Autor |
Mensagem |
Thyago_Trajano Veterano |
# abr/12
· votar
o mogno deixa o som mais gordo e abafado!
|
guizimm Veterano |
# abr/12
· votar
Thyago_Trajano to vendo um videos aqui, achei o som legal, mais encorpado, porém, totalmente sem brilho, prefiro as stratos tradicionais
|
daniel_guitar Veterano |
# abr/12
· votar
em se tratando da southen cross provavelmente o corpo é em cedro (uma ótima madeira)
|
brendonmetal Veterano |
# abr/12
· votar
Sim Bredonmetal. FENDER BRASILEIRA.
Até meados da década de 90 as guitarras Fender eram montadas sob licença pela GIannini... todo o material (madeira e elétrica) eram Fender mesmo, mas a montagem aqui no Brasil era pela Gianinni. Ficou conhecida como Southern Cross (cruzeiro do sul), traz o cruzeiro do sul na mão acima do marca).
legal, nunca tinha ouvido falar disso a qualidade é a mesma das americanas?
|
guizimm Veterano |
# abr/12
· votar
brendonmetal a qualidade é a mesma das americanas? leia a primeira página(é serio, eles falam sobre isso)
|
# abr/12
· votar
brendonmetal não cara...mas é tudo questão de gosto! Eu gosto do som que o Cedro oferece...então a minha intenção, é colocar ferragens originais Fender na minha, aproveitando apenas o corpo...
Na verdade, não sobrará nada..mas é uma boa guitarra sim...é porque o pessoal compara logo ela com as americanas...mas se comparar a outras stratocasters da mesma faixa de preço, é com certeza uim bom negócio...
Desde que se pague o valor correto dela de até 1000 reais, se estiver original...
A minha eu não venderia só por isso, por ter captadores Fender e alterações de elétrica...
abraços
|
Memphis Sunburst Veterano |
# abr/12
· votar
Memphis Sunburst comprei uma fender brasil em 94, na verdade minha querida mae me deu a guita, olha, sem desanimar mas era bem fraquinha, tipo as eagles e menphis de hjDiscordo totalmente. Tenho uma desde 1992 e sempre falou alto. Tá certo que acabei mexendo nela aqui e ali, mas não considero os upgrades tão necessários (a bem da verdade as ferragens ainda são originais - tarrachas Fender blindadas que vieram nela e são idênticas às de hoje em dia). Minha única reclamação é o peso. Antes eu não ligava, mas atualmente isto está me enchendo o saco. Principalmente depois que comprei uma Am Standard que é mais leve.Quanto ao som, este vídeo aí é a Southern Cross gritando: Memphis Sunburst comprei uma fender brasil em 94, na verdade minha querida mae me deu a guita, olha, sem desanimar mas era bem fraquinha, tipo as eagles e menphis de hjDiscordo totalmente. Tenho uma desde 1992 e sempre falou alto. Tá certo que acabei mexendo nela aqui e ali, mas não considero os upgrades tão necessários (a bem da verdade as ferragens ainda são originais - tarrachas Fender blindadas que vieram nela e são idênticas às de hoje em dia). Minha única reclamação é o peso. Antes eu não ligava, mas atualmente isto está me enchendo o saco. Principalmente depois que comprei uma Am Standard que é mais leve.Quanto ao som, este vídeo aí é a Southern Cross gritando:
|
Memphis Sunburst Veterano |
# abr/12
· votar
em se tratando da southen cross provavelmente o corpo é em cedro (uma ótima madeira)
|
Ant-- Veterano |
# abr/12 · Editado por: Ant--
· votar
daniel_guitar em se tratando da southen cross provavelmente o corpo é em cedro (uma ótima madeira)
Isso mesmo. Corpo de Cedro Rosa (cheira bem) e braço de Marfim de uma única peça, com a skunk-stripe atrás cobrindo o tensor. Madeira honesta. Olha, eu já ouvi falar de umas "moscas brancas" que são umas Southern feitas com todo o material das Am Standard (menos a madeira, lógico) e que são fodonas. A minha eu não sei dizer se chega a mosca branca, mas veio com tarrachas blindadas escrito Fender, iguaizinhas essas atuais Am Standard só que não são staggered. É até impressionante 20 anos depopis as tarrachas ainda serem identicas. O restante da guitarra parece que foi mexida na loja, pois veio com captadores encapados, pesados pra kct e que tem saída alta (em termos de volume de som, porque no multímetro dá em torno de 6k ou pouco mais). A ponte é honesta, com bloco maciço e grosso e a parte elétrica sempre funfou direitinho. O cap do meio não possui enrolamento invertido para anular HUM, como os atuais, mas por incrível que pareça o hum dela é baixíssimo em qualquer posição da chave. No momento estou testando um set de caps GFS Alnico Vintage e confesso que não vi melhora nenhuma, nem no clean. Pelo contrário. Vou voltar os antigos quando tiver saco. Já refiz os trastes dela (coloquei medio-jumbo original Fender) e acabei fuçando no logo do headstock (uma besteira). De resto não mudei nada e cada vez tenho menos dó dela. Toco como se fosse apenas uma ferramenta e os relics naturais estão aumentando em cada esbarrão. A regulagem é impecável, oitavas perfeitas, tremolo na tensão ideal. É uma guita muito fácil de se lidar. Só o peso que fode. Como disse o Sean Connery na Liga extraordinária, "odeio envelhecer" :P
|
# abr/12
· votar
Ant-- Isso mesmo. Corpo de Cedro Rosa (cheira bem)
nunca parei para dar uma fungada no cangote da minha...hehehe
Desculpe, mas não resisti...
