Aproximando o timbre da minha guitarra com uma Gibson.

Autor Mensagem
giovanibouvié
Veterano
# jul/12


Eu tenho uma guitarra Giannini Les Paul anos 90. O som dela até que é bom, mas nem se compara a uma Epiphone ou até mesmo a uma Gibson. Vocês acham que trocando os captadores originais por uma dupla com um Seth Lover e um Gibson Classic 57 ou um par de Alnico II Pro Slash Aph-2 ajudaria a aproximar o timbre dela a uma Epiphone ou até mesmo uma Gibson? Assim ja melhorando a própria guitarra. Outras sugestões são muito bem vindas.

Jeps
Veterano
# jul/12
· votar


Se tu é exigente, não.

leandroantonioli
Veterano
# jul/12
· votar


giovanibouvié

Há uma série de fatores a serem levados em conta nessa questão.
Primeiro, de qual Gibson vc está falando? Existe uma série de modelos de Les Paul Gibson que produzem timbres diferentes. A qual delas vc se refere?

Segundo, não só a captação influencia no timbre de uma guitarra, mas também as madeiras utilizadas, o modo como foi construída, os componentes elétricos usados e, principalmente e talvez um dos mais influentes fatores, o amplificador. Tudo isso vai construir o timbre em uma guitarra.

Portanto, se vc quer deixar sua guitarra com um timbre próximo de uma "Gibson", precisa saber qual a madeira usada na sua guitarra - para isso um lutihier pode ser útil-, pois geralmente o mogno é mais utilizado na fabricação das USA. Se ela for em mogno, daí um bom captador pode ser útil, desde que a parte elétrica seja de qualidade.
Também precisará de um amplificador bacana. Não adianta plugar até mesmo uma Gibson Standard num Ciclotron que não vai ficar bom.
Enfim, não basta colocar um par de captador Gibson, é necessário levar em conta o que mencionei acima.

Boa sorte.

giovanibouvié
Veterano
# jul/12
· votar


leandroantonioli
A guitarra Gibson que me refiro seria as Les Paul Standard.

Quanto a minha guitarra, ela tem corpo de mogno, top de maple, braço colado, escala rosewood, etc.

O amplificador que tenho é o Laney Tf 200.

E então? Os captadores ajudarão a aproximar o timbre de uma Gibson?

brunowebguitar
Veterano
# jul/12
· votar


giovanibouvié
Creio que apenas os captadores não vão fazer sua guitarra alcançar o timbre de uma Gibson. Depende muito da qualidade da madeira, do método de construção, quanto de maple tem nesse top, etc.
Um bom par de captadores, com uma parte elétrica nova vai ajudar bastante pra sua guitarra ter um timbre melhor, mas se esse timbre vai ser parecido com o da Gibson, muito dificil de afirmar!!

leandroantonioli
Veterano
# jul/12
· votar


giovanibouvié

Se a madeira for de boa qualidade, e a guitarra for bem construída, posso dizer que vai ficar legal. Não sei se ficará parecido com o timbre de uma Gibson, mas ficará bom.

Enfim, vai de seu gosto e bolso. Pois investir quase R$1.000,00 em captadores numa guitarra mal construída não compensaria.
Seu ampli é baca, e creio que daria um bom timbre numa boa guitarra.

Açargsed
Veterano
# jul/12
· votar


aproveitando o topico para nao cirar outro, olha eu tenho uma SHELTER SG, e ela veio com encordoamento 0.9, eu to usando desde entao encordoamento SG 0.9, eu ate curto a marca as cordas duram comigo... mas a mizinha rebenta facil, queria saber se eu colocase um encordoamento 0.10 ou 0.11 vai mudar muito o som?! a guitarra guenta a pressao destas cordas?! quero um som mais grave e forte, acho que almentando a tensão das cordas vai da uma ajudinha. vlw!

giovanibouvié
Veterano
# jul/12
· votar


sua dúvida não tem nada a vê com meu tópico.

