Gibs LP, PUP do braço com som "flat" Qual o problema?

Autor Mensagem
vintagentleman
Veterano
# jun/12 · Editado por: vintagentleman


Pessoal,

Fui tocar hoje com a minha Les Paul com P-90 e o som do PUP do braço está estranho, sem corpo algum, flat total e com volume baixo. Testei o amp com outra guitarra e ele está normal. Também tentei erguer o captador para deixá-lo mais próximo das cordas, mas também não resolveu. Qual pode ser o problema?

monteiro.rj
Veterano
# jun/12
· votar


se for nova nova, é bom levar num luthier, se for o caso vc aciona a garantia

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Não é nova. E não tenho opção de luthier de confiança aqui.
Normalmente eu mesmo faço os ajustes básicos. Desta vez estou preocupado...

Alguém tem alguma sugestão do que pode ser?

Será que seria a chavinha para alternar os PUPS? Já ouvi falar dela dar problema nessas LP...

Acho que problema no captador em si não seria pois ou o mesmo funciona ou não funciona, não é mesmo?

O meu está funcionando como se estivesse "looonge" das cordas, mas não está...

Valter Bergamo
Veterano
# jun/12
· votar


vintagentleman

Teste da seguinte forma, desconecte os fios dos caps e ligue direto num jack e conecte ao amp, ai vc sabera se os caps estao ok o nao, se funcionar, enao tem algum componente com problema na ligação,

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Valter Bergamo,

Vou fazer isso e aproveito que já vou ter que "abrir" para antes dar uma olhada nas conexões, de repente é alguma oxidação que está diminuindo a condutividade e prejudicando o som não é mesmo?
Obrigado.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/12
· votar


vintagentleman

Geralmente algum fio pode estar encostado no aterramento.... ou chave, pots , são varias causas possiveis...

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Valter Bergamo,

Vou dar uma olhada... Se for algo meio óbvio eu dou conta...
Por curiosidade até já olhei na Amazon, a chavinha custa 15 dólares e o PUP custa 80 verdinhas... Essas peças são fáceis de trocar uma vez identificado o problema...
Se complicar vou mandar a guitarra para Curitiba através do meu irmão que está vindo me visitar. Lá tem recursos para resolver qualquer coisa.
Eu moro na Amazônia e aqui é difícil resolver esse tipo de situação...
Mas de qualquer forma lhe agradeço.

Delson
Veterano
# jun/12
· votar


vintagentleman
Pode parecer uma pergunta idiota, mas o potenciometro de tone do captador em questão está aberto?

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Delson,

Não cara, a pergunta não é nem um pouco idiota. Já vi caras mandando equipo para assistência quando os mesmos não estavam nem ligados na tomada, rsrsrs
Mas nesse caso, infelizmente os pots estão todos "no máximo", e funcionam, aparentemente, inclusive no PUP que está com o som baixo, percebe-se que o tom e o volume são devidamente alterados "linearmente" como deve ser...
E o som não parece de pot "diminuído" e sim de captador distante da corda, sabe aquele som "magrinho"?

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Renatocaster,

Não é você que tem uma dessas Gibs com P-90 ? Se sim diz aí por favor se cai muito o volume quando passa do captador do braço para a posição intermediária da chave e para o grave...

renatocaster
Moderador
# jun/12
· votar


vintagentleman

Não é você que tem uma dessas Gibs com P-90 ?

Até umas 2 semanas atrás eu tinha uma, hehehe. Sobre o que vc está dizendo, eu estranho mesmo. Eu nunca senti essa diferença na minha, nada além do normal.

Mas isso me parece mais algum problema relacionado aos pots do que nos captadores propriamente dito. Já verificou se todos os pólos dos caps estão ok?

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Renatocaster,

Então cara, tirei as tampinhas traseiras da bicha mas não dá coragem de mexer... Carai, é uma Gibs,né?
Ainda estou desconfiado da chavinha seletora... Perde-se em termos de volume uns 40% quando a gente passa para a posição TREBLE e o captador está o mais alto possível...
Só confirmando então, a tua não fazia isso, né?

renatocaster
Moderador
# jun/12 · Editado por: renatocaster
· votar


vintagentleman

Então cara, tirei as tampinhas traseiras da bicha mas não dá coragem de mexer... Carai, é uma Gibs,né?

Hehe, sei como é isso. Mas vc comprou ela agora, nova na loja, e já veio assim, ou começou a apresentar isso há pouco tempo?

Ainda estou desconfiado da chavinha seletora... Perde-se em termos de volume uns 40% quando a gente passa para a posição TREBLE e o captador está o mais alto possível...

Eu costumava usar o cap da ponte bem alto, porque gosto de harmônicos artificiais, e quanto mais alto o captador tiver, mais propício fica para soltar harmônicos. o do braço eu usava nem tão baixo, nem tão alto, numa posição média, que ficava alinhado com a altura do braço.

