Autor |
Mensagem |
brendonmetal Veterano |
# jan/12
· votar
De Ros pois é. mas se não temos bons profissionais para ensinar as matérias ''típicas'' acho meio foda achar de musica. como eu disse isso é para país desenvolvido não tem como fazer isso no brasil, pelo menos na situação atual. eu tenho 14 anos e vou agora para o 1º ano do ensino médio, já tem 8 anos dessa lei e nunca tive esse tipo de aula na escola para você ver nem implantar isso deram conta
acho que fazer isso no brasil é como enfeitar um bolo cru valeu por manter o nivel achei que iam me chingar!
|
clebergf Veterano
|
# jan/12 · Editado por: clebergf
· votar
brendonmetal
Mas é realmente essa a intenção do tópico, mostrar que existe a lei, muitos não conhecem, e esperamos que as pessoas comecem a lutar para ter isso. Não temos um papel de figurante ou telespectador na vida para simplesmente achar que assim não dá, que isso é complicado e continuar sem fazer nada. Temos que lutar por um ensino digno em todas as esferas necessárias para o desenvolvimento do ser-humano e a música é importante para esse processo.
Não tem motivos para ninguém te ofender cara, a intenção aqui é trocar ideias e opiniões de forma civilizada. :)
|
felipe-shark Veterano |
# jan/12
· votar
Estudos (programa exibido pelo history channel) dizem que crianças que tocam instrumentos podem ter até 11 pontos a mais de QI se comparadas a crianças que não tocam instrumento algum. Chega de matemática então hahahahahaha.
|
Juninho0110 Veterano |
# jan/12
· votar
essa ei vale para todas as escolas? tanto estaduais quanto municipais??
|
victorleon Veterano |
# jan/12
· votar
Juninho0110
É uma lei federal, vale pra todas as escolas do Brasil
|
brendonmetal Veterano |
# jan/12
· votar
valer vale mas conhecem o brasil a terra das leis que nunca são cumpridas
|
Meu filho ouvirá Classic Rock Veterano |
# jan/12
· votar
Eu estudei em escola particular, só agora na faculdade vou fazer o governo pagar parte dos meus estudos o/
Mas enfim, eu tive musicalização infantil dos 7 aos 10 anos e era a aula mais escrota que eu já tive na minha vida. Era tão chato, mais tão chato, que eu cheguei a desistir de escutar música, de tão revoltado que eu fiquei com aquela bagaça! A gente era OBRIGADO a tocar flauta e as músicas que a professora pedia, e se não tocasse direito, levava bilhete pra casa pra mãe assinar (o que, nessa idade, era a pior coisa que poderia acontecer D: ). Graças a Deus, 3 anos depois encontrei o DVD "The song remains the same" jogado num armário em casa, e ver o Page tocando mudou a minha vida.
Eu sou completamente contra a esse tipo de aula como obrigatória, acho que deve ser oferecida sim, porém de forma FACULTATIVA, assim como as escolas oferecem futsal, basquete, vôlei, etc. de forma facultativa para os alunos em períodos fora do horário de aulas.
Também acho que as escolas devem incentivar formação de bandas e qualquer outra forma de expressão cultural. A minha escola tinha uma parada dessas, chama desafio, o victorleon conhece porque estudava na mesma franquia de escolas que eu estudei.
Tenho até o vídeo tocando baixo no ano passado quando a banda da minha sala foi a campeã entre as bandas:
Eu acho isso.
|
# jan/12
· votar
Em compensação, uma coisa é fato, com 10 anos eu sabia muito, mas muito mais sobre partituras do que eu sei hoje hahahaha
|
guitartube Veterano |
# jan/12
· votar
Uma coisa é gostar de música, outra coisa é estudar música obrigatóriamente.
Existem correntes culturais a favor de inserir disciplinas de: Culinária, Dança, Artes Marciais, mais uma língua estrangeira (Alemão/Francês), Latim, Xadrez, Artes Cênicas, Informática, Teologia, Cursos profissionalizantes (como existiam antigamente e formavam o técnico), ...
O que devia existir, é um leque de opções (como acima), onde o aluno optaria o que deseja cursar, porém sem obrigatoriedade alguma. Isto seria um "extra classe" para complementar culturalmente o estudante ou dar a ele uma visão mais ampla do mundo.
flw!!!!!
|
Lodi Veterano |
# jan/12
· votar
No ano retrasado eu tive aula, a professora toca ou tocava em uma orquestra (eu acho). Ela toca vários instrumentos, mas não gostei da aula dela. Ela passou algumas coisas como: Partitura e fazer alguns instrumentos exóticos.
