restauração strato veronese

    Autor Mensagem
    kadjastrato
    Veterano
    # jun/12


    ola pessoal toco guitarra ha muito poco tempo muito mesmo uns 3 meses pra cá nem da pra dizer que toco kkk mas a questão é a seguinte eu tenho minha memphis que comprei nova e tal mas encontrei outro dia na garagem de um amigo uma strato antiga de peça inteiriça ou seja não ha corpo e braço é uma peça só de marca que nunca ouvi falar veronese, tudo o que sei sobre ela é que é da década de 80; meu amigo ia jogar ela fora então já sai no lucro, levei a bichinha pra casa! e agora quero a opinião de vcs se vale a pena restaurar ela ta inteira em relação a corpo handstock caps funcionam beleza, as tarrachas estão quebradas falta alguns knobs e a pintura ta bem arranhada o escudo ta quebrado,a pone é fixa e bem simples; claro que se for restaurar quero manter ela com visual antigo o que acham? vale a pena o custo? se nao me engano a madeira é pau rosa diferentemente da minha memphis que pelo timbre estalado tenho quase certeza que usaram mdf af, nao tive coragem de raspar a tinta embaixo da tampa traseira pra ver

    FBlues_rock
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    eu até tentei ler...

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    kadjastrato

    Nunca ví uma guitarra Veronese, e olha que acho que sou o cara mais velho aqui no fórum (não de fórum, de idade).

    Conheço Acordeons Veronese, que são inclusive respeitados no meio, a Fábrica de Acordeões Irmãos Veronese era em Porto Alegre, fundada na década de 30.

    Mas desconheço qualquer guitarra com esta marca.

    Se a construção, madeiramento são bons, se têm algum valor histórico, só um Luthier poderá avaliar.

    kadjastrato
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Lelo Mig
    obrigado pelo comentário eu também não conhecia essa marca nem mesmo em acordeões, então agora já sei que pelo menos não é uma marquinha qualquer como vc disse é uma marca muito conceituada, então essa realmente é minha duvida se tem algum valor histórico pq se acaso tiver quero tomar muito cuidado para deixar essa guita o mais original possível para não descaracterizar a peça. vou ver se posto umas fotos dela neste findi .

    kadjastrato
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    a unica referencia que achei na web sobre guitarra veronese foi em um texto sobre a banda replicantes onde essa guitarra é apenas citada sem mais detalhes sobre a mesma
    " Novembro 1983, Claudio Heinz, Heron Heinz, Carlos Gerbase e Luciana Tomasi compram uma guitarra Rey, um baixo Rey, um amplificador Giannini, um microfone e do amigo Plinio sua bateria Pinguim. Montaram tudo na garagem da Marques do Pombal e começaram a fazer músicas, ou melhor, punkrock.
    Janeiro 1984, criam sete músicas, entre elas: O Princípio do Nada, O futuro é Vortex, Nicotina e Porque Não. Num belo dia o amigo Wander aparece na garagem com uma guitarra Veronese e tenta tocar com eles. Não conseguem." postagem completa no link abaixo
    http://www.fotolog.com.br/marcelobocahc/100116479/

    kadjastrato
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    opa! escavando um pouco mais por esse sordido terreno que é a web encontrei mais uma referencia sobre a guitarra veronese desta vez com a banda Apocalipse. segue parte do texto " Como Cebola não tinha guitarra, conseguiram uma guitarra Veronese emprestada com um conhecido. Na hora do show Cebola apareceu com uma guitarra Giannini Strato emprestada e a Veronese foi deixada num canto do palco. No meio do show Daniel foi informado que a guitarra tinha sido quebrada no meio do braço. O primeiro grande problema da banda foi conseguiram arrumar grana para consertá-la e devolvê-la ao dono." postagem original no link abaixo
    http://galera-rock.zip.net/arch2006-12-17_2006-12-23.html

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    kadjastrato

    Começa a juntar partes de um "quebra-cabeças".....eu te disse que a Irmãos Veronese era em Porto Alegre. As duas bandas que você cita são do Sul, não creio que seja coincidência.

