réplica gibson les paul feita no jacarandá

Autor Mensagem
kurt hendrix
Veterano
# mai/12 · Editado por: kurt hendrix


É o seguinte,eu tenho um amigo que me fornece um tanto de jacarandá de graça. Eu perguntei pro meu luthier se eu desse as madeiras pra ele,ele fazia uma guitar pra mim,ele disse que sim. (vou ser o fornecedor do véi por um bom tempo)

Ai agora é o seguinte,da pra fazer uma réplica perfeita de uma gibson LP só no jacarandá? (pq eu acho que ele só vai usar a madeira que eu fornecer pra ele.)Eu sei que a maioria é feita só no mogno,eu queria chegar perto da sonoridade de uma! =D

Ajuda ae galera

Led Zé
Veterano
# mai/12
· votar


kurt hendrix
Les Paul é mogno. Jacarandá só escala. Abrax

sidguitar1
Veterano
# mai/12 · Editado por: sidguitar1
· votar


kurt hendrix
cara, seu amigo nao entende nada de guita, me desculpe, como o led ze falou, jacaranda e tipo ebano, so q brasileiro, e uma madeira durissima usada pra escala ate pelas guitas gringas, se vc fizer uma guitarra com essa madeira(q e so pra trasteira) ela vai pesar tanto q so o mr olimpia ou o hulk vai conseguir segurar no pescoço hehehe

kurt hendrix
Veterano
# mai/12
· votar


Led Zé
cara nem todas olha essa aki que eu achei no ML
guitarra aqui!

kurt hendrix
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1
ii cara se for pra passar a perna em mim tbm passa direitim,pq eu não entendo nada! kkk
mas depois eu vou conversar com ele! =D

HapkidoGuitar
Veterano
# mai/12
· votar


man as replica sai os mesmo som doque as originais

HapkidoGuitar
Veterano
# mai/12
· votar


so que o tipo de madera influencia muito é mesma coisa quando esta se criando uma prancha de surf deve ser madeira resistente mais não tão dura leve mas não tão fraco deve ficar tudo no equilibrio poriso replicas são uma droga so soubese faser pelo menos

Felippe Rosa
Veterano
# mai/12
· votar


kurt hendrix
Cara, pode até dar certo, mas não vai soar como uma LP da Gibson, nem de longe, jacarandá é uma madeira muito diferente do Mogno...
Abçs

jimmy vandrake
Veterano
# mai/12
· votar


Estas madeiras muito duras de alta densidade não são legais para o corpo. Não há ressonância no corpo e por consequencia a guitarra fica sem alma, é só o som do captador mesmo. A imbuia tem o mesmo problema.

Curly
Veterano
# mai/12
· votar


Ainda bem que o George não sabia disso...

http://www.tdpri.com/forum/telecaster-discussion-forum/284802-georges- rosewood-tele.html

Drinho
Veterano
# mai/12
· votar


kurt hendrix

se te pegarem com um toco de jacarandá na mão se prepare pra prestar contas ao delegado hehehe

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Curly

O Sr. Paul Reed Smith diz que a melhor madeira que existe para guitarras é o Brazilian Rosewood, por ser a madeira que mais ressoa. Tanto que ele fazia as guitarras tops dele com o braço todo nessa madeira, eu tenho uma assim.
Vai ver ele não entende nada de guitarras e não lê o fórum cifra club, porque daí ele iria saber que essa madeira não presta...

Curly
Veterano
# mai/12
· votar


MMI

evidente né, senão não prestava pra escala...

Led Zé
Veterano
# mai/12
· votar


Bom, se ele quer uma RÉPLICA, com o MESMO som de uma Les Paul, teria que ser de mogno, não é?

Drinho
Veterano
# mai/12
· votar


MMI

na warmoth os corpos mais caros são os de jacarandá


e são caros pra dedéu!

eu nunca tive uma guitarra desta e acho que nunca vou ter mas partindo pelo pressuposto de que um corpo pelado com essa madeira custa 600 dólares deve ser muito boa mesmo hehehe

kurt hendrix
Veterano
# mai/12 · Editado por: kurt hendrix
· votar


Eu liguei pra ele e perguntei exatamente como ele ia construir ela, e que madeiras ele ia usar,ele disse que ia usar as madeiras que ele ja tem no atelier dele

Tampo: Mogno

Fundo:Maple

Escala:Backed Maple (A msm usada nas studio 50's)

Braço:Mogno

Ele falou que não vai usar o jacarandá na guitarra,rezumindo vou ganhar uma gibson (réplica) praticamente de graça.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Led Zé

Sim, corpo de mogno. Mas escala ou o braço todo em jacarandá não vejo como ter prejuízo de som. E dizem que o corpo influi menos, então seria um bom teste, não sei o que daria uma guitarra LP de jacarandá.

