Review Brownsville IV 400 - Flying V

    Autor Mensagem
    edumartins
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: edumartins


    Esse review vai ser bem longo, pelo visto. Espero que tenham paciência e curiosidade de ler, tanto quanto tive para escrever.

    Bom, só pra adiantar, eu não tenho experiência com guitarras, mas entendo alguma coisa de peças, sei identifficar um instrumento em termos de seu estado, e como toco baixo há 18 anos, sei bem como escolher um instrumento. De uns anos pra cá eu mesmo regulo meus instrumentos e de alguns amigos próximos. Com essa guitarra, me aventurei inclusive a fazer eu mesmo uma retífica dos trastes.

    Pois bem, vamos lá:

    Decidi comprar essa guitarra quase no susto. Estava querendo uma guitarra tinha alguns meses, pra experimentar, mas não me animava a pagar 500-600 reais no mínimo pra ter um instrumento legal que atendesse às minhas expectativas, e comecei a ver os usados. Não queria Stratos, então me limitei mais ainda.

    Foi quando vi por acidente, quase, um anúncio no Mercado Livre dessa guitarra por R$250,00. Achei poucas referências na internet, mas as poucas que achei me animaram. O instrumento parecia ser algo no nível de uma SX, quase uma Epiphone, algo em torno disso, em termos de qualidade, pelas descrições. A marca era vendida com exclusividade pelka SamAsh nos EUA, mas ela é (era?) fabricada provavelmente lá pros lados dos olhos puxados.

    Mais que isso eu só poderia saber conferindo ao vivo. Combinei com a vendedora de passar pra dar uma olhada, e acabei fechando por R$220,00.

    O corpo estava em ótimo estado, sem contar uma ou outra lasca nas pontas do "V", provavelmnente por apoio no chão dela ou de algum outro dono antigo. O captador do braço estava sem funcionar, mas resolvi arriscar assim mesmo, afinal, trocar um captador não seria nada absurdamente caro, frente ao preço do instrumento, e se fosse problema elétrico, eu mesmo resolveria.

    Assim que cheguei em casa cheguei até a abrir um tópico aqui sobre isso, e resolvi rápido. O problema era um curto na parte elétrica. Problema resolvido, captador funcionando, só faltava regular e depois conferir como os trastes estavam. Olhando pra eles, dava pra ver que estavam bem marcados, afinal, era um instrumento usado por anos a fio, e fatalmente a dona não fez alguma retífica. Quando coimprei, as cordas estavam um pouco antsas, então não havia trastejamento algum, embora desse pra notar que os trastes estavam um pouco surrados. Era saber agora se dava pra continuar com eles ou teria que trocá-los.

    Coloquei cordas 0.10, a principio, por achava as 0.09 que vieram muito magras, ainda mais por estar completamente acostumado a cordas de baixo. As 0.10 me deram mais segurança. Mais tarde pretendo experimentar a 0.11, mas só mais pra frente mesmo.

    Regulei todo o instrumento, as oitavas, tensor, deixei tudo como queria, mas duas coisas me incomodavam: o nut estava com um corte muito alto, a primeira casa de cada corda estava muito dura pra se tocar, e as ultimas casas em algumas das cordas estavam trastejando com as cordas na altura que gostaria de usar.

    Conferindo com uma régua metálica, notei algums imperfeições. Quando tive paciência, protegi o instrumento, retirei as cordas, relaxei o tensor até o braço ficar completamente reto, marquei os trastes todos pra ter uma referência do que precisava ser feito e perdi umas 2 horas lixando ele com diversas lixas e uma pedra de carborumdum. Acabamento com bompril pra dar um brilho, óleo de limão pra hidratar a escala, remontei a bicha e ficou perfeita.

