Vale apena tunar um guitarra barata?

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# fev/17
· votar


BrotherCrow

Boa sorte, espero que dê tudo certo.

Obs.: obrigado por passar no Soundcloud e gastar seu tempo ouvindo alguma coisa. :)

ogner
Veterano
# fev/17
· votar


MMI
"tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

Alterei esse ditado ai, e modestia parte acho que ficou bemmm melhor:

POUCA coisa vale a pena se a alma não é pequena.

hehehehe

rsf
Veterano
# fev/17
· votar


ogner

POUCA coisa vale a pena se a alma não é pequena.


..e ficou bem melhor mesmo. A original é irrealisticamente otimista demais.

ogner
Veterano
# fev/17
· votar


rsf
Exato, falta de criterio, falta de analise critica. Alias, tenho seguido uma linha q sempre falaram e ensinaram tudo errado, hehehe! É só ver o resultado ae..hehe

:))

ogner
Veterano
# fev/17
· votar


Ahhh, e vale a pena tunar guitarra barata sim. Com bom senso, analises e calculos bem feitos, é uma boa.

LeandroP
Moderador
# fev/17
· votar


Eu tô afim de colocar um trio de singles ativos EMG. Deve estar custando o dobro do valor da minha strato rsrsrs

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/17
· votar


MMI
Boa sorte, espero que dê tudo certo.
Obrigado!


JJJ
Sonzeira. É HH ou HSH? (não deu pra ver porque você tampou com o braço... rs).
É uma guitarra que originalmente era HSS, mas eu troquei o escudo e transformei em HSH. Que bom que curtiu!

Martin__TDT
Membro
# fev/17
· votar


LeandroP

Qual que é tua strato?


A minha é uma giannini ggx1s, os trastes tem rebarba que arranham a mão, quando mexe no tensor faz um barulho que parece que a escala vai saltar a qualquer momento haha

ela tem uns milimetros a mais no troculo de encaixe do braço, cabe uma palheta media na junção, ou seja não tenho certeza que o braço está bem alinhado com o corpo.

Dependendo do bend tem que dar e parar pra afinar a corda.

estava pensando em troca de trastes originais de alpaca já gastos por trastes de aço inox.

Alguma tarraxa mais honestinha que as originais que tenha trava.

Pensando em pegar também um kit de captadores do aliexpress de alnico 5. Eu sei. Mas de chinês cerâmico ruim (eu acho ruim os que vieram nela para a proposta de som que tenho) para alnico chinês (comparado a nacionais como Malagoli e etc ruim também), creio que nessa troca de caps uma melhora eu terei (em questão de resposta natural de algumas frequências que procuro e não acho em knobs de amps e equalizadores, ou seja, coisa que só alnico te dá).

MattSantos
Membro Novato
# fev/17
· votar


Martin__TDT

comparado a nacionais como Malagoli e etc ruim também

Sério que você acha Malagoli ruim?
Eu estava meio com o pé atras de comprar captador nacional, mas acho que por ser mais barato eu já gostei muito do captador aueha

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


Martin__TDT
Cara, pelo que você tá descrevendo, tu não fez o "dever de casa": Assim que comprar levar sua guitarra a um bom luthier....
Abç

Jabijirous
Veterano
# fev/17
· votar


Trocar um captador da Malagoli por um chinês?

Acho que o cidadão não conhece os captadores da Malagoli!

MattSantos
Membro Novato
# fev/17
· votar


Acho que o cidadão não conhece os captadores da Malagoli!

(2)

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/17
· votar


MattSantos
Jabijirous
O texto ficou meio confuso, mas pelo que entendi ele quis dizer que o captador alnico chinês é ruim comparado ao Malagoli, mas já é melhor do que o chinês cerâmico.

Se ele realmente quis dizer que os Malagolis não são bons, aí eu discordo e já digo que o captador do meio do video que eu postei é um Malagoli, e cerâmico por sinal!

Jabijirous
Veterano
# fev/17
· votar


BrotherCrow

O material do captador chinês é muito ruim. O fio de cobre é enrolado todo esquisito, não tem brilho, é bem esquisito!

Além do mais, o cerâmico baratinho da Malagoli já dá de 10 a 0 no chinês.

Martin__TDT
Membro
# fev/17
· votar


BrotherCrow

Na mosca.


Calmem senhores, me faltou uma vírgula.

Alnico chines melhor que ceramico chines. Malagoli é muito bom.

