Autor |
Mensagem |
speedoflight96 Veterano |
# abr/12
Ola estava dando uma olhada n9o forum para ve se esclarecia minha minha duvida ate que me deparei com a seguinte situaçao:
"Acordes relativos São os acordes que possuem o (3º) e (5º) iguais , se eu fazer um (C) então terei o acorde de (A) então o acorde relativo de (C) VAI SER (Am) -- Todo acorde Maior o seu acorde relativo vai ser menor, e vice e versa..."
tambem sei que:
relatividades
C-Am D-Bm E-C#m F-Dm G-Em A-F#m B-G#m C#-A#m D#-Cm F#-D#m G#-Fm A#-Gm as progressões no final da música ( I-VI ) tem função de continuação na musica
"essas relatividades se dão pq as notas dessas escalas são iguais formando acordes iguais"verdade?
"e o seguinte C e relativo de Am porque se voce pegar tanto o acorde qnto a escala as notas vao ser as mesmas, o que muda e o ponto de partida"v confirma?
"e a escala de C seria relativa a de Am, e a de D seria relativa a de Bm... e por ai vai... sempre 1 tom e 1/2 atras"isso eu sei que e verdade!!!
Desde ja agradeço pela atenção!
|
ricolb Veterano |
# abr/12
· votar
speedoflight96 Tonalidades relativas são as que possuem a mesma armadura de clave:
Por exemplo na armadura de clave de C/Am não existe qualquer acidente(#/b) , já na armadura de F/Dm, por exemplo existe um bemol na nota B (Bb) as escalas também são compostas pelas mesmas notas, o que é diferente é a disposição dos graus da escala:
Por exemplo: D é o 2º grau de C D é o 4º grau de Am Esse D vai desempenhar funções diferentes em cada uma dessas escalas. ABÇS!
|
antonio.peba Veterano |
# abr/12
· votar
Já tive (ou tenho) a mesma dúvida, por exemplo:
Se eu solar em C usando a escala de Am em algum momento eu vou tocar um A (a 6ª de C).
Digamos que eu segure essa nota, não vai soar estranho?
Re: talvez, mas no geral pode solar com segurança usando a pentatônica. Depende muito do estilo né.
|
Ken Himura Veterano |
# abr/12
· votar
speedoflight96 "essas relatividades se dão pq as notas dessas escalas são iguais formando acordes iguais"verdade?
Mais ou menos. No modo menor, a escala "padrão" é a menor harmônica (o 7º grau vai ter uma alteração ascendente pra criar uma sensível). Na prática, os acordes são bem parecidos, mas as funções e as cadências vão mudar... aí muda tudo.
"e o seguinte C e relativo de Am porque se voce pegar tanto o acorde qnto a escala as notas vao ser as mesmas, o que muda e o ponto de partida"v confirma? Isso é muito simplista, pode causar confusão em escalas com muitos acidentes. Prefiro pensar assim: Am é relativo de C porque ambas tonalidades compartilham a armadura de clave e campo harmônico, incluindo os vizinhos.
antonio.peba Digamos que eu segure essa nota, não vai soar estranho?
Geralmente não, vai depender de como conduzir a harmonia. vi é acorde substituto de I (tônica), assim como ii é do IV (subdominante) e iii do V (dominante). No geral, manter essa nota soando no acorde de C (tônica) vai dar sensação de repouso, mas não completamente (como daria o 1º grau). É legal pra criar uma certa melancolia, além de fazer ponte pra progressões tipo I-vi-ii-V7-I. Experimenta só.
|