Comprei: Ibanez Artcore AF95VLS

    Autor Mensagem
    edalko
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: edalko


    Então galera.

    Faz tempo que uma guita dessas tava rondando meu pensamento.

    Perdi uma aquisição imperdível no inicio de março, mas agora não deixei passar uma negociação imbatível com um vendedor amigo.

    A princípio fiquei meio receoso, pois queria uma copia da 335 da Gibson e semi-acustica.

    No entanto, ao pesquisar e analisar "in loco" o instrumento, logo vi que a chance de adquiri-lo nao passaria em branco.

    É uma guita com outra pegada. Outra postura.
    Mas, como nao estou tocando um rock nervoso, ao chegar em casa constatei que poso usar um drive susse com ela.

    Nao tive ainda o necessário tempo de dedicação para fazer um review decente. Nem pude perceber em alto e bom som quais as nuances da guita.
    Nem aquele som "acustico" pude me deleitar.

    Mas vai uma dica de quem quer uma guita diferente: as acusticas ou semi-acusticas são muito legais.

    Só preciso dar uma regulada nela e decidir o que fazer com o cavalete que não é fixo. Aliás, ele meio que fica sambando sobre o tampo e daí a afinação já era.
    Ou coloco uma fita dupla face, ou troco por uma tune-o-matic

    Foto 1

    renatocaster
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    edalko

    Guitarrão, Edu. Bonita pra cacete, me chamou atenção o acabamento do escudo igual o do tampo! Classudona, cara!

    Em termos de hardware, qualidade razoável ou já batendo olho viu a necessidade de algum upgrade? Claro, excetuando o lance do cavalete.

    Depois taca uns sons da criança aí pra gente sacar a timbreira!

    Abração!

    Leomju
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    edalko
    Engraçado cara... essa é a minha guitarra "Plano C" há muito tempo...
    Quando penso no meu set completo, ae me vem em mente... depois eu pego uma Artcore!
    Parabéns... é uma excelente aquisição e com bom custo x benefício!

    Valeu amigão... e aparece mais por aqui!

    edalko
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    renatocaster

    Opa.
    Hoje ensaiei com ela.
    Som gostoso viu. Nao vejo a necessidade de trocar de captadores.
    No limpo o som foi bem bacana.
    E pude usar o Mesa Mark5 no modo Crunch e Mark4, mas com ganhos comedidos.
    Mas ela nao apitou nao.
    Curti.
    Legal tocar com ela.

    Hoje eu retirei o escudo, e achei que ela ficou mais rocknroll.

    Me bati um pouco para acertar o cavalete no lugar, mas fui regulando as 8a. para ver aonde era o ponto certo da ponte.
    Fixei com Durex mesmo para quando for trocar as cordas, colocar uma fota dupla face embaixo do cavalete.
    Mas no geral, gostei do resultado.

    O unico senao fica pelo acesso limitado a partir da 14a. casa.
    Como geralmente nao uso daí pra frente para solar, nem me preocupo muito.
    Mas é uma limitação meio chata... mesmo para tocar entre a 15 e 17 casas é um sufoco.

    Leomju
    Valeu!
    Olha, se puder pega uma, pois ela pode pular de plano C para B, ou mesmo A.

    EU gostei do resultado.
    Só nao sei o que vou fazer com tanta guitarra.

    ogner
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    edalko
    Tocou oq com ela no ensaio, velho?

    Preciso, um dia, de uma semi tb!!

    andrecoelho
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Guitarra linda, parabéns!

    edalko
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ogner

    Fala guri

    Tocamos U2, White Stripes, Strokes, Franz, Guns, Stones, Muse, Pearl Jam...

    andrecoelho
    Valeu!!!

    jervieira
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    edalko
    Mas vai uma dica de quem quer uma guita diferente: as acusticas ou semi-acusticas são muito legais

    Concordo com você. Ano passado eu peguei um epiphone 335 dot e agora estou flertando essas ibanez artcore ou as gretsch 5120.

    Parabéns pela nova menina.

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    edalko

    Continuando o papo sobre fixar pontes desse tipo...

    Primeiro, depende bastante do acabamento do top da sua guitarra. Alguns aabamentos de nitro marcam muito fácil... Então qualquer tipo de cola pode potencialmente estragar a pintura.

