Como vcs "decoraram" campo harmonico e escalas

    Autor Mensagem
    Thiago52
    Veterano
    # jul/12


    Eia galera tudo bem?
    To com uma dificuldade pra tipo "decorar"as notas das escalas.Tipo eu começo a estudar uma e quando passo pra outra esqueço a que tava estudando.Como vcs fizeram para guardar todas?

    ROo
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: ROo
    · votar


    Bom, há vários macetes...
    Você pode pensar nos modos.
    Jônio = É a escala maior, por que maior? Por causa do intervalo de terça maior, embora o intervalo de 7ªM seja bem característico também, mas vamos pensar dessa forma como universializadora. De modo geral:
    2M - 3M - 4J - 5J - 6m - 7M
    Quais são outros modos que tem a terça maior? Lídio e mixolídio.
    Lídio = Escala Maior com quarta aumentada, o quarto grau será um semitom a frente da Escala Maior. 2M - 3M - 4aum - 5J - 6m - 7M
    Mixolídio = Escala Maior, com a sétima menor, o sétimo grau será um semitom para trás da escala maior. 2M - 3M - 4J - 5J - 6m - 7m

    Eólio = Escala Menor natural.
    2M - 3m - 4J - 5J - 6m, 7m
    Os outros modos com terça menor.
    Dórico = Escala menor natural com a 6M: 2M, 3m, 4J, 5J,6M,7m
    Frígio = Escala menor com 2m: 2m, 3M, 4J, 5J, 6m,7m
    Lócrio = Escala menor com 2m e 5º: 2m,3M,4J,5º,6m,7m

    Saca?
    Mas melhor forma de decorar elas, pra diversas aplicações, pelo menos pra mim, é pela sonoridade.
    Faça isso com as outras escalas, menor harmonica, menor melódica, compare-as, no papel, no shape da guitarra e no som.
    Tem outras trocentas escalas.

    Quanto a campo harmônico eu realmente não sei, é mais por tanto usar, acabo sabendo.

    ROo
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: ROo
    · votar


    Thiago52
    Há outras diversas alterações também, pelo menos eu ouvi ser chamado de "lídiomixo" que é uma "Escala Maior" com a quarta aumenta e com sétima menor.
    Mas eu acho que o melhor jeito de "decorar" elas é usando. Guitarrista geralmente tem extrema facilidade com pentatônica, por que? Primeiro porque ela raramente "dá errado" quando você está tocando e segundo porque usam toda hora.
    Ao invés de ficar tocando só o shape do modo, escala, seja lá o que for, pegue BTs e saia improvisando com um modo, mesclando, brincando com as diferenças entre eles, esse tipo de coisa. Solfeje, treine o ouvido.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/12
    · votar


    Thiago52
    Prática, prática e mais prática, memorização vem com o tempo.

    Keith Young
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Thiago52
    Eu simplismente nao decoro...

    Acredito eu que essas coisas nao se decora, se sabe, e essa sabedoria, só vem com o tempo e muita prática ;)

    Jube
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Usando, monta a escala, monta todos os acordes dela e usa bastante que você vai guardando as notas com o tempo, gosto de pensar nos acidentes tambem, tal escala tem x acidentes e o resto das notas é natural.

    soruji
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Keith Young


    É uma mistura de Keith Jarret com Lester Young seu nick? kkkkk

    soruji
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    tempo, gosto de pensar nos acidentes tambem, tal escala tem x acidentes e o resto das notas é natural.

    Se for seguir essa lógica, você pode adotar um padrão, treinando as escalas por número de acidentes

    Ciclo de quintas - A nota que é o quinto grau da escala sempre tem um acidente a mais que a sua tônica (sustenido).

