Apostila com dicas sobre gravação de guitarras - impressões de clebergf e MMI e trocas de ideias

Autor Mensagem
Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


MMI
Não sei qual é a configuração dele, mas trocar a memória pode valer à pena! hoje em dia está bem barato...

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


MMI
Pois é, nem tudo são flores no Mac.

A vantagem é que hoje tem a opção de usar parte do HD dele pra rodar Windows nativamente, embora dê um certo trabalho de ter que baixar todos os drivers no braço. Mas ainda fica aquela coisa, dá 8mil no computador pra usar na maior parte do tempo com Windows, que com 5mil eu compraria a mesma configuração num PC, ainda fica um pouco mais lento que o Mac (que são os computadores mais rápidos rodando Windows 7).

Querendo ou não é um amp ou guitarra razoável de diferença... hehehehhehe

Hammer
Veterano
# ago/12 · Editado por: Hammer
· votar


MMI
Cara gravei um som com os mics... da um escutada ai e ve oq vc acha...
Usei um senheiser e609 no cone e o mxl v67g a uns 30 cm mirado para o centro...
Tem tempos que tava para gravar isso.. mas a falta de tempo é duro...

Pra constar usei uma epiphone les paul... e o amp que eu tinha te falado...

Abs..

http://soundcloud.com/robertdn/teste-15

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Hammer

Boa gravação! Eu comentava que estou cada vez mais preferindo o som de condensador para guitarra, e nessa sua fica bem claro os graves e a clareza do MXL. Você colocou reverb ou a gravina está seca, vem da ambiência do mic mesmo? Pergunto porque ficou um reverb suficiente para o som, interessante, mas eu colocaria o condensador um pouco mais longe do que você descreveu, mas a sua está bem legal.

Como disse, microfonar amplificador de guitarra com um condensador pode ser bem interessante. O Alan Parsons, que gravou o Dark Side of the Moon do Pink Floyd e o Abbey Road dos Beatles (entre outros) só usa esse tipo de microfonação para guitarra. E concordo que fica muito legal, sem desmerecer os dinâmicos, já que muita gravação famosa foi feita dessa forma. Olha só a comparação nesse video:



ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
caramba é muita diferença! naoi sei dizer exatamente qual gostei mais...o dinamico é mais agudo...tem hora q parece soar desagradavel...o condensador em nenhum momento soa ruim...entao acho q tbm gostei mais do condensador! mas existem diferenças grandes assim entre os modelos de condensadores e entre os dinamicos tbm?

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


ALF is back

existem diferenças grandes assim entre os modelos de condensadores e entre os dinamicos tbm?

O Sennheiser é o mais famoso dinâmico para amp de guitarra depois do SM57, para quem não sabe.

Existem diferenças entre os mics da mesma "classe" sim. Tanto é que existem microfones que não são indicados para usar com guitarras, isso é óbvio. Mas o que você quer saber, é entre os microfones indicados para guitarras, provavelmente. A verdade é que existem sim diferenças entre os condensadores de diafragma grande, os de diafragma pequeno, entre os dinâmicos e os de fita. Pode ver a curva de frequências de cada um, na verdade existem diferenças na forma que cada um capta o som. Mas a diferença é bem menor entre um Neumann TLM103 e um AKGC414 (2 condensadores) ou um Shure SM57 e um Sennheiser MD421 (2 dinâmicos) do que entre um SM57 e um TLM103.

ALF is back
Veterano
# ago/12 · Editado por: ALF is back
· votar


MMI
e o mic de pc?
kkkkkkkkkk
brincadeira! entendi cara! na verdade: "entendi" cara!
nao manjo nada sobre microfones, haja vista q até hj uso o mic de pc...mas minha noiva ta no Canada e ja comprou a scarlett 2i2 (aquela q eu lhe pedi referencia) e um shure 57 q, por videos de you tube e informações massivas sobre o microfone, julguei ser o melhor pra mim, q toco em quarto! eu precisava de mais tempo pra pesquisar, mas como ela ia pro Canada nesse mes, nao podia esperar mto! foi meio q nas escuras! rs...mas confesso q o timbre desse condensador me agradou mais do q o dinamico (do video q vc postou)...espero q o shure57 seja menos agudo q o Sennheiser! rs

edit:
eu ja tinha visto esse video...mas nao tinha decorado o nome do mic...nesse video, gostei mais do shure!



