idade mesmo...
Vejo Clapton tocando e fico babando!
Parabéns a você pela disposição amigão e pela contribuição que tem dado pra gente aqui!

Ah... esses "Feeling meio bregas" na escrita foram propositais, sou meio saudosista!
Prefiro um Bassman a um Mark V!

Hehehe... valeu amigão, obrigado pela visita!

ayrtontorres
Veterano
# ago/12 · Editado por: ayrtontorres
· votar


Leomju, após sua valiosa ajuda, nem poderia esperar um texto seu com menos relevância.

Parabéns por se expor e interpretar tão bem o sentimento que acredito, a maioria dos participantes tem. Não tenho como duvidar que a música ajuda a moldar um bom caráter.

Não sou músico mas estou me tornando o pai de um. E esse pai aqui pode tornar o início da sentença em negrito uma inverdade, pois estou vendo com o professor do meu filho horários para EU ter aulas.

Estou começando tarde. Proporcionalmente mais do que o Lelo Mig. Taí outro amigo que me ajudou também. Quando conseguir tocar algo, sei que o prazer será como o do meu filho tirando sua primeira música.

Palavra do pai, que sem ser músico, fez ótimas amizades, e que vai poder proporcionar ao filho, um primeiro equipamento bem melhor do que o inicialmente imaginado, utilizando o conhecimento passado por vocês.

Graças também ao Claudio O.C., que DEU uma guitarra e tudo o que poderia acompanhá-la para meu filho. Pelo simples prazer de ver a alegria no rosto dele.

Altruísmo ainda existe.

Um abraço

Ah sim... Esse fórum é mais do que parece. MESMO!!!

davidevh
Veterano
# ago/12
· votar


cara vai dormir , melhor do q escrever uma biblia como essa ai

pOkiz
Veterano
# ago/12
· votar


Por esse comentário acima que as vezes me faz pensar se realmente existe uma pessoa ali ou são simplesmente letras mesmo ¬¬

No mais, belo texto, é isso ae mesmo. O ser humano tem mania de ser mais corajoso, mais valente, mais 'sabidão' quando se está atrás de um monitor, isso tem que acabar, porque hoje a internet se equipara facilmente a vida fora dela. Temos que parar de enxergar apenas letras, e como dito, passar a enxergar pessoas atrás disso tudo.

De Ros
Veterano
# ago/12 · Editado por: De Ros
· votar


Leomju

Que post du cacete!!! Muito legal mesmo, velho!!! Concordo com muito do que tu escreveu!

tchedovollosky
Veterano
# ago/12
· votar


Leomju
Eu acho que com o passar do tempo nós nos esquecemos das coisas obvias, este topico me fez lembrar o porque que eu estou aqui!

pOkiz
Por esse comentário acima que as vezes me faz pensar se realmente existe uma pessoa ali ou são simplesmente letras mesmo ¬¬
bom nesse caso...

É verdade.

Cristhyano
Veterano
# ago/12
· votar


Pra conhecer muita mulher e dar muito BJO NA BOK

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


Leomju

Belo post.

Muitas vezes vemos tópicos que nos levam a pensar sobre a essência disso aqui.... tanto pro bem como pro mal.

Já li (e postei) muita coisa sobre como o FCC podia ser melhorado, sobre o volume de tópicos repetidos, sobre a gurizada que não se cansa de polêmicas "Slashianas".... mas também já li (e postei) muito sobre como isso aqui evoluiu, como a galera se ajuda, sobre a qualidade das informações que temos.

Quem acompanha o FCC a mais tempo vai lembrar de como tinhamos discussões, bans etc... Hoje vejo o FCC como uma fonte inesgotável de informações, de troca de conhecimentos. Mesmo assim, não custa nada lembrar que devemos primar por manter a cordialidade e a camaradagem e ter um pouco de disciplina para sempre buscar uma melhor organização, claro, sem esquecer da alegria e da descontração.... porque além de tudo isso, o FCC é pura diversão!!!