    A fita dupla face acaba sendo que desconecta o tampo da ponte, podendo funcionar como um discreto amortecedor. Tem caras na net, do tipo "ouvidos de ouro", que juram que dá diferença no timbre, especialmente em limpos, com um pouco de ganho não muda tanto. A ponte é um local muito sensível do timbre do instrumento, tanto que é verdade aquele papo de diferença de timbre de ponte tune-o-matic de zinco x alumínio.

    Alguns lá dos EUA dizem usar um spray de cola da 3M. Outros dizem que usam cola do tipo "Pritt", daquelas em bastão, que não fixa completamente, mas segura um pouco no lugar e deixa marcado o local correto. Mas se ocorrer algum acidente, esquece o acabamento do tampo.

    Fixar com parafusos é o que resta? Bom, ao abrir um buraco no tampo, nem que seja um alfinete, se cria uma área de fragilidade nessa região crítica que recebe bastante pressão. Na net tem relatos de rachaduras... Uma parte do timbre dessas guitarras depende exatamente desse tipo de ponte, que so faz força perpendicular ao tampo. Qualquer outro tipo que transmite vibrações mais anguladas, muda o som.

    Pois bem... EU uso do jeito original. Deixo a ponte solta. Mesmo porque, uso exclusivamente o timbre totalmente limpo da minha archtop com esse tipo de ponte. Considero que isso é uma pequena dificuldade desse tipo de guitarra - só é problema na hora de trocar cordas, se você fizer questão de tirar todas de uma vez. Mais uma vantagem para usar cordas flat nesse tipo de guitarra, elas tem uma durabilidade maior, especialmente as nylon wound que eu uso. Interessante que o principal sintoma que a corda está velha nesse tipo é que a afinação de repente começa a variar e não segurar por nada. Como eu acho que a guitarra merece todo o cuidado, não ligo muito de checar a regulagem quando troco as cordas, "faz parte", é o ritual da guitarra.

    clebergf
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    edalko

    Bela guitarra cara, parabéns!!!
    Uma artcore estava entra as minhas idéias de uma semi...

    Posta uns sons si depois pra galera!!! :D

    O unico senao fica pelo acesso limitado a partir da 14a. casa.

    Isso realmente é chato nesses modelos, acaba limitando um pouco, mas acredito que com o tempo acaba acostumando mais...

    edalko
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    clebergf

    Valeu!!!

    MMI
    Pois olha.
    Sabe o que eu fiz? Posicionei a ponte no lugar certo e meti durex ali. kkkkk
    Como é um baita verniz no tampo, creio que no maximo vai ficar uma colinha do durex.
    Ficou quase imperceptível e mantem o conta da ponte com o tampo.

    Agora uma coisa que fiquei encucado.
    Minha vontade era de sentir aquele som "oco" da guitarra no amp, com aquela pitada jazzística.
    Pluguei no Mark 5 e o máximo que pude sentir foi um som muito parecido com minha Gibson Tribute 60 com P90.
    Confesso que fiquei um pouco desanimado por nao ter muito daquela vibe "acustica" no som.
    Mas contente por ela nao apitar com drives.

    Contudo, ontem vo o Mark 3 ali encostado, e pensei: vamos ver como soa aqui.
    Po! Que diferença no som.
    Aquele som a-la-jazz que eu queria ouvir, eu escutei no Mark3.
    O som mudou muito...

    Agora minha pergunta:
    Será que o Mark5, por ter tantas chaves de opções timbrísticas acaba por processar demais o sinal, a ponto de vc perder um pouco da característica timbrística primeva da guitarra?
    Po o resultado sonoro entre o Mark5 e Mark3 foi muito diferente,sendo mais positivo nesse último quanto à manutenção do som original da Ibanez Acustica.

    Que se pasa?

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    edalko

    Que se pasa?

    Boa pergunta... Não sei te responder. Para te falar a verdade, na hora de plugar num amp eu prefiro a minha no Fenderzinho (Vibro Champ XD). Mas no Recto fica interessante, porque ele dá um som querendo distorcer que me agrada até mais que os sons do Triaxis. Só que eu prefiro usar em linha, ligado no pré, esse som é o meu preferido.
    Pergunta para o Nichendrix, mas desconfio que ele vá falar que é da falta de médios dos Mesa. rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprei: Ibanez Artcore AF95VLS