Açargsed
Veterano
# jul/12
· votar


mas acho que n custaria ajudar, ja que, criar outro topico pra fazer 1 pergunta seria SPAM e nao seria necessario ne! colaborar tambem faz parte parceiro!

giovanibouvié
Veterano
# jul/12
· votar


leandroantonioli

A minha guitarra é a mesma que essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-243095678-giannini-lespaul-90-l inda-trocas-semi-acustica-veja-video-_JM para mim ela é uma boa guitarra, só não sei se vale a pena ou não investir.

flavio guitar
Veterano
# jul/12
· votar


giovanibouvié

Ao invés de esta grana em Captadores para equipar uma guitarra mal construída e com madeiras de baixa qualidade ( que influenciam fortemente no timbre )

Se eu fosse vc, venderia esta guitarra, juntaria o dinheiro dos Captadores colocaria mais um grana e compraria um Lespaul da Condor ...
Ex: Condor Custom BKS
Condor Lemon Drop

Essas são guitarras extremamente bem construídas, e com madeiras de qualidade ... essas sim ( se você achar necessário ) vale a pena trocar os captadores mais pra frente ... te garanto que você terá com uma das 2 algo muito próximo de uma Gibson, e bem melhor que Epiphone ...

giovanibouvié
Veterano
# jul/12
· votar


flavio guitar

O problema é que o preço ja aumenta nesses modelos, e eu não gostaria, nem posso passar de 1000 reais. Teria então outros modelos bem construídos e com uma madeira de qualidade abaixo desse preço? Com um bom custoXbeneficio.

brunowebguitar
Veterano
# jul/12
· votar


giovanibouvié
Com o preço da sua guitarra, mais o dos caps Gibson, passa fácil de 1000 reais hein!!! Acho bem melhor pegar essa grana e investir em uma guitarra melhor mesmo!!! Se não quer gastar muito além de 1000, pegue uma Tanglewood. NINGUÉM que tem uma delas se arrepende. É muito bem construída, madeiras boas, captadores muito bons ( são concorrentes dos Seymour Duncan na Europa). Enfim, é muito superior a sua guitarra atual, e fica dentro do valor que você pretende gastar!!

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


flavio guitar
Se eu fosse vc, venderia esta guitarra, juntaria o dinheiro dos Captadores colocaria mais um grana e compraria um Lespaul da Condor ...
Ex:Condor Lemon Drop


Existem 12 dessas no mundo, uns 12 gato pingados (O MauricioBahia é um desses) têm essa guitarra! É impossível achar pra vender, só usada, e deve ser supervalorizada...

leandroantonioli
Veterano
# jul/12
· votar


giovanibouvié
Sua guitarra é bonita, mas não conheço nada a respeito da qualidade.
Mas de repente, vendê-la e pegar uma Tanglewood, como mencionou o colega acima, não é má ideia.

PS: to interessado no seu Hard Case.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


giovanibouvié
Acho melhor vc esquecer essa bobagem e se concentrar em tocar e "tirar" um timbre legal do equipo que vc tem.....
Abç

renatocaster
Moderador
# jul/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Existem 12 dessas no mundo, uns 12 gato pingados (O MauricioBahia é um desses) têm essa guitarra! É impossível achar pra vender, só usada, e deve ser supervalorizada...

Lemon Drop? Tá na mão!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-239164638-guitarra-condor-lespa ul-lemon-drop-zerada-gibson-epiphone-_JM

Esse cara deve ser um dos 12 que tem uma.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


renatocaster

Vi esse anúncio faz tempo, não sei como ninguém comprou. Só esse papo dela ser zerada, pra mim é paia...

renatocaster
Moderador
# jul/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Vi esse anúncio faz tempo, não sei como ninguém comprou. Só esse papo dela ser zerada, pra mim é paia...

Eu não entendo é porque a Condor não fabricou esta guitarra em série. Supervalorizada? Pode ser uma guitarra honesta, bem construída, e tal, mas é CONDOR. Eu não pago mais 1,5K nessa guitarra nem se fosse a última bolacha do pacote.

Daqui a pouco começam a aparecer os lunáticos no ML vendendo essa guitarra a um preço exorbitante, quase equivalente as Gibsons mais baratas, alegando que a qualidade é igual ou até mesmo superior, que a guitarra é rara, etc. O cara desse anuncio aí encheu linguiça até quanto pode, fala sério.

