Autor |
Mensagem |
Thiago52 Veterano |
# jul/12
Eia galera tudo bem? To com uma dificuldade pra tipo "decorar"as notas das escalas.Tipo eu começo a estudar uma e quando passo pra outra esqueço a que tava estudando.Como vcs fizeram para guardar todas?
|
ROo Veterano |
# jul/12 · Editado por: ROo
· votar
Bom, há vários macetes... Você pode pensar nos modos. Jônio = É a escala maior, por que maior? Por causa do intervalo de terça maior, embora o intervalo de 7ªM seja bem característico também, mas vamos pensar dessa forma como universializadora. De modo geral: 2M - 3M - 4J - 5J - 6m - 7M Quais são outros modos que tem a terça maior? Lídio e mixolídio. Lídio = Escala Maior com quarta aumentada, o quarto grau será um semitom a frente da Escala Maior. 2M - 3M - 4aum - 5J - 6m - 7M Mixolídio = Escala Maior, com a sétima menor, o sétimo grau será um semitom para trás da escala maior. 2M - 3M - 4J - 5J - 6m - 7m
Eólio = Escala Menor natural. 2M - 3m - 4J - 5J - 6m, 7m Os outros modos com terça menor. Dórico = Escala menor natural com a 6M: 2M, 3m, 4J, 5J,6M,7m Frígio = Escala menor com 2m: 2m, 3M, 4J, 5J, 6m,7m Lócrio = Escala menor com 2m e 5º: 2m,3M,4J,5º,6m,7m
Saca? Mas melhor forma de decorar elas, pra diversas aplicações, pelo menos pra mim, é pela sonoridade. Faça isso com as outras escalas, menor harmonica, menor melódica, compare-as, no papel, no shape da guitarra e no som. Tem outras trocentas escalas.
Quanto a campo harmônico eu realmente não sei, é mais por tanto usar, acabo sabendo.
|
ROo Veterano |
# jul/12 · Editado por: ROo
· votar
Thiago52 Há outras diversas alterações também, pelo menos eu ouvi ser chamado de "lídiomixo" que é uma "Escala Maior" com a quarta aumenta e com sétima menor. Mas eu acho que o melhor jeito de "decorar" elas é usando. Guitarrista geralmente tem extrema facilidade com pentatônica, por que? Primeiro porque ela raramente "dá errado" quando você está tocando e segundo porque usam toda hora. Ao invés de ficar tocando só o shape do modo, escala, seja lá o que for, pegue BTs e saia improvisando com um modo, mesclando, brincando com as diferenças entre eles, esse tipo de coisa. Solfeje, treine o ouvido.
|
brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# jul/12
· votar
Thiago52 Prática, prática e mais prática, memorização vem com o tempo.
|
Keith Young Veterano |
# jul/12
· votar
Thiago52 Eu simplismente nao decoro...
Acredito eu que essas coisas nao se decora, se sabe, e essa sabedoria, só vem com o tempo e muita prática ;)
|
Jube Veterano |
# jul/12
· votar
Usando, monta a escala, monta todos os acordes dela e usa bastante que você vai guardando as notas com o tempo, gosto de pensar nos acidentes tambem, tal escala tem x acidentes e o resto das notas é natural.
|
soruji Veterano |
# jul/12
· votar
Keith Young
É uma mistura de Keith Jarret com Lester Young seu nick? kkkkk
|
soruji Veterano |
# jul/12
· votar
tempo, gosto de pensar nos acidentes tambem, tal escala tem x acidentes e o resto das notas é natural.
Se for seguir essa lógica, você pode adotar um padrão, treinando as escalas por número de acidentes
Ciclo de quintas - A nota que é o quinto grau da escala sempre tem um acidente a mais que a sua tônica (sustenido).
