Guitarra para Iniciantes - Custo X Benefício: qual comprar?!

Autor Mensagem
TerradoSol
Veterano
# fev/12


[Bem pessoal, sou novo no Fórum, mas andei observando que os tópicos não tratam de maneira concentrada sobre esse assunto. Muitos tratam apenas de 'indicações de Guitarras' de forma generalizada, porém, a meninada entra lá, e quase sempre só se fala em Guitarras realmente Top's, que fogem ao alcance daqueles que estão iniciando nesse universo musical e procuram aquilo que caiba no bolso e que tenha uma qualidade bacana também para ajudá-lo a tirar os primeiros riffs, harmônicos e bend's.]
____________________________________________________________



Como Gastar Pouco e ter uma Guitarra Bacana – Custo x Benefício?


E aí, meus Brothers! Tudo na Paz?! Então, o lance é o seguinte, procura uma Guitarra na faixa de R$ 500,00 e que seja "bacaninha", "regular", certo?! Lembrando que: nessa faixa de preço, o quesito "qualidade" fica bastante comprometido. Mas com um pouco de criatividade, a gente consegue algo bacana, que te traga um "custo x benefício" legal! É preciso dizer que, quando eu fizer uso da palavra "boa" entenda que estou falando nessa linha de preço: até R$ 500,00. As guitarras que citarei abaixo são guitarras que você vai conseguir tirar um som bacana sem ter que gastar muito, e ainda vai ter um 'stilo' legal. Quando se fala, em custo/benefícios nessa faixa de preço as mais 'honestas', digamos assim, são as modelo "stratos", por serem mais versáteis, seguindo esse escalonamento, na minha humilde opinião: 1) Squier (fender2ªlinha). 2) Shelter. 3) Memphis (Tagima2ªlinha). 4) Condor. Se subirmos os preços, entram outras marcas mais Top's, e certamente quase todas essas aí, acabam saindo da lista.
As indicações abaixo – todas elas, conforme a classificação, caso eu estivesse começando a tocar(tipo 06meses de guitarra a 01ano), com boa noção, e estivesse com apenas R$ 500,00 no bolso pra gastar numa Guitar, eu compraria algumas delas, com certeza. Faria uma boa regulagem, e com uns bons meses de uso, conforme fosse avançando em técnicas, faria um UPGRADE com uns bons cap's, porém, sem gastar muito também. Tipo: Vale a pena colocar um "Dimarzio Paf Pro ou Tone Zone", numa Shelter? Creio que não, pois, você gastaria mais nos cap's do que na Guitarra, e por mais que ela estivesse turbinada com esses cap's, dentre outros de outras marcas de 1ª linha, e mesmo que você tivesse gasto quase R$ 900,00 só de cap's, ninguém te daria mais que R$ 600,00 numa eventual venda/troca. Porque? Porque ela continuaria sendo uma "Shelter". Tipo, todo mundo vê, acha bacana, elogia que ficou legal o "UP", você sente a mudança e sabe que ela ficou bem melhor que muita Guitar de R$ 1.000,00, mas ninguém compraria por mais que R$ 600,00.
Pergunta: Como você então faria para dar um 'UpGrade', numa "stratinha" dessas:
Simples, investiria em cap's de menos 'renome' e 'tradição' em relação as chamadas marcas de 1ª linha, mas com uma qualidade também muito boa e similar à daquelas, com exclusão do 'status', e certamente você não se preocupa com isso! Mas muito bons mesmo, como os Cabrera e os Malagoli, Sergio Rosar, etc. Não sei se sabe, mas os 'Malagoli', por exemplo, compram os seus materiais (matéria prima) dos mesmos fornecedores da Seymour e Fender e são enrolados à mão, assim como os 'Cabrera'! Salientando que meu estilo é basicamente "Rock, Hard Rock, Progressivo, Blues Rock" e curto guitarristas como Paul Gilbert, Frank Solari, Steve Morse, Edu Ardanuy, Juninho Afram, Satriani e SRV, vou exemplificar Um Set de Cap's bacana que eu colocaria numa dessas aí, e tocaria bacana algo do gênero:

1) Braço/Neck (01 Humbucker da Malagoli-Sound "PAF PLUS": R$ 144,00 ou o jogo Ponte/Braço por R$ 288,00): equivalente aos PAF PRO Dimarzio. Muito Versátil, ou seja, te dá a possibilidade de vários estilos. Ou um jogo de Hambucker's Braço e Ponte (RL Legacy – Malagoli-Sound), nesse caso, o da ponte soa bem PAF também, gordo, só que com mais graves, mas sem deixar o som embolar, com muita precisão e peso, porém, limpo! Já o da ponte mais agressivo com mais agudos, graves e médios, possibilitando peso e bons harmônicos... Pra quem curte um "Hard" então...) Cada um ficaria por R$ 144,00 à vista, ou seja, R$ 288,00 os dois juntos(Ponte e Braço!). Sei que à prazo aumenta pra uns R$ 160,00 por aí!
Veja link: http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1547-captador_new_rl__ legacy__braco


