chiado na guitarra captadores emg 81/85

Autor Mensagem
trovarim
Veterano
# jan/12


Tenho uma dean com emg 81/85 e acontece o seguinte:

Começou a apresentar um chiado insuportavel um tipo de "piiiiiiiiiiiiiii". Isso acontece somente quando uso os pedais da boss: power stack e o compressor/sustain, quanto mais sustain e level de distorção eu coloco pior fica.

Pensei q era cabo ou os pedais mas esse chiado não acontece com a minha ibanez.

Troquei a bateria 9v e as cordas d'ario por ghs e o problema diminui quase que zerou, mas depois voltou a acontecer

Problema com as cordas? com os captadores? ou o ampli que apresenta esse chiado por causa de uma "saida muito forte"(tenho um moog, amplificador meia boca)? ou problema com a parte elétrica - jack plate - ou sei lah mais o que.

Alguem já viu isso?

brendonmetal
Veterano
# jan/12
· votar


esse piiiiiiii não é microfonia não?
não sei mas é uma hipótese...

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


trovarim:

Como o brendonmetal disse pode ser microfonia, deixe o volume baixo e se afaste o mais possível do amplificador, e veja se o "piiii" continua....

trovarim
Veterano
# jan/12
· votar


Eu não fico muito perto do ampli mas voh veh hoje se pode ser alguma microfonia, também vou trocar a bateria 9v pois o som da guitarra começou a falhar (sofre cortes enquanto toco). Também não faz nem tres meses que troquei a bateria, e só toco nos finais de semana, é comum esse gasto excessivo?

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


trovarim:


Não, a bateria só é usada quando o plug esta conectado na guitarra, mas se for deixar a guitarra 5-6 dias parada é bom tirar a bateria (a menos que tenha que desmontar a guitarra pra tirar a bateria...).


Agora é sua vez de me ajudar!

Como é o clean dessa guitarra (ativa) comparado com a ibanez (passiva)

cayo_zw
Veterano
# jan/12
· votar


Cara, perguntei pra um amigo meu que entende bastante dessas coisas de som, ele deu ideia de voce ir tirando o treble do amplificador, se voce tirar tudo e ainda ´´apitar`` (piiiiiii), talvez possa ser os captadores,mas o que eu acho estranho é que também tenho EMG, mesmo eu usando bastante distorção nao faz o (piiii).
Agora um opinião minha, acho que é seu amplificador.


Abraços

ZV6661
Veterano
# jan/12
· votar


Amigo, isso acontecia comigo, pode ser seu cabo!

trovarim
Veterano
# jan/12
· votar


Fiz os testes, microfonia e cabos não eram, realmente quando eu diminuo o tremble, aumento o grave o chiado diminui. Acho que é o ampli mesmo, a uns meses atrás quando havia testado no ampli valvulado de um colega, não tinha ruido sequer. Esse final de semana ensaiei em um estudio que tinha um meteoro (não me lembro o modelo s100 ou algo do tipo, é um que tem dois alto falantes) e o chiado foi pior ainda.

Alex Guitar:
Sobre a diferença de clean entre a minha ibanez(dimarzio) e a dean(emg):
Percebi que a caracteristica do som vai muito da madeira e corpo da guitarra, mas com relação as caracteristicas especificas que notei nos captadores:
emg85: som rasgadaço, é bem seco e sujo. o emg81 no braço tem uma saida absurdamente alta e grave, retirando a tonalidade aguda, fica parecendo com o som de um violão: grave, macio e com profundidade.
clean dos dimarzio: som cristalino, quente e encorpado.

lpeko
Veterano
# jan/12
· votar


As vezes (na maioria das vezes) é a altura do captador, se tiver muito próximo das cordas apita mesmo, experimenta baixar um pouco.

trovarim
Veterano
# jan/12
· votar


Finalmente descobri o que era, era o compressor cs3 da boss que está dando esse chiado, o estranho que só acontece isso quando ligo ele com o pedal da boss o power stack, se eu ligar o compressor com qualquer outra distorção ou pedal o problema não acontece. muito estranho.

