Qual as melhores escalas para estes acordes?

Autor Mensagem
risper
Veterano
# mar/12


Saudações \m/

Sou iniciante na guitarra e gostava de saber qual as melhores escalas para fazer um solo para a sequencia de acordes:

MI
LA
DO

Obrigado

sergiorojo
Veterano
# mar/12
· votar


Não entendi direito, se você quer saber a nota da escala, ou quer saber qual escala usa (pentatônica, etc)... mas vou responder o que eu entendi (usando a pentatônica).

Se você pegar a maioria das músicas, diria que em 95% delas os solos começam com a primeira nota do acorde que começa o solo. Nessa aí, por exemplo, começaria por Mi e tenderia a ficar em Mi.

Mas depende também da música... no primeiro solo da Comfortably Numb, não é usado nenhuma escala, porque ele pega os acordes da própria base da música, coloda uma oitava acima e faz algumas variações. Dá um som muito diferente.

Mas enfim, depende como é a batida da música, qual o estilo, etc.
Mas eu faria na pentatônica em Mi, tem mais liberdade pra solar e tal.

juninholiveira
Veterano
# mar/12
· votar


use as escalas desses acordes ué, pega od esenho da escala de MI, La e Dó e usa elas, recomendo as pentatônicas, esses acordes maiores.

RennanGuitar
Veterano
# mar/12
· votar


Aqui

tenta aqui que é show
abç

ALF is back
Veterano
# mar/12
· votar


risper
cara pelo q estou entendendo, ainda é muito cedo pra vc sair pegando escala...esses 3 acordes não existem em um unico campo harmonico e seria complicado te falar q escala usar...me atrevo a dizer q vc tbm nao sabe o q é campo harmonico, certo? pega firme na teoria, conheça intervalos, campo harmonico, enquanto isso, continue incessantemente nos exercicios 1234 e mais pra frente vc volta fazer essa pergunta

risper
Veterano
# mar/12 · Editado por: risper
· votar


ALF is back, obrigado pela dica, mas já sei isso :) já toco algum tempo mas compor alguma coisa estou a começar agora xD

sergiorojo, é isso mesmo intendeu direito :) eu também tinha pensado fazer em pentatônica de MI, mas fiquei na duvida como são três acordes. Quer dizer que posso fazer o solo só na pentatônica de MI durante o tocar dos três acordes?
O estilo é metal.

Já agora preciso de aprender a pentatônica de MI, pois essa ainda não sei, só sei a de REm e SOL.

Algum lugar para aprender com ilustrações?

Obrigado,
abraço.

sergiorojo
Veterano
# mar/12
· votar


Quer dizer que posso fazer o solo só na pentatônica de MI durante o tocar dos três acordes?

Isso mesmo... a maioria faz isso. Tipo, você fica tocando na pentatônica de Mi, só que na hora de o acorde base muda de Mi prá La, por exemplo, toca-se mais as notas que compõe o acorde lá, só que ainda na pensatônica de Mi. Acho que ficou meio confusa a explicação rs.

Vou tentar melhor.. por exemplo: vai subindo a escala pentatônica de Mi. Chega em algumas notas que você vai tocar, que as próprias notas da pentatônica são algumas notas tocadas nos acordes de La, por exemplo. Daí quando a base muda de Mi pra La, você pode continar solando na pentatônica de Mi... é meio que instintivo, as notas "combinam" na mesma pentatônica.

Não sei muito bem de cor teoria pura, então não sei se deu pra entender direito hehe. Mas a maioria faz isso, fica na mesma nota. Só que as vezes, pra dar um timbre melhor, eles tocam as mesmas notas da pentatônica em outro lugar... aí pra iniciantes, quando vai ver um vídeo dos caras solando, confunde um pouco haha.

Mas dá pra brincar também fora da pentatônica, tocando umas notas fora dela (acho que metal tem uma liberdade maior pra fazer isso). É só prestar atenção pra ver se fica no mesmo tom.

Como é metal, eu sugiriria escala harmônica... mas não posso falar muito porque sou mais rock/blues.

sergiorojo
Veterano
# mar/12 · Editado por: sergiorojo
· votar


Ah, a pentatônica se aplica igual pra todas as notas, só muda a posição dela. Por exemplo, a pentatônica de Sol é:

e|---3---------------6---
b|---3---------------6---
g|---3----------5-------
d|---3----------5-------
a|---3----------5-------
E|---3---------------6---

Porque o 3 começa na nota Sol da corda Mi.
Depois de Sol vem Sol Sustenido (é bom acostumar com G#).
E depois de Sol sustenido vem Lá, então ficaria assim:

e|---5---------------8---
b|---5---------------8---
g|---5----------7-------
d|---5----------7-------
a|---5----------7-------
E|---5---------------8---

...pois o 5 começa na nota Lá.