O estranho é que um dia, uma pessoa da sala levou o violão, mas ela pediu que guardasse. O pessoal que não toca nenhum instrumento ficou meio sem saber o que fazer, mas tentaram aprender.
Não acho que ela fez tudo errado, mas acho que faltou ela nos induzir a alguns instrumento.
Ok, o pessoal da sala não se comportava tão bem, mas realmente isso faltou.
|
# jan/12
· votar
Eu acho que eles tinham que repaginar a aula.
Hoje, mais velho e conhecedor de música, acredito que foi uma baita pretensão da professora insistir no ensino de Beethoven pra uma classe de alunos com 8 ou 9 anos. No começo era empolgante e tals, mas depois tornou-se chato. Principalmente porque tocávamos um instrumento em que nem todos tinham facilidade, e não é usado nas músicas em que escutávamos com aquela idade, mesmo os que tinham um gosto totalmente alheio aos outros (tipo eu, que adorava Roberto Carlos e mais uma galera da Jovem Guarda).
Acho que se o professor levasse uma guitarra bem estilosa e tocasse algumas músicas, ensinasse partituras e estimulasse a garotada a pegarem um violão (tem violão pra iniciantes por 100 reais hoje), seria muito mais útil e eficaz.
|
De Ros Veterano
|
# jan/12
· votar
Meu filho ouvirá Classic Rock
Será que aquelas aulas, que tu tanto odiou, não te fizeram adquirir uma certa sensibilidade para sacar a maestria do Page?
Eu já ouvi uma gurizada de treze anos (idade que tu tinha na época) dizer que ele é um péssimo guitarrista...
Mas claro, se tu teve um professor ruim, isso não significa que a ideia é ruim. Eu tive uma péssima professora de quimica no passado, o que não me fez pensar que deviam abolir quimica do curriculo escolar.
Ou será que deveriam? Uhauhauhauhauha!!
guitartube
Dessa que tu citou, eu tive aulas de Francês, artes cênicas e pertencia ao clube de xadrez. Eram as melhores coisas do colégio para mim!
Ah, tu não listou, mas tive aula de filosofia também. Muito bacana!
Enfim, acho que quanto mais aproximamos as crianças das artes, melhor será o futuro da sociedade. Mas isso é apenas o que eu penso.
|
Lodi Veterano |
# jan/12
· votar
Penso igual a você De Ros
|
guitartube Veterano |
# jan/12
· votar
Meu filho ouvirá Classic Rock De Ros Enfim, acho que quanto mais aproximamos as crianças das artes, melhor será o futuro da sociedade. Mas isso é apenas o que eu penso.
Eu tbm acho, só não concordo com o obrigatório.
flw!!!!!
|
# jan/12 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar
De Ros Será que aquelas aulas, que tu tanto odiou, não te fizeram adquirir uma certa sensibilidade para sacar a maestria do Page? Na verdade eu acho que não. Eu sempre nadei contra a corrente nesse sentido, sempre tive um gosto absurdamente diferente dos meus amigos. Com 8 anos, eu era muito fã de Roberto Carlos, diferente da mulecada da minha idade que idolatrava Linkin Park. Sendo assim até hoje, que meu estilo é Blues, e meus amigos músicos são do Hard Rock/Heavy Metal.
Mas claro, se tu teve um professor ruim, isso não significa que a ideia é ruim. Claro, a idéia não é ruim, mas as chances de não dar certo são enormes, até pelo fato de que muitas crianças não tem o menor interesse em estudar música. Pra mim, qualquer aula envolvendo artes deveria ser facultativa, e ai sim, pode ter certeza de que quem estivesse lá, era pra aprender mesmo, e assim as aulas seriam muito mais produtivas.
Mas levando a idéia de ter a música como matéria obrigatória, então os métodos deveriam ser diferentes. Ensinar teoria musical pra uma criançada de 8 anos é chover no molhado, a falha é certa. O que tem que ter é incentivo a tocar o instrumento que a criança se adequar melhor, que a criança quiser (nada de tocar obrigado), como é nos EUA desde que os Rockstar 50tões eram crianças. Ai sim, as coisas poderiam caminhar legal, pros alunos aprenderem com gosto.
Eu tive uma péssima professora de quimica no passado, o que não me fez pensar que deviam abolir quimica do curriculo escolar.
Química nunca deveria ter entrado no currículo escolar hahaha
|
ViniciusBorges Veterano |
# jan/12 · Editado por: ViniciusBorges
· votar
Eu tenho aula obrigatória de música pelo simples fato de que as provas que vou fazer(PAS e Vestibular, ambos pra entrada na UNB) sempre ter itens relacionados, e minha escola foca mais nessas duas provas. Acho interessantes as aulas, a abordagem é acessível para as pessoas que nunca tiveram contato com nenhuma instrumento.
