Madeira pra corpo de Telecaster

    Autor Mensagem
    bass_player
    Veterano
    # mar/12


    Um amigo meu vai fazer uma telecaster com um luthier, e me pediu opinião sobre qual madeira usar para o corpo da guitarra.

    O braço será maple, com escala clara.

    Qual madeira vcs recomendam?

    Parece que ele está inclinado a fazer em cedro, por sugestão do luthier.

    O que vcs acham?

    Valeu.

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    bass_player
    cedro é uma boa pro corpo.

    mas melhor que Ash não tem; não pra teleca...

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Acho que Ash ou Alder são legais, Alder é o que a Fender usa nas Stratos (não sei se nas teles também).

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    nas teles é Ash.

    mas deve ter alder tbm...

    renatocaster
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    strinbergshredder

    Até onde eu sei, não se comercializa essas madeiras aqui no Brasil (Alder e Ash). Por isso na grande maioria das teles feitas por luthiers daqui, eles usam o Cedro, que, segundo dizem, tem características semelhantes, assim como o Freijó.

    bass_player

    Cara, se tu der uma nevegada por uns tópicos aí tem uma galera que já falou sobre esse assunto, sobre madeiras para tele. E vc tbm poderia postar essa questão lá no forum de lutheria, tem o Bertola pra responder, dar umas dicas, etc.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/273480/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    renatocaster
    isso eu sei; mas falei com base nas madeiras das Fender mesmo...

    mas essas duas dão muito pro gasto...

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Não sendo de Baswood tá ótimo!

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    *Basswood

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    ih cara, nada a ver isso aí!

    existe é basswood ruim, e basswood bom.

    as tops do Steve Vai são de basswood...

    renatocaster
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock

    Não sendo de Baswood tá ótimo!

    Não entendi. Basswood não é uma boa madeira? Ou não se adequaria legal ao modelo Telecaster? Se o motivo for o segundo, por quais motivos não se adequaria?

    Não estou te questionando não, é uma duvida mesmo. Penso que o Basswood é uma boa madeira para a construção de guitarras, vide a variedade de modelos e marcas que usam essa madeira.

    Abs

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    bass_player
    Por que não Mogno ?

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    jimmy vandrake
    Por que não Mogno ?

    pra telecaster?!?!

    tu tá trollando o cara!!!

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    renatocaster

    Eu não gosto de Baswood porque não acho uma boa madeira, tenho uma srato feita de basswood e não tem o que salva nela hahaha

    Nunca vi uma guitarra top de linha feita de basswood =S

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    ah, mas nesse caso o basswood deve ser ruim.

    mas existe muito basswood top tbm...

    o proprio Bertola já disse que basswood é uma designação genérica pra várias madeiras de uma mesma família; tem algumas muito boas e outras muito ruins, mas dentro do nome "basswood"...

    Edit - uma guitarra top de basswood são os modelos Ibanez do Steve Vai; são em basswood...

    renatocaster
    Moderador
    # mar/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    strinbergshredder

    jimmy vandrake
    Por que não Mogno ?

    pra telecaster?!?!

    tu tá trollando o cara!!!


    Já vi teles de mogno e vou te dizer: É maior pressão!!! Um amigo meu tem uma construída pelo luthier Eliezer Lara que é de mogno, com captadores Lace Sensor. Animal o timbre da guitarra, ela é um pouco antiga...Acho que é de 2001 ou 2002.

    Meu filho ouvirá Classic Rock

    Eu não gosto de Baswood porque não acho uma boa madeira, tenho uma srato feita de basswood e não tem o que salva nela hahaha

    Ahn, saquei. Então é uma questão de gosto, apenas.

    Nunca vi uma guitarra top de linha feita de basswood =S

    A Ibanez usa muito essa madeira, inclusive em alguns de seus principais modelos.

    http://www.ibanez.com/ElectricGuitars/model-JEM70V
    http://www.ibanez.com/ElectricGuitars/model-UV777
    http://www.ibanez.com/ElectricGuitars/model-JS1200

    Abs

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    renatocaster
    bom, mas nesse caso é se o cara já tinha isso em mente, até pq se ele pensa em uma teleca com aquela sonoridade característica, o mogno não é muito apropriado, eu acho...

    danielmario
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock
    strinbergshredder
    Dessas aí apenas a 7V tem corpo de alder
    http://www.ibanez.com/ElectricGuitars/Series-jem

    renatocaster
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    danielmario

    Dessas aí apenas a 7V tem corpo de alder

    Opa, é verdade! Corringindo o post aqui. Abs.

    strinbergshredder

    Cara, a construção de um instrumento se dá por uma série de fatores. Até vc chegar num parâmetro do que vc quer, se pesquisa muita coisa, seleção de madeiras, hardware, a construção em si do modelo, etc. Nem sempre o que fica em definitivo é aquilo que é o "default", saca?

