Solos de hoje, parecem apenas um "compromisso" com a música, sem inovação.

Autor Mensagem
aensid
Veterano
# jun/12


Não sei se é impressão minha, mas parece que os solos de hoje, estão apenas respeitando o clichê que as musicas tem que ter solo(Rock, Heavy Metal), simplesmente fazendo o por tradição e sem muita inovação, pentatônicas etc...

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Ouço muito solo, não é todos claro, em que o guitarrista apenas enfia um monte de notas, demonstra toda sua técnica, licks, fritação geral, mas o solo não diz nada.

Um solo como de Burn, do Ritchie Blackmore, notavelmente foi criado devagar, nota a nota, mudando aqui e ali para adequar a música. Para tal um guitarrista não têm que ter só técnica, tem que ser criativo, ser um "compositor", compor e arranjar seu solo.

É por isso que você percebe tanta diferença entre solos clássicos, como o de Confortably Numb do David Gilmour, Eric Clapton em Cocaine ou Jimi Page em Starway to Heaven.

Os caras não ficavam enfiando um monte de notas o mais rápido que puder e dando bends em algumas.....infelizmente muito guitarrista tecnicamente notável, só faz isso....ainda bem que não é regra, tem uns caras criativos que salvam a pátria.

Elmer
Veterano
# jun/12
· votar


Muitos guitarristas, vomitam um monte ideias na guitarra, demostrando muito técnica, deixando o solo confuso.
O solo dever ter inicio, meio e fim, é como historia e deve ser contada, de uma maneira que o ouvinte possa entender.

Adler3x3
Veterano
# jun/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


E tem muita música que seguem os padrões do estilo ao extremo.
Quando você escuta pela primeira vez, já sabe em que compasso o solo vai entrar.
Muito previsível.

Jawbreaker
Veterano
# jun/12
· votar


aensid
Concordo totalmente! Embora em alguns casos o nosso desejo seja ouvir o de sempre, eu não costumo gostar de previsibilidade. Eu talvez não seria muito aberto a experimentações do Manowar ou do AC/DC, por exemplo.

E os solos fazem parte disso. E isso parece afetar a minha percepção do próprio solo; às vezes ele é bom, mas parece que dá pra adivinhar qual nota vem a seguir. Trava a própria evolução do guitarrista/estilo, já que fica tudo muito preso a uma "receita de bolo".

sebber
Veterano
# jun/12 · Editado por: sebber
· votar


Ainda bem que é muito de época, por exemplo, nos anos 70 os solos eram muito massa, e duravam vários minutos, nos 80 era aquela coisa glam, nos 90 deu uma caída, e por aí vai...

Gostaria que voltasse o tempo dos bons solos, mas do jeito que está indo não vai rolar... Essa é só minha opinião.

Arimoxinga
Veterano
# jun/12 · Editado por: Arimoxinga
· votar


GALERA não se esqueçam que no tempo de HOJE, já se foi feito muita coisa mas, muita coisa mesmo no mundo da guitarra..... na minha opinião é muito mas, muito díficil conseguir inovar!

CLARO que nos anos 50, 60, 70, 80, 90, TUDO era novidade no mundo da guitarra elétrica, que veio desde 1930, tudo que se fazia era inovar hoje em dia é MUITA TRETA criar algo novo.

O mais inovador que já ouvi nesses últimos tempos foi esse cara:



Pode até não ser tããão legal de ouvir mas temos que admitir que é totalmente original.

Peace!!

aensid
Veterano
# jun/12
· votar


Acho que devemos buscar influencias alem do blues e compania, musicas de outras culturas, etc...

silasamilcar
Veterano
# jun/12
· votar


O que acho que tem acontecido bastante ultimamente é que os guitarristas tem usado a música em função da técnica. Usam a música para mostrar "o quanto eu sou fodão!", quando deveria ser diferente. Ou seja usar a técnica em função da música. A música é o alvo, falar algo através da música, e para fazer isso usamos a técnica.
Bons exemplos podemos ver com David Gilmour, aquelas notas longas, bends certos nos lugares certos. Ou mais recentemente Eric Johnson, por falar nisso, o que é aquele solo de Manhattan?
Ouço algumas músicas que nem dá para você assobiar o solo... Não diz nada.
No final, é bom saber que eu não sou o único esquisito que ainda gosta de uma música com conteúdo!
Parabéns para nós galera!

