O que é isso na minha guitarra? o.O

    Autor Mensagem
    Pedroviski
    Veterano
    # jan/12


    Já é a segunda guitarra que tenho e acontece a mesma coisa com a primeira que tive... Quando abaixo as cordas, o bend que faço na mizinha, na casa 19 e na 22, sai falhado. Tocando apenas a nota o som soa normal, mas quando levanto a corda ele chega em 1 tom e falha, sai um som parecendo um guizo. Levei uma vez a guitarra pra regulagem, mas ela continuou a mesma coisa, e não souberam resolver.

    O que me intriga é que acontecia a mesma coisa na minha primeira guitarra, e também é apenas na mizinha e os bends na casa 19 e 22.

    Procurei na busca do fórum, mas não consegui achar algo semelhante.
    Se alguém souber o que seria e uma solução... Obrigado!!

    felipelfln
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pedroviski

    Talvez seus bends sejam meio falhos. É dificil nessa regiao mesmo, sai errado direto. Pra mim é mais fácil, tenho uma ibanez, 24 casas e tal. A 21 ainda é de boa

    Pedroviski
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Não acredito que seja problema nos meus bends, pois nas outras casas eles saem perfeitos.

    Eu tenho uma Ibanez tbm...

    O que isso interfere é que não posso baixar muito a ação das cordas -.-

    thefuga
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: thefuga
    · votar


    Pedroviski
    É "normal" acontecer isso se a corda estiver muito baixa, principalmente em stratocaster ou outras guitarras com a escala bem "redonda" e perto do final da escala. Pode ser fácil de resolver. Levanta o saddle da corda que tá tendo esse problema (marca como estava, pra se piorar poder voltar). Mexe nos dois parafusos do saddle (aperta pra abaixar e solta pra levantar) de forma que ambos fiquem firmes na ponte. Levanta um pouco, afina e testa. Se não der, faz mais. Naturalmente a "mizinha" é mais baixa que a Si e a Si é mais baixa que a G. Se tiver que deixar a mizinha muito alta para parar esse barulho, é provável que seja problema em outra coisa. Pode ser simples de resolver e pode não ser. Aí é melhor levar no luthier e conversar bem com ele sobre o problema.

    Abraços!

    Pedroviski
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    thefuga

    Eu fiz isso já, os bends só normalizam quando levanto a corda...

    O que acho curioso é que nunca vi aqui no fórum alguém comentando sobre um problema semelhante.

    No mais, obrigado pela ajuda!

    thefuga
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pedroviski
    Então está recebendo um comentário agora. É normal acontecer isso se a corda está muito baixa. Imagine que a escala não é plana. Se a corda "mizinha" estiver muito baixa, na hora do bend ela vai acertar um traste e vai fazer um barulho estranho ou ser "travada".
    Se estiver tudo Ok com o braço (tensor, nut, trastes, etc...), só pode ser isso. Existem várias formas de verificar essas coisas e elimina-las. No YouTube tu acha bastante coisa.

    Mas então, você fala que só normaliza quando "levanta a corda". Oque seria essa "levantada" ?

    Pedroviski
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    thefuga

    Quando eu levanto a ponte (mais do lado direito, principalmente), aí os bends na mizinha na casa 19 e 21 não saem falhados, normalizam.

    O que acho estranho é que, independente da altura das cordas, no momento do bend eu estou pressionando a corda contra o braço, e apenas quando a ponte está baixa que acontece do som sair falhado.

    thefuga
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pedroviski
    Que tipo de ponte é ?

    Pedroviski
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    thefuga

    É Floyd Rose.

    Vou ter que sair agora, mas amanhã retorno a mensagem.

    Valeu!

    pepomello
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Comigo acontece na casa nove também, é por causa da altura da corda...

    thefuga
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pedroviski
    É só na mizinha e isso chega a sair no amplificador e atrapalhar ?

    Doggy
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Isso é normal e ocorre devido ao raio da escala, que com os bends, faz a corda tocar nos trastes e faz a nota morrer.

    gabitereza
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    talvez vc que tá errando! pra acontecer com as 2 guitarras é muito estranho né!

    thefuga
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: thefuga
    · votar


    gabitereza
    Se as duas guitarras estiverem com a ação das cordas baixa não é estranho, muito pelo contrário. É normal acontecer isso se a ação das cordas estiver baixa.

    Soloman5000
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Será que nao esta precisando fazer uma retifica de trastes não galera?

    De Ros
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pedroviski

    É absolutamente normal, por causa do raio da escala e da ação baixa das cordas.

    Minha guitarra tem o braço "flat" para que, não importando a altura que eu deixe as cordas, isso nunca aconteça.

    Drinho
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    estranho isso acontecer com uma ibanez...

    se fosse uma fender ou coisa do tipo tudo bem mas a ibanez tem o radius quase plano...

    será que nao tá precisando de um nivelamento de traste?

    Pedroviski
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Pedroviski
    · votar


    thefuga

    O som sai falhado também no amplificador.

    De Ros

    O que quer dizer braço em flat? Já li esse termo, mas nunca vi uma definição.

    Então isso pode ser problema com os trastes mesmos? Será que se eu lixá-los (ou o luthier), esse problema não se resolveria?

    Spect
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pedroviski
    O que quer dizer braço em flat? Já li esse termo, mas nunca vi uma definição.

    Então isso pode ser problema com os trastes mesmos? Será que se eu lixá-los (ou o luthier), esse problema não se resolveria?


    Flat = plano

    Pode resolver se o luthier fizer o trabalho necessário, você não. Trastes são delicados, então se você não tiver experiência nisso é melhor não mexer.

    garoto_ca
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Comprei uma Gibson Standart e levei para fazer regulagem no mesmo dia.
    Continuou com alguns problemas desse tipo em algumas casas e cordas.
    Bom, levei depois para outro cara regular, mais caro claro. A guitarra ficou perfeita! Tome cuidado com quem mexe na sua guitarra! Mas com certeza e regulagem na ponte, altura das cordas e tensor....

    koister
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    pode ser que o traste estejazuado, toca o bend nessas casa q voce disse que falha, e tente observar onde a corda encosta
    a mina aconteceu o contrairo
    a ponta do trastta tava lenatada ( mto pouca) e só saia a nota 18 casa se eu desse um bende bem sutil pra tirar a corda do trates mal encaixado

    abraço
    se cuida \m/

    Pedroviski
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Acho que o problema está no nivelamento dos trastes mesmo...

    No mais, obrigado pelas respotas.

    thefuga
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pedroviski
    Esse problema não precisa ser normal não. Podia ser um braço daqueles fender antigos redondo pra caramba. Se a corda estiver bem alta não é pra acontecer isso. Acontece só se a ação das cordas estiver baixa - em escalas com raio de 12" (que provavelmente é a tua) tem que estar bem baixa pra acontecer isso.
    Se regular a ponte, só vai acontecer se esseas duas casas que tu refere o problema estiverem com os trastes desnivelados mesmo. Confere isso aí. Se tiver tudo ok, tu sabe que não é nos trastes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é isso na minha guitarra? o.O