Como usar as escalas?E o campo harmonico?

    Autor Mensagem
    Tic Tac
    Veterano
    # jan/05


    Opapap....
    Issu ai..eu queria saber como usar as escalas!
    Tipo...uso nos acordes da base ou no tom da base?

    Queria sabe tbm.. os campos harmonicos..escalas ,acordes,notas..seila..o q tiver de campo harmonico.

    Se alguem puder responder..me explicar um pouco agradecu muitisisisimu! = )
    Vlw

    janick
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: janick
    · votar


    Tic Tac
    kra
    pelo q eu saiba, tu vai usando conforme vai a musica(por exemplo, c vai em D, E, C, eh recomendavel tu usar coisas como a terça de cada um ali, ou quinta, sétima, quarta, nona,... isso vai depender do tipo de sonoridade que voce queira.

    _ YzY _
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Queria sabe tbm.. os campos harmonicos..

    bom pelo campo harmonico vc podera saber os acordes q vc pode usar: por exemplo
    em C :

    no 1(eiro) grau: tera o acorde C7M
    No 2(undo) grau: tera o acorde Dm7
    no 3(eiro) grau: tera o acorde Em7
    no 4(arto) grau: tera o acorde Fm7
    no 5 (into) grau: tera o acorde G7
    no 6(exto) grau: tera o acorde Am7
    e no 7 grau : tera o Bm7(b5) (meio diminuto)

    os acordes
    7M: formado por : T, 3M, 5J e 7M
    m7 formado por: T, 3m, 5J, 7m
    7 formado por: T, 3M, 5J, e 7m
    m7(b5) fomado por : T, 3m, 5d, e 7m.

    asssim vc passa para os outros tons

    ou seja no campo de C: vc tera todos esses acordes ... e com esses acordes vc tbm podera gerar arpejos .... e naum apenas acordes secos e manjados ... e muitas outras paradas q eu naum sei dizer agora

    flw

    _ YzY _
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    para vc usar as escalas como pentatonica e modos:

    tipo ... vc pega o tom, distribui as escalas nos tons .. entáo vc sabera onde improvisar sem c perder .. sem errar notas q possam estragar um improviso ... por exemplo:
    em G vc pega os desenhos da pentatonica ... joga ele no tom (G no caso) entao vc tera akelas notas para soltar sua imaginaçaum e sentimentos naquele xape .... a naum ser q vc seja bom e improvise de ouvido no feeling .... a pentatonica sáo 5 notas q soam de um geito, tem tbm a penta blues, q eh a pentatonica adicionada uma nota (a blues) essa escala eh boa pra blues (obvio) claro q naum soh pra blues isso depende d vc ... ai os modos, nos modos sao todas as nota q vc pode usar no tom , soh q com uma sonoridade diferente ( tanto q em cada modo (jonio,dorico) tem notas de destaque q caracteriza o modo ) ai vc tbm solta sua imaginacaum e sentimentos, usa a escala q achar melhor e pau na maquina ....

    Tic Tac
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Opappa vlw caras..ai..tipo... o cara tah na base C, G e D..bem simples..o cara q tah solandu..sola no tom da musica ou em cima de cada nota?

    vlw

    Alan411
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Tic Tac
    tanto faz eu acredito..o problema é q tem musica q os acordes passam rapido demais entao nao vai da tempo de solar em cada acorde..dae tu fika só no tom da musica..ou em outras varias possibilidades

    Tic Tac
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    opa intendi..intaum... o cara tah fazendu base...possu solar em qualquer campo, qualuqer nota no braco q corresponde naum soh o tom q tah..mas sim o campo harmonico inteiru..ou seja..uso por exemplo..Base de E...posso solar na escala de E e tbm nas outras q esteja dentru dele..eh issu?

    Tic Tac
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    opa to entendendu..continuein ai q tah bom!

    vlw genti..eh foda..to sem grana entaum to aprendendu tudu sozinhu..nem guitarra eu tenhu! tenhu q usa violaum..e esse anu vo ve se compro guita..pa chega nela e pelu menus ja sabe algumas coisitas!
    vlw pessoal..continuem

    Alan411
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Alan411
    · votar


    Tic Tac
    tipo.........acorde como vc disse C G D .supondo q o Tom esta em C

    vc pode solar em C a hr q quiser independente dos acordes q tiverem rolando

    agora vc só pode usas o G na hr q tiver rolando só o G ...e no D na hr q tiver rolando só o D


    nao considerando modos gregos e outras coisas

    Tic Tac
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ah..intaum por issu q quandu veju clip e shows veju os caras solandu no bracu inteiru..pois mesmu se F# naum eh do tom de Do....o cara faz o D (q tem na escala o F#) e assim por diante..certu?

    Cae
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Tic Tac

    Deixa eu ve se entendi. Sempre q tu vai improvisa sobre uma base tenta analisar ela, ou seja, ver a formação de cada acorde. Por exemplo tu falo no E, a formação dele vai se essa: E, G# e B, a partir disso procure escalas q possuam estas notas. Por exemplo:
    a escala de E maior, a sua relativa, a escala de C#m, Penta de E maior, a Penta de C#m etc...