Stalingrado
Veterano
# jun/12
· votar


Arimoxinga
Que diabo é isso?
Não consigo entender!

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


aensid
discordo absolutamente!
basta procurar no lugar certo...tem muitas bandas nessa onda q vc disse...mas tbm tem muitas bandas com muito conteudo pra oferecer mesmo decadas dps do "boom da guitarra eletrica"
nem precisamos pensar muito, em cada musica, Edu Ardanuy traz uma novidade q faço questão de tentar tirar! de maneira q em algumas musicas (q julgo estarem entre as melhores do Dr. Sin, o solo é extremamente simples...
uma musica nesse padrão, q tirei recentemente deles, é innocent crime...acho os riffs dessa musica FUDIDOS, e o solo é muito, mas muito simples, comparado a outros desse excelente guitarrista tupiniquim...
outra coisa q me chama atenção nessa musica é o impecavel timbre de single coil! apavora!


Arimoxinga
Veterano
# jun/12 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Stalingrado

esse cara vive participando de todos os concursos gringos que tem por ai gerando polêmica kkkkk da uma olhada nos outros videos dele




O som me lembra um sintetizador, eu não gosto porém adimito que é original e beeem louco de assistir hahaha

Peace!!

Stalingrado
Veterano
# jun/12
· votar


Arimoxinga
Cara, isso é muito esquisito... A digitação até sugere que ele esteja fazendo realmente algo, mas a mão direita fica de um jeito muito estranho. Me parece meio fake... Maaaas, não vou me pronunciar. hehehe

RuanbestXx
Veterano
# jun/12
· votar


ALF is back
que foda esse música cara não conhecia Dr.Sin vo procurar umas músicas deles abrç .

RuanbestXx
Veterano
# jun/12
· votar


Stalingrado
Acho que ele ta usando Delay (no talo hehe) por isso tá beem estranho msm . abrç

carnisa1
Veterano
# jun/12
· votar


ALF is back
Achei bem legal mas esse não é um album antigo do Dr.Sin? Então não vale!
Arimoxinga
Esse cara eu já conhecia e tenho a mesma opinião que você.
[...]eu não gosto porém adimito que é original e beeem louco de assistir hahaha
--
Tudo questão de gosto mas acho que ultimamente um guitarrista que eu to acompanhando é o Syu, acho que ele tem umas ideias incríveis e bem fora do comum, puxando um pouco para a origem da música japonesa.
Aos 2:13

Também tem esse onde ele demonstra o Istomp da digitech.
http://www.youtube.com/watch?v=j0ekiEPyygs
Aos 3:44

RuanbestXx
Veterano
# jun/12
· votar


carnisa1
Nossa,os bends dele chega a penetrar na alma haha legal .

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


RuanbestXx
oaiAOISJsaJIO
cara só os mais fanaticos por Dr. Sin conhece esse som...ele nao é nem um pouco popular!
pra conhecer a banda, a galera costuma apresentar as musicas:
Fire (a melhor base de guitarra do mundo na minha opiniao...puro solo! mto foda!)
Isolated (o melhor solo do mundo na minha opiniao)
Zero (temas mto bons! e solo no melhor estilo Ardanuy)
War (Base bem de singles coils tbm!)
Fly Away (uma das muitas musicas deles q mescla peso com romantismo...ha momentos "heavy metal" e "balads")

fora esses carros chefes, ouça Valley of Dreams...é outra musica pouco conhecida mas q o solo é animalescamente foda! nao falo de nivel de dificuldade...isso deixo para Fire...falo em musicalidade!

silasamilcar
Veterano
# jun/12
· votar


Arimoxinga
Cara, isso é muito esquisito... A digitação até sugere que ele esteja fazendo realmente algo, mas a mão direita fica de um jeito muito estranho. Me parece meio fake... Maaaas, não vou me pronunciar. hehehe


E outra coisa... É justamente disso que estamos falando aqui. o solo tem muita técnica e tal mas não diz nada. Nem o cara parece estar realmente sentindo algo, é mecênico como música produzida por um computador.
Tom certo, modo certo, digitação limpa e perfeita com tempo certo. Porém não tem nenhum bend, nenhuma dinâmica e não dá para assobiar esse solo dele... Não faz uma melodia entende?