O que é mais cobrado nessas provas são o contexto histórico da música, tempo, compasso e instrumentação, o que, de certa forma, deixa meio que um decoreba, mas a UNB sempre pede as músicas junto com outras matérias(deve ser por isso que muita gente acha essas provas tão difíceis), como Fado Tropical, do Chico Buarque, inserido no contexto histórico da Ditadura Militar; ou o Padre Nunes Garcia, que era mulato e isso se relaciona com o racismo dos dias atuais, etc...
Pelo menos no meu contexto, Música é uma matéria essencial(no último PAS foram uns 8 itens da matéria de 110 da prova, ou seja, uns 7% da prova destinada à matéria).
Nossa, reli o texto e vi que dei uma viajada. Espero ter contribuído com alguma coisa.
|
guizimm Veterano |
# jan/12
· votar
victorleon me convenceu
|
guizimm Veterano |
# jan/12
· votar
guitartube Eu tbm acho, só não concordo com o obrigatório. fi,quanto menos materia melhor pra gente,vai se esse o pensamento essa aula tem q ta na grade como qualquer outra
|
mateusstarling Veterano |
# jan/12
· votar
Legal toda essa movimentação e opniões diferentes a respeito do tema. Eu devo ser mais ou menos da geração do De ros, nasci em 1979 e musica sempre foi por minha conta, sinceramente, acho que todos podem ser beneficiados por essa lei porque o estudo de musica seria algo que extrapolaria o horario escolar, elevaria o nivel musical do nosso país e produziria cidadãos mais interessados pela arte.
Mas a grande questão de ter criado o topico é que os principais beneficiados são aqueles que estão em idade escolar, são vocês que devem estar cobrando dos diretores de suas respectivas escolas. O que eu posso fazer? Bater na porta da sua escola e dizer que eu vim dar uma fiscalizada para ver se esta rolando musica como diciplina?
A questão agora não é se vale a pena ter como materia ou não, a questão é que a lei esta ai tornando obrigatorio, quem curtiu a lei e quer ter musica em sua escola corre atrás.
|
guizimm Veterano |
# jan/12
· votar
Será que se o negócio pega mesmo,cai no vestibular?
|
ViniciusBorges Veterano |
# jan/12
· votar
guizimm No da UnB, com certeza.
|
Elkinho Veterano |
# jan/12
· votar
Alguem sabe se o enssino de musica é obrigatorio para o segundo grau, ou só para o primeiro?
|
Bruno_Mend Veterano |
# jan/12
· votar
A escola onde minha mãe da aula, sabe o que tem lá: 5 violões, 2 teclados, 1 bateria, livros e video-aulas de dar inveja e muita coisa do tipo...Tudo na caixa! E tudo da mais alta qualidade! Na minha escola, todo ano muda de professor, agente usa flauta doce(afe!) e a professora desse ano(que ficou no ano passado da metade pro fim) não gosta que agente bata o pé pra marcar tempo, e ela nem sequer exige leitura de partitura, ela dá as notas comidas...eu mesmo anoto na partitura, mesmo que tenha depois alguma dificuldade pra tocar e ao invés dela incentivar que mesmo com dificuldade eu toque do jeito certo ela incentiva que as pessoas vão do jeito mais fácil...Além disso o repertório de músicas que ela escolhe...Bem, falta qualidade no ensino...
|
# jan/12
· votar
guizimm Será que se o negócio pega mesmo,cai no vestibular?
Se todos os principais vestibulares cobrassem, você pode ter certeza que teria aula de músicas em qualquer escola, principalmente nas particulares. O problema é que provavelmente seria uma coisa mais teórica nos vestibulares, e nas escolas eles só iriam ensinar o que os vestibas cobram.
|
Bruno_Mend Veterano |
# jan/12
· votar
Meu filho ouvirá Classic Rock
O problema é exatamente esse, ele não pode te cobrar que toque o instrumento direito, já que não foi uma opção sua tocar. E o pior é chegarem em mim e dizerem: "É só iniciação musical, Não pode ter instrumento complexo" Na boa, eu prefiro um violão do que a flauta, tudo que eu aprendi na pratica de flauta não me servem hoje pra porcaria nenhuma na guitarra, ai que está o problema...