    Tic Tac
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Intaum...mas intam tah no ton de C...solo na sua escala...no tom de C..ai o cara faz um G...posso i pa escala de sol,ou continua na escala de C q eh o ton...bom...posso usa as relativas...entaum...posso usa notas de outras escalas? ou seja..posso usa qualquer nota no braco, portanto q seja do tom ou do acorde..pq se tiver no tom de C...e faze no C# naum podi..mas quandu eu tive fazendu um acorde do tipo D eu possu usa aquela nota pois esta na escala de D...naum seria usa nota de outra escala..seria apenas usa a nota correspondente ao ton ou a nota na base... sabe as escalas,todas..pois posso faze solo no tom de C..mas uma certa nota se tranforma em outra quandu uso Bmol..a seila..mas ai,seis achaum q to intendendu?

    _ YzY _
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    acho q vc tah querendo dize assim:

    tipo tah no tom de C ... e no tom de C naum tem por exemplo F#...
    mas c na base o cara faze um D ... eu usa a escala de D, que tem o F# e ai sim usa o F#???

    bom uma coisa, c vc ve no campo de C, lah em cima, eh C e depois eh Dm7, no caso o menor ficaria F e naum F# ...
    acho q vc teria q usar a escala de D dorico que naum tem F# .... mas ai tem outros fatores q poderia fazer usar o F# como nota de destaque, naum sei, posso estar falando besteira .... eh bixo tem q pensa muiiiito

    Tic Tac
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    opa vlw caras pela ajuda..continuem postandu casu alguem xega alguma conclusao! Vlw memu!
    vo da umas olhadas em apostilas online
    Mas alguem ai sabe me passa varius campos harmonicus?

    ziotti
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    abaixo, todos os maiores... pra s eobter os menores basta começar os maiores pelo 6º grau...

    C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)
    G7M Am7 Bm7 C7M D7 Em7 F#m7(b5)
    D7M Em7 F#m7 G7M A7 Bm7 C#m7(b5)
    A7M Bm7 C#m7 D7M E7 F#m7 G#m7(b5)
    E7M F#m7 G#m7 A7M B7 C#m7 D#m7(b5)
    B7M C#m7 D#m7 E7M F#7 G#m7 A#m7(b5)
    F#7M G#m7 A#m7 B7M C#7 D#m7 E#m7(b5)
    C#7M D#m7 D#m7 F#7M G#7 A#m7 B#m7(b5)
    F7M Gm7 Am7 Bb7M C7 Dm7 Em7(b5)
    Bb7M Cm7 Dm7 Eb7M F7 Gm7 Am7(b5)
    Eb7M Fm7 Gm7 Ab7M Bb7 Cm7 Dm7(b5)
    Ab7M Bbm7 Cm7 Db7M Eb7 Fm7 Gm7(b5)
    Db7M Ebm7 Fm7 Gb7M Ab7 Bbm7 Cm7(b5)
    Gb7M Abm7 Bbm7 Cb7M Db7 Ebm7 Fm7(b5)
    Cb7M Dbm7 Ebm7 Fb7M Gb7 Abm7 Bbm7(b5)

    ziotti
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    _ YzY _
    no 4(arto) grau: tera o acorde Fm7
    no caso do campo harmônico maior de Dó, o 4º grau seria F7M

    m7(b5) fomado por : T, 3m, 5d, e 7m.
    ñ existe 5d... o q existe é b5

    Blade
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ziotti
    mas tipo as notas da escala de G são as msm q as de Em, mas e pra tipo eu fazer uma base em Em, como ficariam os acordes???

    ziotti
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Blade

    esse é o campo harmônico de G:

    G7M Am7 Bm7 C7M D7 Em7 F#m7(b5)

    para achar a relativa vc pega o 6º grau e começa a escala à partir do 6º grau, então ficaria:

    Em7 F#m7(b5) G7M Am7 Bm7 C7M D7

    observe que os acordes que compõem Em são os mesmos que compõem G. A diferneça é que estão dispostos de uma maneira diferente

    _ YzY _
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    eh soh vc continuar ... :

    C - C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7 e Bm7(b5) (meio diminuto)

    G – G7M, Am7, Bm7, C7M, D7, Em7, F#m7(b5)

    D – D7M, Em7, F#m7, G7M, A7, Bm7, C#m7(b5)

    A – A7M, Bm7, C#m7, D7M, E7, F#m7, G#m7(B5)

    E – E7M, F#m7, G#m7, A7M, B7, C#m7, D#m7(B5)

    B – B7M, C#m7, Dm7, E7M, F#7, G#m7, A#m7(b5)

    F# - F#7M, G#m7, A#m7, B7M, C#7, Dm7, E#m7(b5)

    C# - C#7M, D#m7, E#m7, F#7m, G#7, A#m7, B#m7(b5)

    tem mais eh soh fazer os Db, Eb .... flw

    _ YzY _
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ziotti
    eh .. o Fm7 eu realmente errei ao digitar ...

    o 5d seria: 5 diminuta ... q eh o mesmo q b5

    ziotti
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    _ YzY _
    sim, eu saquei q vc quis dizer 5ª diminuta, mas na cifragem vc ñ encontraria por exmeplo um 'Bm7(5d)'... a grafia correta pra 5ª diminuta seria 'b5'

    Blade
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ziotti
    uma outra dúvida, tipo muitas vezes percebo em revistinhas q os acordes não batem com os do C. H. do Tom da musica, existe alguma explicação pra isso???

    ziotti
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Blade
    sim, podem ser AEM(Acorde de Empréstimo Modal) que são acordes que não pertencem à tonalidade em que se encontra o trecho musical... pode ocorrer também uma modulação que é uma mudança de tom no decorrer da música(o Iron Maiden faz muito isso nos solos)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como usar as escalas?E o campo harmonico?