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


carnisa1
td bem...é antigo sim...entao dou um exemplo mais novo, tbm do Dr. Sin, de uma musica com um SENHOR solo q joga em prol da musica, e nao da tecnica!
quem conhece Led Zeppelin verá as obvias influencias de Jimi Page com o mesmo lick na introdução de "in my time of Dying"...na realidade, isso nao é nem uma influencia...é uma HOMENAGEM ao Led! kkk
é do penultimo album do Dr. Sin!

acho a base desse som simplesmente genial...e o solo nao fica por menos!

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Olha Galera, respeito todos, não discuto a técnica inigualável de alguns...quem sou eu, um guitarrista coroa, formado no instrumento às custas de tentar copiar os mestres, ouvindo meus velhos discos de vinil, com um equipo de merda, nos meados dos anos 70.

Quem sou eu para falar o mínimo que seja de toda esta geração, com uma rapidez e digitação que nem que eu viva mais 50 anos vou conseguir fazer?

Talvez vocês não possam compreender, que com minha educação prática e teórica, toda autodidata e cheia de vícios e imperfeições técnicas, NUNCA vou conseguir tocar como estes caras.

Mas, independente de tudo, gosto é gosto...e para meu gosto pessoal e particular....guitarrista é isso:

http://www.youtube.com/watch?v=1FVbivYwc68

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Desculpem..rs

Mas, independente de tudo, gosto é gosto...e para meu gosto pessoal e particular....guitarrista é isso:





Arimoxinga
Veterano
# jun/12
· votar


silasamilcar

então cara! se for isso solo bom tem muuuuito mas muito solo bom feitos hoje! eu particularmente não sinto que tudo hoje é velocidade! ou melhor veja o Guthrie govan só música true! Ner Ner uma das minhas preferidas

Só citei o cara por que citaram que já está muito previsivel os solos, e pentatônicas e tal, ou seja mais do mesmo "sem inovação". Quando na verdade não é tão fácil criar algo novo e que seja aceitavel pela maioria, dai o video lá serviu como exemplo compreende? (ele faz algo totalmente novo porém não é legal)

ALF is back

gostei da música do primeiro video!

AceFrehley
Veterano
# jun/12
· votar


Sei la, acho que falta inspiração... hoje em dia, com muitas tecnologias e etc, é dificil alguem fazer alguma coisa inspiradora, ou pensar em algo mais inspirador, se rebelar contra alguma coisa, e etc, as pessoas estão muito iguais, realmente, é dificil achar um Ace Frehley, Page, e etc hoje em dia.
Quanto ao Ardanuy, gosto bastante dele tambem, junto com Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, e outros, maaaaas, eles ja não são da geração atual são? Eles são da geração passada acho...

silasamilcar
Veterano
# jun/12
· votar


Arimoxinga
Entendí e concordo em gênero grau e número. A propósito, parabéns pelo solo na Jam Lydian!!! É disso que falo quanto a solos agradáveis...

Arimoxinga
Veterano
# jun/12
· votar


silasamilcar

hehehe muito obrigado pelo elogio tiveram solos bem legais nessa jam. Eu também sou amante de solos melodiosos independente que sejam tocados rápidamente ou lentamente, porém com a melodia em primeiro plano!

S.A.G.A.Z
Veterano
# jun/12
· votar


carnisa1

Esse Syu é bom mesmo mano . Lembro-me de um vídeo , de uma jam dele com o Jani Limaatainen (Ex Sonata Arctica) . Ai vai o vídeo :



Uma observação ao traje do Syu , q qdo vi pela primeira vez achei ser uma mulher ;D , hehe .

Arimoxinga

Esse Georgi Stanchev é tremendamente chato de ouvir ;D .
Q coisa escrota é essa , kkkkkkkkkkk

Um Cara q eu vejo q mta gente esquece em questão de originalidade, é um cidadão chamado Mark Knopfler . Tá certo q ele é antigo , mas hoje em dia estava tirando essa música deles , e o cara é mto foda . Então desculpa desvirtuar um pouco , mas qro enriquecer o tópico com esse som (: .



S.A.G.A.Z
Veterano
# jun/12
· votar


Pra tentar ajudar no tópico , vai um mais novo ai . John Mayer , grande som .



ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


S.A.G.A.Z
esse, na minha opiniao, é o melhor exemplo de "nova geração" ponta firme na guitarra!

The_Hands
Veterano
# jun/12
· votar


Cara, quando li o assunto do tópico, de cara me vieram os guitarristas do Slayer na cabeça kkk

Não consigo imaginar nada mais sem sentido que aqueles "solos".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Solos de hoje, parecem apenas um "compromisso" com a música, sem inovação.