mateusstarling
Meus pais ambos dão/deram aula em escolas estaduais, nos ultimos anos, as escolas tem recebido material de ponta, até mesmo chegam a receber alguns instrumentos(Nada de flautinha doce, instrumento de verdade, nada contra a flauta doce é que no estilo que pedem é inutil), Livros teoricos, praticos...tudo, e ficam lá, em caixas, dentro de uma estante, lacrados. Quando são usados é no maximo por algum professor random ou de artes. Isso me dá um desgosto enorme...Bom, quero o que né? Na minha escola é assim, eu um dia cheguei na minha diretora e mostrei o que tudo aquilo que ela fazia na escola era inútil e ela me disse o que eu falei acima: "É só iniciação musical, se quiser algo por fora pague pra fazer" Po velho, eu defendo ter um teclado, um violão e uma bateria pra cada escola, ia ser bem soda, um antigo professor meu de música instalou uma bateria lá na antiga sala de música(nem existe mais), ele não exigia que agente soubesse tocar, mas usava aquele pra treinar o ritmo e tals, ele não nos fazia tocar percurssões sodonicas, ele escolhia normalmente duas partes para serem tocadas e dava um tempo e tals... Mas o que acontece é isso mesmo, fica nessa de "Já que sou obrigado, farei do meu jeito" e acontece como sempre acontece no Brasil...Dá merda.
|
GustavoDavi Veterano |
# jan/12
· votar
Sempre tem um carinha do metal na turma! Na minha turma tem um grupo inteiro deles e eu faço parte claro!!!
Sobre o assunto em questão, acho q deveria ser aprimorado, por que como alguns aqui disseram os professores nem tem curso de musica ou formação para isso e acabam fazendo nós alunos de bestas, meu professor toca duas musicas e faz uns solinhos e diz q isso só se aprende com alguns anos de pratica, só se for no mundo dele, eu mesmo com 6 meses de guitarra já aprendi muita coisa q ele não sabe e acho q nem vai saber (burro) pra vcs terem noção da loucura ele é professor de literatura e nos dias q ele não ta em sala de aula ele ta no auditório dando aula de violão e fala um pouco sobre formação dos acordes e tals mas nada q impressiona ou nada de novo pra mim entende!!!
Já teve uma feira musical na escola (publica) q eu estudo, cada turma ficou encarregado de um estilo musical, nossa turma ficou com algo bem diferente do metal, o sertanejo universitário (lixo) mas foi até legalzin
|
Viciado em Guarana Veterano |
# jan/12 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar
Hum pelo o que eu vi nessa lei, o artigo nº2 foi vetado.
Quer dizer que qualquer um poderá ministrar essas aulas?
Tá certo o motivo do veto mas... e se vier os famosos professores "quebra-galho", que muitas vezes (na maioria das vezes) sabem até menos que o aluno sobre a matéria que está ministrando?
Quem quiser ver a lei e o artigo vetado em sua forma original (a que vale mesmo) poderá ver através desse link:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/lei/L11769.htm
|
# jan/12
· votar
Bruno_Mend Na boa, eu prefiro um violão do que a flauta, tudo que eu aprendi na pratica de flauta não me servem hoje pra porcaria nenhuma na guitarra, ai que está o problema...
(2)
O que eu aprendi sobre partituras até seria útil pra ler aqueles songbooks importados que não têm tablatura. Mas também, não era nada de mais...
|
Gasparzim Veterano |
# jan/12
· votar
brendonmetal pois é. mas se não temos bons profissionais para ensinar as matérias ''típicas'' acho meio foda achar de musica. como eu disse isso é para país desenvolvido não tem como fazer isso no brasil, pelo menos na situação atual.
Discordo. Há bons professores, porém desmotivados com essa política centenária de desvalorização do educador. E hoje o pensamento é "se nada der certo, viro professor"
E, sim, tem como fazer isso no Brasil. Por isso ampliaram bastante a oferta dos cursos de Licenciatura em Música, principalmento nos IFs.
Agora, esperar que os alunos se interessem como nós pela música, é utópico nessa geração do tudo pronto e do "mais importante é curtir".
Também discordo em querer que os alunos mudem sua preferências de estilos musicais pq terão aulas de música. Os professores não podem impor isso, formar opinião e desenvolver senso crítico não é isso.
|
klavier Veterano |
# jan/12
· votar
A lei não obriga que o professor tenha terceiro grau em música, e isso é muito bom, porque como a lei é federal não haveria professores formados em música em muitos estados. Na minha opinião isso é muito bom tb porque está de acordo com a realidade brasileira onde temos excelentes músicos que não são formados, a tradição musical brasileira na música popular é predominantemente de músicos que aprenderam tocando na noite, nos estúdios de gravação, tocando ao vivo nas rádios etc. Gêneros musicais como o blues, o jazz, o samba, o tango, o flamenco, etc foram criados por músicos sem formação acadêmica, então esse fato é suficiente para mostrar que a formação acadêmica em música não é imprescindível.
|