2) Meio (01 Single da Malagoli-Sound "Custon Dallas": R$ 108,00 ou uns R$ 130,00 à vista) Um som bem gordo/encorpado, porém, sem perder o brilho e com um "estalado" de arrasar, te dando a impressão de estar tocando num verdadeiro "Texas Special" da Fender, brincando de Steve Ray Vaughan. (sua "stratinha" iria ferver!)

3) Ponte/Bridge (01 Humbucker da Malagoli "Intruder Pro" Modelo Lâminas Duplas: R$ 104,00 à vista ou uns R$ 130,00 prazo - equivalente ao "X2N Dimarzio", porém, por menos da metade deste último, ou os citados no item 01 acima. Tem ainda os "Rock Pro" Cabrera que tem uma proposta parecida com as dos 'Seymour Duncan – JB' com um precinho bem mais em conta.


notas: Outras opções se acha fácil na linha dos 'cabrera, lembrando, porém, que o preço é um pouco mais alto que os malagoli. Quase o dobro. Um Cabrera 'Rock Pro' ou um "V8", estão na faixa de uns R$ 190,00 a R$ 220,00, dependendo do lugar. Tem ainda o 'Blues Screamin' que também seria um bom single Cabrera, de muito brilho e quente! Ou o "Alnico Pro Blues SBP" com a proposta de ser um pouco mais gordo/encorpado na linha do blues mais 'vintage'. E ainda indico o "Cabrera TANK" para posição da ponte, ele vai soar bem grave tipo o "Tone Zone/Dimarzio", sem deixar embolar, para ter uma noção, se lembre do som do Paul Gilbert, aquele típico som dos riff's dele, bem encorpado(tone zone/dimarzio), e nos bend's não grita feito um gato apanhando, mas nervoso/cheio, sendo ainda que ele usou muito o 'super distortion' também. Desses dois, o super distortion é melhor pra harmônicos, mais equilibrado e mais ardido, sem perder o 'corpo', perfeito nos bend's. Tem ainda os Pickups da 'Sérgio Rosar' – muito bacana também e são bem mais baratos que os citados antes. O leque é amplo e por um bom preço, lembrando ainda que os nacionais e vizinhos estão cada vez melhores e competitivos.

nota: Com tudo isso, precisamos entender o seguinte: Guitarra/Timbre é o conjunto de tudo, principalmente o que vem do 'Amp', por isso, é melhor ter uma "Guitar' mais ou menos", e um 'Amp' bacana, do que ter uma 'Guitar tonada' ligada na caixinha do PC, sacas?
Vamos lá então a algumas dicas. Aqueles que tiverem outras dicas e quiserem ajudar, vão postando abaixo com um breve 'review' e se possível o link onde seja possível visualizar a Guitar'. Seguem as minhas sugestões:

__Shelter califórnia standart: R$ 339,00: INDICAÇÃO nº 02 no somatório, e indicadíssima pra aqueles que estão no primeiro ano de guitarra.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223954580-guitarra-shelter-cali fornia-standard-scalstdb4-nsss-_JM

__condor RX 30 stratocaster: R$ 579,00: INDICAÇÃO 01 no somatório, e indicadíssima pra aqueles que estão no primeiro ano de guitarra.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217339637-guitarra-condor-rx-30 -modelo-stratocaster-_JM
loja: http://stepmusic.com.br/shop/guitarra-condor-rx-30.html

__Telecaster T. Jonhson - ASH: R$ 410,00: INDICAÇÃO 05 da nossa lista.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221756725-guitarra-eletrica-t-j ohnson-mod-telecaster-ash-_JM

__Memphis MG 230 by Tagima: R$ 349,00: INDICAÇÃO 03 qualidade, porém, em 'custo x benefício' talvez a n° 01.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-218363579-guitarra-memphis-mg-2 30-by-tagima-mg230-_JM

