Driblando o desânimo no estudo da música.

Autor Mensagem
mateusstarling
Veterano
# jul/12


Fonte: http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/152-driblando-o-desanimo-no-e studo-da-musica

Há algumas semanas atrás li na revista veja uma frase do nadador campeão Cesar Cielo:

“Em vários momentos eu acho nadar uma m….. Tem dia em que olho para a piscina e quero me matar.”

Recentemente Cielo recusou um contrato publicitário de 500 mil reais para poder focar nos seus treinos. Contraditório? Há algumas semanas atrás li na revista veja uma frase do nadador campeão Cesar Cielo:

Toco meu instrumento a mais de 20 anos e, apesar de nunca ter tido uma proposta publicitária de meio milhão de reais, eu também tenho os meus dias de revolta.

Eu escolhi a música como carreira, escolhi por amor mesmo, naquela época romântica onde você nem pensa se a sua escolha virá junta com remuneração. Música é daquele tipo de profissão que você não escolhe no ano do vestibular, mas que é algo que vai ter perseguindo e se tornando insuportável viver sem ela.

A música tem a peculiaridade de fazer parte da vida de todo o ser humano. Mesmo que você tenha feito outra escolha profissional, se você já se envolveu com música de uma forma mais intensa, como por exemplo, tocando um instrumento, é quase certo que você viva esse momento de amor e ódio.

Como professor, sou procurado por pessoas que em algum momento de sua vida largaram o estudo do instrumento. É muito normal que esse abandono se tenha dado por falta de motivação, mas uma coisa é certa, uma hora aquela vontade de tocar e melhorar no seu instrumento vai voltar e você vai estar “pilhado” para começar tudo de novo.

A vantagem de começar a tocar novo é que você toca apenas pela diversão de tocar. Repete a mesma ideia inúmeras vezes só pelo desafio. Vivemos aquele ditado: “Não sabia que era impossível, foi lá e fez”.

Acredito que se você chegasse com a música Giant steps do John Coltrane (um dos maiores desafios na improvisação) 1 anos antes dela ter sido gravada e apresentasse para um grande músico de jazz, o mesmo diria que seria impossível improvisar sobre naquela progressão harmônica na velocidade de 300 bpm. Enfim, o que fez Coltrane e outros músicos quebrarem barreira?

Recentemente gravei o cd o baterista Pascoal Meireles que tem quase 70 anos de idade e já tocou com Tom Jobim e muitos grandes nomes da música que não estão mais vivos. Junto com Pascoal vejo músicos como Wayne Shorter, BB king, Sonny Rollins que estão tocando seus respectivos instrumentos e já passaram dos 70 anos. Hoje olho para isso e digo UAU!

Eu tenho certeza de que esses mestres também tiveram seu tempo de olhar para o instrumento e não ver motivação para continuar.

Tive um professor na Berklee que uma vez disse para mim que estava muito feliz, pois estava muito empolgado em estudar guitarra após muitos anos de desmotiavação.

Talvez eu possa estar errado, mas acredito que o que nos compele a continuar crescendo é descobrir o novo. Mesmo que o novo já esteja aqui há muitos anos, mas o que é novo para nós nos motiva a continuar.

E uma coisa eu te garanto, a música sempre vai te proporcionar o novo porque ela brota de uma fonte eterna.

Se você esta nesse momento de desanimo eu quero te encorajar a procurar coisas novas, às vezes o novo é voltar do começo e estudar aqueles conceitos de maneira correta. A flecha para ser lançada longe necessita ser puxada para trás.

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" (Leonardo da Vinci)

Bons estudos e Deus te abençoe.

Mateus Starling

chiock
Veterano
# jul/12
· votar


A flecha para ser lançada longe necessita ser puxada para trás.

Muito bom cara, texto ótimo.

Flw.

mateusstarling
Veterano
# jul/12
· votar


chiock Obrigado, que bom que curtiu.

Head 2
Veterano
# jul/12
· votar


Muito bom, mesmo! Parabéns

redmojoblues
Veterano
# jul/12
· votar


mateusstarling

muito legal,curti muito!

clebergf
Veterano
# jul/12
· votar


mateusstarling

Belo texto, sempre aparece uns tópicos com comentários sobre isso e você colocou de uma maneira interessante.

CaioRobertoBR
Veterano
# jul/12
· votar


Esse texo é uma execelente motivação.

Eu por exemplo tem dias que olho pra guitarra e penso "pq eu toco essa merda?", mas, basta eu ficar 1 ou 2 dias sem tocar pra saber o motivo, tocar guitarra me da um prazer imenso e quando estou tocando esqueço do mundo, porém nossa cede de querer saber mais, tocar mais rapido, ter um timbre melhor que o do outro nos faz com quer percamos esse prazer por tocar, e tocamos só por "competição" e ser melhor que o outro.

Tocar deve ser algo que vc faça somente por prazer. Se vc não toca por esse motivo, pode ter certeza que não vai valer a pena.

mateusstarling
Veterano
# jul/12
· votar


Head 2 redmojoblues clebergf OBrigado galera e fico feliz que tenham gostado.

