Autor |
Mensagem |
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12 · Editado por: Guilherme Nau
Ontem tava discutindo com o pessoal num tópico sobre o review de uma dolphin stratocaster. Que por sinal, foi muito bom feito.
Mas a minha dúvida é a seguinte. Todas as Dolphins stratocaster sunburst que vi até hoje tem o mesmo escudo. Isso é óbvio, mas, olhe essa minha:
Minha
Da internet
Notem que até a volta alí onde "deveria" ter o escudo é diferente
E ai?
Que modelo é esse? É novo? velho?
|
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12
· votar
Sei muito pouco sobre a minha guitarra
|
daniel_guitar Veterano |
# fev/12
· votar
Guilherme Nau Lembra essa giannini...
|
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12
· votar
daniel_guitar
Sim, ja me falaram isso.
Mas olha no outro lado. na parte esquerda do braço. Olha aquela pontinha.
A minha não tem aquilo, é arredondado.
|
daniel_guitar Veterano |
# fev/12
· votar
Guilherme Nau Saquei, realmente tem essa dolphin igual a sua mas não sei nada sobre o modelo...
|
buddy guy Veterano |
# fev/12
· votar
Guilherme Nau O segundo,é padrão Fender Strat.O primeiro,sei lá quem inventou !!!!
|
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12
· votar
daniel_guitar
Po é verdade. É igualzinha. Só muda o modelo
|
guizimm Veterano |
# fev/12
· votar
Guilherme Nau É igualzinha. Só muda o modelo ? pode ser que a sua é uma versão mais antiga, e as de agora sofreram mudanças e o modelo pode ser outro
|
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12
· votar
guizimm
Vou mandar um e-mail pra Dolphin pra eles mandarem um Luthier aqui pra Blumenau pra ver a minha guitarra
rs
Vou mandar perguntando que guitarra é essa. Não sei se irão responder. Mas não custa tentar.
|
Tevisdigo Veterano |
# fev/12
· votar
LOL, lá no tópico do review você postou esta foto, e como sou tão distraído fui perceber só agora hahahahaha bom, particularmente eu gostei, é bem estiloso, más é estranho, a Dolphin deve ter feito varias variações do mesmo modelo, pois a minha é bege, e se pesquisar você não encontra, só aquela bege sunburst, agora essa ai com escudo diferente
|
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12
· votar
Tevisdigo
Acho que ela fica estilosa só na sunburst mesmo
Olha essa aqui
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223384246-guitarra-dolphin-stra to-varias-cores-_JM
feia XD
|
Tevisdigo Veterano |
# fev/12
· votar
não sei, não cheguei a achar FEIA, más sim um diferencial estiloso, acredito que se o escudo fosse de outra cor, preta, madre perola, etc.. ficaria melhor
|
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12
· votar
Tevisdigo
O problema é achar um escudo assim rs
|
ALF is back Veterano
|
# fev/12
· votar
Guilherme Nau quem é novo ou velho eu nao sei...mas o seu escudo é legal...lembra as music mans...(pq falar q lembra giannini se podemos falar em music man? kkkk) a diferença é completamente estética man
|
daniel_guitar Veterano |
# fev/12
· votar
Guilherme Nau escudo semelhante a forma dos da music man
|
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12
· votar
ALF is back
Seila cara.
Eu acho até legal. Mas eu estranho muito.
To querendo colocar um tortoise nela. Acho um contraste muito foda.
Parecer a Fender John Mayer haha. Quem não pode sonha.
Mas o problema mesmo, é achar um escudo tortoise com o formato certinho. Acho que nem tem
|
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12
· votar
daniel_guitar
oO
Não conhecia esses escudos. Tem pra strato também? :)
|
thefuga Veterano |
# fev/12 · Editado por: thefuga
· votar
Guilherme Nau Que modelo é esse? É novo? velho?
Nenhum dos dois. Eu já vi os dois em épocas diferentes e ambas recebem o mesmo modelo. Não acredito que tenha diferença alguma.
