Fender Brasileira 1994. Vale à pena personalizar?

Autor Mensagem
Memphis Sunburst
Veterano
# abr/12


Amigos, sou iniciante e recebi de presente de um amigo Luthier uma Fender Brasileira 94 (toda original), mas a pintura do corpo estava muito feia.
Ele me deixou à vontade para personalizar a pintura (sugeriu preto fosco com escudo madrepérola cinza).
Sou muito tradicionalista e se não fosse o estado em que sua pintura se encontra eu a deixaria toda original, mas é necessária a recuperação da pintura.
Fiquei muito tentado em personalizar. O que os mestres sugerem para uma Fender destas já que é artigo de colecionador hoje?

Tom.Morello
Veterano
# abr/12
· votar


Posta umas fotos dela.
Dependendo nem pinta. A guitarra com esse estilão acabada é muito bonito, vintage....hehe.
Eu não pintaria.

brendonmetal
Veterano
# abr/12
· votar


fender brasileira?

Memphis Sunburst
Veterano
# abr/12
· votar


Sim Bredonmetal. FENDER BRASILEIRA.

Até meados da década de 90 as guitarras Fender eram montadas sob licença pela GIannini... todo o material (madeira e elétrica) eram Fender mesmo, mas a montagem aqui no Brasil era pela Gianinni. Ficou conhecida como Southern Cross (cruzeiro do sul), traz o cruzeiro do sul na mão acima do marca).

d.u.n.h.a.
Veterano
# abr/12
· votar


Eu realmente só refaria a pintura e talvez trocasse os captadores. Essa guitarra esta longe de ser " de colecionador ", é uma guita que era feita pela giannini e hoje não vale mais que 1500 reais, mas no geral é bem honesta.

Memphis Sunburst
Veterano
# abr/12
· votar


Tom.Morello

O estado não estava muito legal... na verdade, já comecei a recuperação dela... O braço já foi resinado e os trastos trocados por jumbo pq estavam péssimos.

O problema tá no corpo, não sei se deveria pintar de preto fosco e jogar o escudo que o meu amigo Luthier sugeriu ou pintar de preto metálico e deixar com o escudo branco mesmo (mas aí seria só uma guitarra antiga recuperada).

A parte elétrica está ótima.

ogner
Veterano
# abr/12
· votar


O que essa guitarra deve ter de mais legal é a pintura relicada!
O resto, como disseram é honesto.

Memphis Sunburst
Veterano
# abr/12
· votar


Vamo lá, partiicipe, preciso de sugestões... gostaria muito que fosse "A GUITARRA", enteneram?!?

Obrigado pela força, turma.

ogner
Veterano
# abr/12
· votar


Cara, se vc acha que é de colecionador e quer manter o "valor" dela..Quanto MENOS vc mexer melhor...Nao se preocupe com a parte ESTETICA, apenas coloque eletrica, caps regulagem (trastes novos)...Talvez tarrachas se nao estiverem segurando a afinação...Mas NAO mexe na parte estetica da guita

MINHA opiniao

Memphis Sunburst
Veterano
# abr/12
· votar


d.u.n.h.a.

Pode pesquisar pela net... vc vai encontrar desde os 1.500,00 que vc falou (mas no estado depolrável que a minha estava - ou melhor, ainda está), até R$ 7.500,00 (toda original) só com marcas de uso normal.

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


já que vai reformar, muda tudo que tá ruim
e posta umas fotos pra gente ter uma ideia

Memphis Sunburst
Veterano
# abr/12
· votar


Gostei ogner. Obrigado.

Mas o problema é que as marcas dela nao são de simples uso, são de falta de cuidado mesmo.

A minha, não seria de colecionado por causa do estado, mas quem tem e cuidou vale até uma graninha boa.

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


Memphis Sunburst
se fosse eu não ia nem ligar para o corpo,só ia mudar o escudo e as peças com problema e ja era
o que vai chamar a atenção não vai ser a guitarra, mas sim vc tocando

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


Memphis Sunburst
Sim Bredonmetal. FENDER BRASILEIRA.

Até meados da década de 90 as guitarras Fender eram montadas sob licença pela GIannini... todo o material (madeira e elétrica) eram Fender mesmo, mas a montagem aqui no Brasil era pela Gianinni. Ficou conhecida como Southern Cross (cruzeiro do sul), traz o cruzeiro do sul na mão acima do marca).

vivendo e aprendendo. nunca tinha ouvido falar disso!
valeu!

tirsozac
Veterano
# abr/12
· votar


Se voce vai usar a guitarra, faz o que voce quiser nela, se achar que deve mudar tudo, mude tudo, o importante é ter uma guitarra que irá te agradar e não agradar os colecionadores.