CaioRobertoBR Eu tamb vejo dessa maneira, a competição e uma autocobrança negativa são os principais fatores que afastam as pessoas da pratica e treino produtivo do instrumento.

The_Hands
Veterano
# jul/12
· votar


Muito bom , cara.

To passando por essa situação já a algum tempo. E to justamente esbarrando na dificuldade de achar o algo "novo".

Electric Eye
Veterano
# jul/12
· votar


Ainda não cheguei nessa parte do desânimo não, mas tem hora que bate uma preguiça...

elyts
Veterano
# jul/12
· votar


eu ia postar isso agora

leo2505
Veterano
# jul/12
· votar


vai ter perseguindo e se tornando insuportável viver sem ela.

Nem o crack é tão viciante quanto a música iauehiuaehia

mateusstarling
Veterano
# jul/12
· votar


Valeu galera.
The_Hands Algo novo, como eu descrevi, talvez seja vc voltar a estudar as coisas mais basilares com uma nova prespectiva. Quem sabe ate encarar um estilo novo como o jazz que vai te abrir novos horizontes.

Electric Eye NÃo sei a quanto tempo vc toca, mas eu ja toco a mais de 20 anos e ja tive vários momentos ruins, ja fiquei sem tocar guitarra por 1 ano, apenas pegando a mesma para fazer shows com uma banda de rock que eu tinha.

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


Excelente texto mesmo. O Desânimo é bem complicado mesmo de lidar com ele.

Eu comecei "a fazer alguma coisa" na guitarra tem bem uns 10, 11 anos, e nesses anos todos, certamente eu fiquei muito mais tempo paradao do que tocando, hehehe.

Mas sei lá, hoje não rola muito de eu ficar me cobrando. Eu sinto falta dos estudos, a vontade existe, mas não é na mesma proporção da disposição para fazer. Acho que esse é um dos meus maiores problemas.

Abs

ogner
Veterano
# jul/12 · Editado por: ogner
· votar


muito bacana o texto Mateus!!! Bem legal mesmo...Eu com os meus 35 anos sei bem oq é isso!! Hehehehe!
Abço!

Obs: Fod@ ter gravado o cd ddo P. Meireles hein! Parabens!

mateusstarling
Veterano
# jul/12
· votar


renatocaster O seu amor pela guitarra ainda é tão real que vc esta aqui nesse forum sobre guitarra e não larga de jeito nenhum, rs...

ogner Valeu Ogner. O cd com o Pascoal se chama guitar project onde ele chamou mais outros guitarristas para tocar os temas principais que são
Leo Amoedo, Alexandre Carvalho e Nelson Faria. cd vai sair pela biscoito fino esse ano.

davidevh
Veterano
# jul/12
· votar


Eu toco guitarra desde 99...ja tive uma fase que fiquei 4 anos praticamente sem tocar, por causa da musculação ! A mão ficava mole e nao conseguia tocar direito...

Agora to voltando, e qdo pego o instrumento é pra aprender trechos de musicas que eu gosto...Faço isso por prazer, porem posso estar errado pq nunca mais estudei "diretamente" técnica e teoria entao nem se fala.
Só pego as musicas pra tocar mesmo.

um aceno

Cristhyano
Veterano
# jul/12
· votar


Eu que o diga. Agora que estou começando a aprender a ler música da uma frustração danada, é tipo aprender andar. Mas conforme vou melhorando o ânimo começa a aparecer denovo.

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


mateusstarling

O seu amor pela guitarra ainda é tão real que vc esta aqui nesse forum sobre guitarra e não larga de jeito nenhum, rs...

Hehehe, isso é fato. No final das contas, eu sempre estou ligado de alguma forma com a guitarra. Seja essa relação de amor ou ódio, não consigo deixá-la de lado definitivamente. Nem se eu quisesse, hehehe.

mateusstarling
Veterano
# jul/12
· votar


davidevh
Cristhyano
LEgal galera, bons estudos e força sempre. Deus abençoe

-Dan
Veterano
# jul/12
· votar


As vezes qdo to puto com meu serviço (que não é com musica) me vem aquele sentimento revoltoso de "AH se eu pudesse viver de música!".

Mas eu sempre considero se não seria só mais um trabalho o qual eu ficaria puto e pensando "Ah se eu pudesse tocar apenas por lazer!".

Marthin87
Veterano
# jul/12
· votar


Texto C.C.C: Consciente, Construtivo e Contemporâneo.

mateusstarling
Veterano
# jul/12
· votar


-Dan Concordo contingo, sempre desejamos o que não temos. Mas o que eu acho que não pode rolar é trabalhar com algo que nào tem nada haver contigo, acho esse o erro da humanidade, se todos tivessem trabalhando com o que curtem o mundo estaria num outro nível de capacidade. Acho que o segredo de empresas como a Apple é essa, quem esta ali esta ávido por trabalhar e produzir porque ama o que faz, aliás, as pessoas que se destacam normalmente o fazem pela paixão que move.

Marthin87 Muito obrigado parceiro.