MMI
Veterano
# ago/12
· votar


ALF is back

Mas você pegou um grande microfone para guitarra, pode ter certeza, o SM57 é um padrão para isso. Pode não ser o melhor (ou ser o melhor, depende do gosto), mas é indiscutível que é o mais famoso para esse uso, além de ser bom e barato. Outro fator importante é que o 57 é muito resistente, aguenta a estrada, os condensadores são bem mais sensíveis.

A curva de frequências do SM57 tem um ganho em agudos, muitos dinâmicos são assim, por isso que dizem que o SM57 tem um brilho a mais. Os condensadores costumam ser mais "flat" e ter bem mais graves, pode ver que na curva do SM57 existe um corte de graves. Você vai tirar bons sons, tenho certeza, mesmo porque os agudos se estiverem a mais você tira um pouco com o equalizador.

Sei lá, no video achei que o Shure ficou mais lateralizado e o Sennheiser ficou mais no centro.

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
quando estava pesquisando sobre os mics fui numa loja de som aqui da cidade...nao tinha guitarra, era uma loja meio de DJ pelo q notei...o vendedor me falou q condensador pra guitarra nao é muito bom pq se tocar com volumes mto altos, tipo num show, só o deslocamento de ar do cone do amp, com o tempo vai danificando o microfone...nao botei muita fé nessa afirmação dele...mas como eu sabia (e ainda sei) menos q ele, nao levei muito o papo adiante!
mas li mesmo q o shure é bem resistente...acho q microfone é um investimento bem alto pra ficar gastanto o tempo todo...isso foi mais um fator q me fez optar por ele!

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


ALF is back

Os condensadores são mais sensíveis a pancada. Outra questão é que eles aguentam menos volume, o SM57 é um tanque de guerra que aguenta pancada e aguenta som alto pra caramba. Tanto é que um engenheiro de som me deu uma isobox e me falou: "Aí dentro só o SM57 para aguentar". Para shows, não tem nem dúvida que o SM57 é melhor. No estúdio a gente pode conversar sobre essa afirmação, eu gosto mais de condensadores. Por isso é bom usar condensador um pouco afastado do alto-falante.
O cara que te falou isso tem sua razão sim. Se é para usar nos palcos, fez a melhor opção. Alguns poucos, como Warren Haynes, usam condensadores nos palcos, mas aí é covardia comparar, né? rs

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
legal cara! me sinto um mané aprendendo um pouco mais sobre um equipamento q eu ja comprei e to esperando chegar, mais blza! kkk
to ansioso pra brincar com esses bixinhos! nao aguento mais esse mic de pc! só de fita crepe pra segurar o fio dele (q ta com mal contato) eu ja gastei um rolo inteiro! kkkkk
a gravação pro CD vai ser feita com a placa e o mic novos! rs

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


ALF is back

Você tá de sacanagem... Quer dizer que aquilo que eu ouvi em off (acho que nem era para te contar!) você fez com microfone de computador e fita crepe, depois mandou para o Esdras? kkkkkkkkk

Aquilo está muito bom. Se você precisar de alguma coisa, é só falar, pode ficar a vontade. Ninguém nasceu sabendo, eu mesmo estou aprendendo sempre. Se você quiser, fala lá com o Leo e eu fico no seu grupo. Mesmo se não ficar, não tem importância. Gravar requer um pouco de prática, mas o requisito mínimo você tem que é um bom ouvido e bom gosto, no mais eu tento te ajudar com o que puder. Se seu som não estiver lhe agradando, eu tento dar um jeito, na pior das hipóteses você grava em linha e eu tento fazer um reamp aqui.

Se você quiser, quando chegar a placa a gente conversa sobre plugins, DAW etc.