Night Guitar
Veterano
# ago/12
· votar


Me sinto um pouco da mesma forma, e concordo com muito do que esta ai, mesmo sendo novato e não postando muito por aqui, participo de outros foruns e realmente, depois de um tempo se criam laços fortes de amizade.

Seu texto me fez pensar o que realmente estou fazendo aqui, e me ajudou, estamos todos juntos nessa relação de amor e odio, frustração e realização chamada musica.

Ramon Ibanez
Veterano
# ago/12
· votar


Leomju
É muito interessante mesmo o assunto abordado, e confesso: Entro aqui pra tentar dar uma ajuda pra galera, já que o que eu consegui foi perguntando muito, mas alguns tópicos já começam a cansar pelo título, e ainda se compartilha muita informação tendenciosa, com pouco fundamento, bastante preconceito e com uma dose de modismo....
Mas a batalha é vencida aos poucos, muitas respostas são de alto nível e eu aprendo umas coisas legais por aqui, e juntos acho q podemos melhorar em muito o cenário musical em geral!
Parabéns a todos!

Leomju
Veterano
# ago/12 · Editado por: Leomju
· votar


ayrtontorres
Valeu amigão, o Claudio.OC me surpreendeu no seu caso, fiquei feliz pacas. Um abraço!

davidevh
Blz cara, fica a opinião!

pOkiz
Temos que parar de enxergar apenas letras, e como dito, passar a enxergar pessoas atrás disso tudo.
Então, às vezes por causa dos assuntos deste Fórum, escrevemos de forma agressiva sem pensar no outro lado. Valeu!

De Ros
Valeu velhão. Vejo você sempre positivo aqui, tocando seu trabalho em frente! Obrigado mesmo!

tchedovollosky
Valeu amigão.

Cristhyano
A Internet tem diversos usos, hehe.

Jinkxs
não custa nada lembrar que devemos primar por manter a cordialidade e a camaradagem e ter um pouco de disciplina para sempre buscar uma melhor organização, claro, sem esquecer da alegria e da descontração....
Então, me divirto muito aqui e hoje aprendi a ignorar e ser cordial até com as críticas, afinal aqui tem opiniões diversas e temos que respeitar.
Ah... com isso aprendi realmente a me divertir muito mais!
Como eu disse ao De Ros ali em cima, que faz seu trabalho e põe pra andar mesmo!
Valeu!

Night Guitar
Valeu cara, pela presença.

Ramon Ibanez
Valeu amigão, realmente admiro alguns que são verdadeiras enciclopédias aqui e estão sempre ajudando!

hcunha
Veterano
# ago/12
· votar


Muito Bom!! as crianças são pura filosofia.

LeandroP
Moderador
# ago/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Leomju

Eu não gosto deste fórum. Participo desde 2003 e tô aqui até hoje porque eu não gosto mesmo!

Brincadeira... Belo tópico!


ayrtontorres
Não sou músico mas estou me tornando o pai de um.

Você já sabe muito mais coisas que um músico deveria saber.

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


Leomju

Muito bom o texto, cara. Sua síntese foi perfeita, concordo com tudo o que disse. Hoje em dia o ambiente do forum realmente é muito mais saudável, e eu me surpreendo mais com algumas coisas positivamente do que negativamente.

Meu cadastro no forum completou 9 anos no mês passado, mas só voltei a frequentar e postar mais assiduamente por aqui no ano passado. Durante um bom tempo fiquei acompanhando o forum à distância como um mero espectador. Presenciei todos os "barracos" e "bunda lelês" que costumavam acontecer há uns 4, 5 anos atrás.

Se hoje o forum é mais "clean", isso se deve também ao fato de as pessoas que frequentam terem a noção de o ambiente por aqui pode ser o mais saudável possível. Tem as brincadeiras, as críticas, mas todo mundo procura se respeitar. Claro que tbm tem os desentendimentos, como em qualquer lugar tem, seja ele à distância ou presencial. E obviamente o trabalho dos moderadores também, que fazem de tudo pra deixar a casa o mais arrumada possível.