Drinho

Nunca toquei numa LP de jacarandá. Já vi tele. A minha PRS de braço em jacarandá da bahia é muito legal.
Violões de fundo e laterais de jacarandá também são excelentes, os tops, tanto de aço como de nylon. Meu irmão tem um de nylon desses, meu Taylor é de rosewood de algum país que não me lembro, não é do Brasil. Por ser madeira proibida de comercializar é muito caro mesmo. A própria PRS parou de mexer com essa madeira, acabaram os estoques e preço para eles não era limite.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


kurt hendrix

Eu não pegaria uma escala de baked maple, pediria de jacarandá, já que tem a disposição. É uma madeira linda para isso e dizem ser a melhor.

kurt hendrix
Veterano
# mai/12
· votar


cara eu nunca toquei em uma guitarra com escala de jacarandá então eu não posso falar muito,eu vou tentar falar com ele pra tentar descolar um rosewood pq ja é a madeira que eu estou acustumado,não sei se isso pode prejudicar na minha pegada!

Felippe Rosa
Veterano
# mai/12
· votar


MMI
O Sr. Paul Reed Smith diz que a melhor madeira que existe para guitarras é o Brazilian Rosewood, por ser a madeira que mais ressoa. Tanto que ele fazia as guitarras tops dele com o braço todo nessa madeira, eu tenho uma assim.
Vai ver ele não entende nada de guitarras e não lê o fórum cifra club, porque daí ele iria saber que essa madeira não presta...

hahaha, mais cara, para quem quer uma réplica de uma Gibson LP querer usar só jacarandá é meio furada né...

kurt hendrix
Cara, minha CLP II tem a escala em Jacarandá(Rosewood) e cara, acho ela muito boa, principalmente depois que troquei os captadores dela, soa muito bem, essa de pegada prejudicada é meio mito cara, suas mãos fazem a pegada independente da madeira.
Abçs

celoaz
Veterano
# mai/12
· votar


kurt hendrix
"cara eu nunca toquei em uma guitarra com escala de jacarandá"
"eu vou tentar falar com ele pra tentar descolar um rosewood pq ja é a madeira que eu estou acustumado..."

Ué, se você nunca tocou, como você ta acostumado?

kurt hendrix
Veterano
# mai/12
· votar


celoaz
eu falei que eu nunca toquei em escalas de jacarandá,e eu ja toquei em escalas de varios tipos
Ex: Ebano,Backed Maple,Maple,etc

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


kurt hendrix
mano, se voce tem o jacarandá e o teu luthier disse que dá, então manda ver.

só tem que ter em mente o seguinte:
- nao vai ser uma replica, ela vai ter um som que pode ser diferente de uma les paul original
- lembre-se que o custo da madeira é apenas uma pequena fração, o caro mesmo é comprar os hardwares e principalmente os captadores.
- o captador é o que mais pode fazer diferença no som final. nao adianta por mogno e um cap ruim, nao vai dar som de les paul.

Les Strato
Veterano
# mai/12
· votar


kurt hendrix

Cara Rosewood se não me engano é o nome utilizado lá fora pra designar o Jacarandá, então se você só utilizou rosewood, você tocou todo este tempo com jacaranda.

Abixibarraba
Veterano
# mai/12
· votar


troca so o headstock da tua guitarra por um headstock gibson q fica igual a original e vc ainda vai tirar onda por ae com uma "gibson"...hauahuahauahuahauha