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
kkkkkkkkkk
tudo q eu gravei até hj foi com mic de pc sim! na realidade, naquele arquivo eu só pluguei a guita no amp e gravei do jeito q tava mesmo, como é um rascunho, nao me preocupei muito com timbragem!
agradeço infinitamente sua disponibilidade cara! na realidade, pra essa faixa ja temos o clebergf q vai se encarregar desses detalhes da gravação! ele fica fazendo um doce falando que "nao manja muito mas quebra um galho"...sei sei...essa eu ja conheço! rs
mas se tivermos alguma dificuldade, podemos aciona-lo? to aqui trabalhando na faixa agora...precisamos acertar o final...acho q vai ficar legal!

acho q o melhor timbre q consigo tirar do mic de pc vai estar aqui:
http://soundcloud.com/felipe-franco-da-rocha/ode-chuva
essa é minha ultima composição, quando usei o cool edit pro, q nao tem suporte pra MIDIs e plugins...quando postei o topico pra mostrar a composição aqui no forum a galera me deu muitas dicas de como melhorar a qualidade só usando o reaper com os plugins....agora to aprendendo a fazer isso! rs

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


ALF is back

Está em boas mãos, o Cleber vai resolver o assunto. Ele já fez até cursos sobre o assunto, tem que praticar um pouco mais, mas pode confiar que ele vai dar conta do recado. Agora que está dominando os plugins da Waves, vai fazer estrago... hehehe (eu troco umas mensagens de vez em quando com ele)

Fiquem a vontade se precisarem, mesmo que seja só um pitaco.

Eu lembro de ter ouvido essa sua gravação. Para mic de PC com fita crepe está excelente!

Leomju
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
Comprei um SM57 no Shopping China por 140 doletas... passo o dedo na grade do bichinho e sai um barulhão nos fones!

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Leomju

passo o dedo na grade do bichinho e sai um barulhão nos fones!

E isso é bom? kkkkkkkkkk

(brincadeira, eu sei que ali a loja é grande)

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI

Parabéns! Muito legal o trabalho... dei uma olhada geral, mas pretendo ler com calma e atenção.

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Está disponível para download, foi feita para a galera do fórum baixar, ler e se divertir.

Só que a última versão não é essa, é a desse tópico aqui. Faça bom proveito e se tiver dúvidas, sugestões ou orientações, é só falar!

Leomju
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
Puxa vida, vou vender meu SM e comprar um de R$30,00 que vi na Net!
Hahaha

Mister M, para de zoar com meu mic viu!

Depois vou postar umas gravações gambiarradas...

Valeu!

ALF is back
Veterano
# ago/12 · Editado por: ALF is back
· votar


MMI
nossa eu baixei esses plugins da waves mas quando vou usar, trava o programa! ai exclui =p
e vc? ta com alguma faixa tbm ou vai ficar só nas mixagens?


Leomju
nao entendi essa de passar o dedo!

Lelo Mig
o Thyago_Trajano compilou o material e disponibilizaou pra download a apostila em PDF...deve ter o link em alguma pagina deste topico...vou procurar aqui!
edit: ah pronto...ta ai =p

Leomju
Veterano
# ago/12 · Editado por: Leomju
· votar


ALF is back
hahaha... nem o MMI, vou explicar:

Tenho o mal costume de plugar o MIC e passar o dedo pra ouvir a captação do contato da ponta do dedo com a grade.
Quando fazia isso com um Lesson SM 58 que usava pra microfonar o amp, saia um som bem nítido!
A primeira vez que pluguei o SM 57 e fiz isso, nossa o som dobrou em volume e qualidade! Ele é sensível como os condensadores, guenta pancada!

Valeu!!!

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


MMI

Valeu!! muito bom mesmo.

Vou ler com muita calma e atenção...saboreando mesmo..rs!

Se tiver dúvidas/sugestões eu falo sim...

Obrigado!