Agora, se for vender, deixa do jeito que o possivel comprador fique feliz.

Drinho
Veterano
# abr/12
· votar


Memphis Sunburst

Primeiramente parabéns pela guitarra, meu primo tem uma dessas que ele restaurou, colocou um jogo de seymour duncan 59 e jb e um single coil no meio da seymour também se não me engano e a bixinha ficou do caralho, ela fala alto demais, no caso da dele ela perdeu um pouco daquela coisa de strato porque além de mesmo com o single coil ela não ter aquele timbre característico acredito que por causa da madeira que é diferente ele colocou um jogo de humbuckers...

Eu gosto muito de strato com singles mas não abro mão de ter uma com humbuckers, a dele a guitarra ficou assim nervosa mesmo... não é aquele negocio de fender bonitinha como as convencionais... é pancadão, com o distortion ligado sai de perto.....

Acho que se a aparência dela está te incomodando você deve restaurar sim, se essa guitarra for vista como item de colecionador vai ser daqui muito tempo pois é uma guitarra de fato recente... diferente de uma strato 57.... então deixa a guitarra do jeito que você quer...

Só acho que você deve customizar com bom senso... pinte ela com cores tradicionais das fenders antigas.... .vintage white como as do malmsteen, surf green, sonic blue, sea foam green que na minha opinião são cores maravilhosas....

Eu particularmente gostei muito mais dessa guitarra com humbuckers do que single realmente ela fala demais, sugiro que você coloque humbuckers da seymour como ele fez.... ficou animal.... isso é algo reversível caso voce queira vende-la.. é só trocar o escudo.....

do contrario trabalhe com os singles mesmo... mas restaure sim, mas sem inventar moda, pinte com cores tradicionais da fender....

Leo-RJ
Veterano
# abr/12
· votar


Memphis Sunburst

Depois dá uma pesquisada aqui no Fórum mesmo, pois temos muitos tópicos sobre ela, em especial a valorização. Sendo sincero ela não vale R$ 1.500,00. As que estão anunciadas por esses preços (e até mais, como vc falou), ficam criando teia-de-aranha no anúncio e não vendem.

Entre R$ 1.200,00 a R$1.300,00 é o preço dela se estiver absolutamente original e em excelente estado. Não há justificativa - nem de construção, nem de material e muito menos de 'grife' (o nome 'Fender') no headstock que justifiquem esse valor. Mesmo porque é, na verdade, Gianinni.

Mas vamos a oque interessa: bota umas fotos e o som dela aí.

Abç!!

MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar


Mas vamos a oque interessa: bota umas fotos e o som dela aí. (2)

Principalmente fotos. Estou extremamente curioso pra ver essa guitarra!

:)

d.u.n.h.a.
Veterano
# abr/12
· votar


Memphis Sunburst

Pode pesquisar pela net... vc vai encontrar desde os 1.500,00 que vc falou (mas no estado depolrável que a minha estava - ou melhor, ainda está), até R$ 7.500,00 (toda original) só com marcas de uso normal.

Uma giannini por 7500?? Haushaushauhsuahsuahs
Apesar que eu posso pedir ate 20.000 numa tonante, alguém comprar já é outra história.

sidguitar1
Veterano
# abr/12
· votar


Memphis Sunburst comprei uma fender brasil em 94, na verdade minha querida mae me deu a guita, olha, sem desanimar mas era bem fraquinha, tipo as eagles e menphis de hj, o escudo nao era sanduichado, era um pastico bem vagabundo,tarraxas blindadas mas meia boca( na epoca ja era uma boa coisa), o nut era de plastico, enfim, naquela epoca era muito mais jogo o cara q tinha grana pra compra uma dolplin q ja vinha com floyd e tarraxa da gotoh, mas enfim, oq importa e o teu gosto, eu nao pintaria pq acho massa guita com a pintura bem judiada, tem uma historia nela, mas se vc quizer dexa do teu gosto o importante e vc estar feliz com a guita, abraço

Ant--
Veterano
# abr/12
· votar


sidguitar1
Memphis Sunburst comprei uma fender brasil em 94, na verdade minha querida mae me deu a guita, olha, sem desanimar mas era bem fraquinha, tipo as eagles e menphis de hj

Discordo totalmente. Tenho uma desde 1992 e sempre falou alto. Tá certo que acabei mexendo nela aqui e ali, mas não considero os upgrades tão necessários (a bem da verdade as ferragens ainda são originais - tarrachas Fender blindadas que vieram nela e são idênticas às de hoje em dia). Minha única reclamação é o peso. Antes eu não ligava, mas atualmente isto está me enchendo o saco. Principalmente depois que comprei uma Am Standard que é mais leve.

