Solos de hoje, parecem apenas um "compromisso" com a música, sem inovação.

Autor Mensagem
M.Teles
Veterano
# jun/12
· votar


The_Hands

fato, a maioria dos solos de thrash são assim, 1516684584 notas por minuto.

mas tem alguns que são bem rápidos, mas mesmo assim vc vê uma emoção sendo transmitida (isso soou gay, mas foi a unica descrição que eu achei ^^)

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


Acho que o Jonh Mayer tem bastante expressividade em sua música. Vide In Your Atmosphere. Apesar de ser violão, a sonoridade que o cara tira é muito interessante.
Outra coisa, os próprios guitarrista que corromperam a guitarra. Apesar de já ter muita coisa por aí, ainda dá para fazer coisas em cima da guitarra por muito tempo, quer dizer, infinitamente(a música não tem limites), mas o que os guitarristas de hoje pregam é que na guitarra o que importa é velocidade e técnica, sendo que não é bem assim.
Tenhamos um exemplo, a guitarra saiu do violão, e até hoje o violão está inovando, um instrumento que já tem séculos de idade ainda está inovando e ultrapassando barreiras, tanto na expressividade quando no dinamismo, veja esse cara aqui:


Se os guitarristas quisessem eles poderiam fazer o mesmo, poderiam reinventar técnicas e poderiam dar um dinamismo nunca antes encontrado num único instrumento(sim, eu espero isso tudo de uma simples guitarra), se os violonistas fizeram isso, porque os guitarristas não fazem????
Aposto que se esses violonistas explorassem a guitarra assim como exploram seus violões, eles tocariam muito melhor uma guitarra do que esses guitarristas de hoje em dia.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Quem inova, mesmo com 3 notas é o músico. Não tem mistério, não tem regras! É pura criatividade. Tá SEMPRE na mão do músico. Ele sabe quando pausar, quando atacar, quando soar por mais tempo. "Feeling" é o pai ou a mãe da criação. O que são escalas pra quem enxerga música? Nada. Um exemplo que eu acho demais:



Enfim, se o cara é fod@, pronto!

;)

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
O cara humilha viu, se foi ele quem compôs a música, eu aplaudo de pé, porque o cara é muito fod@. Muito melhor que guitarristas de várias bandas de Rock por aí que só pensam em velocidade.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


tt_tecnology

Eu acho que esse som é dele sim. Além de cantar pra dedéu, toca muito. Pra mim, um dos gênios do Blues/Rock.

;)

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


Robert Cray, Hendrix Style ;)

The Laughing Madcap
Veterano
# jun/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Ouvindo rock da década de 60 desde criança, acho difícil inovar no solo.

Ouço o que toco e minhas observações:

Hm, essa parte aqui tá bem Clapton

Hm, esse uso de terças ficou bem Hendrix

Hm, esse timbre tá bem Cipollina

Hm, essa pegada mais jazz ficou bem Krieger




Enfim, larguei do trabalho melódico tradicional e hoje basicamente faço música de jeitos diferentes com a guitarra, imerso num progressivo meio São Francisco anos 60 com pitadas de guitarra tocando algo quase música eletrônica. E mesmo assim ainda sinto um Fifty Foot Hose ou Black Bombaim me puxando o pé.

É difícil não ser influenciado.

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


The Laughing Madcap
Não é problema ser influenciado, é até algo bom, eu acho muito bom ser influenciado pelo que você gosta no meio musical, a influencia é o que realmente define o seu estilo.
Mas não estamos falando de influencias e sim da falta de expressividade das músicas de hoje, são poucas as músicas que realmente tem aquele ar, aquela expressividade, aquele feeling que realmente te rasga por dentro e te reconstrói depois. Hoje escuto mais violonistas do que guitarristas, e se eu for influenciado por um desses violonistas, eu estarei muito feliz.