__Memphis MG 130 c/ Floyd Rose by Tagima: R$ 445,00 INDICAÇÃO 03 qualidade, porém, em custo benefício a nº 02, mas não a mais indicada pra quem tá nos 06 primeiros meses de guitarra (motivo: alto risco de destruição da ponte em processo de aceleração por mal uso).
Por questão de gosto, eu escolheria na cor/cód "Sunburst" ou "Preta Transparente", caso escolhesse esta.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223384234-guitarra-tagima-memph is-floyd-rose-mg130-nf-garantia-pg-18x-_JM

nota: Sim, a ponte não é nenhuma Gotoh, ou seja, é uma ponte simples, material inferior, desafina sim, caso o uso da alavanca seja 'brusco' e frequente, mas umas alavancadas leves, ela suporta por um bom tempo, mas a madeira até que é legal, apesar dos Cap's serem ruinzinhos. Mas também, uma Guitar com ponte flutuante – Floyd – por apenas R$ 400,00, não pode fazer milagre também. (risos). Porém, é o tipo de Guitarra que você gasta esse valor nela, e se estiver conservadinha, na hora de vender você acha quase o mesmo preço, ela tem uma aparência que tenta qualquer um a dar R$ 395,99 ou até mais por ela, mesmo usada, principalmente os guitarristas iniciantes, que se impressionam muito com a estética.
_______________________
__ SE QUISER UM POUQUINHO MAIS DE 'UPGRADE', e COM UM PRECINHO TAMBÉM COM UM POUQUINHO MAIS DE 'UPGRADE'(risos) MAS AINDA NA LINHA AINDA INTERMEDIÁRIA, TEM ESSA OPÇÃO QUE ACHEI BEM EM CONTA – não é que é barato, mas levando em conta as características e qualidade. Ou seja: custo x benefício, tem essa abaixo, que é uma 2ª linha das tradicionais "Fender". É tipo a "Memphis" em relação à Tagima, fazendo uma linha mais acessível aos músicos. De qualquer forma, acho que talvez compense mais tu pegar uma na faixa de no máximo R$ 500,00 e depois fazer um UPGRADE de Cap's nela. Deixa as mais caras pro futuro! Com criatividade tu pode gastar 'pouco' e ter algo com a 'sua cara', do teu jeito(personalizada) e fazer um som bacana! Mas a título de conhecimento, dá uma conferida:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221545046-squier-black-chrome-f at-strat-alavanca-humbucker--_JM

Outra opção é você dar uma olhada no Site do 'Grupo Muraro' na net, eles constroem várias Guitar' usando maple, basswood, cedro, etc., e os preços são muito em conta mesmo. Fazem cópias de Guitar famosas também, principalmente ibanez (não com a mesma qualidade, claro, mas muito boas pelo preço). As Guitar' que tem defeitos de Pintura, acabamento, ferrugens nas ferragens (discretas, é claro, e nada estrutural) eles vendem bem mais barato ainda! Lá vocês vão encontrar muitas Guitar' por R$ 400,00 ou R$ 500,00 pilas também e ainda uns pedalzinhos da groovin de R$ 90,00 a R$ 100,00 que pra quem não tá com grana e tá começando já tá bom demais (compra 01 Overdrive + 01 Delay analógico = pronto pra começar a treinar). Cara pra iniciar vale tudo, desde que você queira realmente. É com o eu digo: "Não leve o bend onde a sua palheta não alcança!"Vá devagar com equipamentos, afinal, que adianta você gastar um dinheirão numa Guitar' e numa trenheira danada pra ficar fazendo 'power chords' na terceira casa? Um degrau de cada vez, e a evolução vai pedindo o upgrade progressivamente.

Atte.

M.Fhelyp.

Bons Treinos.'

pepomello
Veterano
# fev/12 · Editado por: pepomello
· votar


Já tem um 15 tópicos com o assunto.

Closed topic

TerradoSol
Veterano
# fev/12
· votar


respeito sua opinião, mas com certeza não com tanta informação útil concentrada. e remissão a link's importantes.

Mas Valeu.'

victorleon
Veterano
# fev/12
· votar


TerradoSol

1º Boa Iniciativa

2º Como nosso sutil amiguinho pepomello disse, já tem uma par de tópicos assim

3º Só porque um novato noob recomendou uma Gibson para um cara com 500 reais pra gastar, não quer dizer que tods sejam assim :3

4º O nosso querido pótico de duvidas para quem quer comprar guitarra também ajuda nisso, e tem várias pessoas (como eu =)) lá dispostas a ajudar as pessoas que precisam de ajuda

5} Post antes do close \,,/ O \,,/

TerradoSol
Veterano
# fev/12
· votar


só deletar Sr. moderador.

valeu.

murilo97
Veterano
# fev/12
· votar


só deletar Sr. moderador.

valeu.

ki mané deletar oq!!!! deve ter bastante coisa legal no texto.
Talvez só copiar no topico oficial de quem quer comprar uma guita e precisa de ajuda.

thefuga
Veterano
# fev/12
· votar


TerradoSol
só deletar Sr. moderador.

Não dá bola para oque dois pré-adolescentes dizem não...

