Bitola das cordas x regulagem de oitavas

    Autor Mensagem
    Murilo SCH
    Veterano
    # mai/12


    Tenho uma Strato que atualmente está com cordas 0.10 e quero passar para 0.09 mas tenho uma dúvida.
    Na ponte, o carrinho da misona está no máximo (parafuso apertado até o fim). Quando eu trocar pela corda mais fina terá diferença na regulagem da oitava? Caso tenha, ficará mais curta ou mais longa?

    Obrigado pela ajuda.

    alexschuler
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    pra saber a regulagem certa da oitava vc toca a corda na harmonica da 12 casa e toca a corda na 12 casa, se o som for igual, é porque ta regulado

    tuliosavio
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eu fiz isso na minha hoje e deu certo, da uma olhada:

    Problema: As cordas estão perfeitamente afinadas quando soltas ou quando apertadas nas casas mais externas, porém desafinadas quando se toca na parte mais interna do braço (notas mais agudas como em um solo por exemplo).

    Neste caso é necessário o ajuste do comprimento das cordas na ponte (também conhecido por ajuste de oitava).

    A maioria das pontes tanto de guitarras quanto de baixos possui um ajuste em cada corda que permite que o descanso da mesma seja deslizado para frente ou para trás, encurtando ou aumentando o comprimento da corda. Geralmente este ajuste é feito por um pequeno parafuso paralelo à corda que prende o descanso da mesma à ponte. Em caso de algumas pontes flutuantes o leito de cada corda deve ser apenas solto (afrouxando um parafuso ou dois que o prendem) e deslizado manualmente sendo posteriormente preso novamente.

    Este ajuste de comprimento das cordas é necessário para que a corda esteja afinada tanto na posição solta como quando apertada em qualquer traste.Trata-se de um erro muito comum entre músicos iniciantes (ou nem tanto) ajustarem a ponte de forma que todos os leitos de todas as cordas fiquem alinhados, o que gera uma melhor aparência (e por outro lado impede que o instrumento seja corretamente afinado).

    O procedimento (individual para cada corda) para verificar este ajuste em um instrumento consiste no seguinte. É recomendado obviamente o uso de um afinador cromático para precisão no teste.

    a) Afine perfeitamente a corda solta.

    b) Aperte a corda na décimo segundo casa (geralmente diferenciada). Apertando a corda na décima segunda casa você deverá gerar a mesma nota da corda solta (o que deve ser verificado no afinador cromático). Obviamente a nota deverá ser a mesma uma oitava acima (12 meios tons), o que não faz diferença para o afinador cromático.

    c) Caso a corda apertada na décima segunda casa não esteja perfeitamente afinada (e estando afinada quando solta) isso indica que o ajuste do comprimento da corda precisa ser refeito.

    d) Caso a nota conseguida na décima segunda casa tenha ficado abaixo da nota esperada, você deverá encurtar o comprimento da corda (trazendo o leito da mesma em direção ao braço da guitarra).

    e) Caso a nota conseguida na décima segunda casa tenha ficado acima da nota esperada, você deverá aumentar o comprimento da corda (fazendo o inverso do descrito no ítem anterior).

    f) Afine novamente a corda solta (que terá desafinado em virtude do ajuste) e repita todo o procedimento até que a corda apresente exatamente a mesma nota tanto na corda solta quanto na décima segunda casa. Quando isto ocorrer a corda estará perfeitamente afinada em qualquer casa do braço (desde que se trate de um bom instrumento e com o braço perfeitamente ajustado, claro).

    g) Repita o procedimento para cada corda.


    Fonte: Ajustes e Consertos em Baixos e Guitarras - Matérias e Biografias http://whiplash.net/materias/biografias/000121.html#ixzz1uz9Pj4UW

    Murilo SCH
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Não é bem isso que eu perguntei...

    Quero saber se ao trocar a bitoda da corda de 0,1 para 0,09 terá diferença no ajuste das oitavas, já que com a corda 0,1 o carrinho da corda E(misona) está apertado no máximo.

    Sendo assim, se a corda 0,09 exigir um maior comprimento que a 0,10, não terei como regular as oitavas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bitola das cordas x regulagem de oitavas