Nut de marfim de mamute

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


Quando o vocalista do Mayhen se matou, o resto da banda fez palhetas do crânio dele.........acho que é para fazerem um som "mais cabeça".

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


Ahn, o mamute...



Viciado em Guarana
Veterano
# jul/12
· votar


Ã?
Como assim produção?
Os mamutes não foram extintos?

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


brunoween

Nos EUA tem guitarristas que colocam saddle e nut de fóssil de mamute em violões vintage que possuem timbre agudo, porque esse material tranfere melhor as frequencias baixas que o osso bovino e o marfim

Não liga que tem muito moleque que só quer zoar aqui...

Como falaram ali, fóssil e marfim são proibidos de entrar no Brasil, ainda mais quando se trata de marfim fóssil. Posso estar errado, mas a loja que conheço que vende essas peças não manda para o Brasil. De qualquer forma, se conseguir comprar, pode te dar problema ou no mínimo ser retido.

Eu não conheço pessoalmente esses nuts para falar deles... Mas acredito que a fossilização e consequente petrificação enrijece e deixa mais uniforme. A questão seria o quanto muda o som. Se você testar nut de osso, de plástico, de materiais artificiais, de materiais fabricados ou de latão, por exemplo, vai ter uma ideia do que acontece com a relação de sonoridade e material do nut. Existe de fato uma alteração, principalmente ao se comparar um vagabundo de plástico (lembre que tem plásticos bons) e um de latão, ou seja, radicalmente diferentes, você nota alguma diferença. Particularmente eu não considero tão gritante essa alteração a ponto de valer a pena, especialmente um desses mais exóticos, ainda mais esse que é proibido no Brasil.

Se sua guitarra é muito vagabunda, melhor trocar a guitarra do que só o nut. Se sua guitarra é boa, mas o nut por algum problema ficou ruim e você quer um bom, eu recomendo um nut da Graphtech (não sou endorser como o De Ros, mas essa marca eu acho excelente) ou um de carbono, são os dois que eu já tive mais fora do comum e achei de boa qualidade. Não precisa exagerar tanto com um tão exótico assim, caro e proibido. Afinal, você sente deficiência de graves decorrente do nut? Olha que se disser que sim vou achar que você está me enrolando... rsrs

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


MMI

Não liga que tem muito moleque que só quer zoar aqui...

Ahn, mas eu acho esse video do Mamute que eu postei tão bonitinho :)

Mas vc salvou o tópico, postou algo altamente enriquecedor sobre o assunto. O rapaz já estava ficando chateado, rsrsrs.

Ir0N_M4N
Veterano
# jul/12
· votar


renatocaster
kkkkkkkkkkkkkkkk

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


renatocaster

Pior que seu video é legal! Eu já tinha ouvido esse som, tiha curtido. kkkkkk

Abç

Leumachado
Veterano
# jul/12
· votar


JoaoWylde
"Porque não comprar um nut feito do chifre do unicornio saliente filho de cabras leiteiras com piercing que vivem num mosteiro sagrado no monte Himalaia?"

VELHO TU ME FEZ CHORAR ... PRECISEI COMENTAR ISSO!

ALF is back
Veterano
# jul/12
· votar


eu costumo matar mamutes pra usar o osso do ouvido deles e jogo o marfim fora...se vc alguem quiser, posso pegar um aqui na lixeira

De Ros
Veterano
# jul/12
· votar


brunoween

Por se tratar de um animal extinto da face da terra há alguns milhares de anos, achei que se trataria de uma peça absurdamente cara!

Não sei se o meu inglês está ruim, ou se é conto, ou se é isso mesmo, mas aqui tem:

http://www.guitarpartsandmore.com/?nav=products&cat=1&sub=1

Fiquei impressionado e desconfiado ao mesmo tempo!

Quanto a tua dúvida, não posso responder pois nunca testei, mas os graphtech me agradam mais que os de plástico comum ou de osso (mas pode desconfiar, pois, como o grande MMI salientou, eu sou endorsee deles, hehehe!)

