Relicando minha Stratocaster.

Autor Mensagem
Samuel Silvino
Veterano
# abr/12

Fala galera! Hoje eu terminei de "relicar" minha guitarra, passei os ultimos três dias "relicando" minha guitarra.
Minha ideia inicial eura lichar toda e depois pintar de vermelho com listras bancas e pretas como a do Van Halen, mas logo após eu desisti.

1 - Desmontei toda a guitarra tirei tudo, deixei apenas o corpo.
2 - Passei palha de aço por todo o corpo para tirar o brilho (que me arrependi depois)
3 - Passei uma licha fiina pelo corpo para "amenizar" os arranhões.
4 - Passei uma lixa mais grossa para mostrar a madeira como se tivesse saido pedaços de madeira.
5 - Após a "relicagem" eu passei graxa para sapato na parte preta e "engraxei" a guitarra.
6 - Depois passei mãos e mãos de cera automotiva e deixei um pouco exposta ao sol, mas foi muito pouco mesmo.
7 - Retirei a cera e montei toda e coloquei um encordoamento novo.

Fotos:
Frente
Lateral
Lateral
Traseira
Lateral Traseira

E ai? o que vocês acharam? eu achei legal, só que um pouco exagerado, opniões são bem vindas! =D
felipegramacho
Veterano
# abr/12
· votar

pow sei la, "relicagem" nao combina muito com preto nao, se fosse uma sunburst até ia mas enfim... ficou legalzinha a ideia mas axo qe tinha que ser mais espalhado saca, axei mto junto.. no caso do brilho vc fez certo de tirar na minha opniao
juninholiveira
Veterano
# abr/12 · Editado por: juninholiveira
· votar

po cara, muito top!!!!!!!!!!!! gostei msm, só acho que faltou os caps knobs meio amarelados pra ficar BEM envelhecido!!! e a parte de tras ta bem exagerada msm, mas a parte sem madeira nas bordas da frente ta parecendo um contorno!!!

fora isso, ficou d+ o preto fosco, as lascas, ta de parabens!!
Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12 · Editado por: Thyago_Trajano
· votar

está bem artificial...quem ver vai perguntar se você vai pintar ela! Parece que você começou a lixar ela para pintar, e mudou de idéia...

abraço
Alexandre.M
Veterano
# abr/12
· votar

véi se é doido kkkkkkkkk que marca é essa guitarra tua?
Samuel Silvino
Veterano
# abr/12
· votar

Era uma Memphis MG-32, kkkkkkk
Se fosse uma Fender eu não fazia isso.
Samuel Silvino
Veterano
# abr/12
· votar

Mais alguém?
Rednascela
Veterano
# abr/12
· votar

Ficou bastante artificial.
ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar

Samuel Silvino
bom ficou mesmo artificial...mas sei lá...diferente cara...nao acho q vc tenha cagado nao...vale bem a experiencia! agora...vc poderia ver de tentar fazer algo no braço tbm...tipo ESSA AQUI
MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Samuel Silvino

Na minha visão, não tá um relic natural, mas com aspecto de uma guitarra lixada e só. Sendo bem sincero, achei que você estragou o visual dela. Talvez melhore com o tempo... ou não... Vai continuar o relic?

Sorry...
Franke
Veterano
# abr/12 · Editado por: Franke
· votar

Samuel Silvino
Realmente ficou ariticial mesmo. Se tu tivesse jogado ela no chão, chutado como se fosse uma bola, passado um maçarico e tals ia ficar show... ;D

Ou fazia igual esses maluco:
http://www.youtube.com/watch?v=FTxSKM_aaZE

HAUHUAHUHUAHU õ/
Andreziculaxxx
Veterano
# abr/12
· votar

Franke
Ou fazia igual esses maluco:
http://www.youtube.com/watch?v=FTxSKM_aaZE

Bando de Mané que deve ter grana né!
MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar

Samuel Silvino

Espero que você não tenha aprendido por aqui, hehe:

Boa sorte com sua guitarra. Acho que tem jeito ainda.
Franke
Veterano
# abr/12
· votar

Andreziculaxxx
Pois é, o que não é meu caso! =/
Johnpdv
Veterano
# abr/12
· votar

Não sei se sou o único aqui, mas acho um pecado fazer isso com uma guitarra :(
axleWs
Veterano
# abr/12
· votar

MauricioBahia
que sacrilégio o cara se chamar de luthier.
Samuel Silvino
Veterano
# abr/12
· votar

ALF is back
Escala em Rosewood é osso.

MauricioBahia
Sim vou continuar, vou tirar "lasquinhas" na bordas pra parecer natural depois deixar a madeira amarelada, trocas os knobs, escudo e talz...
Pega Mosca
Veterano
# abr/12
· votar

Acho melhor esperar uns 25 anos pra minha envelhecer naturalmente mesmo huahua quase nada
renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar

Samuel Silvino

Cara, não ficou legal não. Vc lixou algumas partes do corpo que não seriam desgastadas naturalmente com o uso e o tempo. Na verdade ficou uma coisa bem grosseira mesmo.

Como o Thyago_Trajano disse, parece que vc começou a lixar para pintar e depois desistiu. Eu já falei isso aqui, depois que esse negócio de relic virou moda, tem bastante gente fazendo bobagens nas guitarras, e o resultado pode ser irreversível.

Mas enfim, se vc gostou do resultado é isso o que mais importa, nesse caso não há nem o que discutir. Gosto é gosto e não se discute.