Ant--
Veterano
# jan/12
· votar


Vc deve estar usando muita compressão. Compressor deve ser usado sempre com moderação pois é um killer da dinâmica.

Sir.Paulo
Veterano
# jan/12
· votar


Ao meu ver usar um compressor em um par de EMG's é um sacrilégio hehehe

trovarim
Veterano
# jan/12
· votar


Sir.Paulo

Não é não cara, depende do gosto mas o som fica bem mais "aveludado", e tira a diferença de altura/tonalidade quando alguma corda está mais oxidada que outras.

Porém o estranho é o fato dele só apresentar ruido quando o coloco junto com o power stack, mais estranho ainda é que se eu desabilitar o compressor o ruido continua, só para quando eu removo de vez ele do set, ou quando deixo ele habilitado e desabilito power stack o ruido tambem some.

leviribeiro
Veterano
# jan/12
· votar


trovarim

concordo com o Sir.Paulo, usar compressor num par de emg é um sacrilégio msm.

os emgs ja tem uma saida de alto ganho, faça o seguinte:

tire os pedais, ligue a guitarra, veja se fica tudo ok, perceba que se vc tocar com mais força ja vai sair um drive.... isso é normal

coloque o power stack, com ganho e level zerado, e aumente um pouco o level e o ganho, vá regulando até encontrar um ponto desejado, lembrando que o volume da base com drive deve ficar no mesmo que o do som clean, a nao ser q vc esteja usando a distorçao do subo e esse pedal seja pra dar boost. é normal num certo ponto de ganho começar a dar microfonia, com um volume alto, piora tudo .

por ultimo, coloca o compressor... e vai ajustando

trovarim
Veterano
# jan/12
· votar


leviribeiro

Ainda sou a favor do compressor, independente do captador a principal função é justamente diminuir a diferença de altura de uma corda para outra, e nos emgs que são "meio sensiveis às cordas" da uma boa melhorada no som. Agora com relação a regulagem é mais ou menos por ai mesmo, vih em uns topicos bem antigos que o chiado é um problema crônico dos compressores e não há como escapar disso se a regulagem exigir ganho de distorções extras, como o timbre que preciso exige de ganho maximo do power stack, o jeito vai ser mesmo ficar sem ele, ou eu uso o compressor da minha zoom: não tem chiado, mas não é tão bom =[

Sir.Paulo
Veterano
# jan/12 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


trovarim

Velho eu expressei minha opinião!

Eu acredito que colocar um Compressor em um set onde será usado junto com uma guitarra com um kit de 81-85 é loucura, pois são caps voltados para sons extremos! Os EMG 81-85... São usados com distorções pesadas e se você usar um compressor depois dele você ira ocasionar ruídos elevados.

Não é errados usar compressor em caps ativos David Gilmour usa, mas é preciso saber usar!


Em caps de alto ganho como esses sou mais um Boost do que um compressor!

Thyago_Trajano
Veterano
# nov/20
· votar


Tópico antigo, mas pra quem consultar, fica a dica:
EMG FALSO, PIRATA, CHINES, é que apita feito guarda de trânsito!

É um captador que não serve para absolutamente nada! Quem pensar em comprar um EMG CHina, vá de Malagoli, é o mesmo valor, infinitamente melhor, e sem sombra de dúvidas, mais honesto!

FelipeeeeValois
Membro Novato
# dez/20
· votar


Tópico antigo, mas pra quem consultar, fica a dica:
EMG FALSO, PIRATA, CHINES, é que apita feito guarda de trânsito!

É um captador que não serve para absolutamente nada! Quem pensar em comprar um EMG CHina, vá de Malagoli, é o mesmo valor, infinitamente melhor, e sem sombra de dúvidas, mais honesto!


