Dúvida - Correia canhota em guitarra destra

    Autor Mensagem
    Fanderslash
    Veterano
    # abr/12


    Olá

    Meu amigo é canhoto e toca com uma strato para destro, aí eu disse para ele que era só colocar um pino no outro "chifre". Ele disse que já fez algo parecido e que o equilíbrio não fica bom, que a guitarra fica reta, ruim para tocar e etc.

    Vocês sabem se toda guitarra invertida fica assim? Tem algo que possa ser feito para anular isso?

    Grato.

    guizimm
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    quando a guitarra é simétrica, como uma sg por exemplo, não deve ficar assim

    Fanderslash
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    guizimm

    Verdade, mas aí tem o problema dos bots ficarem esbarrando no braço.

    Se ele for trocar de guitarra acho que só compensa por uma canhota mesmo, o que está bem difícil de encontrar.

    Não tem nada que possa ser feito na strato?

    guizimm
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Fanderslash
    acho que quando é problema de distribuição de peso não tem nada o que fazer
    mas dá pra por a correia mais alta pra ficar mais fácil de tocar, e se acostumar assim

    renatocaster
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Fanderslash

    Verdade, mas aí tem o problema dos bots ficarem esbarrando no braço.

    Qualquer guitarra que ele tocar desse jeito os knobs vão esbarrar no braço.

    Se ele for trocar de guitarra acho que só compensa por uma canhota mesmo, o que está bem difícil de encontrar.

    Aonde seu amigo mora? Dá pra comprar pela internet, tem de várias marcas, modelos e preços. Claro que alguns modelos não tem pra canhoto, mas se for uma strato basicona por exemplo, tem muitas por aí.

    Abs

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Fanderslash
    Ele disse que já fez algo parecido e que o equilíbrio não fica bom, que a guitarra fica reta, ruim para tocar e etc.

    que muda o equilíbrio, muda mesmo, mas não é muito não.
    tem um cara que fazia isso e conseguia tocar assim mesmo.

    eu memso já toquei em guita de canhoto (sou destro e meu irmao é canhoto), e não foi um problema.

    o pior é abaixar o volume sem querer com o braço.

    renatocaster
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Olha, sinceramente eu não recomendo um canhoto tocar com guitarra de destro. Eu sou canhoto e sei do que estou falando.

    Tudo bem, legal que caras como o Hendrix, Edgar Scandurra, Eric Gales e outros tocam dessa forma, mas é muito desconfortável isso. Mas além desse problema com a correia, tem outros, como:

    - Esbarrões "sem querer" nos controles de volume, tone e chave seletora (modelo strato);
    - Difícil acesso às últimas casas da escala, principalmente no modelo Les Paul;
    - Esbarrões "sem querer" no plug do cabo com o cotovelo, podendo causar quebra ou problema no mesmo, dependendo da força da cotovelada.

    Lembrando que numa apresentação ao vivo, ou até mesmo num ensaio, tudo isso pode acontecer.

    Uma coisa é vc tocar esporadicamente dessa forma, outra coisa é vc tocar, gravar, estudar, praticar, ensaiar, etc, dessa forma. Eu sei que se não tiver outro jeito o camarada vai se adaptar, mas sinceramente eu não recomendo. Se puder evitar isso e pegar uma guitarra de canhoto, seria o ideal.

    Se fosse há um tempo atrás quando instrumentos para canhoto eram beeeem mais inacessíveis e raros eu nem diria nada. Mas agora, por incrível que pareça, tem mais modelos e marcas disponíveis alguns a preços bem acessíveis. Com 500 pratas por exemplo, dá pra comprar uma SX strato de canhoto, que é uma guitarra bem honesta.

    Abs

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    renatocaster
    Mas além desse problema com a correia, tem outros, como:

    na verdade, a questao do equilibrio é a de menos, na minha opinião. cada guitarra tem um equilibrio diferente.
    os problemas que voce citou são bem mais complicados.

    renatocaster
    Moderador
    # abr/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    kiki

    É isso mesmo, vc tem razão. Esse problema do equilíbrio/correia é dos males o menor. Só que às vezes o cara se prende tanto a esse "problema" e esquece que tem outros mais complicados.

    Eu já passei alguns apuros tocando com guitarras de destro. Tratei logo de comprar uma para canhoto assim que pude, pois pelo menos no meu caso estava prejudicando a minha postura na hora de praticar e no aprendizado de maneira geral.

    Acho que na época do Hendrix, para ele não tinha outro jeito, era isso ou era isso (guitarra de destro). E depois que ele já estava famoso e tocando horrores, não seria o caso de retroceder e mandar fabricar uma guitarra Fender Strat left handed, já que a esssa altura ele tava detonando com uma de destro mesmo, e tocando invertido.

    Até hoje quando eu vejo ele tocar desse jeito eu acho o máximo, mas não é pra mim não, hehehe.

    Abs

    CaioRobertoBR
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki
    na verdade, a questao do equilibrio é a de menos, na minha opinião. cada guitarra tem um equilibrio diferente.
    os problemas que voce citou são bem mais complicados.


    Até porque se fosse só equilibrio, também seria ele ou qualquer pessoa tocar algumas Flying que tem o corpo mais leve que o braço e o peso pende pro braço.

    E o que deve atrapalhar mesmo são os Knob, Cabos etc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - Correia canhota em guitarra destra