Eu, particularmente, faço solos nessa escala (não sei se existe):
(em Sol, por exemplo)

e|---3----------5---6-----8
b|---3---------------6-----8
g|2--3----------5-------
d|---3----------5-------
a|---3----4-----5-------
E|---3----------5---6---

*O 2 quando é em escala menor.

Espero ter ajudado! Abraço

LeandroP
Moderador
# mar/12 · Editado por: LeandroP
· votar


risper

As melhores escalas são as de Mi, de Lá e a de Dó... Uma pra cada acorde.

Não há relação entre esses acordes através de uma única escala. A não ser que o Mi e o Lá sejam menores, aí a escala é a de Dó.

Em todo caso, as melhores notas pra cada acorde, são as notas que formam as respectivas tríades. Se você for mais ousado, pode ir pelas notas da tétrade. E se for ainda mais ousado, vai estudar "teoria elementar" e "harmonia".

Desculpe-me ir pelo óbvio, mas é óbvio que as melhores notas de cada acorde são as próprias notas do acorde ;)

risper
Veterano
# mar/12
· votar


Ao que percebi para tocar uma escala em cada acorde ficaria assim:

De MI
e|---12---------------14---
b|---12---------------14---
g|---12----------13-------
d|---12----------13-------
a|---12----------13-------
E|---12---------------14---

O de LA

e|---5---------------8---
b|---5---------------8---
g|---5----------7-------
d|---5----------7-------
a|---5----------7-------
E|---5---------------8---

DE DO

e|---8---------------11---
b|---8---------------11---
g|---8----------10-------
d|---8----------10-------
a|---8----------10-------
E|---8---------------11---

fico meio confuso com isto das escalas, existem muitas diferentes, por exemplo aprendi a Escala Maior Natural em Ré maior com cinco posições no braço da guitarra e todas elas eram diferentes.

Se optasse pela escala harmônica, qual seria a mais indicada?

Muito obrigado,
abraço.

Paulo Heineken
Veterano
# mar/12
· votar


só com essas informações fica meio difícil lhe dizer...
e lembre-se não há uma escala melhor ou mais importante que a outra

elas são apenas ingredientes...a escolha delas vai depender do seu paladar...

abraço

Bach_Rocker
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bach_Rocker
· votar


risper

e|---5---------------8---
b|---5---------------8---
g|---5----------7-------
d|---5----------7-------
a|---5----------7-------
E|---5---------------8---

essa é a pentatonica de Am(lá menor) e C(dó), não é de A...



e--------14---------------17-----------------------------
B--------14---------------17-------------------------------
G--------14-----------16--------------------------------
D--------14-----------16--------------------------------
A--------14-----------16----------------------------------
E--------14---------------17-------------------------------


essa é a de A...






e-------------9---------------12--------------------------
B-------------9---------------12--------------------------
G-------------9-----------11------------------------------
D-------------9-----------11------------------------------
A-------------9-----------11------------------------------
E-------------9--------------12---------------------------


essa é a de E... Mi maior


...............

a escala maior de um tom, é também usada para sua menor relativa

C Am
C# Am#
D Bm
D# Cm
E Cm#
F Dm
F# Dm#
G Em
G# Em#

LeandroP
Moderador
# mar/12
· votar


risper

O Paulo Heineken disse uma coisa importantíssima: a escolha delas vai depender do seu paladar....

Pois bem, faça uma salada com as escalas de acorde, junte tudo aquilo que combina e separe o que não combina, e depois dê um nome pra sua saladinha. Se tiver dúvida, assista os vídeos do Paulo Heineken, e veja se ele tem razão ou não ;)

risper
Veterano
# mar/12 · Editado por: risper
· votar


Estive a ver os vídeos, gostava bem de tocar assim, muito bons!

Obrigado a todos pela ajuda...vou ter ver o que sai :)

Abraço..

Paulo Heineken
Veterano
# mar/12
· votar


LeandroP
Esse papo me deu uma fome!!!kkkk

risper
Veterano
# mar/12 · Editado por: risper
· votar


sergiorojo, sugeriu que fizesse em escala harmônica!

como identificar as seguintes escalas?

http://img829.imageshack.us/img829/4713/5af8b19ec12.jpg
http://img543.imageshack.us/img543/7977/60e6928027e.jpg

Bach_Rocker
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bach_Rocker
· votar


risper

essas são escalas menores harmonicas, são usadas em musica classica, e o malmsteen tbm curte essas.... bom, no primeiro link se vc julgar que a primeira casa das imagens é a primeira casa da guitarra, a primeira e a segunda imagem são da escala de dó menor, a terceira é de sol menor

do segundo link, as imagens são da escala de mi menor

LeandroP
Moderador
# mar/12
· votar


Paulo Heineken

heuahe pois é... vou comer um frango ao molho dórico °.°

risper
Veterano
# mar/12
· votar


obrigado, Bach_Rocker :)

em qual escala me aconselham?