Parabéns pela iniciativa!
Mesmo que tenham tópicos falando sobre isso, são opiniões diferentes e em um contexto diferente. Então não é repetição... Se fosse por isso, todos os tópicos de review repetidos deveriam ser trancados também...

Abraços!

TerradoSol
Veterano
# fev/12
· votar


Então, eu imaginei mesmo isso: certamente pré-adolescentes. Mas tudo bem, na 'net' isso é inevitável. Talvez quando pegarem um pouquinho de estrada, aprendam a respeitar mais opiniões e a conviver com outros músicos.

- Voltando ao assunto. Atualmente, estou 'tonando' uma 'Tagima Modelo Edu', lembrando que tanto a E1 e a E2 são as mesmas madeiras de produção, mudam só os Cap's e as ferragens.

- Essa Guitar' tem um escalopado perfeito e o Cedro dá um timbre único, cara, versatilidade total. Madeira excelente. Na minha estou colocando: Um Set' Dimarzio Paf Pro(Neck) e Super Distortion(Bridge), no meio vai um single Screamin Blues (Cabrera) que tem mesma proposta do Texas Special Fender - tendendo pra um vertente bem SRV.

- As ferragens (ponte, tarrachas, parafusos, etc) foram substituídos por 'Gotoh' cosmo black).

- O escudo branco perolado foi substituído por um Black.
- A mão da Guitar' pintada de Black, tirando a signature do Edu, e apondo a minha.
- No corpo vai uma arte que eu mesmo criei, trata-se de versículos apocalípticos e proverbicos num estilo letra de jornal em 'espanhol e ingles'.
- Os Knobs foram trocados.
- Bom, muita coisa: na verdade eu me apaixonei pela construção dela(madeiras, matéria prima e tal) e por isso quis aproveitá-la para transformá-la na minha Oficial. Uma marca.
- Basicamente, uso uma Pod HD 500 Line 06 (pela versatilidade e qualidade nas simulações e distorções - fora a praticidade que nem conta né: incrível) e um Laney LV 300, Twin, falantes 02x12 Celestion (som incrível). Vale à pena microfonar pra extrair o timbre.

Atte.

victorleon
Veterano
# fev/12 · Editado por: victorleon
· votar


thefuga

Cara, eu disse a minha opinião, não disse que era pra deletar o tópico, falei que se a pessoa alvo tivesse um pouquinho de paciência e usasse a busca, conseguiria a mesma informação, e também é algo que eu por exemplo, explico direto para quem precisa no tópico oficial ou nos tópicos que eles criam

Não dá bola para oque dois pré-adolescentes dizem não...

E para mim, dizer que a nossa opinião vale menos que a sua porque somos "pré-adolescentes" de 15 anos, é preconceito.

TerradoSol

Como eu já disse, Boa Iniciativa, eu ainda acho que se a pessoa procurasse mais a fundo, acharia muita coisa legal aqui no fórum, assim como muita gente bem disposta a ajudar, com várias opiniões diferentes com argumentos diferentes para que essa pessoa se aprofunde melhor no assunto do equipo e defina melhor o que quer.

Apesar do texto ter somente suas opiniões (e eu admito que não concordo com algumas delas, pah) não posso esperar que todos os novatos vão usar a busca e perguntar ao pessoal que entende para sanar todas as dúvidas, e por isso, a informação reunida aqui quebra um tremendo galho, pah

EDIT: Agora que vi os outros posts, aquilo do preconceito vale pra você também TerradoSol

E em nenhum momento desrespeitei as opiniões e ninguém nesse fórum, somente não concordei, e quando o fiz, disse o porque
Abç

TerradoSol
Veterano
# fev/12
· votar


VictorLeon

É isso aí, brother, tá começando bater o bom senso.
Cara, tu é muito novo de estrada ainda, vai aprender que nesse ramo mais se ouve do que se fala, e muitas vezes é melhor calar do que ofender um colega de estrada, porque amanhã pode ser você dividindo o palco com ele.
Já ouviu falar da 'Lei da Palheta'? (risos). é tipo a 'lei da bola'. rs. dizem que a bola vinga (hehe).

Lembro de um guitarrista que tinha aqui, que vivia tentanto me 'enterrar' pelas costas, falando mal mesmo sem conhecer o tempo todo. Sabe pessoas que te odeiam sem um motivo aparente? Um dia a fonte dele queimou em cima do trio já na hora de tocar? advinha quem também estava lá? advinha quem também tinha uma fonte totalmente adequada p/ a situação? e por último: adivinha quem o deu a mão? isso mesmo: eu.
Hoje somos super amigos. (risos).

Valeu.

