Mais uma versão para uma música do Sonic, mais brincadeiras com a Roland GR-55 e uma Gibson Les Paul

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# fev/12


Essa GR-55 é viciante demais. Quase todos os instrumentos - incluindo o baixo e o troço que parece um banjo - foram feitos com uma Les Paul Studio Faded e uma Roland GR-55. A percursão quadradona é do EZDrummer (meio artificial, mas uso porque é fácil de usar e leve o suficiente para o meu notebookzinho). Tem um violão aí no meio que é um violão de verdade - as simulações da GR-55 são legais, mas não são páreo para the real thing.

Lá vai:



renatocaster
Moderador
# fev/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Bog

Caramba cara, ficou legal hein! E divertido também!

Quase todos os instrumentos - incluindo o baixo e o troço que parece um banjo - foram feitos com uma Les Paul Studio Faded e uma Roland GR-55.

Sério cara, o baixo também? Se vc não dissesse isso no post, eu nunca desconfiaria!

O.o

Parabéns!

carnisa1
Veterano
# fev/12
· votar


Muito legal! Todos esses instrumentos foram gravados com uma les paul?
Putz, pareceu uma versão "beach" do sonic!

Slowhand
Veterano
# fev/12
· votar


ficou bacana, parabens!

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Obrigado pelos comentários.

carnisa1
Todos esses instrumentos foram gravados com uma les paul?

Sim. Mas a GR-55 é que faz o trabalho. É óbvio que isso descaracteriza completamente o timbre da Les Paul (neste caso, os captadores normais nem estão sendo usados), mas a tocabilidade e o sustain permanecem inalterados. E quando eu preciso, o timbre da original da LP está lá ainda.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Que brinquedo essa roland não?

l.m.g
Veterano
# fev/12
· votar


Mas tem um captador midi aí né cara? Muito legal...

Del-Rei
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
Pô, aqui não consigo ver Youtube... Mas vou deixar a mensagem aqui pra acompanhar em casa. Essa Roland deve ser muito divertida, hehe!!

:D

Um aceno de longe!!!

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Que brinquedo essa roland não?

Lava, passa e cozinha!

l.m.g
Mas tem um captador midi aí né cara?

Não exatamente. O GK-3 não é um captador MIDI, é um captador magnético hexafônico. O som pode ser processado pela GR-55 de formas diferentes, com ou sem a interpretação e conversão para MIDI. Nesta música específica, são 7 instrumentos (fora percursão), e só 2 foram feitos com a conversão para MIDI: a sanfona subliminar na direia e os synths que aparecem tocando notas longas (por ex, entre 0:23 e 0:37). Os outros instrumentos (incluindo o baixo, o "troço que parece um banjo", um violão de 6 e outro de 12 cordas) não fazem isso.

Del-Rei
Essa Roland deve ser muito divertida

É viciante. O maior risco é exagerar e pesar a mão, encher de efeitos e firulas. Os presets que vêm nela sofrem quase todos deste mal, são meio "over the top". Mesmo nesta música, tem 7 trilhas de instrumentos, que para mim está no limite da bagunça sonora completa.

De Ros
Veterano
# fev/12
· votar


Bog

Espetáculo, meu amigo!

MauricioBahia
Moderador
# fev/12
· votar


Impressionante o Banjo!

É, essa multiFX pelo visto é um espetáculo!

Abs

makumbator
Moderador
# fev/12
· votar


Bog

Muito divertido! Adoro essas suas versões do Sonic(já ouvi outras). Essa é a primeira com esse equipamento ou algum anterior também a tem?

Sempre que ouço essas músicas bate um "banzo" da infância...hsahsahsah!

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


De Ros
MauricioBahia

\o/

makumbator
Essa é a primeira com esse equipamento ou algum anterior também a tem?