Abraço!

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


De Ros

Poxa, obrigado pelo "grande"... hehehehe

É bastante curioso, mas li que não é absolutamente raro em algumas regiões, como a Sibéria, as pessoas se depararem com pedaços de animais como mamutes aparecendo no gelo ou glaciares. Mas não deve ser tão fácil de achar, pelo que vi na net está cheio de peças a um preço parecido com esse do site que você achou. Isso é curioso e suspeito ao mesmo tempo...

Os da Graphtech são bem legais sim, a maior parte dos produtos dessa marca são muito bons e eu recomendo. Não sei se já falei, mas parabéns por ter essa marca ao seu lado, muito legal deles terem um brasileiro na lista, com certeza um privilégio.

Abç

Electric Eye
Veterano
# jul/12
· votar


Eu só acho um absurdo criarem nut do marfim de um animal extinto há milhares de ano. Sério mesmo, esses fósseis deveriam ser preservados, a fim de manter uma pequena lembrança da história do nosso planeta.

Já que tem tanto nut de qualidade por aí no mercado, não sei pra que ficar criando mitos a cerca de um nut "exótico" que não deve ter mudança significativa para melhor se compararmos com outros que se encontram por aí.

renatocaster
Moderador
# jul/12 · Editado por: renatocaster
· votar


De acordo com o link do site que o De Ros postou, acho que o investimento é relativamente baixo, então dá para comprar e testar para ver se há alguma diferença significativa em relação aos demais nuts.

Eu nunca fui muito de dar atenção especial aos nuts, o único que usei até hoje e não gostei foi o de latão. Eu ficava com a sensação de que as cordas ficavam "rangendo" no nut, na hora de bends e vibratos, naturais e com a alavanca. Agora com os de osso e plástico, nunca tive grandes problemas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


As pestanas de osso de mamute (bem como as de búfalos) nada acrescentam ao timbre de um instrumento que uma pestana de osso bem trabalhada e corretamente sêca não o façam.
Isso é apenas uma estratégia de marketing de empresas que esperam lucrar com o "inusitado", algo muito comum no mundo capitalista moderno.

juninholiveira
Veterano
# jul/12
· votar


bora gente, vamo comprar nute de marfim de mamute pra guardar e no futuro vender o intrumento ainda mais caro do que pagamos pra comprar.

brunoween
Veterano
# jul/12
· votar


MMI
Eu sei que é proibido no Brasil e não vou importar. Nos EUA é comum a comercialização desse tipo de material, como estou de viagem marcada pra lá, estou pensando em pegar uma Gibson LP e substituir o Corian por algo exótico mesmo. Minhas guitarras possuem nuts de osso e outras Tusq Xl da Graphtec. Sei que não vai dar diferença notável no timbre da guita, em rastilhos de violões a mudança é mais percepitível.

inExperienced
Veterano
# jul/12
· votar


Compra um nut de fóssil de dinossauro, da um timbre mais vintage.
Se for de Tiranossauro Rex dá um som brutal!

BOA_VIAGEM
Veterano
# jul/12
· votar


Compra um nut de fóssil de dinossauro, da um timbre mais vintage.
Se for de Tiranossauro Rex dá um som brutal!

O de Velociraptor dá um som bem agressivo!

MMI
Veterano
# jul/12
· votar


brunoween

Bobagem na minha opinião. O nut original cumpre bem seu papel e retirá-lo pode não ser extremamente complexo para um luthier, mas ele vem bem colado e com o acabamento por cima. Pode causar pequenas avarias ali junto ao friso. Tudo isso sem uma real necessidade? Acho besteira. O nut bem feito de uma Gibson já é o suficiente para a guitarra dar bom som. Mesmo trocas de captadores eu acho besteira, ainda mais um nut novo sem necessidade, isso para mim beira o absurdo, não recomendaria jamais.