The Laughing Madcap
Veterano
# jun/12
· votar


tt_tecnology

é que isso é bem subjetivo.

eu por exemplo não me sinto mais tocado por essas velharias requentadas.

por isso busco algo novo.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ALF is back: Robert Cray, Hendrix Style ;)

Todos tem um pouco né?! hehe De Albert King idem. Mas se ouvir a obra do Cray perceberá que não é só Hendrix. Se der, pega o álbum Strong Persuader. Pra mim, uma obra prima. :)

Abs

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


The Laughing Madcap
Acredito eu que é bastante pouco o que se pode buscar em outros guitarristas, o mais apropriado nesse caso seria a reinvenção ou até mesmo a invenção mesmo, gosto bastante de citar os violonistas, veja esse, conseguiu aplicar uma técnica de música clássica na música popular americana:

Isso sim, chamo de reinvenção.

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
encomendei o album e ja chegou! rapido nao? rs
amanha escuto no carro! ja ouvi algumas coisas dele...mas nao foram mais q 5 musicas!
vlw!

Slowhandsmith
Veterano
# jun/12
· votar


Acho que John Mayer ou Gunthrie Govan entrariam na categoria "bons solos novos, mas com elementos antigos", eu não vejo nada de realmente inovador no que eles fazem... Não que isso seja ruim, particularmente eu prefiro música velha mesmo...

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


Slowhandsmith
Mas não é tão importante ser algo inovador, é necessário que seja música, e a expressividade, o feeling, é parte da música, coisa que está faltando em muitos guitarristas de hoje.

The_Hands
Veterano
# jun/12
· votar


M.Teles

mas tem alguns que são bem rápidos, mas mesmo assim vc vê uma emoção sendo transmitida (isso soou gay, mas foi a unica descrição que eu achei ^^)


Pois é. Tem os solos do Dimebag, por exemplo. Mas há quem diga que pantera nunca foi Thrash. Eu concordo. Mas a maioria sempre rotula como thrash, então acho que o exemplo é válido rsrs

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


John Petrucci, não preciso falar mais nada...

The_Hands
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk

Ah, véi... realmente o Ptrucci se tornou um fritador . Mas ele ainda faz muita coisa melódica. O feeling do cara não é comum.

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


The_Hands
Eu acho que ele faz o que a musica pede, mais mesmo as fritações dele tem feeling.

Scrutinizer
Veterano
# jun/12
· votar


ITT: Se eu gosto do solo, ele é bom, foi bem feito e não é **********. Se eu não gosto é isso tudo ou pior.

Sou muito mais isso: http://www.youtube.com/watch?v=41YvYbYj5Kc

A qualquer daqueles solos bonitinhos feitos nota por nota do Blackmore, Gilmour e todos esses amados pelos guitarreros.

ZoSo.
Veterano
# jun/12
· votar


Omar Rodriguez Lopez, um dos meus guitarrista preferidos. Riffs pesados, solos virtuosos, dentro de ritmos de rock experimental, jazz fusion, ou até salsa. GÊNIO. alias todo o The Mars Volta é gênial.

abç

Josa_neto
Veterano
# jun/12
· votar


Scrutinizer
A qualquer daqueles solos bonitinhos feitos nota por nota do Blackmore, Gilmour e todos esses amados pelos guitarreros.


Quando qualquer guitarrista "comum" faz um solo desta forma ninguém admira, justamente pela simplicidade.

jigo__
Veterano
# jun/12
· votar


é amigo se pararmos pra ver ultimamente não são só os solos q são sem graça...

a própria música de hj parece uma obrigação sem fim!!!!

td sem sentido, sem amor... se pararmos pra ver o q rola nas rádios então pqp, não podemos chamar nem de música!!!!

abçs

Josa_neto
Veterano
# jun/12
· votar


Isso é reflexo do que estou discutindo no meu tópico, coincidência...

Scrutinizer
Veterano
# jun/12
· votar


a própria música de hj parece uma obrigação sem fim!!!!
Tem muita coisa melhor que essas bandinhas dos anos 70 idolatradas por aqui, nego que é preguiçoso pra achar, ficam esperando tocar algo bom no rádio ao invés de fazer uma pesquisa...

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


Scrutinizer
Exato, torno a postar o vídeo do Mozart Mello de novo(o cara é muito fera):

Para mim, isso seria algo da qualidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Solos de hoje, parecem apenas um "compromisso" com a música, sem inovação.