Das do Sonic, tem também a Mystic Cave:



No meu Palco MP3 tem outras 2 gravações usando a GR-55, mas apenas para simular guitarras e baixos (os amps não são simulações da pedaleira):

http://palcomp3.com/bog/#!/kokubunji
http://palcomp3.com/bog/#!/hontou-no-kimochi

Eu tive muitas dúvidas sobre comprar ou não este equipamento, mas ele rapidamente se tornou uma das coisas que eu mais uso aqui. Mas isso é principalmente porque eu me divirto caçando timbres na pedaleira. A GR-55 definitivamente não é plug and play, quem gosta de simplicidade e de ir direto ao ponto deve passar longe dela. Eu tenho que admitir que ainda estou longe de domar ela por completo.

makumbator
Moderador
# fev/12
· votar


Bog
Das do Sonic, tem também a Mystic Cave

Muito show! Nessa tudo foi feito com ela? Com exceção da bateria, obviamente. Ou nem tão obviamente, pois imagino que seja perfeitamente possível fazer linhas percussivas com a guitarra nela, substituindo por sons apropriados após converter para midi. Vc já fez algo nessa linha(percussão)?

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


makumbator

Na Mystic Cave é tudo da GR-55. Eu queria dar um ar meio "filme trash", hehe.

Vc já fez algo nessa linha(percussão)?

Até dá para fazer, mas achei muito complicado. Tocar os sons PCM já exige adaptar o jeito de tocar, tem que controlar muito bem os vibratos (ou se controlar para não fazê-los), sincronizar perfeitamente a palhetada e a mão esquerda... Por isso que eu só uso estes instrumentos para os sons de fundo, mais simples ou que permitem que os erros não fiquem tão na cara. Para percursão, além disso, as notas já não fazem mais sentido. Se eu for usar, vai ser para fazer sons bem pontuais, tipo um batuque aqui ou um pandeiro acolá, mas nada como uma bateria completa. Fica muito complicado de tocar!

makumbator
Moderador
# fev/12
· votar


Bog
Se eu for usar, vai ser para fazer sons bem pontuais, tipo um batuque aqui ou um pandeiro acolá, mas nada como uma bateria completa. Fica muito complicado de tocar!

Foi justamente nesse tipo de coisa que pensei. Um trecho de tímpanos por exemplo deve ficar bom de se fazer com a guitarra.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


Bog

Abandonou o OT pra ficar tocando, né?

Ficou muito bacana! Os timbres ficaram bem legais e a versão ficou ótima, tive um forte ataque de nostalgia, que já é frequente sempre que ouço suas gravações.

Abraço.

makumbator
Moderador
# fev/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Abandonou o OT pra ficar tocando, né?

O senhor deveria fazer o mesmo!

Rará! Trollei!

tive um forte ataque de nostalgia, que já é frequente sempre que ouço suas gravações.

Concordo! Essas gravações do Bog me dão banzo da juventude...

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


makumbator
Foi justamente nesse tipo de coisa que pensei

Ainda preciso tentar isso!

Die Kunst der Fuge
Abandonou o OT pra ficar tocando, né?

\o/

nostalgia

Eu gravo essas musiquetas do Sonic movido pela nostalgia! São a trilha sonora da minha infância nerd. =P

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
Eu gravo essas musiquetas do Sonic movido pela nostalgia! São a trilha sonora da minha infância nerd. =P

Uma infância marcada por Sonic é uma infância feliz! \o\

Parabéns pela gravação, grave mais!
Tem algum outro jogo da sua infância que você pretenda gravar músicas?

makumbator
O senhor deveria fazer o mesmo!

Você está totalmente certo, mas com este calor do Rio nem tem como me concentrar pra treinar produtivamente =/
Mas tenho tocado violoncelo às vezes e comprei um violão de Nylon recentemente (abandonei nosso seleto grupo de guitarristas que não possuem violão). Vamos ver quando o clima melhorar um pouco =]

Del-Rei
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
Cara, que maneiro!! Essa GR deve ser diversão garantida!! Hehehe.
Os sons de piano dela são sampleados, ou midi??

\o/

Um aceno de longe!!!

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Tem algum outro jogo da sua infância que você pretenda gravar músicas?

Out Run!!!

Del-Rei
Os sons de piano dela são sampleados, ou midi??

Não faz muito sentido falar em "som MIDI". MIDI é um protocolo para enviar sinais de controle. Por isso, sequências MIDI podem ser usadas para disparar sons sampleados ou sintetizados. No caso da GR-55, os timbres são os mesmos de alguns teclados e sintetizadores da Roland.

Mas a GR-55 também trabalha com processamento direto sobre o sinal, para simular guitarras, instrumentos de cordas, e alguns outros sons esquisitos. As técnicas são semelhantes àquelas usadas por pedais de efeito e simuladores de amps. Neste caso, o sinal não é convertido para MIDI, e a execução soa totalmente natural.