Jabijirous

Trocar um captador da Malagoli por um chinês?

Nunca disse isso nem tenho planos em dizer.
O cidadão conhece sim Malagoli. Como disse, me falou uma vírgula, o mano BrotherCrow sacou o que quis dizer.

Martin__TDT
Membro
# fev/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho ela desde 2012 se não me engano. Paguei 160 reais nessa guitarra (custava 250 e tanto um amigo meu me deu grana e usei a grana dele).

Não há bons luthiers em minha cidade.

Seriam pequenas melhoras para corrigir algumas coisas chatas, nada de updrages monstros. Sem síndrome de Paulo May haha

Levantei a ação das cordas e levantei um pouco os captadores dela ontem, ficou legalzinha. Creio que com tarraxas com trava e alnicos chineses já vou estar bem satisfeito.

Tenho planos pra fazer uma com um luthier da cidade próxima, essa sim vou colocar componentes bons.

pedropohren
Membro Novato
# fev/17
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=GBzV2MxrQMo

Esse vídeo aqui é bem interessante... É um desafio feito por dois caras ingleses, que estipularam um orçamento de 600 libras (algo em torno de 2000 reais no Brasil - um preço "na faixa" pra uma guitarra de luthier "padrão", que seria, em tese, o ápice de uma customização) pra comprar e modificar uma guitarra. Pouco depois, eles pegam uma guitarra de fábrica na mesma faixa de preço e testam. Cara, a diferença foi pouca, mas como uma das guitarras, uma das modificações mais caras foi escalopar a escala (umas 160 libras, no video) e isso é mais em relação à tocabilidade do que a timbre (apesar de que ele trocou os dois captadores da guita, colocou um SD e um BK), eu acho que a questão de valer a pena ou não é muito mais de o instrumento ser bom ou não já antes da tunagem, e pelo valor sentimental agregado. Eu troquei a minha primeira guitarra com a minha irmã, uma strato Memphis made in china, por um violão que ela tinha, mas a minha atual guita, ainda vou investir muita grana nela... :P

pedropohren
Membro Novato
# fev/17
· votar


Martin__TDT
Sem síndrome de Paulo May haha


Mas vejam só se não temos um leitor do LPG :V

pedropohren
Membro Novato
# fev/17
· votar


Depois dessa, tu não teria como dizer que os Malagoli são ruins mesmo, sendo que eles já foram, e mais de uma vez, Selo Ouro no LPG kkkkk

MattSantos
Membro Novato
# fev/17
· votar


Martin__TDT

Calmem senhores, me faltou uma vírgula.


Só tinha visto isso na escola. mas dessa vez vi na prática uma vírgula mudando todo o sentido de uma frase auehau

JonGouveia
Veterano
# fev/17
· votar


E ai, galera, tudo bem?

Tenho uma Strinberg EGS216, queria dar um up nela colocando uns captadores malagoli, tarraxas com trava, parafusos inox, a chave seletora dela ta começando a falhar tbm...

Acham que vale a pena investir nisso ou melhor pegar outra guitarra, mesmo usada? O dinheiro tá curto, mas daria pra ir mudando aos poucos.

LeandroP
Moderador
# fev/17
· votar


JonGouveia

Cara, essa é uma guitarra muito barata, e por isso é natural que as peças não tenham tanta qualidade, sendo necessário uma substituição de alguns itens. Outros itens, como a chave-seletora que você mencionou, são peças que sofrem um desgaste a medida que a guitarra é utilizada.

Acho legal você observar alguns aspectos construtivos da guitarra. É uma guitarra confortável? Está bem regulada? O braço está em boas condições? Você gosta muito dela ou ela tem um forte valor sentimental pra você?

Com as respostas a essas dúvidas é mais fácil dizer se vale a pena ou não fazer um "upgrade" na sua guitarra.

E mesmo trocando por outra guitarra de valor maior, pode ser que seja necessário a troca dos captadores, tarraxas, etc.

O quanto você acha que conseguiria nela e quanto estaria disposto a investir em um instrumento melhor?

Se você trocar os 3 captadores singles por um trio da Malagoli vai desembolsar no mínimo uns R$ 400,00. Tarraxas com trava você encontra em torno de R$ 250,00 o jogo. Parafusos em inox eu acho legal pra fixar os captadores e pra ajustar os carrinhos da ponte. São difíceis de encontrar em lojas de parafuso e muitas vezes só se consegue por encomenda. Eventualmente tem alguma coisa na Internet e o preço varia de forma assombrosa. Uma chave seletora vai te custar uns R$ 50,00. Some isso ao valor da guitarra, mais a mão-de-obra das reposições e compare com o que pretende comprar.