ViniciusB
Veterano
# fev/12
· votar


TerradoSol
Achei muito interessante o texto e acredito que você esteja fornecendo boas informações. Como sugestão sugeriria também um ampli da meteoro com um bom drive e reverb que eu experimentei:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224979894-amplificador-guitarra -meteoro-reverb-nitrous-drive-15-ndr-_JM

Ficou muito versátil com a memphis MG 22
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221921358-guitarra-memphis-pret a-22-trastes-3-captadores-mg22-tagima-_JM
O jovem que me pediu a ajuda na hora da compra está começando agora nos estudos e, acredito eu, ficou um ÓTIMO custo-benefício a guita com o nitrous drive, pois ele tem um drive agradável e um reverb excelente, ou seja, dá pra cleans e drives legais e ainda tem um belo reverb pra "molhar" nos solos. Putz, tirei muitos timbres legais na loja, fiquei boquiaberto.... e olha que eu tenho equipo pessoal de primeira...
Grande Abraço.
Deus te abençoe. Não ligue pros pré-adolescentes.

TerradoSol
Veterano
# fev/12
· votar


ViniciusB

então cara, muito bacana essa tua dica, afinal, nada adianta se falar na Guitar se não tiver um resposta legal de um Amp. E na mesma linha de um custo incrível pra quem tá começando e não pode gastar muito.

- Quanto ao VictorLeon: cara, tenho certeza que você já se arrependeu do post inicial. De todo modo, posta alguma coisa aí que ajude a galera que tá iniciando, nessa faixa de preço que estamos trabalhando aqui, pois, é mais ou menos, o que a galera 'caloura' pode pagar de início. Porque num começa com o seu Set'?

Abraço.

Andreziculaxxx
Veterano
# fev/12
· votar


TerradoSol
Parabéns pela iniciativa cara.
Realmente essas informações já apareceram em outros tópicos, mas não organizadas e reunidas dessa forma.
É quase um tratado do novato.

Quanto aos carinhas encrenqueiros votem negativo e nunca mais respondam um post ou tópico deles. É um boicote que faz criança chorar!

TerradoSol
Veterano
# fev/12
· votar


Andreziculaxxx


Então, cara. A intenção foi realmente essa, que esse tópico não fosse mais uma indagação: "que guitarra comprar?", mas que de cara quando o interessado no assunto abrisse o tópico já recebesse uma 'porrada de informações' na primeira página, que em outros tópicos ele teria que ficar perguntando e esperar alguém responder em outro momento. Por isso reuni aqui algumas informações e experiências, no intuito de ajudar essencialmente os 'iniciantes mesmo', pois, são esses os mais perdidos, muitas vezes não sabem nem onde procurar, tipo cego em tiroteio. Entram num fórum e tão falando de 'mesa buggie', ponte piezo, alnico, cerâmico, SG, Fly V, e o cara fica viajando em tudo isso, sem ter a mínima idéia do que se trata e sem conseguir achar a informação que procura.

Obrigado e Grande Abraço.

MauricioBahia
Moderador
# fev/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


TerradoSol: [OFICIAL]

Cara, pra ser oficial é preciso 100% de apoio... Senão o "Oficial" será limado do título! (numa boa) Ainda não li o tópico e, provavelmente, os moderadores idem. Vamos ver! ;)

Porém, muito obrigado pela iniciativa!

Abs

thefuga
Veterano
# fev/12 · Editado por: thefuga
· votar


victorleon
Cara, eu disse a minha opinião, não disse que era pra deletar o tópico, falei que se a pessoa alvo tivesse um pouquinho de paciência e usasse a busca, conseguiria a mesma informação, e também é algo que eu por exemplo, explico direto para quem precisa no tópico oficial ou nos tópicos que eles criam

Não dá bola para oque dois pré-adolescentes dizem não...

E para mim, dizer que a nossa opinião vale menos que a sua porque somos "pré-adolescentes" de 15 anos, é preconceito.


Bom, você ter 15 anos não faz com que sua opinião seja descartável. Oque faz a sua opinião ser descartável é essa frase:
5} Post antes do close \,,/ O \,,/
E essa frase provavelmente só seria proferida por alguém de 15 anos ou com maturidade parecida. O fato de você falar que já tem outros tópicos parecidos também é desnecessário. Você sabe (ou deveria saber) que em guitarras oque é bom para um pode não ser para outro. Logo nenhum tópico de recomendações ou dicas será igual ao outro. O amigo TerradoSol tem opiniões e sugestões diferentes de outras pessoas. O tópico dele apenas engrandece a busca e talvez ajude uma pessoa que gostou de uma Memphis mas não quer comprar porque alguns dizem que não presta.
Dito isso, por favor me diga onde está a necessidade de dizer que o tópico será fechado e de menosprezar (em alguns momentos é oque dá a entender) o tópico dele. Após isso, eu posso mudar minha frase e não mais direi para ele não dar bola para pré-adolescentes. Mas pelo que você falou até então, continuo dizendo a mesma coisa.
E outra coisa... se tu acha que o tópico é desnecessário ou não gostou dele, é só sair fora. O trabalho de fechar o tópico é da moderação, que o fará caso julgue necessário. E se você quiser ajudar a moderação, tem o botãozinho de denúncia.
Esse negócio de "ultimo post antes de fechar" é coisa de adolescente mesmo. Se quiser faz uma pesquisa aí...
Agora, como eu disse, se for fechar esse tópico porque existem outros parecidos, todos os tópicos com reviews do mesmo produto deveriam ser fechados também. Mas eles não são, porque eu posso achar determinado produto bom e o Fulano achar ruim. Eu posso falar coisas que o Fulano não falou. Etc...

