como mudar o tom das escalas

    Autor Mensagem
    Leonardo Braga
    Veterano
    # jun/12


    tipo eu sei escala maior menor e tal so que as escalas que aprendi parece que nao estao todas nos mesmo tom eu sei que para mudar tem que colocar na tom que eu quero mais se as escalas nao estao todas no mesmo tom ai fica mais dificil me ajudem

    juninholiveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    só arrastar a escala para que a tônica fique na nota do tom que vc quer.

    Leonardo Braga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    entao cara eu ja fis isso so que saiu do tom da base sempre que fasso sai

    Leonardo Braga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    mas tipo eu tenho escalas da 1 casa a 14 só eu colocar na nota do tom ?

    Leonardo Braga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    mas tipo eu tenho escalas da 1 casa a 14 só eu colocar na nota do tom ?

    ROo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Seja mais claro, não consegui entender a sua dúvida, além de me parecer ter um erro de definição.

    Vou tentar explicar... Escala de Dó Maior.
    Dó(I) - Ré(II) - Mi(III) - Fá(IV) - Sol(V) - Lá(VI) - Si(VII) - Dó(I)
    Os graus estão indicados ali, o que importa, além dos graus, é a relação intervalar, é isto que dá a sonoridade da escala.
    T T ST T T T ST
    Ali, de Mi para Fá temos um semitom e no Si pro Dó. Uma terça maior, III para o I e o que chamamos de sensível, do Si (VII) pro Dó (I), uma grande tensão para o tom. Uma sétima maior.
    A distância entre as notas, a relação intervalar das escalas, sempre será o mesmo. Logo, a Escala de Ré terá a mesma configuração T T ST T T T ST, a de Sol também e assim por diante.
    Basta você montar
    Ré - Mi - Fá# - Sol - Lá - Si - Dó# - Ré
    (Por que não Fá natural? Porque ai criaríamos um intervalo de semitom entre o II e o III, na Escala Maior o ST encontra-se no III e IV graus, colocando um sustenido mantemos o T que tem entre o II e o III graus e aproximamos dos IV graus, Sol. A mesma coisa com o Dó#).
    Mantendo essa relação intervalar, ou como os guitarristas dizem no braço da guitarra o "shape", você sempre fará a escala maior, o negócio é manter essa relação T T ST T T T ST.
    Monte agora nas outras tonalidades.

    Leonardo Braga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Oque eu quis diser é como mudar o tom de uma escala tipo a escala esta em Sol ai eu tenho varios desenhos ate a casa 14 mais acho que nao estao todos na tonalidade Sol ai eu quero saber como eu mudo para outra tonalidade tipo se eu colocar em Dó é so eu puchar esses desenhor para a nota Dó tipo começar na 3 casa,faser a mesma coisa que fis em Sol ?

    ROo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Leonardo Braga
    As notas numa escala maior em Sol sempre serão:
    Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá#
    acho que a melhor coisa é sair um pouco de "shape", desenhos, são importantes, mas se você pensar mais na relação intervalar e quais são as notas pertencentes a escala, você pensa de forma mais abrangente e te ajudará em harmonia posteriormente.
    Ok, estas são as notas da Escala de Sol Maior, sempre serão essas, independente da região do braço, em qual Sol você comece. Lembra da relação intervalar T T ST T T T ST? Repita esta relação partindo de qualquer nota, você terá a Escala Maior em outrs tons.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Leonardo Braga

    como mudar o tom das escalas

    Usando a busca.

    Veja abaixo os tópicos relacionados.

    Por favor, respeite as regras do fórum. Não crie tópicos resptidos, ok?!

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a como mudar o tom das escalas