Escala de Dó - Nenhum acidente Escala de Sol - 1 acidente (Fá Sustenido) Escala de Ré - 2 acidentes (Fá Sustenido, Dó Sustenido) Escala de Lá - 3 acidentes (Fá Sustenido, Dó Sustenido, Sol Sustenido) Escala de Mi - 4 acidentes (Fá Sustenido, Dó Sustenido, Sol Sustenido, Ré Sustenido) Escala de Si - 5 acidentes (Fá Sustenido, Dó Sustenido, Sol Sustenido, Ré Sustenido, Lá Sustenido)
Ciclo de quartas - A nota que é o quarto grau da escala sempre tem um acidente a mais que a sua tônica (bemol).
Escala de Dó - Nenhum acidente Escala de Fá - 1 acidente (Si bemol) Escala de Si bemol - 2 acidentes (Si bemol, Mi bemol) Escala de Mi bemol - 3 acidentes (Si bemol, Mi bemol, La bemol) Escala de La bemol - 4 acidentes (Si bemol, Mi bemol, La bemol, Ré bemol) Escala de Ré bemol - 5 acidentes (Si bemol, Mi bemol, La bemol, Ré bemol, Sol bemol)
Será que te ajuda dessa forma, estudando por padrão?
|
soruji Veterano |
# jul/12
· votar
Aqui, faltou a de Sol bemol que tem os cinco acidentes da escala de Ré bemol e o 6º acidente seria Dó bemol. Que no caso não existe, então seria Si.
|
mateusstarling Veterano |
# jul/12
· votar
Thiago52 O grande erro da rapaziada em relação aos modos gregos é querer decorar novos shapes para cada novo modo. Pela escala maior gera-se o primeiro, quarto e quinto grau, é a mesma escala com uma pequena modificação. O que difere o primeiro grau do quarto é apenas a quarta nota da escala. Tem sentido em aprender um novo shape apenas por causa de 1 nota? Acho que não, vc so deve ajustar, tocando a quarta aumentada no lugar da quarta justa no caso do lidio. O mixolidio é novamente a escala maior porém tocasse a setima menor no lugar da setima maior. Penso do mesmo jeito em relação ao dorico, frigio e eolio, apenas ajusto 1 nota. Talvez seja por causa disso que vc esteja com dificuldade em memorizar porque realmente acaba sendo desgastante e desnecessario tanta informação.
|
GrungeMan Veterano |
# jul/12
· votar
No caso das pentatonicas basta apenas decorar os desenhos dos 5 shapes, estou certo ?
|
Andradee Veterano |
# jul/12
· votar
Up!
|
The_Hands Veterano |
# jul/12
· votar
Thiago52
Não tem essa de decorar. Não tem fórmula milagrosa. Isso só vem com a prática. Relaxa...
no caso do campo harmônico, o negócio é você ter em mente quais graus são maiores, menores, diminutos... A partir daí, é questão de lógica e prática.
Não pratique as coisas alternadamente. Gaste bastante tempo em cima de algo até vc sentir que dominou. Só depois parte para o próximo item (no seu caso, escala) Melhor dominar uma coisa do que fazer 10 meia-boca.
|
Jube Veterano |
# jul/12
· votar
GrungeMan No caso das pentatonicas basta apenas decorar os desenhos dos 5 shapes, estou certo ?
Sim, esse shape será o mesmo para todos os tons, só mudando de posição, mas é bom saber onde estão as notas, ai entra o que o grande mateusstarling comentou, sabendo a localização delas, vai ser mais facil quando for usar penta blues ou a escala maior por exemplo.
|
brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# jul/12
· votar
GrungeMan Além de decorá-los precisa saber tb como utilizá-los.
|
LeandroP Moderador |
# jul/12
· votar
mateusstarling O que difere o primeiro grau do quarto é apenas a quarta nota da escala. Tem sentido em aprender um novo shape apenas por causa de 1 nota? Acho que não, vc so deve ajustar, tocando a quarta aumentada no lugar da quarta justa no caso do lidio.
Perfeito! Você mata 7 (ou mais) modos com um único shape.
Basta apenas saber classificar os intervalos (que é básico, fundamental, elementar) e conhecer os intervalos característicos de cada modo.
|
GrungeMan Veterano |
# jul/12
· votar
brunoepronto Jube valeu ! =)
|