Mateus Starling quartet - Free Groove and improvisation

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # mar/12


    Mateus Starling quartet - Free Groove and improvisation

    Eu gravei esse ensaio. 100% improvisado, do groove aos solos. Proposta atonal.

    Espero que curtam, Deus abençoe a todos.



    Velvete
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    mateusstarling

    O video ficou excelente!!!

    Mas me tire um adúvida incipiente: na música atonal há uma total aleatoriedade de notas e temas, ou, por trás, há uma estrutura (seja rítmica, harmônica ou melôdica) para que o improviso ocorra em cima?

    Ou seria uma tremenda loucura em que o guitarrista "está indo para um lado" e o baixista mandando notas totalmente desconexas para o outro?

    Desculpe a ignorância, de qualquer forma adorei o video.

    Abraços

    g.wilhelms
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: g.wilhelms
    · votar


    Escutei do início ao fim. Muito bom o som. Puta fraseado, tanto teu quanto o do saxofonista. Curto essas propostas atonais, acho importante que alguém de vez em qnd vá contra a estética vigente.

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Velvete Obrigado irmão. A questão atonal é melodica, ritmicamente vc usa o que quiser, no caso estamos tocando um groove. Você pode improvisar de forma atonal ate mesmo dentro de uma proposta tonal.
    O atonalismo quer dizer que vc se despe de tonalidade, o que estamos fazendo aqui é tudo improvisado, nada premeditado, não estamos pensando em tonalidade mas conduzindo a musica em conjuno para onde nos interessa.

    g.wilhelms Obrigado irmão, que bom que curtiu.

    Velvete
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    mateusstarling

    A minha dificuldade é entender como fazer isso em conjunto sem parecer que está cada um tocando uma música diferente.

    A parte de improvisar de forma atonal numa proposta tonal eu consigo imaginar bem.

    De qualquer forma, em se tratando dos solos (guitarra, sax e depois o baixo) ficou bem mais tranquilo de entender.

    Mas pra juntar tudo que deve ser uma loucura!rs

    Abraços

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Velvete Acho que primeiramente você precisa ter o costume de ouvir esse tipo de som para ter as referências.
    Por mais que não pareça, primeiro você deve tocar bem dentro da tonalidade para depois desconstruir e tocar fora.
    Toda a banda precisa ter esse tipo de referência para que seja um improviso em conjunto.

    guizimm
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    bem legal
    mas pareceu que vcs estavam jogando notas ao vento, ai vc entro com uma base que combinava, fico loco
    mais pra frente eu vou estudar esse tipo de coisa a fundo

    Velvete
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    mateusstarling

    Um bom exemplo de referência seria o Free Jazz?

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    guizimm É dificil ouvir esse tipo de som sem nenhuma referencia pelo menos no jazz e no fusion, é mais ou menos como começar a andar dando mortal duplo carpado, rs..

    Velvete O Herbie Hancock tem muita coisa de free, David Liebman, Michael Brecker, Sonny Rollins, Ornet Colleman e etc, os peixes grandes do jazz estiveram momentos de free, depende da epoca.
    abs e paz,.

    guizimm
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    mateusstarling
    rsrs
    tem que ter maturidade né

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    guizimm Tem que jogar jogo coletivo, não para tocar como se estivesse tocando com playback, infelizmente é algo que tem sido esquecido atualmente.

    clebergf
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    mateusstarling

    Belo som cara.
    Gravou mais coisas do ensaio?

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    clebergf Valeu irmão. Gravei sim, vou postar a qualquer momento, o youtube ta de bobeira aqui, rs..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mateus Starling quartet - Free Groove and improvisation