Autor |
Mensagem |
Guigh Veterano |
# jun/12
Olá pessoal, deve ser minha primeira postagem com essa conta, mas lembro de já ter participado com outra conta perdida..lá por 2007 hehe.
Então. Eu comprei uma Fender Strat American Special, que é um modelo que vem com captadores Texas Special.
Eu acho o som maravilhoso comparado com minha guitarra inicial (ainda sou meio iniciante), mas não sei se consigo chegar perto do timbre que sempre sonhei: o clean de John Frusciante.
Pelo que pesquisei e videos que vi, ele usa em uma de suas principais strats um trio de Seymour Duncan SSL-1 (California 50's).
Estou consciente de que nunca vou reproduzir o timbre dele sem ter os amps, pedais e a PEGADA dele principalmente, mas acredito que essa troca de captadores me satisfaria. Entendam que não quero ser o Frusciante, mas gostaria de ter um timbre como o dele.
Gostaria de ouvir opiniões mais experientes, se possível de alguém que já usou esses captadores, ou com alguma sorte, de alguem que entende do timbre do Frusciante. Enfim recomendações se devo ou não fazer a troca. Obrigado!
|
jaooo Veterano |
# jun/12
· votar
Eae carinha d boa ? bom véi, se voce quer o capitador e ja experimentou troque / compre, porque tem que ser o seu gosto, mas eu não troco muito de capitadores não eu acho que os melhores são os que já vem na guitarra, mas tu pretende ficar com a sua strato, fender, compre um vai na loja e pede opinião tambem pros cara ou pro teu professor ( se tiver , se nao de boa ) mas antes de comprar experimente ta ae a minha sujestão
abç
|
Curly Veterano |
# jun/12
· votar
Guigh
dá para vc tirar o som do JF tranquilamente com o set TS, alias como qualquer outro set de singles de boa qualidade, já que o timbre dele não tem nada de muito diferente. Isso aí vai depender muito da qualidade do seu amp e da equalização, podendo também experimentar com pedais e a regulagem da altura dos singles. É jogar dinheiro fora fazer essa troca.
|
The Man Who Sold The World Veterano |
# jun/12
· votar
Guigh cara se ta louco??? essa sua guita ta perfeita, nada a melhorar (eu tenho uma fender similar a sua, com captadores diferentes) deixa assim cara tenta conseguir o timbre que quer usando o equipamento que tem disponivel talvez seu amp ou pedal/pedaleira esteja te limitando, mas aposto que a guitarra não é deixa assim, que ta maravilha
|
jaooo Veterano |
# jun/12 · Editado por: jaooo
· votar
rsrs', só por curiosidade você tem amplificador ? qual ?
|
Guigh Veterano |
# jun/12
· votar
É um cubo basico da Warm Music. Quebra um galho no quarto.
Aí que tá, eu nunca vou saber o que quero exatamente sem poder testar. Comprar um captador sem antes ouvir ele instalado na sua própria guitarra, é brabo... hehe. Se fosse "plug and play"...!
|
The Man Who Sold The World Veterano |
# jun/12
· votar
É um cubo basico da Warm Music não é por nada não, mas o ultimo culpado pelo timbre da guitarra é o captador... troca esse amp ai
|
GRRS Veterano |
# jun/12
· votar
Guigh
Cara, na minha opinião de merda, vale muito mais a pena tu investir em um bom amplificador do que trocar os capts, já que da pra tirar um timbre a la JF tranquilamente com esses captadores que vc tem
O amp influencia muito no timbre final e eu garanto que tu vai sentir mais diferença se trocares ele ao invés do captadores.
Bem, se for o timbre do Frusciante que vc tem em mente, procure algum amplificador que tenha um bom clean, e que seja valvulado de preferência. Os efeitos são fáceis, com distorção + chorus + wah dá pra tocar grande parte do repertório dele. Por exemplo, um RAT, um Chorus Boss e um Crybaby já dão conta do recado
Mas se vc quiser MESMO trocar os captadores, existem outras boas opções alem do Ssl-1 nesse estilo aí que vc ta procurando. Tem os Fenders 54 e 69 CS, Malagoli Custom AlNiCo 50, Sérgio Rosar Fullertone... Qualquer coisa que estiver no reino dos single coils vintages de baixa saída vai funcionar. O teu próprio Texas Special já funcionaria bem, apesar da proposta dele ser diferente (single mais forte e saída média)
Abs
|
Guigh Veterano |
# jun/12
· votar
Obrigado pela ajuda pessoal. Não sabia que amp influenciava tanto no timbre, mas realmente faz todo sentido (percebo isso ao ligar a guitarra com pedaleira via usb no pc, a gravação fica muito ruim se comparado até mesmo com o warm music podrinho)
Então, ja andei pensando em, ao invés, investir em um bom amp.