Eu já cansei de ver esse tipo de comentário (como os dois que falei) em tudo quanto é forum e sempre é de um adolescente. Parece inveja...

Enfim, o tópico é bom e reune informações. E sendo um tópico individual é muito mais fácil de se achar do que dentro de um tópico com dezenas de páginas.

D.V.
Veterano
# fev/12
· votar


Ta tarde pra eu ler isso tudo porque já vou dormir. Só postando pra marcar o tópico que amanhã com certeza lerei.

victorleon
Veterano
# fev/12
· votar


thefuga

Se você ler o meu segundo post verá que eu concertei o que eu disse ;)

E esse post antes do close é mania do OT, foi mal =S

TerradoSol

Então cara, eu falei aquilo porque para mim não será o mais util dos tópicos, e porque se os novatos tivessem um pouco de boa vontade, em 10 minutos poderiam achar muita coisa sobre diversas guitarras, amps e tudo o mais, com opiniões diferentes.

Mas é claro que nem metade dos novatos irá fazer isso, foi nisso que eu errei falando de fechar o tópico, pra mim não será util, mas acho que poderá ajudar bastante os novatos.

Agora, dicas de Equipo? Ta falando com a pessoa certa hehe, brincadeira =)

Eu tenho (e recomendo) a Shelter Nashville e o amp Roland Cube 20xl.

É uma boa combinação, a guitarra, por ter dois Humbuckers, é mais puxada para um som mais pesado, mas o amp por ter vários efeitos, um clean legal e tudo o mais, deixa o conjunto bem versátil. O maior defeito da guitarra é que os caps são bem genéricos, se você pretende ficar com ela por bastante tempo, talvez valha a pena trocar.

O amp é muito bom, porém tem pouca potência e o falante dele, de 8, não segura muito bem as distorções mais pesadas. Mas pra quem toca só em casa, da pra tocar de tudo com ele :)

Abç

pepomello
Veterano
# fev/12 · Editado por: pepomello
· votar


thefuga

Não dá bola para oque dois pré-adolescentes dizem não...

TerradoSol

Então, eu imaginei mesmo isso: certamente pré-adolescentes. Mas tudo bem, na 'net' isso é inevitável. Talvez quando pegarem um pouquinho de estrada, aprendam a respeitar mais opiniões e a conviver com outros músicos.

Valeu aí adultos ! Começaram a ganhar seus 500 pilas mensais e já tão na arrogancia...

Julgar a opinião de uma pessoa pela idade é coisa de velho careta hein !

juninholiveira
Veterano
# fev/12
· votar


Pq em vez de reclamar do tópico, que tal tranformarmos isso em algo útil?

um tópico cheio de links e sugestões de aparelhos para iniciantes.

E detalhe, não coloque link no texto, daki algumas semanas esses anúncios acabam aí o seu texto fica sem nenhum link funcionando, tudo off.

Metallover1000
Veterano
# fev/12
· votar


meu colega tem uma shelter california peguei lea umas vezes emprestado
ela eh boa msm

thefuga
Veterano
# fev/12 · Editado por: thefuga
· votar


pepomello
Valeu aí adultos ! Começaram a ganhar seus 500 pilas mensais e já tão na arrogancia...
Eu já ganhava meus "500 pilas mensais" quando tinha sua idade.
Ao invés de entrar nos fóruns para sacanear o pessoal que quer ajudar, eu trabalhava e me divertia com os amigos. Fica a dica ;)

Julgar a opinião de uma pessoa pela idade é coisa de velho careta hein !
Eu não julguei a opinião pela idade (falei a mesma coisa para o outro). Mas sim por você vir falar "já tem 15 tópicos parecidos" e "closed tópic" sem mais nem menos. Não fez nenhuma crítica construtiva nem nada. Isso é coisa de... de adolescente.
Se acha que estou errado, prove o contrário e fale algo útil - ou simplesmente nada.

