Apostila com dicas sobre gravação de guitarras - impressões de clebergf e MMI e trocas de ideias

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
Tranquilo. Pelo jeito você vai ser o primeiro a acabar. Vou ver se termino minha parte logo, hoje mesmo estava mexendo nisso.

Eu escrevo na base do transe mediunico... hehehehehehehehe

Tipo eu fico remoendo as ideias na minha cabeça um tempão, então quando sento pra escrever sai tudo duma vez no piloto automático, não para nem pra pensar. É que nem aqueles videos do Chico Xavier psicografando, o cara pega na caneta e sai tudo num esporro.

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


MMI

Ainda não. Ninguém terminou para botar o novo texto ainda, eu estou fazendo a minha ainda. Terminei a parte de equalização, compressão, reverb e fase. Quem sabe, essa semana já sai.

Ahn, não acredito. Ok, dessa vez eu vou perdoar vcs porque estão com crédito! Hehehe, brincadeira :)

Mas estou aqui "esfregando as mãos" esperando essa apostilona sair do forno! Uhuuuuul, vou gravar direto! \m/

MMI
Veterano
# abr/12 · Editado por: MMI
· votar


renatocaster

Ainda não fiz a revisão. Mas se está com pressa, aí está a parte de mixagem refeita, com o resto que não tinha no texto da página passada. Se quiser, ajuda a revisar aí... hehehehe

(imagens eu coloco no texto quando disponibilizar)

Compressão

Compressão é um efeito que visa nivelar a faixa dinâmica, ou seja, os volumes. Quando o compressor detecta um pico de volume ele automaticamente baixa o volume, nivelando o som. Esse é um dos efeitos mais complicados e que mais dúvidas deixa para o pessoal, mas ao ver o resultado de uma boa compressão é fácil notar que ele é obrigatório numa boa gravação, sendo que a masterização é feita com o uso de compressores na sua essência. Os parâmetros são:

Threshold - Esse é o limite máximo de volume que você aceita, acima disso o compressor começa a atuar. Quando mais para cima, mais próximo do 0 dB, menos seu compressor vai atuar.

Attack - Uma vez que o som passa o limite do threshold, esse parâmetro vai regular quanto tempo vai demorar para o compressor entrar em ação e baixar o volume.

Release - É o tempo que o compressor leva para voltar o som ao normal, sem interferência dele, depois que o som não ultrapassa mais o threshold.



Ratio - É a taxa de compressão, ou seja, a taxa de redução de ganho. Assim, se o ratio for de 4:1, o volume na saída será de um quarto. Ou seja, se o sinal entra em 4 dB acima do threshold, o compressor vai atuar e na saída dele o sinal será de 1dB acima do threshold.

Knee - é a rapidez que o compressor atua na curva no exato momento que o ganho começa a ser alterado, até alcançar o ratio. Um hard knee é mais angulado, um soft knee é mais arredondado. Um hard knee é menos notado quando se usa altas taxas de compressão (ratio).



Para fazer seu acerto, é necessário ter atenção aos seguintes fatos. Attack e release muito rápidos vai distorcer sons graves, quando o compressor mudar o ganho dentro do período da nota fundamental (no ciclo completo de subida e descida da onda). Release muito longo também distorce o som. Alguns plugins são capazes de dar um ajuste automático mais próximo do imperceptível, especialmente com ratios muito grandes. O attack afeta a percepção de brilho e sons de alta frequência. Se usar um attack muito rápido a música vai perder ganho de forma geral e o pico incial da nota (transiente da nota) vai ser modificado e acaba incomodando. É preciso acertar o attack para não perder os transientes, mas um attack muito lento não dá a compressão sonora adequada, ficando ineficiente.

Para uma compressão bem simples, geralmente começo com attack e release lentos e ratio ao redor de 4:1, mas isso pode mudar bastante, mesmo porque no fim geralmente gosto de dar uma comprimidinha (bem leve) mais seletiva com um multi-compressor (ou paralelo), de frequências mais seletivas, junto com um "stereo spread" na master. Para timbres limpos acho legal colocar o equalizador depois da compressão, mas para timbres bem suaves, equalize antes de comprimir. O noise gate, quando for usar, sempre antes do compressor, reverb e delay. Especialmente para timbres limpos de strato, tente um leve exciter depois da compressão e para isso, é legal que se grave em linha para aumentar os agudos e harmônicos de alta frequência (tente com e sem speaker simulator) - é assim que se tira um "glassy tone" bem legal, de preferência com um Twin microfonado com um Ribbon (pode ser simulado), se precisar adicionando no equalizador um pouco ao redor de 4 kHz e tirando agudos em 10 a 12 kHz, claro que depende da guitarra também.

