Diferenciando os modos [duvida]

    Autor Mensagem
    messi10
    Veterano
    # abr/12


    Então...
    estou com uma duvida simples..
    como eu posso diferenciar os modos, por exemplo, dizer que uma musica esta solando no modo jonio ou no dorico, ou frigio etc..
    sendo que as notas de cada uma delas são as mesmas?
    [essa duvida me veio quando estava olhando brothers in arms, ouvi dizer que era Dorico, porem não entendi o porque]
    porque não apenas escala de B maior ou B Jônio?

    Desculpa se for uma pergunta besta, mas é algo que gostaria de entender
    valeu =)


    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    messi10
    Vc tem q ver em q campo harmônico os acordes da música em questão estão inseridos, e aí de acordo com a posição dele no campo harmônico vc aplica o modo correspondente, tenho algumas video aulas no Youtube explicando a utilização dos modos gregos, dê uma procurada, vai ajudar a esclarecer suas dúvidas, mas uma coisa q já te adianto: música modal é diferente de música tonal, os modos são aplicados sobre cada acorde, abraços.

    leomanji
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    brunoepronto
    bota os links das video aula ae....

    messi10
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    brunoepronto
    Sim, eu assisti suas videos aulas há um tempo já, clareou bastante sim =], deu para aprender..
    mas utilizando de exemplo essa musica em questão ( brothers in arms )
    vi dizer que é um solo no modo dórico o que seria C#m levando em conta que o tom da musica é B, mas porque dizer que o solo é no modo dorico? porque nao posso dizer que é um B Jônio ou um F# mixolidio etc

    messi10
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    leomanji
    http://www.youtube.com/user/brunoalbernaz1
    ai tem os videos =)

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    messi10
    po cara tava preparando um material aqui pra upar e criar um topico pra ajudar a galera a estudar modos gregos...acabei esquecendo disso...vo terminar de editar e postar logo logo aqui no forum...fica esperto

    messi10
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    ALF is back
    beleza mano =)

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    messi10
    Isso vai depender do acorde q vai estar sendo tocado no momento, se vc toca sobre um C#m a escala de B maior vc tem o modo dórico, pois a música modal tem uma característica mt importante: n tem preparação.

    messi10
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    brunoepronto
    e se não tiver um acorde sobre o solo?
    é simplesmente escala de B maior / modo Jônio?

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    messi10
    Sim.

    messi10
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    brunoepronto
    ah saquei, valeu pela atenção

    leomanji
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    messi10
    vlw brodi

    Cochise
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Cochise
    · votar


    brunoepronto

    Também tenho essa dúvida.
    na parte que vc diz:

    se vc toca sobre um C#m a escala de B maior vc tem o modo dórico

    Não seria o contrário? se vc toca sobre um B maior a escala de C#m vc tem o modo dórico

    Que modo seria esse entao?

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/12
    · votar


    Cochise
    Amigo, seu conceito está errado, pois se vc tocar a escala de C# menor(q é igual a de E maior) sobre um B maior, vc gera o modo mixolídio, acho q trocou as bolas aí.

    Cochise
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Certo, obrigado. :)

    eduardodff
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Na verdade, as notas são as mesmas, mas o que diferencia é a nota característica de cada modo, por exemplo, se eu toco em dórico, eu vou ter sempre que valorizar as notas de tensão características, por exemplo a b3 e a 6M! se for Lídio valorizar a 4# e se for mixo a 7m!
    Se você simplesmente tocar o modo sem valorizar as notas características, não adianta de nada!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Diferenciando os modos [duvida]