Improviso Slow Blues

    Autor Mensagem
    AceFrehley
    Veterano
    # jul/12


    Olá galera!
    Eu gravei um improviso hehe, não tava afim de usar palheta no dia, então não usei :P



    Avaliem tudo, o timbre é porcaria mesmo... mas valeu!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    AceFrehley
    vc falou que é pra avaliar viu hehehe , vou fazer uma critica construtiva aqui espero que não leve a mal

    tipo tu sabe improvisar , para na nota certa no momento certo e tem um fraseado bacana , mas eu te vejo caindo na mesma dificuldade que eu ,ta faltando tornar interessante de ouvir , contar uma historia ,prender quem da play no video.

    um dos poucos videos de improvisação de blues que eu vi conseguir fazer isso na internet foi o desse cara :



    tu ouvindo vai ver do que eu tou falando , é dificil , mas vc não é o unico que ta nessa luta pra improvisar melhor hehehe , uma coisa q tem me ajudado é tentar soufejar as frases no tmepo q eu vou tocando ...

    Shapu
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Improvisar é arte, não pode parecer mecânico.

    Shapu
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Shapu
    · votar


    Bom vendo o video aqui, como o rhoadsvsvai, falta conseguir algo que prenda o ouvinte saca ? faltou feeling, pegada, timbre nem comento né você sabe. Mas é isso aí. Vou postar uns depois pra a galera avaliar.

    rhoadsvsvai

    Po nao gostei muito desse improvisso que c mandou, aqui no forum ja vi uns improvisos mais maneiros. O Ogner por exemplo tem uns improvisos em blues muito bons de ouvir.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Shapu
    existem video mais maneiros sim , mas é meio que questão de gosto tambem , esse video ai tem 839,296 views , não é pouca gente hehehe

    Shapu
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    rhoadsvsvai

    Sim sim, muitas visualizações, mas realmente nao curti muito, bem questão de gosto mesmo.

    AceFrehley
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    rhoadsvsvai

    Valeu, o cara manda bem!
    Vou tentar melhorar cara, realmente ta bem mais ou menos hehe

    Shapu

    A questão do feeling, eu meio que tenho medo as vezes de estrapolar e sair meio "fora" da bt saca? Tem horas que me dá essa vontade hehe, mas pra melhorar é só treinando né? Tipo, ta muito ruim pra quem tem pouco tempo de guitarra (comecei em janeiro do ano passado, mas considero que comecei em abril, pq só em abril comecei com as aulas [ que ja parei :/ ])?

    Valeu, me esforçarei mais, e...
    Mais opiniões galera! \õ/

    Shapu
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Shapu
    · votar



    A questão do feeling, eu meio que tenho medo as vezes de estrapolar e sair meio "fora" da bt saca? Tem horas que me dá essa vontade hehe, mas pra melhorar é só treinando né? Tipo, ta muito ruim pra quem tem pouco tempo de guitarra (comecei em janeiro do ano passado, mas considero que comecei em abril, pq só em abril comecei com as aulas [ que ja parei :/ ])?

    Valeu, me esforçarei mais, e...
    Mais opiniões galera! \õ/


    Po ta muito bom pra quem começou praticamente agora a tocar hehe, mas não tenha medo de mostrar pegada, sentimento na musica, como juninho afram e torao ja falaram: você tem que conseguir expressar no solo aquilo que está sentindo, é como falar, você fala o que ta sentindo, o que pensa né ? imagina você não conseguir falar o que pensa ? é chato quando isso ocorre né ? quando não conseguimos falar algo que sabemos, mas não sai hehe, é mais ou menos por aí que deve rolar o improviso :P.

    Eu to ralando também pra conseguir me expressar melhor nos meus e em improvisos de blues to tentando melhorar muito, pois sempre quis enfeitar muito, e blues é simplicidade, porém técnica, pegada e feeling.

    Pra quem tem um ano, você mandou bem, o negocio agora é estudar muito mesmo e praticar muito improviso; até hoje vejo muitos guitarristas otimos em pegar solos alheios, mas nao consegue improvisar nada, pior nem sabe haha.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    AceFrehley
    tipo o pessoal gosta de mistificar demais essa coisa do feeling

    um professor que eu ja tive uma vez me falou , " improvisar é tudo que voce possa imaginar , menos improvisar" , porque a qualidade do seu improviso é decorrente dos seus outros estudos do instrumento , estudou percepção? seu improviso vai evoluir , estudou tecnica? o seu improviso vai evoluir , estudou triades? o seu improviso vai evoluir , aprendeu de cor todas as notas do braço (vc sabe dizer sem pensar qual a nota da 16 casa na quarta corda?), seu improviso vai evoluir .

    eu n tou querendo dar uma aula aqui até pq eu sinceramente acho que tou como eu falei antes , com o mesmo problema que voce , mas esquece essa historia de que um dia seu feeling vai despertar e que da agua pro vinho vc vai improvisar qnem o hendrix , nem com os caras mais blues foi assim ,nem com o bb king foi assim! eles podem não ter estudado no condigo que se estuda musica hoje em dia , mas pode ter certeza q pra tocarem assim ,eles estudaram muiiito musica da forma que tinham disponivel na epoca .