Para uma compressão mais bacana e tentar fazer uma "masterização" em casa, é interessante mexer mais com a compressão. Sugiro colocar primeiro um equalizador para controlar as frequências, depois um compressor de attack e release rápidos mas com threshold alto para não perder os transientes, apenas ter controle deles. Depois um compressor de attack mais lento e release médio, ratio pequeno para dar uma acertada nas notas, depois dos transientes. Talvez depois ainda um último compressor de attack e release lentos e threshold mais baixo para dar uma "normalizada" geral, cuidando dos graves para não estragar e cuidando também que este diminui o volume geral. No fim, um limiter em -0,1 dB e attack rápido para segurar os picos e não estourar de forma nenhuma. Essa série toda, que pode ser feita a gosto do freguês, é legal de usar direto ou em compressão paralela.

New York Trick, New York Compression ou Compressão Paralela

É muito usado para bateria e baixo principalmente, mas nada impede que seja usado nas guitarras e também não precisa se limitar a compressão, mas vou falar de compressão basicamente porque os outros efeitos seguem a mesma linha de raciocínio. A idéia é manter uma faixa dinâmica satisfatória, com um ataque e transientes bons, mas com o som comprimido e dentro de uma faixa que interesse. O mais básico é dobrar o áudio, onde uma faixa fica "crua" e a outra, de volume um pouco mais baixo, bastante comprimida. Isso mantém a faixa dinâmica, o ataque e não deixa a faixa tão "achatada", subindo o volume médio. É o que faz qualquer compressor que tenha controle dry/wet, mas é legal usar até para umas técnicas um pouco mais complexas.

Uma possibilidade é usar 2 faixas de compressão paralelas (iguais), mas usar filtros high pass e low pass para separar graves e agudos e tratá-las isoladamente de formas diferentes, dando mais ênfase em médio-agudos, por exemplo, dependendo da aplicação. Esse é um dos melhores resultados para compressão e uma boa opção.

Reverb

O reverb tem a qualidade de colocar ambiência, dando uma espacialidade e profundidade no som, por isso deixa a mix mais natural e interessante, porque na prática todo ambiente tem seu reverb - ninguém grava em câmaras anecóicas sofisticadas. Também não existe uma quantidade de reverb padrão, cada música é uma quantidade.

Quando se usa microfones para captar o som, na maioria das vezes entra alguma ambiência junto, nem que seja mínima. Para gravar em casa não acho legal usar um microfone específico de ambiência, mesmo porque a maioria não tem um ambiente tratado acusticamente, mas nada impede as famosas gravações dentro do banheiro ou cozinha, ou mesmo posicionar um microfone condensador a 40-50 cm de um amplificador de guitarra - Alan Parsons, que gravou The Dark Side of the Moon do Pink Floyd e Beatles entre outros, não gosta de microfones dinâmicos, só usa geralmente 1condensador, e diz que essa é a distância mínima de microfonar um amplificador com um condensador, mesmo ao vivo.

O reverb tem muita relação com o pan dos instrumentos. Ele dá uma sensação de profundidade, então quanto mais reverb, mais se tem a sensação que o som vem de trás, então ele dá a noção de 3 dimensões do som, a profundidade. Pense num palco, o vocalista ou o solista (quando o som é instrumental), este assume a parte mais da frente do palco, então o som é "na cara", o mínimo de reverb, talvez nenhum (no centro costuma ficar a voz, o baixo de rock, o bumbo e a caixa). Entre o centro e a lateral, geralmente fica o guitarrista e o tecladista, vai um reverb moderado. Quanto mais para o lado, mais reverb ganha.

A quantidade de reverb varia com a frequência do som. Sons graves precisam de um mínimo de reverb, "embola" e domina a mix rapidamente. Sons mais agudos a quantidade de reverb pode ser maior, Nos sons médios, claro, o reverb é moderado, mas com cuidado para não estragar a clareza das notas e execução.

Músicas rápidas, com o metrônomo bem alto, não aceita muito reverb, diria que quase nada,porque ele afeta a clareza das notas. Músicas lentas podem levar um reverb maior. De qualquer forma, acho que se deve sempre tentar algum reverb, mas nisso é preciso ser conservador e pegar bem leve.