Porque isso, nem Deus deve saber rsrs. Mas eu vou chutar: Pode ser algum tipo de reaproveitamento de material, para haver o mínimo de disperdício possível. Os escudos deles provavelmente são cortados de uma chapa maior, e esta é quadrada ou retangular. Sempre tem sobra. Para não disperdiçar material, eles poderial aproveitar as sobras e fazer esse formato.
Maaaaaaas, acabei de ver neste anuncio um detalhe: A segunda foto tem o modelo sunburst com o escudo "padrão" de Stratocaster. Perceba que a parte clara do sunburst não tem aquela "textura" de madeira bem forçada - o qual inclusive falei em outro tópico que é de papel. Então eu chutaria ainda que esses modelos com o escudo "menor" são feitos com mais sobras também de madeira. Pois devem ter muitos pedaços no corpo e eles escondem assim (seria ainda mais barato do que com uma lâmina de madeira). Não acho que seja só coincidência os modelos sunburst com o escudo menor terem aquela textura de papel com tinta e verniz por cima. Estes devem ser feitos com "sobras" de madeira e acrílico.
Abraços!
Edit: O escudo dela ser em formato de "Music Man" eu acho legal. Sempre ressalto isso :) Não gosto do sunburst dela, pelo menos tem uma balaquinha diferente rsrs Mas em um modelo preto eu acho que deva ficar ainda mais bacana.
|
daniel_guitar Veterano |
# fev/12
· votar
Guilherme Nau Não conhecia esses escudos. Tem pra strato também? :)
rapaz eu acho que só procurando um luthier na sua região para fazer sob medida a music man é uma marca top e até onde eu saiba sem importador de peças para a marca no Brasil, achar uma já é difícil em lojas em muitas regiões acessorios para elas então... é bem diferente da fender por exemplo que vc acha escudos da marca em lojas....
|
kiki Moderador |
# fev/12
· votar
Guilherme Nau To querendo colocar um tortoise nela. Acho um contraste muito foda. Mas o problema mesmo, é achar um escudo tortoise com o formato certinho. Acho que nem tem
não deve ter, só encomendando. mas não sei se vale a pena gastar uma grana pra deixar mais bonitinho um instrumento "economico". eu pensei em trocar o escudo do meu baixo há uns anos, mas desisti. muito trampo pra pouca diferença. e diferença sonora, que é o mais importante, nenhuma.
talvez se voce comprar um escudo padrão de pra encaixar, só vai ter que fazer os furinhos do parafuso, o que não é nenhum transtorno. o problema é se voce quiser voltar atrás, aí já era. trocar por escudo maior dá, menor não dá, por que vai aparecer tudo os furinhos!
|
Junior AJNB Veterano |
# fev/12
· votar
Guilherme Nau
O escudo da Dolphin do meu primo é tambem assim, e a dele tambem é uma sunburst
A dele é antiga, deve ser de 2002, 2003, vai ver que naquela epoca eram assim
Tu comprou a tua quando?
|
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12
· votar
thefuga
Cara você tinha comentado que a madeira poderia ser reutilizada ou algo do gênero.
Mas depois de ver isso, eu peguei ela aqui, abri o tampo, peguei uma faca, cortei um pedacinho dentro do tampo das molas, no lado e vi:
Que tem um material semelhante a um plástico bem maleável.
Depois dele tem um papel meio grosso, tipo cartolina.
Depois disso tem uma madeira muuuito rígida, que nem com a faca eu consegui perfurar.
Tenho 2 certezas: Não é compensado, não é MDF.
É sólida mesmo.
Acho que é basswood mesmo. E se for, é lucro rs.
daniel_guitar
Eu não penso em algo grande saca? Penso em algo mais estético, nada caro. Claro, não é escudo que numa batida quebra.
kiki
Seila cara, o padrão qual que você diz? É tortoise? :)
Eu não invisto muito em qualidade pra guitarra ou coisas como pedais, cabos e tudo mais. Eu mesmo faço os cabos. Pedais mesmo eu só tenho 2.
O que eu realmente gosto de fazer custa muuuito mais caro pra manter do que uma guitarra.
Mas me fala mais sobre esses escudos padrões.