Duas mil pratas nessa guitarra está caro, e esse negoco de poucas unidades produzidas no mundo não me convence, embora possa ser verdade. É uma guitrarra coreana que usa um mogno que a gente não sabe muito bem a procedência, com captadores e ponte genéricos.

É uma boa guitarra, para o que se propõe? É, acredito que seja. Mas vamos "dar a César o que é de César".

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


renatocaster

O Bertola rasgou elogios a ela. Agora entende pq ela é tão supervalorizada por aqui? hahaha

abraços.

CaioRobertoBR
Veterano
# jul/12
· votar


Vc vai na loja e leva seus equipamentos, ai vc pede pro vendedor trazer uma Gibson e botar na frente do seu amplificador, ai vc toca sua guitarra. Pronto! Seu timbre está próximo de uma Gibson. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Desculpa ae, não pude evitar.

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

O Bertola rasgou elogios a ela. Agora entende pq ela é tão supervalorizada por aqui? hahaha

Cara, o que o Bertola diz eu nem contesto. Ele é profissional, entende de instrumentos milhões de vezes melhor do que eu. Se ele diz que a guitarra é boa, realmente eu não tenho dúvidas. É a palavra de um luthier conceituado por aqui e na "vida real". Assim como o MauricioBahia, que vc tbm citou, e que tbm tem credibilidade.

Só que tem um porém: Em nenhum momento que eu vi eles falando dessa guitarra, eu notei algum tipo de comparação absurda, porque isso é o tipo de coisa que não é normal deles falarem. Já vi o Bertola em alguns momentos citar que a Condor CLP é melhor que a Epiphone do modelo equivalante, mas isso tbm é normal, já que elas estariam no mesmo nível, de qualidade e preço, digamos.

O foda é o cara colocar no anúncio "acabamento nível Gibson". Tudo bem, que o acabamento seja muito bom mesmo, de alto nível, e tal. Mas deixa a Gibson de fora dessa, qualquer comparação é mera subjetividade nesse caso. Essas comparações são complicadas, fica dando margem para questionamento e contestações que podem inclusive atrapalhar o negocio da venda.

Bem, tudo isso que eu falei é o que eu acho, minha opinião. Mas tbm eu achar alguma coisa pode não significar nada, hehehe.

Abs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


renatocaster
Cara, em relação à essas guitarra "Lemon Drop", do modelo (raro) que o Mauricio Bahia possui, posse te assegurar: Não há nenhuma diferença entre a construção e materiais (madeiras) dessa guitarra e uma Gibson Standard.
Não que isso signifique que ela VALHA tal qual uma Gibson... Apenas que o nível de construção é o mesmo.
Abç

The Red Special
Veterano
# jul/12
· votar


giovanibouvié
Tua guitarra é bem construida? É em mogno né? Tem braço colado? Ponte Tune-o-Matic? tem tampo em maple? Tem escala em ebano ou rosewood?

Então tu já ta no caminho pra ter uma boa Les Paul. De resto, customize a parte eletronica e ferragens conforme o teu gosto e padrão desejado, que eu tenho certeza que terá uma ótima guitarra. Não conheço pessoalmente as Giannini, mas falam muito bem das antigas né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


The Red Special
mas falam muito bem das antigas né?
Há controvérsias.....

The Red Special
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É sério? Mais uma lenda sendo desmascarada então hehehehe
Quer dizer que são guitarra "hyped"?

atmospherick
Veterano
# jul/12
· votar


Quando eu era idiota fiz a mesma coisa com minha golden

... gastei muito em captador e mão de obra

garanto que foi o pior negócio da minha vida .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


The Red Special
Exatamente.
Os instrumentos da Giannini são vendidos no ML (por exemplo) a preços superfaturados e absurdos pelo que eles REALMENTE valem. Não caia nessa...
Abç

The Red Special
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas... são boas guitarras pelo menos ou qualquer SX da vida dá banho nelas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


The Red Special
Boa parte das Condors e SX dá banho...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aproximando o timbre da minha guitarra com uma Gibson.