Questões de fase

É sempre bom que se verifique se sua gravação tem problemas de fase ou seja, cancelamento de frequências, especialmente quando se grava com 2 ou mais canais uma mesma fonte. Há risco maior disso quando se grava amplificador ou violão com 2 microfones, quando se grava violão com linha e microfone e quando se faz efeitos estéreo, por exemplo. Para se verificar isso existem vários plugins, não é difícil achar. Procure um "Goniometer" ou "Audio Vector Scope". A imagem é mais ou menos assim:


Ele mostra como está sua mix em relação ao stereo/mono (no caso ilustrado neste momento a mix está mais para esquerda, porque está mais forte na linha L). A linha de baixo é o "medidor de fase", onde 0 significa que os dois lados são completamente diferentes, o +1 significa que os sinais são idênticos e em fase (correlação total), o -1 significa que os dois canais são iguais, com fases invertidas, cancelando. Isso significa que sua mix precisa estar na parte positiva, entre o e +1, onde não há problemas de cancelamento. Entrou no vermelho, negativo, tem problema e precisa ser corrigido.

Evite colocar frequências iguais no mesmo pan da música, desloque um pouco a posição na mix. Eu gosto de acrescentar um "stereo spread" nas músicas, para dar uma noção de maior espacialidade.

nichendrix
Veterano
# abr/12 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Terminei, mas é página pra dedéu, pensei que ia conseguir por em 5 paginas, mas passei por uma boa margem, to mandando pra vocês agora. Não revisei ainda, mas minhas costas estão pedindo arrego, então, deixo isso pra depois.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Olha que legal esse video sobre gravação de baixo. Só não sei se vale a pena ligar baixo num amp de guitarra.



clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


MMI

Muito legal mesmo essas dicas...
Baixão é sempre interessante ter a linha e um microfone, fica com um "corpo" legal o som...

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Finalmente! ;)

Saiu uma nova apostila, revisada, com mais dicas de mixagem, acústica e gravação de violão.

Espero que gostem!

http://www.e-connectiva.com.br/fcc/gravacao_de_guitarras_II.pdf

(em breve, uma nova edição com dicas sobre teclados)

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


MMI
sei que falar palavrão é feio...mas esta apostila ficou do caral**...muito boa mesmo! TO lendo aqui

abraços e parabens

renatocaster
Moderador
# mai/12
· votar


MMI
nichendrix
clebergf
Thyago_Trajano

Essa apostila ficou praticamente profissional, gente. Dar parabéns para vocês é pouco!

Excelente trabalho, turma! :)

Leomju
Veterano
# mai/12
· votar


MMI
nichendrix
clebergf
Thyago_Trajano


Aguardamos a vídeo-aula de vocês hein!

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano

Cara se ficou legal assim é porque tem seu dedo nisso também!


renatocaster

Valeu!


Leomju

Video aula? Aí exagerou... kkkkk

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano

O seu toque na parada foi essencial...valeu!! :D

renatocaster

Valeu cara!!

Leomju

Calma lá né...huahuahuaha...

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


MMI
clebergf
obrigado aos dois...como já falei! Percebi a qualidade do material desde o começo..não podia ficar de fora dessa! eehehe
podem contar sempre com a minha contribuição, e também dar opiniões, claro!

abraços

renatocaster
obrigado cara...abraços

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


Falando agora sobre gravações...

Eu possuo um amplificador Meteoro Nitrous Drive 15 com reverb...é um pequeno amplificador, e apesar de ser muito crucificado, estou satisfeito com ele, respeitando seus limites devido o seu tamanho e propósito...

o fato é que em minha casa possui 3 cachorros, e sempre tem muita gente por aqui; em resumo: gravar microfonando é bem difícil, e para mim, a escolha ideal seria gravar em linha!

Já utilizei VST aqui, GuitarRig, e não tem jeito de gostar mesmo! Eu gosto de som "cru", sem muita firula...e eu sou meio ignorante com essas coisas...

Então minha dúvida é a seguinte...posso utilizar o "Line Out" desse amplificador plugado diretamente em uma interface do tipo GuitarLink?

Também vi que o falante funciona como um filtro, então o timbre que eu ouvirei no meu amplificador, não será o mesmo timbre captado através do "line out"?

Como resolvo isso? um pedal equalizer!?

abraços

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano

Então minha dúvida é a seguinte...posso utilizar o "Line Out" desse amplificador plugado diretamente em uma interface do tipo GuitarLink?

Poder, sempre pode. O problema é que em linha sempre vai ter o problema das abelhas. A questão é controlar...

Também vi que o falante funciona como um filtro, então o timbre que eu ouvirei no meu amplificador, não será o mesmo timbre captado através do "line out"?

Não mesmo, não vai ser a mesma coisa. Uma das soluções para isso é usar um simulador de alto-falantes. Outra coisa é seguir seus ouvidos e timbrar tudo de novo, geralmente precisa aumentar os graves e diminuir os agudos.

Como resolvo isso? um pedal equalizer!?

Além de usar um simulador falantes, dá para usar o equalizador para dar um corte nos agudos a mais que aparecem (comigo isso não costuma resolver completamente). É chato, mas a questão é seguir seus ouvidos e timbrar nessa situação, vai ser diferente do que você ouve no amp, mas dá para achar um som legal.