Eu compartilho com absoluta segurança o que o Mauricio Luiz Bertola tão bem sintetizou:

As pestanas de osso de mamute (bem como as de búfalos) nada acrescentam ao timbre de um instrumento que uma pestana de osso bem trabalhada e corretamente sêca não o façam.

Quer comprar uma Gibson LP? Então estude bem para tocar bem a guitarra nova, veja as possibilidades sonoras que ela te proporciona. Deixe o mais original possível. Quer gastar um pouco mais? Compre boas cordas, um bom cabo. Quer um pouco mais ainda? Opte por um modelo superior, signature ou Custom Shop. Isso de comprar guitarra para depois mudar o captador, ferragens, nut, potenciometros é coisa de guitarrinha chinesa que vem cheia de probleminhas, deficiências e peças de segunda. Para mim, se é para mexer no nut de uma Gibson nova, só se for uma reguladinha.

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


BOA_VIAGEM

Porra...você me desanimou agora....eu encomendei um de Velociraptor porque pensei que com ele eu ia virar um shredder :(

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


Post pra eternidade!

Night_Rider
Veterano
# jul/12
· votar


É só começar as férias pra começar a aparecer esses tópicos kkk

derek_70
Veterano
# jul/12
· votar


O nível deste forum decai a cada dia.
É preciso ler 10 posts com baboseira pra achar 1 que tenha uma informação útil.
É muita perca de tempo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar


perca: Perca Fluviallis: Peixe de água dôce originário da bacia do Rio Nilo

Night_Rider
Veterano
# jul/12
· votar




Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


O nível deste forum decai a cada dia.
É preciso ler 10 posts com baboseira pra achar 1 que tenha uma informação útil.


derek_70
Membro Novato

calma jovem, ainda tem muita porcaria pra você ler por aqui. O negócio é descobrir quem manja mesmo. Ai você nem perde tempo lendo comentário inútil...

renatocaster
Moderador
# jul/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Mauricio Luiz Bertola

perca: Perca Fluviallis: Peixe de água dôce originário da bacia do Rio Nilo

Que isso, mestre! Bertola também é cultura, hehehe :)

__________________________________________________________

Sobre o nivel do forum, realmente tem muita besteira, mas não acho que o nível do forum seja tão baixo assim, até porque está pra nascer um forum que não tenha dessas coisas. Normalmente até citam alguns outros foruns como se fossem modelos de perfeição, que são melhores, etc...Aí vc entra no dito cujo e presencia as mesmíssimas coisas que presencia aqui, sem tirar nem por.

No dia em que no forum tudo for perfeito, lindo e maravilhoso, aí sim eu vou ficar surpreso. Ainda mais na internet, onde neguinho atira pra tudo quanto é lado. É criança postando, moleque que não sabe nada e que pensa que é gente, adulto perturbado da cabeça, desiquilibrados...não tem como controlar isso.

Realmente tem hora que dá no saco, mas aí esse é o momento de relaxar e levar na esportiva, fazer uma piadinha, dar uma trolladinha báscia, sem ser desrespeitoso, claro. Não dá pra levar tudo a ferro e fogo.

PguitarMaxx
Veterano
# jul/12
· votar


kkkkkkkkkkkkkk véi, me desculpa sério, é que eu ri mto aqui com alguns posts, desculpa mesmo,

Eu acho bobagem cara,, a diferença acho que vai ser minima, se existir

PguitarMaxx
Veterano
# jul/12
· votar


o único que usei até hoje e não gostei foi o de latão. Eu ficava com a sensação de que as cordas ficavam "rangendo" no nut, na hora de bends
eu tive a mesma impressão

MMI
Veterano
# jul/12 · Editado por: MMI
· votar


renatocaster
PguitarMaxx

Já que vocês tocaram nesse assunto, eu também não curti de latão, nem o normal, nem com roller. Mas prefiro não falar muito a respeito por nunca ter tido uma guitarra assim, não tenho uma real experiência com isso.
Por isso que eu disse, legal mesmo são da Graphtech e de carbono/grafite.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nut de marfim de mamute