Marthin87
Veterano
# jul/12
· votar


Essa ideia de trabalhar somente com o que supostamente gostassemos é utópica. Poucos gostam de fazer o trabalho sujo e pesado. Mas seria o bastante se cada pessoa percebesse a importancia em seu trabalho e que tivesse condições de suprir suas necessidades. A motivação é pessoal e intransferivel. Só tem que descobrir o que te faz melhor.

Electric Eye
Veterano
# jul/12
· votar


mateusstarling

Eu toco tem 4 anos, mas somente neste ano é que eu tomei vergonha na cara e comecei a treinar a mesmo, e estudar o instrumento de verdade. Antes eu pegava uma música ali, um riff aqui, e acabava que eu não aprendia era nada.
E pra compensar esse tempo perdido, eu elaborei um estudo de 7 horas diárias pra mim, e às vezes é difícil seguir a risca. Mas quando eu termino, dá uma sensação boa de dever cumprido.

mateusstarling
Veterano
# jul/12
· votar


Marthin87 Eu e minha esposa trabalhamos naquilo que amamos fazer, eu sou musico e ela é empresaria, sempre foi o nosso sonhos viver dessa maneira então eu não posso dizer que é utopico algo que é real dentro da minha familia. Um dos meus melhores amigos é tecnica de MMA, ele sempre amou luta e hoje é muito bem sucedido no que faz, enfim, acho que é muito mais querente trabalhar bem disposto naquilo que temos afinidade e amamos fazer.


Electric Eye Isso ai, esse periodo de hibernação é importante, é só seguir um bom cronograma para não criar lacunas e perder tempo com coisas desnecessarias.

leandroantonioli
Veterano
# jul/12
· votar


mateusstarling

Belo texto, Mateus.
No meu caso, nunca tive desânimo com a música, mas sim com o cenário musical brasileiro. E olha que quando comecei a tocar não havia ainda esse lixo cultural que está se espalhando como um câncer pelo país. Vcs sabem do que estou falando, né?


É que pra muitos, assim que se deparam com a realidade - a de que são raros os casos e que se ganha bem com música no Brasil -, vem logo o desânimo. A frustração por ter de largar a decisão de se tornar profissional da música e procurar um emprego convencional, faz com que nunca mais peguem no instrumento com afinco e determinação. Alguns até mesmo nunca mais voltam a tocar.

Mas eu encarei isso de uma forma estratégica. Como minha paixão pela música sempre foi grande, tracei meus objetivos da seguinte maneira: vou me estabilizar financeiramente e depois volto a estudar e trabalhar com música.
Não deu outra. Poucos anos depois lá estava eu estudando de novo, dando aulas e trabalhando numa banda.

Enfim, às vezes desanimamos mesmo, mas quem gosta mesmo de música encara isso apenas como uma fase passageira. Aqueles que desistem por completo, não carregam as notas musicais o coração.

Abração meu velho!!!!!

Synnot
Veterano
# jul/12
· votar


Muito bom esse texto , conheço muita gente que desanima e para de estudar seu instrumento !!!

cantrell
Veterano
# jul/12
· votar


o desanimo é realmente tenso eu toco a um ano e pouco e já sofro com isso pois este ano alem da escola estou fazendo um curso tecnico entaum saio d manha e volto só no finalzinho da tarde, com akele cansaço e desanimo já tem alguns meses q naum estudo tecnica e acabo tirando só uma musica ou outra eu ate tento treina sem vontade mas sei lá parece q meus dedos naum tem força nem firmeza, isso acontece com mais alguem??oq devo fazer??

atmospherick
Veterano
# jul/12 · Editado por: atmospherick
· votar


Eu teria muitos comentários sobre seu texto, vale ressaltar que concordo em alguns pontos e discordo em outros mas na minha opinião:
"Como podem se manter firmes depois de 70 anos"

Antigamente tocar um instrumento era muito mais desafiador em vários aspectos, afinal até adquirir o próprio instrumento era mais difícil, acesso a material didático então nem se fala ... mas tudo isso trabalhou a favor deles quando os obrigava a investir mais caso escolhesse esse rumo, ou seja , só começava tocar que estivesse disposto a realmente dar o sangue pelo sonho de ser músico,estou certo de que isso formou fortes alicerces.
(tudo isso é um palpite meu)

Olhando o outro lado da moeda, o profissional em música é muito desvalorizado ... sou testemunha viva disso pois estudei musica e atuei em uma banda durante mais de dois anos mas devido aquela famosa incerteza que temos sobre ganhar a vida com musica e após levar muitas "portas na cara" minha banda se desfez e eu comecei a cursar letras, em outras palavras, é muito arriscado esperar que o pão de cada dia venha dos acordes. Isso tem relação com o que você disse a partir do momento em que percebemos o quão incerto é nosso destino com a música.
Se ainda essa moeda tivesse 3 lados ainda diria que um 3º problema se revela quanto ao ouvido da população leiga que não valoriza o trabalho dos músicos ou pior ... pega um violão Tonante faltando a corda Mi e toca Que País é Esse do Legião Urbana(muito mal tocado por sinal) e já acha que deve ser reconhecido mundialmente como um músico a nível de Mozart .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Driblando o desânimo no estudo da música.