Thyago, e a diferença do EMG original para um Malagoli é tão grande assim? Se puder me ajudar, ficaria grato. Pois penso em comprar uma LTD EC256, que vem com o LH150 da própria marca, mas queria um com ganho maior, ai me indicaram justamente os Malagoli Wild Angel ou HH777

ejames
Membro Novato
# dez/20
· votar


FelipeeeeValois
Pois penso em comprar uma LTD EC256

Mas você já tocou na guitarra? Já testou ela pra saber se realmente "precisa" trocar os captadores?

mas queria um com ganho maior
Cara, captador não tem ganho, tem saída. Ganho quem controla é você.

Drinho
Veterano
# dez/20 · Editado por: Drinho
· votar


a diferença do EMG original para um Malagoli é tão grande assim?

Amigo, eu não sei nem se a malagoli faz esse tipo de captador ativo.

Agora se quer uma opinião sobre malagoli, segue:

Eu nunca tive um malagoli, só toquei com eles em guitarras de amigos e guitarras por aí...
Só tive esses captadores americanos caros, seymour duncan e por aí vai e lhe digo com toda a convicção do mundo, me arrependo amargamente de ter tido meu bolso extorquido por captadores importados.

Por mim hoje, eu teria tido malagoli em todas as minhas guitarras, sem exceção. Até porque sei que eles fazem captadores de alto nível para todas as finalidades.

Completo 18 anos de guitarra no inicio do ano que vem. Acredite no que digo. Pode comprar sem medo e fuja imediatamente desses captadores com preço abusivo.

Seymour Duncan, Dimarzio e compania não têm culpa de nada, são bons captadores e lá no exterior são totalmente acessíveis para eles, para nós aqui, sem chance.

FelipeeeeValois
Membro Novato
# dez/20
· votar


Mas você já tocou na guitarra? Já testou ela pra saber se realmente "precisa" trocar os captadores?


Infelizmente, não consegui encontrar ela aqui na minha cidade, somente pela internet, e na minha opinião, pareceu precisar. Vi todo tipo de review, tentando justamente anular a necessidade, até pra gastar menos kkkkkk E obrigado pela correção, realmente sei bem pouco acerca disso.


Amigo, eu não sei nem se a malagoli faz esse tipo de captador ativo.

Agora se quer uma opinião sobre malagoli, segue:


Show, Drinho! Muito obrigado pela explicação.

Tranquiliza bastante saber disso, porque há um tempo, estava me restringindo muito aos EMG e Seymour Duncan, e achar os Malagoli foi realmente algo surpreendente, porque os captadores parecem ser realmente muito legais, mas fiquei com medo de só ser marketing do pessoal do youtube kkkkkkk

Estava com medo de fazer a compra da guitarra, fazer a troca e sair perdendo

Thyago_Trajano
Veterano
# dez/20
· votar


FelipeeeeValois
Thyago, e a diferença do EMG original para um Malagoli é tão grande assim? Se puder me ajudar, ficaria grato. Pois penso em comprar uma LTD EC256, que vem com o LH150 da própria marca, mas queria um com ganho maior, ai me indicaram justamente os Malagoli Wild Angel ou HH777

Já tive em guitarras minha, o par Zonda (ponte) e Phantom (braço), e chega muito próximo aos EMG's. E quando digo muito próximo, não é nivelando por baixo.

Tem características, no todo, que se assimilam muito aos EMG's. São captadores de saída muito alta, porém passivo. Mas possuem uma qualidade realmente muito boa, isso sem levar em conta o preço, que é muito barato pra o que oferecem.

Pode ir sem medo algum...

Inclusive, procura no Youtube, um vídeo do Estevam ROmera, onde ele compara duas guitarras (ou a mesma, não lembro), com EMG 81 e o Zonda...

abraços

Thyago_Trajano
Veterano
# dez/20
· votar


Drinho
Completo 18 anos de guitarra no inicio do ano que vem. Acredite no que digo. Pode comprar sem medo e fuja imediatamente desses captadores com preço abusivo.