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


Leomju
nossa q medo! kkkk
vc disse mal costume...pq? força mto os falantes?
quando o meu chegar, claro q vou ter q fazer o teste....kkkkkk

MMI
legal nao sabia q tinha saido outra versão da apostila! estava desatualizado entao! rs

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Leomju

Mister M, para de zoar com meu mic viu!
Depois vou postar umas gravações gambiarradas...


hahahaha

O Hammer que fez uma gravação bacana e colocou o assunto em pauta porque achei que valia o comentário. Pelo jeito agora vocês vão me acompanhar aqui no fórum quando não falo toda hora que para guitarra é só o SM57.

Falando em gravação gambiarradas, a galera do fórum faz coisas que não acredito. É gravação em placa onboard com plugue P2-P10, o
ALF is back fazendo com mic de PC e fita crepe, umas guitarras-berimbau que dá medo... Pior que conseguem tirar som legal disso!


ALF is back

Eu nunca tive problemas com os plugins da Waves. Peguei a versão Jack Sparrow para o PC (quase nem uso para isso atualmente) e acabei comprando alguns para o Mac, que uso mais.

e vc? ta com alguma faixa tbm ou vai ficar só nas mixagens?

E o pessoal deixa? Pergunta para o nosso comandante Leomju, se eu ficar com pouco tempo posso ficar de fora. Capaz dele falar que eu posso ficar sem dormir... kkkkk

Vou ajudar numa faixa do carlcarl que está ficando bem legal. Outro que me pegou no laço para entrar. ;-)


Leomju

É um teste, não deixa de ser. Eu testo ligando e ouvindo o som ambiente, para reparar as faixas de frequências parcamente. O dedo pode até dar uma ideia da sensibilidade, mas depende bastante do pré.

Eu comprei um Neumann TLM103 igual esse do video. Aqui em casa, minha esposa estava vendo TV lá na sala, eu pluguei um fone de ouvido no pré, o mic no shockmount do stand direitinho... Fui subindo o ganho até ouvir bem nitidamente o que a TV falava, me impressionei com a sensibilidade e a clareza dele. Quando chegou a uns 75% do ganho do pré, ele deu microfonia com o alto-falante do fone de ouvido!

Lelo Mig

Fique a vontade de comentar ou perguntar, se precisar de alguma ajuda é só escrever!

ALF is back

Não dá pancada no mic porque pode dar uma pancada forte no falante. Mas o SM57 aguenta muito.

A Apostila deu uma aumentada... hehehehe

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# ago/12
· votar


marcando pra pegar depois

ALF is back
Veterano
# ago/12 · Editado por: ALF is back
· votar


MMI
ALF is back fazendo com mic de PC e fita crepe

kkkkkkkkkkkkkk
como eu queria ter tirado fotos pra prosperidade de um mic de pc q eu tinha a uns 10 anos atras...eu era muleque, e como todos devem saber, mic de pc da uns mal contatos TERRIVEIS! em 3 meses ele ja começa a dar problema, ou eu troco de 3 em 3 meses, ou eu convivo anos com ele fazendo as gambiarras...aprendi isso com o meu primeiro mic de pc...um branquinho q nem lembro a marca! peguei um cone de papelão (ROLO DE LÃ TERMINADO DA MINHA AVÓ), forrei ele com papel aluminio por dentro (na tentativa de deixar o mic "mais sensivel" e captando somente o q saia do amp, e nao os ruidos externos, como minha mae gritando pra eu abaixar o volume...o papel aluminio foi colocado baseado em uma ilusão cienctifica criada em minha cabeça...imaginei q ficasse melhor sem ler nada a respeito! coloquei o mic por dentro no buraco do cone e vedei com DUREPOX na haste do mic...só q ai o cone ficava meio balançando ainda, fazendo com q a ponta do mic batesse nas paredes do cone...nao faz mal, exite CLIPS! fiz uma armaçãozinha de clips pra manter o mic mais no centro do rolo...pronto! claro q aquele trampo era irreversível por cauda do durepox...nao daria pra trocar de mic...fiquei uns 3 anos com esse mic com mal contato e fita crepe...ai uma hora ele parou de vez...q q eu fiz? outro? nao! levei o bixo pro meu tio q manja soldar (eu nao sei até hj soldar um fio) e pedi pra ele ver se dava pra tirar o mau contato...ele arrumou e o mic durou mais 2 anos! na realidade, funcionava bem ainda, mas ai comecei a facul e nao tinha mais tempo de tocar...cheguei a pensar q nao ia mais tocar nunca...entao numa das faxinas joguei o xodó fora! mas ainda funcionava! quando voltei a tocar, pensei em fazer um novo...mas nossa, minha cabeça um pouco mais madura me dizia q era melhor comprar um equipamento descente pra gravar kkkkkkkkkkk
tinha fotos no antigo forum do casa das cifras, mas infelizmente ele fechou...uma pena pq tinha um acervo mto rico la...mesmo assim eu devo ter elas hospedadas em algum site de imagens...o duro é achar...vou procurar...vamos ver..rs
ah, esqueci de dizer...o som dele era bom! pouco melhor q o mic de pc normal q uso hj! =p