Já que chegamos até esse assunto, que amp valvulado vocês recomendariam para usar somente em casa e para gravações com microfonação de amp?
|
Drinho Veterano |
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar
Guigh
Olha cara eu já tive ssl1 e conheço bastante os texas special....
gosto muito dos dois captadores e não dá pra dizer que um é melhor que o outro....
são de caracteristicas bastante diferentes porém ambos são legais....
minha opinião é a seguinte vale a pena você trocar (se é o que você quer) ... desde que você venda os seus captadores pois os texas special não é o tipo de captador que você tira pra jogar no lixo, inclusive ele é o single coil de minha prefêrencia, novamente não por ser melhor que os outros mas sim por ter caracteristicas que me agradam mais.... ai beleza... você vendeu seus captadores.. entao quer dizer que você não vai ter que tirar muito dinheiro do seu bolso pra renovar o jogo de captadores ai eu acho que é negócio... agora pra tirar do bolso na lata e comprar o seymour eu nao acho vantagem uma vez que o texas special é um captador de boa qualidade....
se precisar de comprador pro seu texas special me dá um toque eu conheço gente interessada....
abraço!
|
Drinho Veterano |
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar
Guigh
com relação ao amplificador.... também considere a possibilidade de adquirir um....
Fender em um meteoro = som de meteoro
Tonante em um marshall = som de marshall
sempre priorize amplificador.... existe muita mistificação sobre guitarra .... guitarra desde que tenha o minimo de qualidade.... da pra fazer mó estrago ....
agora amplificador não tem jeito.... ou é lindo ou é uma bosta....
|
Nefelibata Veterano |
# jun/12
· votar
Guigh
amigo do céu... tah claro q vc é iniciante... então vou te passar algumas coisas q eh consenso aki no fórum.
em primeiro lugar 80% do timbre é do amplificador.
Convenhamos, seu amp é bem ruinzinho... consdere seriamente trocá-lo. Garanto q fará uma diferença mto maior (gritante!!!) do q se trocar seus caps.
em segundo lugar, seus captadores são top. Convém mto mais vc antes buscar acrescentar qualidade no seu timbre onde falta (amp) do q onde jah eh bom. Eu diria que o seu amp é o elo mais fraco e a corda arrebenta nele.
Então vá somando fatores e sabores no seu timbre com o equipo q te falta (pedais e amp) e depois q vc jah conhecer bem seu equipamento vc vai saber mexer e trocar o necessário com mais tranquilidade.
Abraços!
|
Drinho Veterano |
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar
É um cubo basico da Warm Music.
não tinha lido essa parte....
hehehehehehehe
é veio...
é muita guitarra pra pouco amplificador quando é pouca guitarra pra muito amplificador ou muita guitarra pra muito amplificador funciona mas você não está aproveitando acho que nem 10% do potencial da sua fender....
uma vez em uma loja eu liguei essa american special em um jcm 2000 de 40 watts...
até o gerente da loja chorou com o som hehehe
fender americana com texas special em amplificador decente é coisa fina rapá!
|
Guigh Veterano |
# jun/12
· votar
Caramba, nem sabia que o amp era tão importante assim cara.
Eu pra ser sincero nunca dei muita bola pra amp, pois as ocasiões que eu realmente precisava de um bom amp, eu usava em estúdios que alugam sala e tal.
Mas então, que amplificador vocês recomendariam para estudo, gravação caseira, e no máximo uma pequena apresentação? Enquanto isso darei uma olhada na seção de amps também. Obrigado a todos.
|
Drinho Veterano |
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar
Guigh
ah mano muitos podem não concordar comigo hehehehe mas eu sou da seguinte opinião
pra trabalhar em casa.... liga a guitarra no computador via placa de som, ou uma interface de furreca de 100 conto, usa o guitar rig mesmo e já era.... não vai ser aquela coisa de "nossa que porrada desses maravilhosos falantes celestion" mas já da pra tirar uma onda....
e compre uma monstruosidade valvulada pra se divertir fora de casa....
se tem dinheiro pra gastar compre um marshall! se nao tiver dinheiro guarde até juntar....
a sensação de arrancar aquele som violento da válvula é única cara! experimente para você ver!
|
Guigh Veterano |
# jun/12
· votar
Mas o som no amp e no PC não é o mesmo. Até no WarmMusic podrinho eu acho o som muito melhor do que no Guitar Rig... o som no pc falta algo, sabe?