Cara, se a sua veio com ferragens Fender americana, de fábrica, é porque ela faz parte de, se não me engano, 30 guitarras que receberam peças americanas, por falta das peças que eram fornecidas pelo fabricante (que não sei quem era, nem a nacionalidade).
Então na ocasião, o Assale (que Deus o tenha) para não deixar o furo na produção, solicitou essas peças ao fabricante, que enviou dos EUA.
Não sei se é lenda ou verdade, mas já ouvi muito falar isso por aí...possa ser que a sua seja uma dessas 30 guitarras...
Essas guitarras são muito loucas! A minha, por exemplo, é, sem cogitação alguma do contrário, uma Fender Southern Cross, porém tem o famoso piscinão, o que não é de forma alguma normal nessas guitarras!
Eu até curto ele, por tirar um pouco da massa dos graves, que não é muito o que busco!
A minha não tem mais o braço original! Em um pedido de escalopamento, um luthier(!?) aqui de João Pessoa, chegou a cavar tanto que deu no tensor, inutilizando o braço...
Mas é uma boa guitarra sem dúvidas, e eu não pretendo me desfazer da minha nunca! Irei fazer alguns upgrades nela...mas sem pensar em revender!
abraços
|
Ant-- Veterano |
# abr/12
· votar
Thyago_Trajano Essas guitarras são muito loucas! A minha, por exemplo, é, sem cogitação alguma do contrário, uma Fender Southern Cross, porém tem o famoso piscinão, o que não é de forma alguma normal nessas guitarras!
Estranho heim. A furação da minha é estilo anos 60, para 3 singles e só. Nunca soube de uma SC com escavação piscinão, a não ser que o dono antigo tenha mandado fazer para colocar uns HBs. Mesmo assim um serviço bem feito não seria piscinão, e sim H/S/H como a maioria de hoje em dia já vem de fábrica.
|
# abr/12
· votar
Ant-- é..vou perguntar ao meu tio, que foi o primeiro dono dela, e saber o que se passou...
|
MauricioBahia Moderador |
# abr/12
· votar
Ant--: Isso mesmo. Corpo de Cedro Rosa (cheira bem)
Não rolou nem um beijinho depois? hehe
;)
|
# abr/12
· votar
Esse lance do cheiro é até legal...se eu pudesse mandaria um marceneiro fazer um guarda roupa de Cedro Rosa para mim...
Pois o que eu tenho aqui, cheira à urina, apesar de ser de madeira de ótima qualidade...ahahahhahaha
Foi da avó da minha esposa...
|
Ant-- Veterano |
# abr/12
· votar
MauricioBahia Não rolou nem um beijinho depois? hehe
Opa! É minha mina desde 1992. Claro que rolou ;)
|
Meu filho ouvirá Classic Rock Veterano |
# abr/12
· votar
Até meados da década de 90 as guitarras Fender eram montadas sob licença pela GIannini...
Pera lá, vamos com calma.
Lendo assim, parece que toda a linha Fender durante esse período era feita no Brasil, e não era! Só a linha Southern Cross era feita aqui! E como no final, as guitarras começaram a ficar ruins pelo mal controle de produção, a Fender interrompeu a produção no Brasil. Hoje, seria equivalente a Fender México.
|
# abr/12
· votar
E outra, esse negócio de ruim e bom nessa linha é algo muito relativo. Durante o tempo em que ela foi produzida no Brasil rolaram oscilações no controle de qualidade da guitarra. Ou seja, existem guitarras Southern Cross muito boas, da mesma forma que existem algumas ruins...
|
# abr/12
· votar
|
Sir.Paulo Veterano |
# abr/12
· votar
Eu tenho uma southern cross totalmente mexida! Ela é uma boa guitarra sim porem peca em vários detalhes!
