Madeira do corpo da telecaster

    Autor Mensagem
    Andy.13
    Veterano
    # nov/11


    Pessoal queria saber que tipo de madeira seria mais fiel ao timbre das tele da fender,Basswood ou Ash?

    Chibatocaster
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Andy.13

    Ash meu amigo. Outra opção seria alder.
    Tem um tópico de luthieria onde Maurício Bertola responde as perguntas relacionadas à construção de instrumentos, madeiras, caps e luthieria em geral. Daqui a pouco vem um chatão ai reclamar e ser grosso com você por não ter usado a busca. Fica a dica.

    Boa sorte

    Senhor Sanchez
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Andy.13

    Cara eu usaria das importadas Ash ou Alder e das nacionais Freijó.

    Basswood pode ser qualquer coisa, é um nome comercial usado na China que mascara a falta de boa matéria-prima.

    Falow!

    mvmarquezini
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: mvmarquezini
    · votar




    Senhor Sanchez

    Andy.13

    Cara eu usaria das importadas Ash ou Alder e das nacionais Freijó.

    Basswood pode ser qualquer coisa, é um nome comercial usado na China que mascara a falta de boa matéria-prima.

    Falow!



    Não tem nada a ver!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Senhor Sanchez
    Meu rapaz, basswood é uma madeira chamada tília, e é padrão para a confecção de corpos de instrumentos desde os anos 60......
    Abç

    Curly
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Meu rapaz, basswood é uma madeira chamada tília, e é padrão para a confecção de corpos de instrumentos desde os anos 60......

    mas tá difícil hein ?!... deve ser a chamada "madeira de dar em doido"...

    Cristhyano
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Music Man são de basswood.

    ogner
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Por favor, apaguem/deletem o post do Senhor Sanchez
    Guitarrista em 2011 com toda informação que existe disponível falar uma coisa dessas é meio inacreditável!

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Andy.13
    Pessoal queria saber que tipo de madeira seria mais fiel ao timbre das tele da fender,Basswood ou Ash?

    Ash/Alder não encontra aqui no Brasil. Eu iria de Cedro.

    MMJr
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Basswood pode ser qualquer coisa, é um nome comercial usado na China que mascara a falta de boa matéria-prima.

    Senhor Sanchez

    FAIL...


    ...

    Chibatocaster
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Chibatocaster
    · votar


    Andy.13

    voltando ao tópico, já que é de Fender que está falando, olhe no site deles as madeiras que compõem os instrumentos. É fácil e rápido. Mas pelo que vi, basicamente teles são de ash e alder. Escalas de maple, rosewood e talvez ébano.

    Nunca vi tele de basswood. Mas o som de tele clássico tem uns agudos que o basswood não deve ter, pois é pouco denso, "mole". Isso atenua agudos.

    O basswood é a madeira da guitarra de muitos guitarristas "shredders"("fritadores") dos anos 80. Outro som.

    Filhada
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Sonzão de teleca, geralmente usam corpo de Ash, com escala de Maple. Você também poderia usar Alder no corpo, mais essas madeiras não existem por aqui.
    Madeiras brasileiras que são aproximadas, seriam o Freijó(próximo do Alder) e Cedro(não conheço).

    Andy.13
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Vlw pessoal ajudou muito ^^

    Drinho
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Basswood pode ser qualquer coisa, é um nome comercial usado na China que mascara a falta de boa matéria-prima.

    depois falam mal desse fórum por ai e ninguém sabe o porquê.

    Drinho
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Drinho
    · votar


    Andy.13

    Na minha humildíssima opinião que é de um cara muito sincero pra dizer que não sabe distinguir sons por madeiras uma vez que o som final depende de diversos fatores, como instrumento, cabos, pedais, amplificador e principalmente PEGADA que é o mais importante e é o que MENOS se fala eu diria que acredito firmemente que qualquer madeira de característica sonora média/aguda não importa se nacional ou importada com uma captação de qualidade feita para uma telecaster e lógico em uma guitarra bem construída será o suficiente pra você ter uma "fender" em casa e enganar qualquer um que não esteja vendo o que está escrito no headstock para não se influenciar pela grife afinal o que mais tem é brasileiro babador de ovo americano.

    E vou falar por mim com toda sinceridade do mundo ....

    Se colocarem um set de captadores de telecaster é uma guitarra com corpo de JACARANDÁ e ligarem num amplificador limpo é bem capaz de eu dizer que eu estou ouvindo uma fender de ash com escala de maple rs...

    eu devo ter os ouvidos defeituosos não é possível porque se fala tanto de marcas, madeiras e etc... e eu não sei distinguir essas coisas...

    e olha que já faz 10 anos que eu toco guitarra...

    quartieri
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Senhor Sanchez
    Meu rapaz, basswood é uma madeira chamada tília, e é padrão para a confecção de corpos de instrumentos desde os anos 60......
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola

    Eu sou fã do Bertola!

    Led Zé
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    quartieri
    Eu sou fã do Bertola!
    Pelo visto, deve ser fã do Zé do Caixão também!

    quartieri
    Membro
    # ago/13
    · votar


    quartieri
    Eu sou fã do Bertola!
    Pelo visto, deve ser fã do Zé do Caixão também!


    Se é o q vc quer pensar....rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeira do corpo da telecaster