    Shapu
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    um professor que eu ja tive uma vez me falou , " improvisar é tudo que voce possa imaginar , menos improvisar" , porque a qualidade do seu improviso é decorrente dos seus outros estudos do instrumento , estudou percepção? seu improviso vai evoluir , estudou tecnica? o seu improviso vai evoluir , estudou triades? o seu improviso vai evoluir , aprendeu de cor todas as notas do braço (vc sabe dizer sem pensar qual a nota da 16 casa na quarta corda?), seu improviso vai evoluir .

    eu n tou querendo dar uma aula aqui até pq eu sinceramente acho que tou como eu falei antes , com o mesmo problema que voce , mas esquece essa historia de que um dia seu feeling vai despertar e que da agua pro vinho vc vai improvisar qnem o hendrix , nem com os caras mais blues foi assim ,nem com o bb king foi assim! eles podem não ter estudado no condigo que se estuda musica hoje em dia , mas pode ter certeza q pra tocarem assim ,eles estudaram muiiito musica da forma que tinham disponivel na epoca .


    Acho que você ta confundindo as coisas cara. Feeling não é você ter muita técnica, não é saber 15 mil escalas, saber tétrades, arpejos, e por aí vai, feeling é você por sentimento ao solo, é você conseguir passar sentimento na sua tecnica, não confunda as coisas. Tem muito cara que sabe tocar muito, mas toca totalmente sem emoção. Um cara como BBking, tocava muito simples, mas passava um sentimento enorme. Esse video que você mesmo postou, simplicidade pura e consegue passar algo legal. Feeling pra mim é isso.

    Não entenda que estou dizendo que técnica não é importante, pois de nada adianta você ter o tal "feeling" e não saber fazer nada, nem usar nada, a questão aqui é outra. É sentimento, puro sentimento, o nome diz tudo hehe.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    Shapu
    cara não transforme isso numa conversa feeling vs tecnica que vai acabar com o topico do cara hehehe

    tipo acho que vc entendeu mal , o que eu tou falando é que voce só pode expressar o feeling com um dominio tecnico , opa!!mas veja que dominio tecnico não é tocar qnem o steve vai e sim ter o proprio dominio tecnico do instrumento !! o vibrato do bb king , é um exemplo de dominio tecnico , como ele ia expressar a nota daquela forma se não soubesse fazer bends nem vibratos? da mesma forma que te garanto que ele sabe exatamente onde achar o som da cabeça dele no braço do instrumento e isso não é feeling isso é dominio tecnico tambem! o feeling esta no som que ele ouve na cabeça dele e passa pro instrumento , aquele som de uma sentimentalidade tão forte que só ele pode ouvir! tocar a nota certa para a harmonia da musica não é feeling é treino , feeling é a maneira que voce escolhe fazer essa nota certa soar (uma nota simples pode soar de mil maneiras ddiferentes!)

    sacou ? :D , o problema é que a gente associa tecnica aquela coisa dos anos 80 pra cima , mas até os tiozinhos da plantação de algodão la antes de existir radio tinham a tecnica deles pra tocar a gaitinha deles.

    AceFrehley
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Oloco, quantos posts, nunca um tópico meu deu ibope :O

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    AceFrehley
    agora que tocamos em feeling vs tecnica te prepara que vai render hehehe

    Shapu
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Shapu
    · votar


    tipo acho que vc entendeu mal , o que eu tou falando é que voce só pode expressar o feeling com um dominio tecnico , opa!!mas veja que dominio tecnico não é tocar qnem o steve vai e sim ter o proprio dominio tecnico do instrumento !! o vibrato do bb king , é um exemplo de dominio tecnico , como ele ia expressar a nota daquela forma se não soubesse fazer bends nem vibratos? da mesma forma que te garanto que ele sabe exatamente onde achar o som da cabeça dele no braço do instrumento e isso não é feeling isso é dominio tecnico tambem! o feeling esta no som que ele ouve na cabeça dele e passa pro instrumento , aquele som de uma sentimentalidade tão forte que só ele pode ouvir! tocar a nota certa para a harmonia da musica não é feeling é treino , feeling é a maneira que voce escolhe fazer essa nota certa soar (uma nota simples pode soar de mil maneiras ddiferentes!)

    Agora sim você conseguiu definir, agora concordo perfeitamente. Disse tudo.

    Agora é parar né, esse tipo de assunto rende de mais. Mas realmente concordo com essa sua colocação, a primeira deixou a entender outra coisa.

    AceFrehley
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    up =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improviso Slow Blues