Dimarzio e Seymour Duncan são excepcionais, mas só pego se já vier na guitarra...eu desembolsar do meu bolso R$700 em um captador, quando posso gastar R$480 em um par de Malagolis, e beber o restante de cerveja, seria inconcebível...

A qualidade da Malagoli é realmente muito boa...tanto no som, quanto na construção, e mais ainda no suporte/relacionamento com o cliente...

FelipeeeeValois
Membro Novato
# dez/20
· votar


Pode ir sem medo algum...


Pois tá show demais, meu velho. Vou seguir suas dicas e ir me embasando nos reviews pra definir qual vai ser a dupla escolhida kkkkkkk Vou até dar uma olhada nesse Zonda, que não tinha visto nada dele.

Obrigado mesmo pelas orientações. Abração!

Drinho
Veterano
# dez/20 · Editado por: Drinho
· votar


Thyago_Trajano

Pros caras lá, emg, dimarzio, seymour duncan, bare knuckle, lindy frahlin e seja lá o que você invente é 100 conto, no pior dos piores em um modelo super especifico cheio de frescuras é 200.

Pra gente aqui no Brasil sai quase o salário mínimo inteiro, tá doido, sem condição.

Pode ir nos malagolis, ldr, fullerton que são a mesma coisa, sem erro.

Hoje eu to com um par de LDR na minha aqui. Seria algo na linha do 59 JB, tradicional, talvez só com alguns ajustes para que com amplificador no flat tenha um pouco mais de brilho no braço e um pouco menos na ponte, estrutura de ganho e compressão igual também.

Eu tive 59 e JB em umas 3 guitarras e falo sem medo de errar, é o mesmo nível de qualidade, acho o timbre do LDR até mais ajustado pro meu gosto em amplificador flat na minha guitarra.

Vou chutar que esse par de LDR que eu tenho aqui hoje, deve estar uns 500/600.

Um seymour JB de procedência sozinho deve estar mais que isso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/20
· votar


Drinho
Como luthier tenho uma coisa à dizer: SD e DM foram referências à tempos atrás. Hoje (continuam bons), mas são apenas marcas em um ambiente com muito mais opções.
Também acabou aquela coisa de que captador nacional é vagabundo - isso FOI verdade nos anos 70 e 80. Hoje, existem muitas marcas nacionais de boa qualidade, e de outras procedências (chinesas), idem.
Abç

LeandroP
Moderador
# dez/20 · Editado por: LeandroP
· votar


Tenho uma strato com um trio de Malagoli Texas (o modelo mais barato da marca). É um captador cerâmico de saída alta.

Eu fiquei impressionado com os timbres limpos e distorcidos. Utilizei potenciômetros de 500k conforme recomendação do fabricante.

Aliás, como foi mencionado, o suporte técnico e o pós venda é sensacional. O pessoal é atencioso e demonstrou paciência com as minhas dúvidas.

Fiz este vídeo pra anunciar a guitarra, com um improviso sobre uma BT e gravado com celular, bem amador (não reparem as várias notas na trave rs).


https://youtu.be/t4sFr1NX41c

rafael_cpu
Veterano
# dez/20
· votar


LeandroP
Fiz este vídeo pra anunciar a guitarra, com um improviso sobre uma BT e gravado com celular, bem amador (não reparem as várias notas na trave rs).

Muito legal! Curti, cara.
Parabéns!

T+

LeandroP
Moderador
# dez/20
· votar


rafael_cpu

\m/

Thyago_Trajano
Veterano
# dez/20
· votar


undefinedDrinho
Pros caras lá, emg, dimarzio, seymour duncan, bare knuckle, lindy frahlin e seja lá o que você invente é 100 conto, no pior dos piores em um modelo super especifico cheio de frescuras é 200.

Pois é...um par de EMG's nos EUA custa $200....aqui custam na faixa dos R$1500....impossível! Só pego quando aparece alguém com dívidas de drogas, vendendo barato!

Novo, só compro Malagoli!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a chiado na guitarra captadores emg 81/85