Quanto ao som, este vídeo aí é a Southern Cross gritando:



sidguitar1
Veterano
# abr/12
· votar


Ant--
entao a minha devia ser falsificada heheh, pq a tarracha era igualzinha as q vem nas menphis e eagles, era uma azul metalica q como falei minha mae comprou de uma loja q nem existe mais aqui em ctba a f sartori, veio em uma caixa de papelao escrito fender brasil-giannini ,a escala dela era extremamente estreita e horrivel de tocar(cordas ficavam muito perto) , mas guita e questao de gosto mesmo, como eu ja tinha falado na resposta q dei

dexa do teu gosto o importante e vc estar feliz com a guita, abraço


sidguitar1
Veterano
# abr/12
· votar


provavelmente a guita sua e pesada pq deve ser de mogno, a giannini nao economizava nas madeiras nessa epoca, fazia guitas com mais de 45milimetros de espessura e de mogno, nessa parte tem q tirar o chapeu mesmo

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


Eu possuo uma guitarra dessa! É a minha única guitarra e estou muito feliz com ela!

Nã está mais original...troquei o braço e os captadores...utilizo um braço também feito pela Giannini, relicado com escala escura e captadores Fender Tex Mex, também alterei a parte elétrica dela...

Hoje ela funciona com um botão de volume, um de tom, e o segundo botão de tom serve como "blender"...para utilizar o captador do braço junto com o da ponte, ou os três juntos...

Também alterei a pintura, ela agora é branca...como eu nunca me preocupoei com esse lance de pós-venda, fiz as alterações sem pensar se está ou não valorizando, mas em termos de timbre, eu adoro a minha...

Se quiser, faça upgrade para seu uso, não pensando em pós-venda, pois apesar de no MercadoLivre ter muita gente vendendo ela a peso de ouro, a grande verdade é que ela TODA original, impecável, não custe mais que R$800,00...falando sério...tem muita gente QUERENDO vender, mas não vejo ninguém realmente comprando...

Preço dela original é esse aí....para a minha tenho planos de trocar as ferragens...a madeira do corpo é legal, mas as ferragens eu acho uma merda...apesar da minha não ter oxidação, mesmo após esses quase 20 anos, a estabilidade da afinação, pelo menos na minha, é uma droga...

Mas deve ser problema das minhas tarrachas, que já estão mais para lá do que pra cá...

Mas se você levar em conta apenas a construção dela (corpo e braço), acho que vale a pena sim fazer upgrades, desde que você não esteja pensando em $$$$$....

abraços

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


sidguitar1
provavelmente a guita sua e pesada pq deve ser de mogno

eu não posso afirmar com 100% de certeza, porque eu não sei o que se passava na Giannini, ehehhe, mas é quase certeza que essas guitarras só sairam com corpo em Cedro Rosa, que é o caso da minha, e braço em marfim...

abraços

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


sidguitar1
provavelmente a guita sua e pesada pq deve ser de mogno
strato de mogno?

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


guizimm
muitos luthiers fazem strato de mogno ou cedro rosa...a dolphin, por exemplo, fazia stratos de Mogno...

Nosso mestre De Ros, possui uma strato (não stratocaster, ok..) de Mogno...

Mauricio Luiz Bertola diz:
Já fiz Stratos de mogno e Cedro-Rosa e acho o som muito bom, pois fica mais "encorpado" e com maior sustentação. Recomendo. - citação

abraços

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


Thyago_Trajano
achei que fossem as stratos tradicionais(estilo fender) em mogno, achei estranho

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


guizimm
Mas existem Fender, até mesmo americanas, feitas em Mogno...no caso estará escrito Mahogany...

veja essa, por exemplo:
http://fender.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&produto=10170675& linha=C0505&categoria=E022

Tem alguns modelos também American Deluxe que usam mogno...

abraço

guizimm
Veterano
# abr/12 · Editado por: guizimm
· votar


Thyago_Trajano
por essa eu não esperava
devem ter um som interessante

edit. ou não

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Brasileira 1994. Vale à pena personalizar?