Del-Rei
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
É, sou bem leigo nesse assunto.
Perguntei isso porque, no meu vasto conhecimento (hehe), sei que existem sons sampleados e sintetizados, que emulam os sons reais.

Estou perguntando isso, porque poucas vezes ouvi um som simulador de piano próximo ao real. Normalmente os sons sampleados (disparados por midi, por exemplo) são mais fiéis que os sintetizados, apesar de ambos serem digitais.

E sei que a GR simula piano, né? Vi um vídeo... Mas como no youtube não dá pra ter muita confiabilidade no áudio, queria saber de quem tem o brinquedo. O que acha do som de piano dele? Me refiro ao piano acústico, com as cordas mesmo.. Não aos sintetizadores e emuladores.

Falou!!

Um aceno de longe!!!

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Del-Rei
Normalmente os sons sampleados (disparados por midi, por exemplo) são mais fiéis que os sintetizados, apesar de ambos serem digitais.

Mas tem uma diferença fundamental entre gerar um sinal eletronicamente e gravar um sinal e depois reproduzí-lo digitalmente. Pense na diferença entre filmar uma pessoa com uma câmera digital e gerar o desenho de uma pessoa usando computação gráfica. ;)

O que acha do som de piano dele? Me refiro ao piano acústico, com as cordas mesmo.. Não aos sintetizadores e emuladores.

Mas os sons de piano da GR-55 são sintetizados. A qualidade é exatamente a mesma de alguns teclados da Roland. Tem mais dinâmica e variações de entonação que "MIDI do Windows" (rigorosamente falando, não é bem isso, mas você entendeu), mas ainda assim não convence como um piano de verdade.

Pessoalmente, eu prefiro estes timbres sintetizados "de teclado" para preenchimentos e detalhes no fundo, mas ainda prefiro deixar mais na cara algo que soe menos mecânico.

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


Bog

Bem bacana os sons cara.
Belas versões e essa GR-55 realmente é uma maravilha, o baixo é perfeito e o troço que parece um banjo ficou bem legal tbm.
Achei a versão da Mystic Cave muito foda tbm...um clima meio Primus...XD

Pelo visto vc é um amante da Sega...Sonic e Out Run...excelentes jogos. :D

Del-Rei
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
Mas tem uma diferença fundamental entre gerar um sinal eletronicamente e gravar um sinal e depois reproduzí-lo digitalmente. Pense na diferença entre filmar uma pessoa com uma câmera digital e gerar o desenho de uma pessoa usando computação gráfica. ;)

Ah, sim! Claro! Eu não quis dizer que a diferença é grande porque estou meio por fora das novas tecnologias, e fiquei com medo de falar besteira. Mas acredito que haja bons ($$) sintetizadores que cheguem bem próximos a um piano... Se não existe, um dia irá, hehe.


Mas os sons de piano da GR-55 são sintetizados. (...) ainda assim não convence como um piano de verdade.

Essa sua opinião que eu queria. Valeu, Bog!!! Obrigado!!
:D

Um aceno de longe!!!

Bog
Veterano
# fev/12 · Editado por: Bog
· votar


clebergf
o baixo é perfeito

Na verdade, não. Ele isolado tem uns artefatozinhos no som, principalmente quando a nota fica soando por muito tempo e o volume abaixa. Mas na mix, nem dá para perceber.

O curioso é que nesta música eu não usei uma simulação de baixo, e sim de violão 2 oitavas abaixo. ô.o

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


Bog

Entendi...
Na mix o comportamento quase sempre muda, as vezes um timbre estranho isolado fica bom com os instrumentos e vice-versa....depois irei ouvir novamente com os meu fones...XD

O curioso é que nesta música eu não usei uma simulação de baixo, e sim de violão 2 oitavas abaixo. ô.o

:o
Sinistro a parada hein...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Out Run!!!

Não tô lembrado deste, mas fica o UP ae.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Pô, Out Run é um clássico da Sega! Pena que a maioria tinha SNES, eu na época optei pelo Mega Drive, então eu não conheço as músicas do F-Zero ou do Super Mario World, mas conheço as do Sonic e do Out Run. Olhando bem, pena também que eu não tinha dinheiro para comprar muitos jogos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais uma versão para uma música do Sonic, mais brincadeiras com a Roland GR-55 e uma Gibson Les Paul