Abs
Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar

na próxima...faz assim ó:
relicando
Igor Grillo
Veterano
# abr/12
· votar

Tá virando moda "relicar" a guitarra! kkkkkk

Guitarra relic é guitarra relic e não ralada ou sem tinta, mas sim relic, descascando a pintura com o passar do TEMPO!!!

hehe

Abrazz
Drinho
Veterano
# abr/12
· votar

Não sei porque diabo a turma não tem paciência de esperar a guitarra foder sozinha....
pOkiz
Veterano
# abr/12
· votar

Drinho

Primeiro... quem vai ficar com uma MG32 por 25 anos para esperar relicar com o tempo?

Segundo, tem gente por aí, NAO ESTOU CITANDO NOMES, que aprendeu fazer um MI power chord e ja acha que sabe tocar guitarra, mais aí começa ver nomes totalmente estranhos, preguiça de estudar, e vende sua guitarra. Ou seja, a maioria que está aqui, não irá tocar daqui 25 anos...

Terceiro, se você nunca abrir uma guitarra, dá uma de louco, fazer experiências, nunca terá total conhecimento sobre a manutenção de uma guitarra, isso é bom que agrega conhecimentos, acho bem legal, ainda mais com uma guitarra de baixo custo. Só o fato de se desmontar uma guitarra, ja se aprende muita coisa.

MINHA OPINIÃO. Abç
Chines da Padaria
Veterano
# abr/12
· votar

Samuel Silvino

Sorry man mas ficou feio....

mas pense pelo lado positivo.. assim vc vai ficar com ela por uns 30 anos pq vender vai ser dificil....
renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar

pOkiz

quem vai ficar com uma MG32 por 25 anos para esperar relicar com o tempo?

Mas cara, quantos por aí ainda possuem Gianninis, Tonantes e Jennifers da década de 70 e 80? Essas eram as MG32 da época, e muitos ainda possuem e as mantém bem conservadas.

Sobre o seu segundo ponto, concordo com sua opinião. Aconte muito isso mesmo, acontece até com quem toca muito bem.

Sobre o seu terceiro ponto, concordo em partes. É legal sim conhecer as partes da guitarra, saber de manutenção, e tudo mais. No entanto, é importante destacar que o cabra faça isso com o mínimo de prudência, porque dependendo da merda que ele possa vir a fazer, pode condenar o instrumento para sempre. Ou, acabar tendo uma despesa inesperada para consertar a guitarra.

Abs
Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12 · Editado por: Thyago_Trajano
· votar

reforçando a questão do relic...

Não vejo nada de demais o cara fazer isso com a própria guitarra...mas a galera por aí anda acabando com seus instrumentos, para mim, passar lixa d'água numa guitarra não tem nada de Relic...é o cúmulo do serviço de porco...

A guitarra levaria 30, 40, 50 anos para ter um relic natural, mas aí vai o cara e quer fazer esse serviço em 2, 3 dias...tudo nas coxas...

Acho que o problema está na forma como o pessoal anda fazendo esses relics...primeiro, se observarem uma guitarra relicada naturalmente, perceberão que ela não tem aspecto lixado e sim, descascado...

Para isso ficar legal, em uma guitarra como a MG32, que tem acabamento em PU, apesar de eu não ter NENHUMA experiência com isso, apenas levando em conta meu bom senso, creio que para ficar um serviço com o mínimo de qualidade seria necessário:
- remover completamente a pintura;
- refazer a pintura sem o PU;
- craquelar;
isso seria o mínimo....

esse lance de passar bombril na guitarra inteira para tirar o brilho..PELO AMOR DE DEUS...vejam guitarras relicadas naturalmente...elas TEM sim o brilho, aonde a pintura está intacta...não creio que uma guitarra relicada naturalmente tenha a pintura toda fosca...para isso ela teria que passar muiiito tempo no sol...e gente...é uma guitarra...não um carro!!! Bom senso.....

abraços
renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar

Thyago_Trajano

A guitarra levaria 30, 40, 50 anos para ter um relic natural

Eu tenho uma Les Paul há um pouco mais de um ano e ela já está meio que "relicada", hehehe. Como o acabamento dela não é envernizado, e sim em nitrocelulose, o desgaste é bem mais rápido na parte da pintura.

Na minha, ali naquela parte da extremidade superior do corpo, onde geralmente vc apoia o braço, já está aparecendo um pouco (bem pouco ainda) da base branca que eles aplicam no top pra depois vir com a pintura.

Mas acho que a proposta da guitarra é bem essa mesmo, tendo em vista que o acabamento dela já vem meio "desgastado", o tal "Worn Gold Top". Somando isso ao fato dela já ter caído no chão e ter quebrado o headstock, que foi colado mas ficou visível a marca da rachadura, hehehe.

Abs
Chines da Padaria
Veterano
# abr/12
· votar

Olhem isso:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227625506-guitarra-strato-menph is-turbinada-relic-_JM

Uma coisa eh um relic outra coisa eh o cara fazer isso ai....
Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar

Chines da Padaria
e outra coisa ainda, é o cara fazer uma merda dessa e ainda querer vender por R$600,00...mesmo com os Fender Tex Mex...com R$600,00 eu compro uma guitarra dessa nova + os captadores, instalo os captadores, e eu mesmo defeco em cima da guitarra....
Chines da Padaria
Veterano
# abr/12
· votar

Thyago_Trajano

Exatamente... engraçado guitas caras o pessoal so falta por numa redoma de vidro ja as baratinhas ficam destruindo....mas gosto eh gosto.... respeito quem curte
Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   

Tópicos relacionados a Relicando minha Stratocaster.