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano

Cara eu tenho um guitarlink e já gravei umas paradas com a line out do meu ex-ampli (Borne FCC) direto no guitarlink e dá para ter um resultado bacana usando um simulador de falante bom, eu uso e recomendo fortemente o Recabinet 3.
Hoje em dia as minhas gravações que vc escuta nas Jams são testes que estou fazendo com o Prodrive II ligado no guitarlink, e usando o Reaper para gravar e subir os vst.(eq., ambiência e afins)
Depois com o eq. do próprio DAW vc consegue dar uma atenuada nos agudos e tals para diminuir as abelhas, se necessário....

clebergf
Veterano
# mai/12 · Editado por: clebergf
· votar


Duplicou...:S

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


MMI
eu queria evitar o uso desses simuladores de computador, e utilizar o computador basicamente para gravar!

abraços

clebergf
é como eu já falei...sou indio grosso! Queria usar esses softwares não! Eu nunca fico satisfeito com o resultado

abraços

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano

Ah... Te enganei! hehehe

Eu não falei em simulador de computador, isso foi por sua parte. Existem uns pedaizinhos e adaptadores de DI que tem esse simulador. Meu pré mesmo tem um. ;)

(procure no google "cabinet simulator")

Abç

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


MMI
é...depois que eu escrevi, eu percebi que você não falou mesmo em software...ehehhe
Muito bom isso...eu não sabia nem que isso existia! Darei uma pesquisada...obrigado!

abs

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano

A Behringer tem um simulador que parece ser bacana, nunca testei mas o makumbator tem um e curte ele...
A Fuhrmann tbm tem um, inclusive tem um vídeo com o De Ros testando ele...
Acho que vale a pena vc pelo menos tentar um software cara, o Recabinet é simples demais, a interface dele é extremamente amigável e tem um resultado legal....

MMI
Veterano
# mai/12 · Editado por: MMI
· votar


Thyago_Trajano

Brincadeira a parte, eu falei de forma geral. Pode ser software ou não, vale uma tentativa. É fácil achar, tem de várias marcas, nacionais e importadas. Se quiser um mais bacana para comprar lá fora, recomendo ver os DI da Radial, tem muitos modelos e alguns permitem até reamp e coisas do tipo.

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


Vou fazer o que vocês sugeriram: testarei algum software!

Se não me agradar eu parto pra o lado dos pedais...

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


renatocaster
Sinceramente, me decepcionei muito com esta marca, esperava bem mais. Aqui no trabalho eu uso uma Workstation da Dell (Precision T3500) que é uma bela porcaria. E não foi barato, acho que foi uns 6.000,00 tudo, incluindo o monitor de 24" que já queimou com menos de 1 ano de uso. Sorte que ainda estava na garantia e enviaram outro.

Já disse que acho que tu caiu dentro da margem de defeitos deles, porque essas workstations são o melhor que existe abaixo da faixa de preço do Mac Pro, especialmente pra computação gráfica e gravação de som.

Eu to doido por um MacPro ou pelo menos um iMac, foda que pra mim é meio inviável, na maior parte do tempo estou preso ao windows por conta dos softwares de trabalho.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


nichendrix

Eu, que sou do tempo dos "computadores" que se ligava na TV e era em preto e branco, há um tempo atrás achava os PCs maravilhosos. Havia conhecido os Macs no início deles, mas atualmente, os Macs são bem melhores e não entendo como achava bom os Windows. Mas não tem jeito, ainda tem muita coisa que só com os revoltantes Windows... O bom é ter os dois! kkkkkk

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


Eu sou programador ASP.NET, infelizmente tenho que trabalhar mesmo com Windows...mas até que desde que passei a usar o Windows 7, nunca mais tive problemas de travamento, ou coisa do tipo

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano

Meu Windows 7 acabou de pregar na minha cara uma tela azul. Legal, né? kkkkk

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


MMI

Eu comecei a usar Macs em 95, então sou fã de carteirinha, mas pra mim fode que no que eu trabalho, basicamente não existem versões para mac dos softwares, então, só serviria pra brincar de gravar e de fazer animação em 3D.

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


MMI
putz...pior quando não se salva o andamento do que está se fazendo, mas nem toda tela azul é culpa do software!

Se a sua memória RAM estiver com algum problema, pode realmente acontecer! Seu computador tem travado completamente? Já congelou o mouse? Reinicia sozinho?

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


nichendrix

Pois é, nem tudo são flores no Mac.

Thyago_Trajano

eu sei, esse computador tá encaminhado para ir para o lixo. Já fez tudo isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Apostila com dicas sobre gravação de guitarras - impressões de clebergf e MMI e trocas de ideias