Penta_Blues
Moderador
# fev/12 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

TerradoSol
Tb acho que seu texto poderia enriquecer as páginas do tópico já específico para dicas sobre compra de guitarra.
Se vc teve paciência ao ler aquele tópico, percebeu já na primeira página que a intenção não é indicar um modelo especificamente, mas dar informações sobre o que avaliar numa guitarra que se pretenda comprar, inclusive o tal Custo x Benefício...
Por enquanto vamos deixar rolar o tópico porque as opiniões são um pouco diferentes sobre o tema, mas se for unânime a opinião de que isso já é tratado em outro tópico, sugiro que continue o assunto por lá e fechamos este, ok?

Valeu!!!

Cesinha Realeza
Veterano
# fev/12
· votar


Squier standart, Ibanez GRG, Cort, epiphone RG está bem baratinha e ESP.

Não adianta vc ficar lendo agora sobre braço disso, captador daquilo, escala niso. Você mesmo falou que é iniciante, por isso vai demorar uns aninhos pra começar a entender bem desses detalhes e até lá, já terá grana pra comprar uma guita mais fodelona. hehe.

Enfim cara, faz o feijão com arroz pra não ficar pesado demais pro seu bolso ou leve demais para seus ouvidos. As guitarras q citei são boas, não muito baratas, mas vão te satisfazer por algum tempo.

E não se esqueça, as vendas estão aquecidas, por isso a concorrência é grande. Pesquise bastante em diversas lojas para fazer o melhor negócio. E não compre de quem não é confiável, por favor.

Abraço!!!!!

Cesinha Realeza
Veterano
# fev/12
· votar


CORREÇÃO: Epiphone SG. hehe. Misturei com as Ibanez, foi mal

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


Penta_Blues
pois então; a informação desse tópico é muito útil..

acho que o melhor aproveitamento aqui seria agregá-lo ao tópico oficial de ajuda pra comprar guitarra.

Assim não ficaria com mais um tópico sobre um assunto repetido e manteria essa informação útil nos registros do FCC...

TerradoSol
parabéns pelo texto; embora seja sobre um assunto muito repetido por aqui, traz uma abordagem diferente....

valeu!

thefuga
Veterano
# fev/12
· votar


Penta_Blues
strinbergshredder
Esse negócio de juntar tudo num tópico fixo só serve se for tudo na primeira página. Senão só atrapalha. É muito melhor para pesquisar se tiver os tópicos individualmente do que dentro de outro tópico. Não se tem índice nos tópicos fixos. Aí tem lá dezenas de páginas e o cara precisa pesquisar tudo. E se for usar a busca também é pior porque vão aparecer um monte de resultados dentro do mesmo tópico.
Não sei porque acham ruim ter vários tópicos avulsos... Tem tanta coisa repetida que não é trancada. Não sei porque criar caso com isso...

Penta_Blues
Moderador
# fev/12
· votar


Boa noite!!!

thefuga
Não sei porque acham ruim ter vários tópicos avulsos...
Porque se vc acha ruim ter que procurar em dezenas de páginas, imagine aumentar seu trabalho procurando em dezenas de páginas em dezenas de tópicos...
Quanto ao fato da informação ser útil apenas na primeira página, discordo, pois quem se dispõem a pesquisar não pode ter preguiça lendo apenas a primeira, mas até pra isso podemos dar um jeito, já que existe a possibilidade de editar um post.

Tem tanta coisa repetida que não é trancada.
Se vc acha ou sabe de algum tópico assim, denuncie para que a Moderação possa avaliar.

Valeu!!!

thefuga
Veterano
# fev/12
· votar


Penta_Blues
Porque se vc acha ruim ter que procurar em dezenas de páginas, imagine aumentar seu trabalho procurando em dezenas de páginas em dezenas de tópicos...
Se forem vários tópicos de discussão, aí eu concordo. Precisa ter só um mesmo. Agora se for um tópico de dicas, onde as dicas do autor aparecem na primeira página e no primeiro post (como neste tópico), aí é outra história.

Quanto ao fato da informação ser útil apenas na primeira página, discordo, pois quem se dispõem a pesquisar não pode ter preguiça lendo apenas a primeira
O tópico oficial para quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda está com 245 páginas. Muita coisa ali dentro não é diretamente para iniciantes, tem muito "off-topic", etc... Particularmente eu acho que é uma leitura extensa demais para alguém que quer comprar sua primeira guitarra. Não é questão de ser preguiçoso, mas ter que ler 245 páginas atraz de um post (se o autor do tópico postar lá, vai ser oque vai acontecer daqui um tempo) que poderia ser lido no primeiro post de um outro tópico, eu acho que demais. E eu só acho isso porque não faz mal nenhum ter este tópico por aí. Se ele fosse atrapalhar, beleza. Mas não vai. Quem quiser ajuda para comprar a guitarra e quiser perguntar, vai no tópico fixo. Quem usar a busca vai achar esse e ler algumas dicas.