Hoje eu a considero uma Giannini com logo da Fender no Head!
|
Alnico V Veterano |
# abr/12 · Editado por: Alnico V
· votar
Tive uma dessas que comprei em 1993 (ou 1994, não lembro mais) no Mappin. Na sinceridade? Era bem ruinzinha. Tinha defeitos no acabamento e na pintura. Apesar da Fender ter licenciado o uso da marca no Headstock, arrisco dizer que eram piores que as Squiers. Tanto que essas guitarras nem número serial tinham.
Talvez tenham algum "valor histórico" hoje, mas não pagaria mais que 1000 reais em uma.
|
Ant-- Veterano |
# abr/12
· votar
Alnico V Talvez tenham algum "valor histórico" hoje, mas não pagaria mais que 1000 reais em uma.
Deve ser a tal falta de regularidade no controle de qualidade de que tanto falam. Eu por exemplo não venderia a minha por 2000 reais.
|
d.u.n.h.a. Veterano |
# abr/12
· votar
Chega a ser engraçado, nego acha que porque é velho e relativamente dificil de achar é bom. Igual aquelas giannini porcaria dos anos 60 que tão cobrando mais de 1500. Hoje em dia qualquer SX com um kitzinho de caps da Malagoli da pau em qualquer guitarra feita no Brasil antigamente, principalmente na questão de construção e controle de qualidade. Falo isso por experiencia, tenho um Dolphin dos anos 80, e dela só se salva a madeira que é boa qualidade, o resto...
|
ogner Veterano
|
# abr/12
· votar
d.u.n.h.a.
Boa!!!
|
Ant-- Veterano |
# abr/12
· votar
d.u.n.h.a. Falo isso por experiencia, tenho um Dolphin dos anos 80, e dela só se salva a madeira que é boa qualidade, o resto...
Concordo que variações houveram (o próprio Assale sempre disse isso). Agora imagine se sua Dolphin, que só tem a madeira que presta tivesse também tarrachas Fender de ótima qualidade (as mesmas das Am Standard), Captadores Fender, parte elétrica Fender, Ponte Fender e um entrastamento decente refeito recentemente. Qual seria o defeito dela para valer no máximo mil merrecas? Eu acho que ninguém aqui está falando que TODAS as Southern devem obrigatoriamente valer muito, uma vez que já reportaram que fizeram umas ruins e umas boas. Outra coisa, acredito que poucas no mercado são realmente originais. E eu também falo por experiência, pois tenho uma Fender Am Standard 2010 comprada ZERO e uma Southern 1992. Se a Southern fosse essa merda toda que vc acredita que é, por que acha que eu insistiria em continuar tocando com ela?
|
Curly Veterano |
# abr/12 · Editado por: Curly
· votar
Nunca vi nem uma dolphin nem southern cross que prestassem, o Assale escrevia altos artigos sobre acustica e tal mas as guitarras eram umas bombas e aí ficava a lenda de que era ruim porque ele não estava mais lá, bah, assim até eu...
|
Grimc Veterano |
# abr/12 · Editado por: Grimc
· votar
Drinho Acredite ou não, uma strato brasileira, Southern Cross, ou ainda as mais antigas que tinha um "Squier Series" no headstock, está entre os meus sonhos de consumo. Essas stratos de cedro tem um som muito específico.
|
LeandroP Moderador |
# abr/12
· votar
Eu deixaria ele funcional, somente.
|
# abr/12
· votar
O que falam aqui é verdade...eu tenho uma Southern Cross, gosto muito dela, e pretendo fazer um belo upgrade nela, maaaaas para meu uso....
Sei que não há mercado, e sei que esse povo por aí vendendo ela a peso de ouro é pura picaretagem!
Da minha, só vou aproveitar mesmo o corpo...o braço já é outro, captação também...logo logo as ferragens também serão outra...
Como eu queria mesmo um corpo em Cedro, e meu tio quis se desfazer dessa, peguei na hora...
A minha está com um timbre legal..estou satisfeito!!!
|
Leo-RJ Veterano |
# abr/12
· votar
Boa 'matéria' sobre elas:
http://brazilianguitars.blogspot.com.br/2010/01/fender-southern-cross- parte-1.html
http://brazilianguitars.blogspot.com.br/2010/01/fender-southern-cross- parte-2.html
Abç!
|
Grimc Veterano |
# abr/12
· votar
Ta, voltando ao assunto.
Cara, depende.Se você acha feio e acha que ficaria melhor a guita pintada, entao pinte.
Mas existem guitas da propria fender que ja vem de fabrica "relicadas", como esta, por exemplo. E acredite, não são baratas.
|