Particularmente, eu juntaria mais uma grana e compraria logo uma guitarra que dispensa uma substituição tão imediata de peças, e depois daria um jeito de vender a outra guitarra tranquilamente.

Lelo Mig
Membro
# fev/17
· votar


JonGouveia

Cara, eu vou na linha do LeandroP.

MattSantos
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: MattSantos
· votar


JonGouveia

Se fosse só trocar os captadores compensaria, mas se tiver que trocar chave, colocar travas e pagar mão de obra pra tudo isso. Troca de guitarra e seja feliz.
Se for você quem vai trocar tudo, aí é um caso a ser pensado.
Abraços

LeandroP
Moderador
# fev/17
· votar


Verdade! Existe a possibilidade de ser fazer isso aos poucos.

Coloca o trio de captadores e aproveita a ocasião pra trocar a chave seletora, e ver se está tudo certo com os potenciômetros. Se você tem alguma intimidade com soldas basta copiar o circuito e fazer as ligações adequadamente.

Tarraxas podem esperar um pouco mais. De qualquer forma as tarraxas com trava só seguram mesmo se a guitarra estiver bem regulada e muito bem encordoada, senão dá na mesma.

JonGouveia
Veterano
# fev/17
· votar


Obrigado pelas respostas.

Ela tem um certo valor sentimental pra mim sim, minha primeira guitarra, azul clara (me amarro na cor dela). É confortável, acho ela bem decente pelo preço.

Mas no caso de valer a pena outra pra evoluir, não tenho problema em trocar.

A princípio minha intenção eh melhorar a captação, pelo menos braço e ponte, as outras coisas podem esperar um pouco.

MattSantos
A intenção é eu mesmo fazer as trocas.

MattSantos
Membro Novato
# fev/17
· votar


JonGouveia

A intenção é eu mesmo fazer as trocas.
Então manda bala. Começa mudando os captadores que será uma coisa que vai dar bastante diferença. Aproveitando faça como o nosso amigo Leandro disse, já aproveite e troque a chave.
O resto vai fazendo tudo no seu tempo.
O bom de você fazer isso também em uma guitarra mais barata, é que você aprende e se estragar, perdeu menos dinheiro do que fazendo em uma bem mais cara, que com certeza na hora que estiver fazendo vai ser com um baita cagaço auehaue.
Abraços

JonGouveia
Veterano
# fev/17
· votar


MattSantos
Huahuahauahua

Andei pesquisando e meu objetivo é colocar um Little HH777 na ponte e um 59 rails no braço inicialmente. Do meio eu espero um pouco mais.

MattSantos
Membro Novato
# fev/17
· votar


JonGouveia

Semana passada chegaram os meus EVOs, ponte e braço. Logo eu instalo também. Só vou esperar para trocar o do meio

vintagentleman
Veterano
# fev/17
· votar


Oi pessoal,

Depois de tanta mexeção em guitarras, sempre sobram muitas peças em casa. As que a gente substituiu, né?

Eu tenho um amigo que é um baita músico, excepcional baixista, mas manda bem na viola, teclado, saxofone e violão também.

Ele tinha uma guitarrinha Strato Michael, com uns anos de uso, lá pendurada.

Ofereci meus "conhecimentos" de luthier amador para tentar dar uma melhorada com o que eu tinha em casa.

Desmontei e comparei a ponte e bloco dela com os que eu tinha. Acabei colocando uma de uma Yamaha, com bloco mais maçudo. Aí coloquei cinco tarraxas Wilkinson que eu tinha sobrando e uma genérica de qualidade razoável. Troquei os captadores single dela por uns de alnico que eu tirei de uma SX. E troquei o escudo por um tortoise genérico, mas mais bonitinho do que o branco original. Ficou lindo na guitarra, que é sunburst.

O amigo adorou o resultado. A guitarra melhorou muito em todos os aspectos. Ajudou bastante que ela tem uma madeira sólida, que imagino que seja um basswood. No geral achei a guitarrinha ótima para mexer. Ela ficou de estimação para ele. Vale muito a pena incrementar uma guitarra...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale apena tunar um guitarra barata?