sidguitar1
Veterano
# mai/12
· votar


nada haver, bom , vou escrever e ninguem vai ler pq nao tem trofeu em baixo do meu nome.... rosewood e uma coisa, jacaranda da bahia e outra, ebano e outra, cada confusao, tem cara q jura q marfim e a mesma madeira do maple, nao tem nada haver uma coisa com a outra, jacaranda nao e rosewood, como foi falado, se seu luthier falo q rola corpo em jacaranda e vc quer fazer faz, como falei, vai ficar ridiculamente pesado, e eu considero quase um crime ja q e o mesmo caso do ebano, vc compra 40 corpos de mogno com o preço de um de jacaranda da bahia (se o cara nao te ingrupir ne) e se as madeiras que o pessoal usa nao fossem especificas entao a gente ia ver trasteiras de basswood, corpo de marfim , de ebano, de pau-ferro, as empresas de guitarra testam por anos e mesmo os luthiers experientes e sabem oq da certo e oq nao da, pela densidade da madeira, como ela trabalha sobre uma força exercida nela, etc, entao, se vc quer arriscar e ver nq da manda ver, eu acho q tua lp ia ficar boa com o corpo e braço de mogno e trasteira de jacaranda, esse sim e tiro certo

sidguitar1
Veterano
# mai/12 · Editado por: sidguitar1
· votar


so completanto antes q alguem link alguma guitarra com corpo de pau ferro, ou qualquer outra esquisitice, se o cara quiser, faz a guitarra de concreto de aluminio ou de pinus heheh, sei la, mas pra quer inventar se tem umas 30 opçoes de combinaçoes de madeita pra corpo braço e trasteira q ja estao mais q consagradas e aprovadas, esse lance de tenta uma coisa esdruxula assim e pra quem tem dinheiro de sobra pra fazer a guita e se nao der certo jogar no lixo ou fazer fogo pro churras de domingo, nao arrisca q vai da m,,,

Les Strato
Veterano
# mai/12 · Editado por: Les Strato
· votar


sidguitar1

...rosewood e uma coisa, jacaranda da bahia e outra...



http://en.wikipedia.org/wiki/Rosewood

logo no segundo topico do texto do link acima

True Rosewoods

All genuine rosewoods belong to the genus Dalbergia. The pre-eminent rosewood appreciated in the western world is the wood of Dalbergia nigra which is now a CITES – listed endangered species. It is best known as Brazilian Rosewood, but also as "Rio Rosewood" or "Bahia Rosewood." This wood has a strong sweet smell, which persists over the years, explaining the name "rosewood".[

Resumindo: o Rosewood apreciado no Mundo ocidental, é mais conhecido como ''Rosewood do Rio'' ou ''Rosewood da Bahia(jacaranda em questão no topico)''. Salvo algumas exeções, devido haverem outras especies.

Ou seja, nosso Jacaranda é sim Rosewood, porem Rosewood não seria só o nosso jacaranda, pois existem outras especies de ''Rosewood''.

Acho que é mais ou menos como o Nato e o Mahogany, ambos da familia do Mogno, a diferença é que o Mahoganyé ocidental e o Nato Oriental.

Acredito que seja isso, se eu estiver errado, nao exite em discordar.

EDIT: erros de portugues e falhas ao por em negrito corrigidas

kurt hendrix
Veterano
# mai/12
· votar


Abixibarraba
kkk agora eu não só vou ter o head como o braço,corpo e hardwares gibson

Les Strato
pô cara esses dias eu tava lendo umas coisas no wikipédia q ñ da pra acreditar muito,ñ confio muito nessa sua fonte kkk

kiki
como eu ja tinha dito eu não vou pagar nada,ela vai vim com tudo,mas eu vou comprar pelo ou menos o hardware,que eu posso escolher tudo do jeito que eu quero . =D

sidguitar1
cara,concordo é bem melhor fazer uma coisa que vc ja tem certeza que vai da certo,que é o caso de usar o mogno em vez do jacarandá.

Drinho
Veterano
# mai/12 · Editado por: Drinho
· votar


Eu chuto que rosewood deva soar muito bem em um corpo, é uma madeira bastante cobiçada por ai, talvez o problema do peso como alguns citaram.... atualmente o pessoal tá usando chambers dentro do corpo, além de aliviar o peso essas câmaras se estrategicamente posicionadas beneficiam e muito o som do instrumento....

agora a questão é ... será que isso é rosewood de verdade... porque velho se for o brasileiro um toco disso ai pra fazer um corpo de guitarra é tipo o baby beef do baby beef cara... além de ser caríssimo nem permitido é há um bom tempo já e mesmo os importados indianos, africanos sei lá das quantas pra chegarem aqui já deve ser uma burocracia dos infernos afinal nas últimas décadas ai só se fala de sustentabilidade.....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a réplica gibson les paul feita no jacarandá