Não, realmente eu não senti nenhuma discrepância de volume entre os caps, nem quando acionava a chave. Só a diferença normal, como já falei, que tem quando vc muda do cap da ponte pro cap do braço, já que o da ponte tem uma saída mais alta, normal.

Uma pena eu não tê-la mais aqui para constatar o fato, mas tenho plena conviccção que não rolava isso com ela. Eu continuo achando que um dos seus pots podem estar bichados, hehehe.

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Renatocaster,

Não tenho coragem de mexer, cara, vou mandar pra Curitiba pelo meu irmão que está aqui passeando. Agradeço muito.

Abraço

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


vintagentleman

Cara, na minha não rola essa diferença não... O da ponte dá um pouco mais, mas é pouco mais volume só.

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


MMI,

Obrigado por contribuir, cara. Vou ter que mandar pra um luthier mesmo.

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


vintagentleman

Tem garantia? Eu tive um captador com esse sintoma que simplesmente tinha estragado, perdi. Pode ser seu caso...

vintagentleman
Veterano
# jun/12 · Editado por: vintagentleman
· votar


guita comprada na Argentina no ano passado, caras... "la garantia soy jo"

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


vintagentleman

Não tenho coragem de mexer, cara, vou mandar pra Curitiba pelo meu irmão que está aqui passeando

É cara, nesse caso é melhor entregar a guitarra na mão de um entendido do assunto mesmo, é mais seguro. Boa sorte aí, arruma logo isso pra tocar com essa guitarra 100% porque ela é muito boa!

Abs

juninholiveira
Veterano
# jul/12
· votar


renatocaster

uq arrumou com a sua renato? vendeu? fez rolo com ela?

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


juninholiveira

uq arrumou com a sua renato? vendeu? fez rolo com ela?

Sim, fiz rolo com ela. Peguei uma Fender MIJ stratocaster e mais um $$$ de volta. Não queria muito me desfazer dela, mas fiquei meio que na necessidade de arrumar uma grana urgente, daí decidi vender uma das guitarras.

Valter Bergamo
Veterano
# jul/12
· votar


vintagentleman

Se mora na amazonia, um problema grave que atrapalha o funcionamento de eletronicos é a teperatura e umidade do ar muito elevadas.

Aqui n cidade em tempos de chuva, passo por isso e faço muitas manutenções devido a umidade prejudicar o fucionamento.

vintagentleman
Veterano
# jul/12
· votar


Valter Bergamo,

Já pensei nisso e meu equipo fica num quarto que na metade do tempo tem um ar condicionado ligado e na outra metade é quente e úmido mesmo, mas nada tão exagerado. Espero que uma coisa compense a outra porque não tem o que eu possa fazer. É um tal de umidifica e resseca (espero)...
Moro em Boa Vista e tenho um passeio programado para Manaus na metade do mês. Achei um luthier lá, Eduardo, que vai dar uma geral na guita...
Melhor do que meu irmão levar pra Curitiba de avião, eu acho...
Se ele disser que é normal a tal diferença no volume, vou comprar nos EUA um desses "soap bar" da Seymour Duncan de alto ganho para posição braço e que tem aspecto idêntico ao original Gibson da guitarra...
Obrigado pelo apoio.
Abraço

vintagentleman
Veterano
# set/12
· votar


Pessoal,

Vocês não vão acreditar se eu contar qual era o problema do volume do captador.

Era tão óbvio e simples que passou batido todo esse tempo: o problema era EU, ou melhor minha inexperiência e ignorância sobre o instrumento que eu venho tocando há mais de um ano!

É simples, eu achava que na posição TREBLE da chave seletora estava selecionando o captador do braço, quando na verdade ele é o captador da ponte!

Mais de um ano tocando essa guitarra e nem isso eu sabia... Nossa!

Quando vi a diferença do volume tratei de erguer ao máximo o captador do braço e abaixar tudo o que era possível o da ponte, o que só agravou o problema.

Há poucos dias vi um vídeo de um cara que tocava uma Gibson e que disse que as posições dos pickups era exatamente o contrário do que eu imaginava...

Hoje fui mexer na guitarra e lembrei do vídeo, peguei uma chavinha, abaixei o captador do braço, levantei o da ponte e se acabou o problema... A guitarra ficou perfeita. Ela tem um som ótimo mesmo.

Fiquei chateado porque nesses dois anos que tenho tocado, cheguei a montar uma guitarra strato e a reformar outra, tudo por minha conta e com bons resultados, para daí fazer uma merda dessas...