Quando tento fazer gravações no pc, o som de longe não fica tão bom quanto o do amp, e por isso eu pretendo gravar microfonando o amp. Alguma solução para gravação no pc?
|
Drinho Veterano |
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar
Guigh
ah cara.... sei lá... em casa da pra voce abrir mão de ter um puta som... eu acredito que quando voce usa o guitar rig tocando pra ter a sensação de um som ao vivo obviamente ele nao vai ter o mesmo "ar" de um amplificador... mas quando voce grava com ele e da uma ajeitada no pro tools ou coisa do tipo da pra fazer uns sons muito bons... eu tenho um camarada que grava na linha pelo guitar rig e fica super bacana,,,,
na realidade pra voce gravar microfonando um amplificador é meio delicado pois é um barulho que é muito alto pra casa principalmente se for um amplificador a valvula... entao eu insisto... use uma interface simples, hoje tem umas bem baratas, usa o guitar rig que se voce souber fuçar voce arranca timbres tão bons quanto um ampli microfonado em uma gravação eu falo isso porque eu já vi isso... obvio que não é o mesmo feeling né.. uma coisa é gravar com um amplificador fritando na sua frente outra e gravar com um fonezinho chumbrega... mas dá pra ficar legal com o guitar rig e uma placa de som boa....
ai pros seus shows compra um amplificador decente e já era....
em todo caso se quiser microfonar um amplificador basta voce comprar um shure 57 ligar nessa interface que eu falei e ripa na chulipa
|
Will Bejar Veterano |
# jun/12
· votar
Curly GRRS +1 pra vcs!!!
Guigh Não necessariamente vc tem que comprar um valvulado... o timbre que vc vai sacar é inquestionável, mas tem outras opções... já toquei em amplificadores SS que me deram timbre muito bons!!! Crate GT 212 e o Hiwatt G50r... até um Meteoro Nitrous com 2 falantes de 10' que eu tinha (dos antigos) eu tinha um som razoável. Depende também da sua percepção, o que vc conhece de amps (tipo, quais já tocou) e como alguns modelos reagem à guitarra. Vai na loja e faz testes com amplificadores (leve sua guitarra ou pegue uma que seja do mesmo modelo e captadores que a sua), até encontrar o ponto de equilíbrio. Digo "ponto de equilíbrio" sendo o custo x benefício, pq acho que vc não vai comprar um JCM de cara, mas tb não vai comprar outro ampzinho desse que vc tem, né???
Espero ter ajudado!!!
|
Guigh Veterano |
# jun/12
· votar
Valeu pelas dicas. De qualquer jeito vou adquirir um amp talvez mes que vem, aí vejo qual se adapta melhor para mim. ($)
Esses dias testei um Fender de 15 W valvulado numa Made in Brazil, achei o som fantástico, o crunch dele parecia feito de veludo.. hehe.
Esse no caso: http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=30923&idDept=515
Alguem já testou?
|
Phil Santos Veterano |
# jun/12
· votar
Guigh Amps Fender são simplesmente perfeitos pra clean e um crunch, bem limpos e suaves, "tranquilos", o que não os limita a isso, dá pra tocar uns sons com distorção e fica bem bom :D (claro que não chega perto de um drive de Mesa/Boogie mas o propósito do amp não é esse, além do mais vc tá querendo timbres de JF.)
Esse Blues Junior III eu nunca testei, na verdade (ainda) não toquei em 100% valvulados (só em um híbrido da Meteoro, razoável), em Fender já toquei em Frontman 212r que mesmo sendo SS tem essa "característica fenderiana" de amps.
|
fabioche Veterano |
# jun/12
· votar
Blues Jr é bem tradicional... eu tb acho o clean do Fender maravilhoso...
tá na hora de investir em ampli, desencana de trocar o cap... vc vai ficar andando em círculos intermináveis procurando um som q vc nunca vai conseguir nesse ampli pé de boi q vc tem...rsrsrs
depois do ampli, pega outra Strato, aí vc equipa com SSL-1... vc vai se arrepender de se desfazer do Texas Special... eu me arrependeria...rs
|
Will Bejar Veterano |
# jun/12
· votar
Guigh Mas vc tá com essa grana toda pra comprar (ou parcelar)??? Se sim, aí muda de figura... hehehehe
|
Guigh Veterano |
# jun/12
· votar
Felizmente eu estou com dinheiro disponivel sim. Não quero algo tão caro assim (que não passe de 2 mil reais), mas por volta desse valor eu acho que vale a pena investir, já que é um equipamento que vale pra vida toda.
Se não for muito preguiçoso da minha parte perguntar aqui mesmo... que bons amps valvulados (usados inclusive) existem nessa faixa de preço?
|
Will Bejar Veterano |
# jun/12
· votar
http://lista.mercadolivre.com.br/amplificadores/guitarra/fender/fender -junior_OrderId_PRICE
Só pra ter uma ideia... hehehhe
|
jaooo Veterano |
# jun/12
· votar
Guigh mals nao tive tempo de responder mas cara que coencidência nós pobres os mesmo gosto eu tbm tenho um warm music XD mas cara vai na loja e pede para eles coloca se tu nao curti se fala " ah pode coloca de volta vo leva só um jogo de corda mesmo " e de boa XD SOKPKSOPAKOASP
|
jaooo Veterano |
# jun/12
· votar
Guigh sobre os amplificadores, eu acho q vou comprar um bugera valvulados no paraguay o clean dele e mto bom e a distorção não muito boa mas compre um pedal eu acho que da menos de mil reais mas tem uns outros que são mais fodas de uns 1.400 , ou então compre um meteoro aqui no brasil e se arrependa dois anos depois ,-,
|