Às vezes vc dizer certas coisas pela internet é meio complicado, até esse jogo de cintura vc tem que ter. Porque a pessoa não te conhece, e pode levar a coisa mal interpretada e tomar como ofensa. Não é a mesma coisa de vc argumentar com a pessoa "fisicamente". Ali vc tá dizendo na hora, tá explicando, tá gesticulando, é diferente. Aqui, não tem isso. Vc posta, e tem que esperar a pessoa responder pra ver se ela entendeu bem ou mal entendeu.

É isso, tamo junto e vamo que vamo!

Abs

joao b.
Veterano
# ago/12 · Editado por: joao b.
· votar


Leomju

Concordo plenamente com todas as suas palavras!

Que pena que alguns usuários deste forum não veem dessa forma.

Sempre aprendo por aqui, grande parte do conhecimento musical que tenho hoje, saiu dessas páginas "azuis e brancas"!

Sinto orgulho de fazer parte desta comunidade, ajudando (ainda que de forma limitada), e sendo ajudado (na maioria dos casos).


Grande abraço a todos!

Mestre Slash
Veterano
# ago/12
· votar


Leomju
Eu tb me questionei sobre isso a poucos dias, e no texto tu mostraste mais do que eu havia pensado como resposta.
Aliás excelente texto.

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


Leomju

Então, me divirto muito aqui e hoje aprendi a ignorar e ser cordial até com as críticas, afinal aqui tem opiniões diversas e temos que respeitar.
Ah... com isso aprendi realmente a me divertir muito mais!


Éhhhh esse é o espírito!!!!

renatocaster

Presenciei todos os "barracos" e "bunda lelês" que costumavam acontecer há uns 4, 5 anos atrás.
Se hoje o forum é mais "clean", isso se deve também ao fato de as pessoas que frequentam terem a noção de o ambiente por aqui pode ser o mais saudável possível

Cara... foi uma notável transformação de lá pra cá. E ela se deve muito ao trabalho dos moderadores que inibem as "trocas de gentilezas" mas também à própria comunidade, que com o tempo isola os indivíduos com "mal comportamento".


LeandroP

Eu não gosto deste fórum. Participo desde 2003 e tô aqui até hoje porque eu não gosto mesmo!

Dinossauro!!!! Ushsushashua....!!!! E masoquista.... affff

Alan_Domingues
Veterano
# ago/12
· votar


Ótimo texto.

Estou aqui desde 2003, e já me ajudaram assim como já ajudei muuuuuito. Meu ICQ e MSN que o digam.

Hoje vejo um FCC bem mais calmo. E a galera que curte trazer a discórdia e ser negativa aos poucos foram embora.

Ficam apenas como anônimos com outros nicks sempre lendo e acompanhando.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ainda bem que o FCC tá mais calmo. Enfim, muitos usuários cresceram, amadureceram. Hoje, estes, quem sabe, tem até filhos. :) A responsabilidade e ponderação chegaram... :)

Espero que continue assim, organizado, provendo amizades, assuntos interessantes, dinâmico e esclarecedor, pra todas as idades (mesmo com todas as suas imperfeiçoes!!!)

Valeu Leomju

:)

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


Engraçado como cada forum tem uma alma, uma consciência geral, uma forma única de reagir, mesmo sendo manifestada por diferentes pessoas que nem se conhecem . Acho que em grande parte , isso deve à grande influência dos users formadores de opnião . E nesse sentido aí o MauricioBahia tá de parabéns . Sempre cordial, ponderado e o mais importante : "cabeça aberta" . E esse forum aqui, atualmente está com um clima legal, mais amigável. Se alguém aqui participa do Mylespaulforum, pode perceber que lá o bicho pega...Os caras são rudes, esnobes, infantis, enfim , um saco...Isso por quê? Porque os membros mais antigos e respeitados agem assim e contaminam a meninada nova que, para ganharem respeito dos 'medalhões", imitam com perfeição a mesma falta de educação . Já fui moderador em outros foruns e , relendo meus posts antigos, percebi o quão rude já fui em minhas colocações. Mas com a maturidade a coisa melhorou e ainda tem muito pra melhorar, apesar do meu humor ácido e sarcástico prevalecer ainda hehehehehe. Mas acho que tá ficando sob controle...Aqui também houve muito amadurecimento. Enfim, o FCC tá de parabéns e o Leomju
também , pelo tópico.