Pior que achando que o problema da Gibson era de captador, encomendei uns Joe Barden nos EUA, que inclusive já foram pagos. Bom pelo menos os novos são noise free, mas se eu tivesse sacado o problema da guitarra antes, provavelmente não teria gastado nos caps novos, até porque um pouco de hum é característico dos P-90.

Enfim, estou pagando por ser "cabação" rsrsrsrsrs. Fica o alerta para outros que pensam que sabem de guitarra...

Abraços

MMI
Veterano
# set/12
· votar


vintagentleman

Caramba, se não fosse trágico seria até engraçado.

Faz o seguinte... Os caps já foram entregues? Se não foram, é só ligar e dizer que não quer mais. Se foram entregues, é só pagar para enviar de volta e receber a grana de volta. Nos EUA você tem esse direito, teoricamente no Brasil também. Dá uma desculpa e devolve se não é o que você quer, simples assim.

Abç

vintagentleman
Veterano
# set/12
· votar


MMI

Cara, fui muito bem atendido (por e-mail) na JBE. E quem pagou os pickups foi minha sister. Daí que para cancelar a compra eu vou ter que envolver terceiros e acho que vai ser mais um trabalho nessa altura...

"Caramba, se não fosse trágico seria até engraçado."

Você é um cara culto, sabe que esse foi um problema até filosófico: é o que ocorre quando em alguma análise partimos de uma falsa premissa inicial rsrsrs

Agora veja, a culpa foi minha, já admiti, mas comecei com duas stratos que têm as posições dos captadores simétricas à chave seletora e me acostumei com isso...

Na Gibs, fora o fato do eixo da chave seletora ser vertical (e obviamente os caps são horizontais), eles ainda são assimétricos, ou seja a posição de baixo aciona o cap de trás e a de cima o da frente...

Some-se a isso a falta de luthier daqui e temos a receita do seu "trágico"...

Mas tudo bem, vou instalar os JBE e guardar os originais... E ainda vou fazer o tal review.

Continuo aprendendo, a duras penas, acho que faz parte rsrs

Abraço

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


vintagentleman
Você é um cara culto, sabe que esse foi um problema até filosófico: é o que ocorre quando em alguma análise partimos de uma falsa premissa inicial rsrsrs

Mas tem uma coisa aí que não podia ter passado batido né, irmão...O SOM! Som de cap do braço é mais grave, mais aveludado, independente da guitarra e suas posições de chave seletora...Logo ao selecionar para o braço ou ponte, tinha que diferenciar no som. Mesmo que a chave tivesse invertida, você teoricamente tinha que notar que está invertido. Você não percebeu o agudo da ponte e o grave do braço? A diferença é bem gritante. Outro detalhezinho é o nome "treble", que significa agudo, ou seja, cap da ponte que é mais agudo. Mas é isso aí. Vivendo e aprendendo, né não? De qualquer jeito estou aguardando aí os sons dos novos caps. Qual é a característica deles? Mais ou menos saída? Menos ruído? Mais moderno ou mais vintage?

vintagentleman
Veterano
# set/12
· votar


Led Zé

Minha percepção de graves e agudos foi ofuscada pela questão do volume, mas foi um vacilo de novato, sem dúvida...

No site do Joe Barden não é explicado esse tipo de especificação técnica em relação a esses soap bar, só diz que eles se comportam como verdadeiros P-90 mas com algo a mais, e com eliminação de ruído...

Vou ter que gravar alguma coisa com a guitarra original e depois a mesma coisa com idêntica equalização para que possamos ter uma ideia de como esses JBE funcionam...

Só que até essas gravações são problemáticas para mim, por falta de conhecimento e equipamento, de forma que vou gravar com uma câmera digital que eu tenho que grava em HD. Pelo menos vai servir para dar uma noção...

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


vintagentleman
de forma que vou gravar com uma câmera digital que eu tenho que grava em HD. Pelo menos vai servir para dar uma noção...


Dá pra ter um idéia sim. É só não colocar o som muito alto pra não clipar. Tem noção de quando chega os caps novos? Gastou quanto neles? Pagou imposto? (desculpa o o bombardeio aí hehehehe). Abrax

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


vintagentleman

É cara, essas coisas acontecem. Sobre a diferença de som que pode fazer a altura dos caps, eu até tinha falado sobre isso aqui no tópico mesmo..

Mas a gente vai aprendendo devagarzinho mesmo essas "manhas". Eu não sei como ainda não apareceu um chato de galocha para te criticar: "Pô cara, tu é iniciante e foi comprar uma Gibson, nem sabe usar a guitarra!"

Sabe como é né, aqui tem mal educado e metido a esperto pra tudo. No mais, agora é espetar esses Joe Barden na LP e nos dizer o que vc achou. E guarda esses P-90 originais aí da Gibson pra mim que eu vou querer eles, hehehe o/

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Gibs LP, PUP do braço com som "flat" Qual o problema?