edit: nao consegui achar...mas me diverti muito digitando a palavra "gambiarra" no google imagens!

edit²: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
achei até a gambiarra do kiki brincando de ver imagens de "gambiarras" no google!
fui redirecionado pro blog dele!
ele abriu um topico sobre essa gambi no forum de amps! rs
mto funcional mesmo!

clebergf
Veterano
# ago/12 · Editado por: clebergf
· votar


ALF is back
ele fica fazendo um doce falando que "nao manja muito mas quebra um galho"...sei sei...essa eu ja conheço! rs

Huahauhauha....boa...não é doce é vdd, como disse o MMI estou começando no assunto, porém tenho muita vontade e sou totalmente aberto a opinião, então acho que sai algo legal... :D

MMI
Está em boas mãos, o Cleber vai resolver o assunto.

Obrigado pelo voto de confiança...
Já sabe para quem irei mandar algumas coisas para ter uma opinião né? xD

É gravação em placa onboard com plugue P2-P10

Eu gravava assim a pouco tempo atrás... xD

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


clebergf
kkkkkkkkk
vai dar tudo certo! to trabalhando no final dela agora Cleber...acho q ta bem legal...quero ve o q vcs vao achar da "liga" do segundo refrão com essa parte...nao sei se isso ta agradavel! mas vamo ve o q da!

eu tbm gravo assim até hj! espero q semana q vem isso ja vire passado pra mim! rs

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


ALF is back

Cara, as gambiarras são uma grande escola. A gente aprende muito, fica tirando leite de pedra, quando pega um equipo mais legal vira brincadeira de criança...

clebergf

Pode enviar, esse trabalho muito me interessa porque achei bem legal.

Hammer
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
cara obrigado pelos comentarios, gravei a seco ambiencia do mic mesmo...
Eu achei que ficou com uma ambiencia legal, so acho que o condenser ele deixa o som muito brilhante (o meu amp ja tem essa caracteristica, e o condenser deixa isso muito aparente, na minha opinião fica ate excessivo, até os harmonicos ficam muito aparente).
Ja o 609e ja deixa bem menos brilho, menos harmonicos, e com um pouco menos de ambiencia... parece que o som fica mais comportado.
Vou fazer uns testes e colocar o condenser mais longe como vc sugeriu, assim que eu tiver um tempinho.
Como eu tava discutindo antes, acredito que para para palcos o 609e ou o sm57 seja mais indicados pelo fato de com uso em conjunto a guitarra mais seca ajuda a embolar menos o som com o dos outros intrumentos, e o conjunto acaba tirando um pouco dessa secura alem do que em palcos com ambientes grandes ja ajudam na reverberação natural.

Depois vou ver se ainda tenho a gravação com o audio do v67 separado do e609 para a galera poder comparar.

Valeu pelos videos, muito bons ainda que eu tenho uma certa dificuldade para entender o ingles.

Abs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Apostila com dicas sobre gravação de guitarras - impressões de clebergf e MMI e trocas de ideias