Pentatônica, harmônica, natural...?

Desculpem as minhas minhas perguntas, sei que sou um pouco chato, mas tenho vontade de aprender e com uma ajudinha é muito mais fácil!

Abraço.

LeandroP
Moderador
# mar/12
· votar


risper
em qual escala me aconselham?
Pentatônica, harmônica, natural...?


Acho que você ainda não pegou o "espírito da coisa"... Mas pra começar, vá de pentatônica.

Bach_Rocker
Veterano
# mar/12
· votar


risper

escuta o mod, ele não é moderador dessa bagaça a toa

lcsrs
Veterano
# mar/12 · Editado por: lcsrs
· votar


Cara sugiro tu dar uma olhada nos tópicos do LeandroP.
Tem muita coisa lá e pelo que eu to vendo é disso que tu precisa.

Paulo Heineken
Veterano
# mar/12
· votar


risper
você é de Portugal!?
sua grafia tem um "sutaque" diferente!

No mais, experimente as pentas, acredito que que seja a mais fácil de trabalhar.

Elas tem um som imediatamente rock in roll(pop, blues, country..é uma escala bem versatil), e com a exclusão de duas notas em relação as escalas maiores e menores, você pode pausar em qualquer nota que fica bom!ou seja, é um ótima opção para os iniciantes.

Depois você começa a estudar a maior e menores e assim vai,
primeiro aprenda as escalas, e depois misture para ver no que dá

abraços

Bach_Rocker
Veterano
# mar/12
· votar


risper

a propósito, você não vai começar a solar do nada numa escala harmonica, ou numa diatonica, por isso, começa na pentatonica, estuda bastante ela, que vai ser a porta pra vc aprender o resto... quando vc ja souber a escala de có, comece a improvisar nela, e preste atenção nos tons, pq aqueles caras la em cima tavam falando tudo errado, eu corrigi eles ali, presta atenção na hora de fazer, pq depois que vc acostuma com o errado, é fo** pra corrigir

risper
Veterano
# mar/12
· votar


Paulo Heineken, sou sim de Portugal :) como costumo utilizar o cifraclub, para ver traduções de letras e até aprender a tocar algumas musicas resolvi inscrever-me no Fórum, o que foi uma boa escolha, visto a quantidade de pessoal que se prontificou a esclarecer as duvidas que tinha.

Uma vez mais muito obrigado a todos pela ajuda!

Estou neste momento aprender todas as pentas e a treinar até conseguir fazer com que saia algo do tipo musical xD

Abraço!

Paulo Heineken
Veterano
# mar/12 · Editado por: Paulo Heineken
· votar


risper
boa sorte

por curiosidade, qual seu estilo?
e qual teu set?
mora em lisboa mesmo?

digo porque um amigo meu brasileiro reside por ai agora, e ele também está iniciando no mundo guitarristico..fico viajando nos preços das coisas ai, inclusive peguei meu pod hd500 com conhecidos meus que moram na europa...na época, ficou bem mais em conta.

Ahhh!..quando vir pro brasil, me traga uma gibson viu?hahahh


grande abraço

risper
Veterano
# mar/12
· votar


Gosto desde o rock, hard rock, grunge, heavy metal, doom, nu metal, thrash, dead, e black, estes são os meu favoritos, depois gosto de muitos outros como blues, reggae, acustic tipo Ben Harper... digamos que gosto de boa musica :)

Não moro em Lisboa, moro perto do Porto, que é a segunda maior cidade de Portugal.

Eu penso que as coisas aqui são muito mais caras, mas devido ao valor do euro em relação ao real, fica muito em conta para nos portugueses comprar ai no Brasil...Eu também não me importava de ter uma gibson kkkk neste momento tenho que tocar numa fender até ter dinheiro para comprar a minha Ibanez ! xD

E você de que zona é do Brasil?
Abraço

Bach_Rocker
Veterano
# mar/12
· votar


risper

qual fender tu toca ??

risper
Veterano
# mar/12
· votar


Bach_Rocker

Toco em uma Fender Squier Strat e numa acústica stagg...mas a marca que eu gosto é a Ibanez ou Dean!

juninholiveira
Veterano
# mar/12
· votar


risper

po ta sonhando alto com essa Ibanez heim xD
Meu sonho é uma Fender American Standard. Mas por enquanto fico satisfeito com minha MG32 ¬¬

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual as melhores escalas para estes acordes?