    Escala de Dó - Nenhum acidente
    Escala de Sol - 1 acidente (Fá Sustenido)
    Escala de Ré - 2 acidentes (Fá Sustenido, Dó Sustenido)
    Escala de Lá - 3 acidentes (Fá Sustenido, Dó Sustenido, Sol Sustenido)
    Escala de Mi - 4 acidentes (Fá Sustenido, Dó Sustenido, Sol Sustenido, Ré Sustenido)
    Escala de Si - 5 acidentes (Fá Sustenido, Dó Sustenido, Sol Sustenido, Ré Sustenido, Lá Sustenido)


    Ciclo de quartas - A nota que é o quarto grau da escala sempre tem um acidente a mais que a sua tônica (bemol).

    Escala de Dó - Nenhum acidente
    Escala de Fá - 1 acidente (Si bemol)
    Escala de Si bemol - 2 acidentes (Si bemol, Mi bemol)
    Escala de Mi bemol - 3 acidentes (Si bemol, Mi bemol, La bemol)
    Escala de La bemol - 4 acidentes (Si bemol, Mi bemol, La bemol, Ré bemol)
    Escala de Ré bemol - 5 acidentes (Si bemol, Mi bemol, La bemol, Ré bemol, Sol bemol)


    Será que te ajuda dessa forma, estudando por padrão?

    soruji
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Aqui, faltou a de Sol bemol que tem os cinco acidentes da escala de Ré bemol e o 6º acidente seria Dó bemol. Que no caso não existe, então seria Si.

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Thiago52 O grande erro da rapaziada em relação aos modos gregos é querer decorar novos shapes para cada novo modo.
    Pela escala maior gera-se o primeiro, quarto e quinto grau, é a mesma escala com uma pequena modificação.
    O que difere o primeiro grau do quarto é apenas a quarta nota da escala. Tem sentido em aprender um novo shape apenas por causa de 1 nota? Acho que não, vc so deve ajustar, tocando a quarta aumentada no lugar da quarta justa no caso do lidio.
    O mixolidio é novamente a escala maior porém tocasse a setima menor no lugar da setima maior.
    Penso do mesmo jeito em relação ao dorico, frigio e eolio, apenas ajusto 1 nota.
    Talvez seja por causa disso que vc esteja com dificuldade em memorizar porque realmente acaba sendo desgastante e desnecessario tanta informação.

    GrungeMan
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    No caso das pentatonicas basta apenas decorar os desenhos dos 5 shapes, estou certo ?

    Andradee
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Up!

    The_Hands
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Thiago52

    Não tem essa de decorar.
    Não tem fórmula milagrosa. Isso só vem com a prática.
    Relaxa...

    no caso do campo harmônico, o negócio é você ter em mente quais graus são maiores, menores, diminutos... A partir daí, é questão de lógica e prática.

    Não pratique as coisas alternadamente. Gaste bastante tempo em cima de algo até vc sentir que dominou. Só depois parte para o próximo item (no seu caso, escala) Melhor dominar uma coisa do que fazer 10 meia-boca.

    Jube
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    GrungeMan
    No caso das pentatonicas basta apenas decorar os desenhos dos 5 shapes, estou certo ?

    Sim, esse shape será o mesmo para todos os tons, só mudando de posição, mas é bom saber onde estão as notas, ai entra o que o grande mateusstarling comentou, sabendo a localização delas, vai ser mais facil quando for usar penta blues ou a escala maior por exemplo.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/12
    · votar


    GrungeMan
    Além de decorá-los precisa saber tb como utilizá-los.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    mateusstarling
    O que difere o primeiro grau do quarto é apenas a quarta nota da escala. Tem sentido em aprender um novo shape apenas por causa de 1 nota? Acho que não, vc so deve ajustar, tocando a quarta aumentada no lugar da quarta justa no caso do lidio.

    Perfeito! Você mata 7 (ou mais) modos com um único shape.

    Basta apenas saber classificar os intervalos (que é básico, fundamental, elementar) e conhecer os intervalos característicos de cada modo.

    GrungeMan
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    brunoepronto
    Jube
    valeu ! =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como vcs "decoraram" campo harmonico e escalas