Junior AJNB
Eu ganhei ela em 2009 do meu pai. Foi comprada numa loja chamada Regimar, na beira rio de Blumenau.
|
Junior AJNB Veterano |
# fev/12 · Editado por: Junior AJNB
· votar
Guilherme Nau
Eu ganhei ela em 2009 do meu pai
Pelo o que eu vi ela então é outro modelo, igual a essa aqui, só que outra cor obviamente
http://www.izzomusical.com.br/dolphin/produto/guitarra-dgs-05-rosa-dol phin
|
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12
· votar
Junior AJNB
DGS-05
Sim eu tinha visto ela no site, até mandei um e-mail pros caras perguntando se era a mesma guitarra mas sunburst. Não responderam ainda.
Agora eu to nessa dúvida mortal ahuuaha
|
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12
· votar
Junior AJNB
Cara, não é.
To vendo as fotos aqui no google dos anúncios de compra.
http://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ix=sea&ie=UTF-8 &ion=1#sclient=psy-ab&hl=pt-BR&site=webhp&source=hp&q=DGS-05%20sunburs t&pbx=1&oq=&aq=&aqi=&aql=&gs_sm=&gs_upl=&fp=b8460f1733077a0a&ix=sea&io n=1&ix=sea&ion=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=b8460f1733077a0a&biw =1366&bih=667&ix=sea&ion=1
|
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12
· votar
To ficando loco com essa porra
|
Felippe Rosa Veterano |
# fev/12
· votar
Guilherme Nau É meio estranho, tem marcas por aí que mudam certos detalhes na guitarra e não falam sobre, minha CLP II por algum motivo não tinha a moldura da chave seletora dos capts, pesquisei sobre e todas as outras tinham... acho que foi azar meu...
|
thefuga Veterano |
# fev/12 · Editado por: thefuga
· votar
Guilherme Nau Depois disso tem uma madeira muuuito rígida, que nem com a faca eu consegui perfurar.
Faca é bom pra perfurar carne rsrs Pega um formão e um martelo que fica mais fácil. Mas tem um detalhe: Ela ainda tem o verniz antes de vir a madeira (mesmo dentro) e não é bem "plana". Isso dificulta se for raspar também.
Tenho 2 certezas: Não é compensado, não é MDF.
É que compensado é uma coisa e MDF é outra. Ela ter mais de um pedaço "verticalmente" falando não caracteriza nenhum dos dois. Ela pode ser feita em lâminas de basswood. Mas não é disso que eu me referi agora quando falei nos pedaços. Mesmo que na largura dela tenha apenas uma peça de Basswood, o corpo é feito de mais de um pedaço e isso é certeza. Por isso que eu digo que deve ser reaproveitamento. Caso contrário eles não precisariam meter um papel em cima para esconder. Ela deve ter varios pedaços de tudo quanto é jeito. Eu ainda vou tirar a tinta dela e quando o fizer posso postar fotos.
Acho que é basswood mesmo. E se for, é lucro rs.
Pode até ser basswood, mas não acho que isso seja lucro. Veja bem: Se ela tiver 10 pedaços de um basswood seiládeonde reaproveitado, seria lucro ? Seria lucro se fosse o mesmo basswood dessa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217195985-guitarra-ibanez-jem-5 05-c-nf-somos-loja-frete-gratis-_JM
Mas aí também, o lucro é o cara gostar do som. Se gostar do som, pode ser de compensado mesmo que tá valendo.
Sobre a mudança de escudo, pra colocar um escudo "padrão" de Stratocaster nela, ficaria sobrando um furinho em cima que o escudo não cobriria.
|
thefuga Veterano |
# fev/12
· votar
Junior AJNB Todas essas Dolphin são esse modelo DGS-05, independente do formato do escudo e da cor. Elas recebem todas esse nome e custam o mesmo preço também.
|
Guilherme Nau Veterano |
# fev/12
· votar
thefuga
Po cara. To confuso bagarai haha.
Eu quero reunir todas as informações necessárias pra poder fazer um review.
Até mesmo desse negócio do basswood.
Mas tem como eu ver se é lâmina de basswood só na hora de trocar o escudo?
E sobre o furinho do escudo, isso não é problema. Nada que um adesivo discreto não resolva :)
|