    Abs

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    renatocaster
    to sabendo; entendo, e concordo com vc...

    fconde77
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: fconde77
    · votar


    renatocaster

    Essas madeiras são difíceis de achar no Brasil e consequentemente caras, mas é possível sim vc comprar blanks dessa madeira na MusicTools por exemplo.
    Quanto a sonoridade do Cedro para Tele eu tenho algumas ressalvas(pode ser uma implicância também, pq não sou um profundo conhecedor) mas acho que o cedro tem características tonais mais próxima do Mogno do que do Ash ou Alder...

    bass_player
    Se fosse escolher uma madeira para confeccionar um corpo de telecaster ia optar por madeiras nacionais como o Marupá ou o Freijó, são mais baratas e tem uma resposta tonal mais próxima do Alder ou Ash.
    Agora nada impede construir com cedro, mogno ou qualquer outra madeira tonal que possam sugerir no tópico, mas tem que levar em conta o som que procura e o custo x benefício que terá, por exemplo: Só o blanck de Alder custa R$ 270,00, um de Marupá R$ 50,00.

    daniel_guitar
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    bass_player
    uma boa séria o marupá (acho que é assim que se escreve) dizem ter características sonoras semelhantes ao alder.

    Não entendi. Basswood não é uma boa madeira? Ou não se adequaria legal ao modelo Telecaster? Se o motivo for o segundo, por quais motivos não se adequaria?

    Toquei numa telecaster california e a sonoridade e totalmente diferente de uma telecaster tradicional ( o timbre lembrava um pouco jazz algo mais fechado), mas um lance bem interessante e que colocamos um afinador que não é tbp e modificou o timbre fazendo ela soar com mais agudos como de forma genérica as teles tradicionais são

    herikguitar
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    bass_player

    Amigo, pra Telecaster, na minha opnião, é sempre Ash! Simplesmente porque desde que comecei a ouvir o som das Telecasters ouvi um som estalado, com um Clean muito bom e muito bom pra Country, hehe. Então eu não gosto de Telecaster com outra madeira.

    Mas, como o Ash é meio difícil de achar por aqui tem madeiras semelhantes. O Valter Bergamo que constrói as Guitarras da Nesher/NSH me falou uma vez no MSN que uma Guitarra Telecaster que ele construiu ficou com um som muito característico das teles. Essa Telecaster é a NSH Telecaster 52', que tem Corpo em Cerejeira.

    Ah, e ficou uma belezura, veja: NSH Telecaster 52'

    Então está ai mais uma sugestão de madeira pro corpo. A Cerejeira é nacional, tem o som muito aproximado ao Ash e ainda é bem barata, experimente dar uma olhada nela!

    Abç!

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    bass_player
    cara um boa pra telecaster é nogueira (walnut)
    é muito pesada, é mais escura q o ash, mas a textura é muito parecida...tem graves bem fortes e mais brilho q mogno...é uma alternativa super diferente q cai perfeitamente pra uma telecaster por ser um elo entre ash e mogno, mas melhorado, na minha opiniao...
    acho q é mais dificil achar mas nao deve ser tão cara a ponto de inviabilizar o uso...vale a pena!
    é considerada uma madeira nobre pra instrumentos, mas mesmo assim não seria tao mais caro q o ash q ta complicado de usar aqui no Brasil!

    o mais barato seria o cedro...mas ai seria uma telecaster com caracteristicas diferentes...normalmente quem quer telecaster, quer telecaster

    quanto ao basswood, eu fujo dessa madeira...é meio cilada pq o basswood bom tem o seu preço e o "basswood ruim" é extremamente mais barato por ser de fato muito ruim! normalmente guitarras de compensado vem descritas como "corpo em basswood"
    só compraria guitarra em basswood se de fato for uma ibanez top, por exemplo

    fconde77
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    bass_player, renatocaster e daniel_guitar

    me meti nesse tópico pq estou montando uma tele, mas bem devagar e não tenho a menor ideia de quando ficará pronta... mas aproveitando a resposta que tive do Bertola sobre madeiras nacionais pra tele aqui tem uma boa comparação que ele fez entre Marupá e Freijó com as madeiras importadas:

    "O freijó possui uma sonoridade quase idêntica ao do amieiro (alder). o marupá é um pouco mais para a tília (basswood), mas mais "brilhante", mesmo sendo mais leve."

    Rednascela
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Tenho uma Fender em Ash tele... apesar de ser SUPER-pesada, vale a pena!

    renatocaster
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    fconde77

    Opa, valeu a dica do site que vc postou o link aí. Vou até comentar a respeito com alguns interessados no assunto.

    Eu tava pra mandar fazer uma tele pra mim também, na madeira do corpo eu tava entre o Cedro e o Freijó. Mas agora é um projeto que vai ficar bem mais pra frente.

    Abs

    fconde77
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: fconde77
    · votar


    renatocaster

    pois é Renato eu tô quase na mesma, eu estou pra montar uma tele também... estou com um braço em Maple que comprei na DHGate.com por U$ 8,26 (não espere encontrar mais esse preço, o vendedor deve ter anunciado errado pq agora vende por U$82,60) e todas as peças (ponte e captadores Wilkinson, escudo, control plate completo, jack, ferrules, roldana e escudo) já foram selecionadas no Ebay e somaram +- U$ 90,00 já com frete e talvez compre no mês que vem pra não extrapolar o cartão. O corpo estou pra comprar na MusicTools de marupá ou freijó e foi o melhor preço que nessas madeiras... Para o acabamento vou colar uma lamina de Louro Faia no Top.

    Senhor Sanchez
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ash sem dúvida.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeira pra corpo de Telecaster