    Se você tiver algum amigo em Porto Alegre, ou alguém aqui do FCC de lá, ler este tópico, acho que poderá descobrir alguma coisa.

    kadjastrato
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    pois é agora essa guitarra esta me deixando cada vez mais intrigado já pesquisei sobre a origem dos acordeões veronese o que me levou até o pioneiro Túlio Veronese o "nônô" das gaitas o italiano de Vicenza teria se instalado no Rio Grande do Sul, mais precisamente no município de Veranópolis, onde fez a primeira gaita artesanal em 1900 emfim encontrei muitas matérias sobre a fabrica que você citou, porem nenhuma fala sobre a tal guitarra. mas contudo to curtindo muito essa busca as raízes desta guita e isso também me faz acreditar que essa guita se trata de uma peça rara

    moro no município de Viamão aki em porto alegre kkkk
    esta semana vou ver se encontro um luthier por aki que saiba me dizer algo mais e vou dar uma passadinha na casa de cultura de poa tem um historiador por la que talvez saiba algo também então veremos onde a historia dessa guita misteriosa ira nos levar to adorando isso cara imagina só, depois que eu restaurar ela vai ser muito mais prazeroso tocar em uma guita onde coloquei todo esse empenho ( ;

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    KKKK...Você é do RS, não tinha visto seu perfil....

    Com certeza. Luthiers (principalmente mais velhos) e o pessoal ligado a área de cultura vão te dar informações.

    Se descobrir alguma coisa, posta aqui.....fiquei curioso!

    Até mais!!

    Bigtransa
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kadjastrato
    Poste fotos da sua guitarra, só de olhar dá pra ver se vale ou não restaurar...

    kadjastrato
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    to postando um vídeo dela, a qualidade não ta muito boa pq tive de filmar com a web cam pois minha cam digital caiu na aguá e já era. mas dar pra ver legal!
    e pode deixar lelo que vou postar o que descobrir sobre ela sim, e se acaso eu restaurar vou por fotos do pós. agradeço por hora e se souberem de algo postem ae !

    ha coloquei cordeamento nela hj pra testar o som, tem um chiado chato acho que é devido aos caps que estão bem velhos mas ate que é tocável tem um timbre denso e firme bem encorpado e olha que pus cordas 09 , fiquei com medo de por 11 acho que poderia forçar demais o braço e acabar empenando, deixei na afinação padrão mesmo e segurou bem a afinação ao contrario da minha memphis que desde que comprei tenho que voltar a afinar a mizona depois que afino a mizinha arf
    ta ae o vídeo dela


    Keith Young
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kadjastrato

    Bonita a guitarra... curti o headstock dela... Não sabia que a Veronese fabricou guitarras.. Conhecia os acordeons dela, inclusive tive uma.

    Pelo video, a guitarra até que tá inteira. Acho que tem como restaurar sim... O bom é levar num Luthier de confiança pra avaliar como tá o estado da guitarra e pra ver a restaurar.

    kadjastrato
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    oi pessoal tenho novidades um luthier experiente aqui de poa me deu um parecer a respeito da minha guita veronese ele disse o o seguinte:

    "Infelizmente não tenho muitas informaçãos sobre a sua guitarra, mas
    pelo que vi e pelo estilo da guitarra é da década de 60 ou
    70, parece ter sido fabricada localmente sem saída para outros
    estados,não sei se foi produzida pela Fábrica Veronese de acordeões,
    mas é possível."

    cara isso me deixou animado pois a unica referencia que eu tenho sobre essa guita me fazia acreditar que era da década de 80 mas agora existe a possibilidade de ser de 60? que loucura cara então se for realmente de 60 ou 70 já sei que tem algum valor histórico sim, ele disse tbm pra eu tentar um contato com o pessoal dos replicantes já que eles usaram uma

    dessas. seria muito legal descobrir que se trata da mesma guita mas dae ja é querer demais né?

    ha e quanto a reforma da pra usar as peças originais sim, as tarraxas quebradas é a unica coisa que terei de trocar mas ae vou substituir por umas vintages, uma pintura nova e o escudo da pra refazer a parte que ta quebradinha por que é só uma camada que ta quebrada e essa camada é transparente então ta de boa tem que dar uma geral nas trates mas não precisa substituir nenhuma. ha muleke me dei na guita!

    fconde77
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kadjastrato

    Tente ver com um torneiro se ele é capaz de refazer a borboleta pra mante-la 100% original. Mesmo se decidir trocar as tarraxas guarde essas que pode acrescentar mais valor em uma revenda.
    Quanto ao chiado pode ser que não esteja aterrada e/ou blindada, ou a elétrica esteja muito ruim mesmo. Como no caso das tarraxas tente manter os captadores originais guardados se for substituir.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a restauração strato veronese