Pentatonicas Menores e Maiores....

    Autor Mensagem
    _Mr_Wylde_
    Veterano
    # jun/05


    OS desenhos são iguais para as duas.... entaum tipow a penta menor ocorre depois da tonica...... alguem pode me explicar melhor......

    e--------------------5-8(X)----------------------------
    B-----------------5-8----------------------------------
    G--------------5(x)-7----------------------------------
    D----------5-7-----------------------------------------
    A-------5-7--------------------------------------------
    E----5-8(x)--------------------------------------------



    Essa eh uma penta de C ou de Am sua relativa.. pois a tonica eh C...(X)?? Nem usei a busca....... c alguem puder esclarecer aew valew... e por exemplo c eu começar a tokar a escala a partir da tonica daew vou ter sua relativa menor??

    _Mr_Wylde_
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    puder esclarecer valews....
    c eu começar a tokar a partir da tonica vou obter a sua menor relativa??

    maniac123
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: maniac123
    · votar


    mesma coisa, mano

    lam777
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Isso depende da harmonia...
    + tipo olha aqui:
    VC pode comecar em vários desenhos diferentes não obrigatoriamente esse é soh ver as notas da escala e tocar... estou falando isso, pq as vezes esse desenho pode não te agradar mto....
    e vc pode querer ter mais liberdade no braco da guitarra... não ficano preso no eixo entende?

    _Mr_Wylde_
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    lam777
    os outros desenhos eu conheço mas valews... soh keria saber sobre menores e maiores.... mas ja flagrei q o shape eh o msm...

    Metallica-Kh202
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Bom galera eu sempre vi uns topicos sobre esse assunto mas sempre restava duvidas e questionamentos. Com o intuito de acabar com as duvidas vou ser direto e explicar como se forma uma escala pentatonica.


    Bom antes de estudar escalas é muito importante que se tenha um conhecimento sobre intervalos para se poder entender este assunto. O cifra club tem uma video aula sobre esse assunto o Phillipe Lobo da eessa aula.

    Bom as escalas pentatonicas maiores são formadas por 5 notas por isso o nome e para saber sua formação basta compara-la com a escala maior.
    A escala maior é formada da seguinte forma: C D E F G A B C
    A escala pentatonica maior é formada assim: C D E G A C
    Para forma ela deve se retirar da escala maior o quarto e o setimo grau que no caso de C são o F e o B.


    Para se formar a pentatonica menor basta excluir o segundo e o sexto grau da escala maior e diminuir meio tom no terceiro e no setimo grau

    Escala maior: C D E F G A B
    pentatonica menor: C Eb F G Bb C


    E na forma de intervalos pode se por da seguinte forma as escalas:

    Escala maior: T 2 3 4j 5j 6 7
    Escala pentatonica maior: T 2 3 5j 6

    Escala maior: T 2 3 4j 5j 6 7
    Escala pentatonica menor: T 3m 4j 5j 7m


    Valeu espero ter ajudado caso tenhm alguma duvi perguntem e caso tenham alguma correção por favor me informem quero aprender ao maximo tambem. Valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pentatonicas Menores e Maiores....