    Agora sim, o review, de acordo com o que descobri na internet e o que senti dela:

    Corpo e braço: corpo em basswood, braço em maple e escala em rosewood, segundo alguns review que li na internet. O braço é pesado, tende a ter um leve neck dive, mas como um dos meus baixos é um thurderbird, tirei isso de letra. A guitarra não tomba com a alça no ombro, mas tende a fazer um movimento pra baixo, se vc ajudar. Fica bem no limite do equilibrio. O acabamento é bem honesto. Um pouco abaixo de uma top, mas ainda assim, muito bem feito. Comparável a meu Epiphone Thunderbird. O braço não é aparafusado. Com o acabamento da pintura, é impossível saber se é colado ou inteiriço. Deem suas opiniões, nesse caso. Como não tenho referência até nos review que achei pela internet, não tenho como saber nem se as madeiras são essas mesmo.

    O nut é de plástico e estava muito alto pro meu gosto. Não gostei dele. Ainda vou trocá-lo, mas por enquanto, está por lá cumprindo sua função direitinho, e já está rebaixado, coisa que fiz quando retifiquei os trastes.

    Ferragens e parte elétrica: as tarrachas e ponte são orignais da marca. As tarrachas seguram muito bem a afinação, nada a reclamar da ponte, por enquanto, muito bem acabada, por sinal. A ferragem já está fosca por conta do tempo (e sabe-se lá das condições de manuseio), mas funcionando perfeitamente.

    Os knobs tbm são originais, a parte elétrica idem. Os knobs no mesmo estado da ponte e tarrachas, fosco por conta do tempo. A parte elétrica estava bem desarrumada, mas não sei se foi algum usuário ou o fabricante. Inclusive o defeito provavelmente foi por conta disso, pois era um "perninha" de um dos potenciômetros tocando em outra. O espaço para as ferragens é mínimo e mal cabem lá dentro. Se vc não tomar cuidado e resolver forçar, vai arrenbentar tudo na hora de remontar o instrumento.

    Captação: São originais da marca, mas não tenho como julgar a respeito, visto que é minha primeira guitarra, mas prontamente levei a guitarra a um amigo, músico profissional com anos de estrada, turnê aqui e lá fora nas costas e instrumentos top no bolso, pra dar uma analizada no instrumento inteiro. Ele curtiu bastante. Achou bem honesto. Comentou que eram bem "quentes e nervosos", com timbre legal e bem definido. Obviamente não é um milagre em forma de captador, mas curti o som dela no Vox que ele tinha por lá.

    No geral, acho que fiquei muito bem servido de uma guitarra para hobby, podendo facilmente usar em alguns ensaios, e até shows, se resolver me aventurar nisso um dia, sem problema algum.

    Alguns outros reviews dela pela internet:

    http://www.harmonycentral.com/products/105666
    http://www.buzzillions.com/reviews/brownsville-iv400-electric-guitar-r eviews

    Fotos da guitarra:
    http://img826.imageshack.us/img826/6046/31072012017.jpg
    http://img23.imageshack.us/img23/9885/31072012019.jpg
    http://img31.imageshack.us/img31/887/31072012020.jpg
    http://img221.imageshack.us/img221/3155/31072012022.jpg
    http://img215.imageshack.us/img215/2909/31072012024.jpg
    http://img72.imageshack.us/img72/6853/31072012025.jpg


    .

    edumartins
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Esqueci de acrescentar: nas fotos, infelizmente com qualidade bem caída, dá pra ver que a tampa do tensor não está na guitarra. Na verdade, a tampa está em cima da minha mesa de jantar. Ainda nem aparafusei de volta por pura preguiça. :-)

    Frankie
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Nice, cara! Agora grava algo com ela pra gente sentir a bagaça.

    edumartins
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Nice, cara! Agora grava algo com ela pra gente sentir a bagaça.

    Pois é, falta isso. Vou ver se consigo gravar amanhã, mas não posso prometer. Nunca liguei instrumento nenhum no micro, e gravar por gravar com uma câmera digital não é a mesma coisa...

    Frankie
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    edumartins

    99% do FCC prefere que você grave em linha, mas eu curto mais audio de câmera digital captando o som do teu amp(caso você tenha). VST mascara muito. Qualquer guitarrinha ruim soa legal em programas, etc.

    edumartins
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Isso é verdade. Vou ver se gravo amanhã com uma câmera digital. Aproveito e mostro todo o equipo que tenho (o que não é grandes coisas, mas dá pra se divertir pacas).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review Brownsville IV 400 - Flying V