clebergf
Veterano
# ago/12
· votar


Leomju

Belo texto cara!! :D

E realmente o fórum amadureceu bastante, as vezes quando procuro algum assunto e vem uns tópicos bem antigos, dá para ver a diferença entre as postagens, as vezes até membros que continuam por aqui mudaram a atitude, como disse o MauricioBahia, sinais de amadurecimento.

Alan_Domingues
Veterano
# ago/12
· votar


Led Zé

Rapaz, acho que o lugar mais transparente hoje em dia é o FCC. Todos os outros fóruns e grupos de face sem exceção possuem este perfil.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Led Zé
clebergf

Eu tenho como "lema" e já citei aqui alguma vezes. Está no meu perfil:

"Você pode elogiar sem bajular e criticar sem ofender." (Armando Nogueira)

Essa frase encaixa perfeitamente num fórum e em qualquer lugar. Ela me "liberta" (Uiii... heheh) e faz com que eu fale o que quiser. \o/ É claro que tem dias que a gente tá com vontade de soltar os bichos (muitas vezes é necessário numa situação extrema), mas aí eu paro e reflito: "Isso é realmente necessário?" Se você contar até 10, perceberá que não vale a pena escrachar. No final, você mais tarde vai ler, lembrar e pensar: "nossa eu ERA assim!!" heehe

Abs!!!

MothaFoka
Veterano
# ago/12
· votar


Eu não posto quase nada aqui, mas depois que comecei a frequentar esse fórum acredito que fiquei mais esperto com assuntos relacionados a musicas e equipamentos. Aprendi MUITA coisa! Você vê quem ajuda e se esforça e adquire bastante conhecimento. MauricioBahia, sou seu fã cara (sem querer bajular, como diz no seu lema).

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


Pessoal

Uma coisa interessante e inusitada que estou reparando é o surgimento de grandes escritores aqui no FCC!!!! Tópicos bem elaborados, com temas filosóficos, redação perfeita, estilo, fluência.....

Os caras tão mandando ver....

Tipo.... "Pô, na guitarra posso não chegar nem na sombra de um De Ros, de um Mateus Starling ou de um Alan Domingues, mas quero ver esses cara escreverem melhor que eu, pregos!!!!"

Uhasuahsuahsuaiiiiii!!!!!

Vamos fazer uma Jam Literária.....???? Hehehe..... Tema "The FCC Tales"

Affff.... desculpa, galera, não resisti!!!! Mals aê....

Rabbit
Veterano
# ago/12
· votar


Leomju

Muito bacana!
Valeu pelo tópico amigo.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


lendo postagens antiga...

strinbergshredder
Veterano
# ago/12
· votar


Leomju
Velhão, palmas pro teu texto!
muito do que vc falou foi exatamente o que senti ao longo do tempo nesse fórum...
Quando me cadastrei era um mulecão, não só em idade, mas em cabeça...
Fazia perguntas bobas, upava tópicos lá do tempo do ronca...rs...
Criava tópicos sem noção, de "X vs Y", ou então colocando meu gosto mais acima...

enfim, parando pra pensar hoje, que vejo o quanto amadureci...
Cabeça muito mais no lugar, procurando compartilhar informações uteis, absorvendo mais o que me passam de util...
Procurando ajudar mais, já que aprendi tanto aqui dentro...
Nunca me imaginaria tocando guitarra no computador; nem sabia que existiam esses programas! Mas aprendi isso tudo aqui...

Fiz alguns amigos, conheci muitos feras da guitarra...
enfim; Esse fórum só me acrescentou, por isso procuro acrescentar o máximo, e embora nem todos tenham essa mentalidade, aqueles que tem já fazem isso valer a pena...

bom, esse é meu depoimento sobre o FCC....hehee!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para que serve um Fórum de Guitarra?