Se vc acha ou sabe de algum tópico assim, denuncie para que a Moderação possa avaliar.
Reviews do mesmo produto você consideraria em deletar/fechar o tópico ? Eu não denuncio porque eu acho que não há problema nenhum em reviews "repetidos", muito pelo contrário. Quanto mais opiniões e experiências, melhor é. Afinal de contas, cada caso é um caso. Fulano pode ter tido problemas que eu não tive. Eu posso ter gostado do produto e o fulano não. O Fulano pode falar de coisas do produto que eu não falei, e vice-versa. Porque aqui seria diferente ?
São as dicas e opiniões do TerradoSol, que são diferentes das de muita gente.

TerradoSol
Veterano
# fev/12
· votar


Penta_Blues
Bom, cara, eu não estou aqui pra brigar como é o caso de alguns poucos que desde o início já se manifestaram de forma 'retaliadora' ao conteúdo. Pra mim, sinceramente, o tópico ficar ativo ou ser deletado não vai mudar muita coisa. Penso que mudará, ao contrário, pra aqueles que são iniciantes e se encaixam nessa situação, que perderão de ter muitas informações em fácil acesso (primeira página do tópico). Pois, a maioria dos tópicos sobre isso não trazem sugestões fundamentadas, quase sempre opiniões vazias ou mesmo outras dúvidas ou ofensas. Mudará outra coisa também: 'a liberdade de criação de tópicos', penso que os tópicos a serem excluídos são aqueles que não tem nada a ver com música, tipo: "Madona usa dimarzio". 'Sandy tem coleções de guitarras', "Slash e Satriane tem o mesmo cabeleireiro em comum". Coisas que em nada acrescentam, mas que por não ter outro tópico do mesmo assunto, ficam por aí vagando esperando no aguardo de um quase previsível post de "poste antes de fechar!", colocado por quem tem isso como hobby. Respeito a opinião de todos, e caso deletem, tranquilo caras(e boa mesmo), sem ressentimentos.
Abraço aí.

Strinbergshredder
Pois é, cara, penso que o problema de pegar o 'post' do enunciado e colar ele dentro de outro tópico, vai ser a dificuldade de encontra-lo, pois, como o nosso amigo "Thefuga" disse, são milhares de página, e geralmente, o cara vai ler as duas primeiras e se não tiver algo interessante já pula pra última e vai embora sem encontrar aquilo que poderia tê-lo ajudado a não fazer nenhuma besteira com o seu dinheiro.

Juninholiveira
Valeu pela dica quanto aos link's de anúncio.

Pepomello
Cara, vamo parar com essas ofensas, amiguinho. Olha, cara esse negócio de ficar batendo boca não tem nada a ver com o tópico, cara. E eu nem sou velho e careta, cara(risos) nada a ver, tenho só 20 e poucos anos, sou músico, dei aulas de guitarra por um bom tempo, mas dei uma parada nas aulas, continuo na ativa, mas não dependo da música pra sobreviver(materialmente falando), hoje sou servidor da previdência social, ganho bem e tal: tô começando a bolar um 'home stúdio' bacaninha, coisa que vivendo da música no Brasil c/ o estilo que toco, dificilmente faria tão cedo. Por isso, cara eu não precisaria estar aqui se não fosse pela única e exclusiva intenção de ajudar aqueles que hoje passam por aquilo que já passei um dia: não vim criar caso com ninguém (de boa), tô aqui pra aprender e contribuir com todos.

Thefuga
Concordo plenamente com o que você disse. Mesmo que este tópico seja deletado, eu humildemente sugeriria que todo novo tópico tivesse uma espécie de 'review' na primeira página ou um texto fundamentado que esclarecesse o assunto, e que viesse apenas a ser complementado pelos post's seguintes dos usuários (exceto aqueles que já começam com uma dúvida, geralmente postado por quem quer 'receber' o conteúdo, ao contrário daqueles postados por quem quer 'passar' o conhecimento). Assim, na primeira página mesmo teríamos um relatório concentrado que já tiraria muitas dúvidas, evitando a procura entre 'trocentas' páginas por uma informaçãozinha básica, que muitas vezes não vem nos post's seguintes que quase sempre se restringem a ficar criando caso com aquele que fez o post inicial. (risos) Mas tudo bem. Isso evitaria também que perdessêmos horas e horas folheando tópicos em busca de uma informação que poderia encontrar na 1ª página, e assim, gastaria esse tempo otimizado treinando um pouco mais (risos).

Abraço, cara.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra para Iniciantes - Custo X Benefício: qual comprar?!